[Duvida] criando uma RAID

paczilla

Active Member
Registrado
pessoal tenho as seguintes duvidas:

1 - e possivel criar uma RAID com HDs de marcas diferentes e RPM diferentes ?

2 - o RAID 5 e seguro contra falhas, quais os riscos que podem ocorrer ?

3 - as partições RAID são sensíveis a queda de energia ?, o ideal e possuir um No-Break ligado ao desktop ?

4 - minha placa mãe "Asus P5K Premium Wi-Fi" so reconhece o software da RAID via floppy "disquete", porem não possuo mais floppy ? um desse resolveria o problema ?: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489692076-drive-emulador-de-disquete-_JM ou existe uma maneira mais pratica e barata ?
 
Última edição:
Não sei responder quanto as questões 1 e 2...

3* Para referência, uso RAID0 há 4 anos e nunca tive problemas.
4* Na minha MOBO, basta entrar na BIOS, ir no menu de armazenamento e troca da opção IDE, se não me engano, para RAID. Reinicia o PC que vai mostrar uma tela RAID~. Aperte os botões que orientar na tela para criar a sua partição RAID. Ao menos para RAID0 é assim.

Abraços!
 
4* Na minha MOBO, basta entrar na BIOS, ir no menu de armazenamento e troca da opção IDE, se não me engano, para RAID. Reinicia o PC que vai mostrar uma tela RAID. Aperte os botões que orientar na tela para criar a sua partição RAID. Ao menos para RAID0 é assim.

já fiz desse jeito não acontece nada colega, mesmo apertando ctrl+i
 
Aparece a tela do RAID pedindo para apertar crtl+I ao menos?

não, quando seleciono a opção de raid na bios e salvo "f10" volta para a tela de inicialização fico apertando as teclas que eu falei e não acontece nada, somente informa que esta dando boot no hd mais nem isso acontece, tenho que dar ctrl+alt+del para ele reiniciar.
 
Última edição:
não, quando seleciono a opção de raid na bios e salvo "f10" volta para a tela de inicialização fico apertando as teclas que eu falei e não acontece nada, somente informa que esta dando boot no hd mais nem isso acontece, tenho que dar ctrl+alt+del para ele reiniciar.

Tenta selecionar o modo RAID, daí vai na tela de escolher dispositivo de boot e vê se esta selecionado e tem a opção de RAID lá. :hmm:
 
la não vai ter opção colega, qual são as outras conbinações alem do ctrl+i ?
 
la não vai ter opção colega, qual são as outras conbinações alem do ctrl+i ?

Ao menos, para mim, ao selecionar a opção RAID, na tela de boot, o que era IDE HD X, vira RAID alguma coisa. Depois reinicio a máquina, e ao começar o boot aparece uma tela de RAID por alguns segundos. Nesta hora eu aperto CRTL+i e faço os arranjos. Desculpe não poder ajudar mais.:feelbad:
 
pessoal tenho as seguintes duvidas:

1 - e possivel criar uma RAID com HDs de marcas diferentes e RPM diferentes ?

Sim, porém não recomendável. RAID 0 (ou qualquer outro RAID "básico") deve ser preferencialmente criado com discos idênticos.

2 - o RAID 5 e seguro contra falhas, quais os riscos que podem ocorrer ?

RAID 5 tem um disco como ponto de falha. Se um disco pifar, substitua-o e remonte o arranjo. Se dois pifarem em qualquer momento, adeus dados.

3 - as partições RAID são sensíveis a queda de energia ?, o ideal e possuir um No-Break ligado ao desktop ?

Se não trabalhar com um disco de cache, não (obviamente que deve-se seguir todas as normas de segurança aplicáveis a discos não-RAID).

4 - minha placa mãe "Asus P5K Premium Wi-Fi" so reconhece o software da RAID via floppy "disquete", porem não possuo mais floppy ? um desse resolveria o problema ?: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489692076-drive-emulador-de-disquete-_JM ou existe uma maneira mais pratica e barata ?

Windows 7 pra cima já reconhece diretamente a maioria dos controladores. Pode-se integrar os drivers com o nLite ou similar.
 
Só implementando, Raid 5 são poucas as placas se aceitam, geralmente é aceito Raid 0 e 1.
 
Windows 7 pra cima já reconhece diretamente a maioria dos controladores. Pode-se integrar os drivers com o nLite ou similar.

gostaria de fazer pelo setup

Só implementando, Raid 5 são poucas as placas se aceitam, geralmente é aceito Raid 0 e 1.

no manual da minha placa mae consta que aceita raid sim
 
Dependendo da mobo tu pode emular uma unidade de disquete por um flash drive. basta ligar na bios, ter o pendrive formatado em fat e jogar os arquivos necessários.

ja fiz desse jeito colega, não funciona tem q ser com disquete mesm
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo