• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Driver AMD Adrenalin não instala

Roswell Grey

ayy lmao
Registrado
Estou com um problema ridículo com os drivers da AMD, ele simplesmente não instala.

Eu instalo o Windows, tento instalar o driver Adrenalin, reconhece a placa de vídeo, reinicia o computador e o driver simplesmente some.

Já tentei instalar o Windows, atualizar pelo Windows update, tentar instalar o driver da GPU e dá na mesma.

Também tentei instalar o Windows, instalar os drivers do chipset, e depois da placa de vídeo, e o PC entra em boot loop com INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE depois de reiniciar, e só consigo entrar no windows novamente desinstalando o driver da placa de vídeo pelo menu de recuperação.

Alguém já teve esse problema? O windows é o 10 22H2, a placa de vídeo estava funcionando normal antes de formatar, a instalação do windows tinha uns 8 meses e estava uma bagunça, só queria uma instalação fresquinha com os drivers atualizados.

Também já tentei desativar a instalação automática de drivers pelo Windows e no windows update, dá na mesma, depois que reinicia, a versão do driver da gpu continua o mesmo antigo.

DDU também não resolve.
 
Me desculpe, mas bem-vindo ao mundo da AMD.

tive um RX 6700X que dava erro ao instalar o driver e não concluia, isso com Windows instalado do zero.

pesquisei e tentei mil coisas, nao resolveu, cada hora era um problema diferente.

resumo da opera, em menos de 1 mes vendi a placa e comprei nVidia, que rodou liso de primeira.

para mim, AMD nunca mais!
 
Descobri qual era o problema, era alguma configuração no BIOS.

Eu coloquei os padrões do BIOS e o driver instalou de primeira.

Para ter certeza que não foi sorte, reinstalei o Windows, e novamente o driver funcionou de primeira.

Antes não adianta o que eu tentasse, não funcionava de jeito nenhum, tentei DDU, baixar outra imagem do Windows, Adrenalin Pro, versões antigas do driver, versões anteriores do Windows, várias combinações possíveis de tudo isso e etc, foram umas 5h perdidas nesse rodeio.

Não sei exatamente qual é a configuração no BIOS que causa esse problema na instalação do driver, o que eu tinha antes era:

- Perfil XMP das memórias carregado.
- Resizeable bar ativado.
- Secure boot ativado.
- ERP Ready ativado (para desligar o USB quando o PC estiver desligado, senão fica um monte de luz acesa).
- AMD SVM (virtualização) ativado.
- Curvas de fan customizadas.

Depois que eu instalei tudo novamente, voltei a reconfigurar o BIOS, exceto o resizeable bar, e está tudo rodando normalmente como estava antes.
 
No final das contas o problema não era driver?! O driver da amd nao buga em 100% dos pcs? Por essa eu não esperava...:que:
 
No final das contas o problema não era driver?! O driver da amd nao buga em 100% dos pcs? Por essa eu não esperava...:que:
Não deixa de ser um bug do drive.

Eu acredito que seja o resizeable bar que causa esse problema, hoje vou testar isso para confirmar.

Minha placa mãe é uma B550 Mortar e a GPU uma 6600XT.
 
Não deixa de ser um bug do drive.

Eu acredito que seja o resizeable bar que causa esse problema, hoje vou testar isso para confirmar.
Na verdade não, nesse caso o BUG é do BIOS, no caso a modificação do AGESA pelo AIB. Quem costuma fazer BIOS bugada assim é a MSI...
Você atualizou recentemente o BIOS da sua placa-mãe? Antes dessa formatação funcionava com o ReBAR ativado?

