Hardware WiiU
Abaixo 2 News dessa semana sobre o Hardware do WiiU.
1º
IBM afirma "CPU do Wii U é baseada no Power 7 / Watson."
IBM põe nota pública em sua pagina oficial do Twitter:
https://twitter.com/IBMWatson
Afirmando: "CPU do Wii U é baseada no Power7/Watson."
Comparar Wii com WiiU, é o mesmo que comparar Intel atom com Core i7 EXTREME.
Obs. um pouco mais sobre a Série Power7/Watson IBM. Todos os Power7 operam frequências entre 3.7Ghz a 4.25Ghz com TurboCore, e tem 4 Threads por núcleo.
Ex: processadores IBM POWER 7 tem oito núcleos e quatro threads por núcleo, para uma capacidade total de 32 threads simultâneos.
Baixo consumo: 4 Cores + 4 Threads por núcleo total 16 threads.
Médio consumo: 6 Cores + 4 Threads por núcleo total 24 threads.
Alto consumo: 8 Cores + 4 Threads por núcleo total 32 threads.
Claro tem os de 256 núcleos de altíssimo consumo para Supercomputadores que não vale apena detalhar pois obviamente não será e escolha da Nintendo por 299 dólares o combo. para especificações minuciosas veja link abaixo Wikipédia,
POWER7 - Wikipedia, the free encyclopedia
Sem muitas informações técnicas especificas por parte da Nintendo, sempre focada em inovação e gameplay e não em números de polígonos por segundo etc. aguardemos o lançamento oficial para saber as customizações finais do hardware.
Com essa afirmação da gigante do Silício e fabricante dos processadores do WiiU.
morre o rumor onde dizia que o WiiU usava à CPU do Wii apenas com três cores.
Fonte:
IBM once again explains Wii U's connection to Watson | GoNintendo - What are YOU waiting for?
Abaixo algumas amostras do que um GPGPU APU desse porte pode facilmente oferecer num console.
[video=youtube;j27btQnnows]http://www.youtube.com/watch?v=j27btQnnows[/video]
[video=youtube;h5XahF-3DWo]http://www.youtube.com/watch?v=h5XahF-3DWo[/video]
[video=youtube;FTDHZ4mcZug]http://www.youtube.com/watch?v=FTDHZ4mcZug[/video]
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[video=youtube;MmaotBON9NM]http://www.youtube.com/watch?v=MmaotBON9NM[/video]
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2º
Wii U Suportará OpenGL 4.3 OpenCL equivalente Directx 11.1
Apesar de ainda não estar clara e descrita, a capacidade gráfica do Wii U pode sim realmente ser muito melhor do que pensávamos. Isso não veio de um técnico de dentro da Nintendo, mas sim do CEO de Tecnologia do sistema Unity, David Helgason.
E isso já nos leva à primeira grande notícia: o Wii U tem suporte à engine Unity, o Unity tem praticamente todas as mecânicas da Unreal 4.0 , não fosse por uma fração do preço e ser muito mais simples de se programar.
Isso permitirá o desenvolvimento e lançamento de uma miríade de jogos independentes. E conhecendo a criatividade de desenvolvedores independentes, poderemos ver usos cada vez mais criativos do sistema do novo console da Nintendo?
A segunda notícia acompanha a primeira. Pouco antes do anúncio oficial, Helgason declarou que a tecnologia do Wii U! apesar de ainda não poder ser completamente divulgada! terá uma capacidade gráfica impressionante, com uma GPGPU, Geração de Shaders, Sombras e Efeitos de luz, tornando seus gráficos equivalentes ao atual DirectX 11.1!
No passado, Mike Capps da Epic Games declarou que o hardware do Wii U só suportaria até a Unreal Engine 3.9 Mas pouco tempo depois, clarificou explicou que estava afirmando apenas que a nova versão 4.0 não estava confirmada em nenhuma plataforma.
E depois confirmou a unreal engine 4.0 no wii u veja aqui.
[Wii U] Epic não planeja trazer Unreal Engine 4 ao console – mas jogos poderão ser portados
O preço de cerca de $299 dólares pode não ser tão caro assim.
Não conhece a capacidade da Unity? Confira a demonstração de sua última versão:
[video=youtube;Qd1pGJ5Hqt0]http://www.youtube.com/watch?v=Qd1pGJ5Hqt0[/video]