Minha placa mãe é uma B550 Mortar e a GPU uma 6600XT.
...olha ai, uma possível causa, uma placa da MSI xD

Falando de forma séria, a MSI é conhecida por "escorregar" em seus BIOS, seja em suportes de ReBAR, seja em compatibilidade de memórias. Nessa última geração a ASUS também deu várias escorregadas, tanto nas placas série 600 da AMD quanto na série 700 da Intel. Por fim, ainda bem que o problema foi resolvido :)

-------
PS: Falando de forma geral, não especificamente seu caso mas para demais leitores que se depararem com este tópico futuramente, é muito fácil acusar o driver para diversos problemas relacionados à GPU não funcionar, mas algumas coisas não chegam nem a passar perto de ser ela, como artefatos na tela e não-funcionamento repentino em uma versão previamente funcional. Às vezes é a GPU que morreu ou está morrendo, ou o Windows que ganhou um update que quebrou o funcionamento, ou um programa de terceiros que interfere na comunicação GPU <-> Windows, configuração de BIOS, jogo bugado... tem tantas variáveis que acusar apenas "é driver" soa mais como uma generalização pouco esforçada de não admitir, ou chegar, à verdadeira raiz do problema.

Antes que todos aqueles que tiveram problemas venham me apedrejar: Se vocês verificaram todas as alternativas, ÓTIMO, parabéns, trocaram a placa? A nova está funcionando? Pronto, não precisam mais remoer este osso, é passado, uma péssima experiência sua não significa que o próximo irá passar por isso, entrem nos tópicos para ajudar e não apenas "ta vendo? não presta, XYZ abc %#$", reafirmando... ah, deixa pra lá.
 
Também tenho o mesmo problema. Prazer. Já tentei instalar os drivers da AMD, apesar do vídeo funcionar, mas não apresenta nenhum recurso para configurar. Fica muito difícil.
Machine:
Type: Desktop Mobo: BIOSTAR model: A320MH serial: <superuser required>
UEFI: American Megatrends LLC. v: 5.17 date: 05/05/2022
CPU:
Info: 6-core model: AMD Ryzen 5 5600G with Radeon Graphics bits: 64
type: MT MCP arch: Zen 3 rev: 0 cache: L1: 384 KiB L2: 3 MiB L3: 16 MiB
Speed (MHz): avg: 3238 high: 3900 min/max: 1400/4464 boost: enabled
cores: 1: 2991 2: 2993 3: 3900 4: 3233 5: 2989 6: 2987 7: 2993 8: 2993
9: 3900 10: 3900 11: 2992 12: 2993 bogomips: 93430
Flags: avx avx2 ht lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 sse4a ssse3 svm
Graphics:
Device-1: AMD Cezanne vendor: Biostar Microtech Intl Corp driver: amdgpu
v: kernel bus-ID: 07:00.0
Já tentei instalar o driver várias vezes e nunca consegui, sempre apresenta erro e sou obrigado a restaurar o sistema.
 
Parabéns por ser mais um dos usuários com problemas nas placas de vídeo da AMD.
Pena que você solucionou o problema sozinho.
Normalmente as pessoas resolvem esse problema pagando para alguém apertar o botão load optimized settings e dizerem "tive que realizar macumbas diversas, muita oração e rebaling no Chipset do gabinete gráfico".
 
Eu to com problema bizarro nos gráficos em uma 6750XT.
O cabelo dos personagens são feios demais.


No Cyberpunk é a mesma coisa, na hora da criação do personagem, o cabelo fica cheio de granulado/serrilhado.

Alguém sabe o que pode ser??
Tá com o fsr ativado? Tive esse problema na 1660 super, desativando ficava ok.
 
Tive problemas de software (cheguei a pensar no pior até, que fosse hardware) pra instalação do driver da iGPU do meu 7800X3D.
De maneira alguma pegava.
Mexi em tudo, nada de reconhecer o dispositivo.
Aí tive a brilhante ideia de instalar novamente/atualizar o driver do chipset, onde, a instalação do driver do chipset reconheceu o 3D Cache do cpu.....
Aí deu boa.

OBS: Isso aconteceu pois troquei do 7500F pro 7800X3D sem formatar, nao queria formatar.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo