Dúvida de upgrade de CPU

Sympathy Devil

Member
Registrado
Vou viajar daqui alguns dias p/ paraguay e vou paroveitar p/ fazer um upgrade na minha CPU, fiz uma pequena pesquisa sobre CPUs p/ MB de FSB 1066Mhz e me deparei com uma duvida, estou entre esses dois modelos:

Series Core 2 Quad
Model BX80562Q6600
Core Kentsfield
Name Core 2 Quad Q6600
Operating Frequency 2.4GHz
FSB 1066MHz
L1 Cache 128KB+128KB
L2 Cache 2 x 4MB
Manufacturing Tech 65 nm
64 bit Support Yes
Hyper-Threading Support No
Virtualization Technology Support Yes
Multimedia Instruction MMX, SSE, SSE2, SSE3,SSSE3, EM64T
Voltage 0.85V – 1.5V
Cooling Device Heatsink and Fan included


Series Core 2 Duo
Model BX80571E7500
Core Wolfdale
Name Core2 Duo E7500
Operating Frequency 2.93GHz
FSB 1066MHz
L2 Cache 3MB
Manufacturing Tech 45 nm
64 bit Support Yes
Multimedia Instruction MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSE4, EM64T
Voltage 0.85V – 1.3625V
Thermal Power 65W
Cooling Device Heatsink and Fan included

O Q6600 esta custando U$ 211,00 e o E7500 deve estar em torno de U$ 152,00...o que vcs acham? estou pensando em pegar o E7500 por ele ter suporte as SSE4 visto que jogos futuros usaram estas instruções e por ele ser mais barato, porem perco 1Mb de memoria cache em relação ao Q6600...sera que vou perder muito em desempenho em relação ao Q6600?? Lembrando que possuo um E6320...fora o fato que provavelmente terei que atualizar a minha bios já que possuo a verão 1.101 e no site a asus diz que é necessaria a versão 1.328 se não me angano. Alias qual a forma mais segura de atualizar a bios, li que atualizar a bios pelo windonws(com aquele programinha da asus) é fria, isso é verdade? se for qual a forma mais segura?

Minha configuração atual é:
Processador E6320 stock
MB Asus P5B Deluxe Wii
Ram 2x1Gb ddr 667 Kingston
HD Sata 320Gb Samsung 7200rpm
VGA GF9800GTX+ 512Mb
Som Audigy 7.1 SE
Fonte Corsair HX620W
OS XP Pro SP3
Monitor LG W2252TQ(em breve)

Lembrando que meu principal uso é p/ jogos, pacotes do office e musicas..e assistir filmes de vez em quando!!
 
1mb de cache nao vai mudar praticamente nada, eu iria de Q6600 por ser um quad e pra mim seria mais vantagem pois nao uso somente pra jogos, a bios eu as vezes atualizo pelo windows mesmo... mas vc pode usar um disco de boot do 98 e carregar os arquivos da bios e atualizar.
 
U$211 num Q6600 é tenso, é quase o preço de um Q9400!
 
Eu iria de Q9400 mas se quiser mais desempenho iria de Q9550.
 
Pessoal, o processador precisa ser FSB1066 que é até onde a minha placa mãe suporta, não adianta recomendar modelos incompativeis!!! o Q9400 é FSB1333 se eu não me engano.
 
Ficaria com o Q6600, instruçao SSE4 só faz diferença em coversão de video e minima.
 
Cara, essa sua placa mae é um modelo top da ASUS para socket 775. Com a ultima bios ja é possível a utilização de processadores com 1333mhz de fsb. Dê uma conferida no site, pois já possuí essa placa e tinha dizendo isso.

Quanto ao upgrade, se for passar pra outro processador, que seja um quad, pois esse seu core2duo 6320 poderia ser feito um overclock nele, e sua placa mae da um bom overclock. Se voce trocar po um e7500 vai trocar 6 por meia duzia praticamente.

falow
 
Q6600. Se conseguir levar ele a 3.2 legal e se conseguir 3.6, nem vai se arrepender em relação ao E7500.
 
Sou mais a favor do Q6600.

E pro cara que falou que o Q6600 está no mesmo preço que o Q9400, Paraguai é outra história, Q9400 está cerca de 250~270 dólares lá.
 
Cara o Q6600 sobe bem em over e um ótimo processador...
Agora se a grana apertar pega o e7500... se o e7400 consegui andar junto com um e8xxx a 4.0ghz acredito q esse tb!!
faça um bom over e seja feliz... agora se for de Q6600, uns 3.2ghz ja é bem massa!
abraço
 
core2duo é a opção adequada.
Não vais conseguir tirar proveito dos 4 nucleos, porque tanto o windows ou linux, e os programas (aplicativos e jogos) não são projetados para isso. Então vais ficar, na maior parte do tempo, com 2 nucleos ociosos.
 
core2duo é a opção adequada.
Não vais conseguir tirar proveito dos 4 nucleos, porque tanto o windows ou linux, e os programas (aplicativos e jogos) não são projetados para isso. Então vais ficar, na maior parte do tempo, com 2 nucleos ociosos.

Até o momento somente jogos nao faz uso dos 4 nucleos, apesar de existir bastante jogos onde o Quad faz a diferença.

Agora windows e varios aplicativos entre outros gerencia e muito bem os 4 nucleos.
 
Sou mais a favor do Q6600.

E pro cara que falou que o Q6600 está no mesmo preço que o Q9400, Paraguai é outra história, Q9400 está cerca de 250~270 dólares lá.



nossa juro que nao vi que era no paraguay :fist:

Q6600 mesmo, vá com ele, não tem erro.
 
Oi Nil_bad ! Dá uma procurada nos reviews pela internet que vais chegar a essa conclusão. O windows xp ou vista gerenciando bem um processador com 4 nucleos é gozação !! LOL
Talvez estejas falando do processo de alternar entre os nucleos uma determinada "tarefa" pelo próprio processador. Quadcore não vale a pena, melhor investir num core2duo com uma frequencia mais elevada. Lembro que qualquer tipo de overclock, na maioria das vezes, eleva o muito o consumo de energia, e isso com o passar do tempo, conta e muito $$$$$ ! Vale mais a pena pegar um processador com 65W de consumo. Mesma coisa acontece com uso de uma fonte com e sem PFC ativo. Se for contar o gasto de energia em um ano, o valor é assustador ! PFC ativo é investimento e se paga fácil em alguns meses.
Abraço !
 
o linux suporta quatro nucleos sim, e faz uso de todos... basta compilar direito...

realmente o Q6600 esta muito caro, nas lojas em q eu fui aki no japao poucas tinham o modelo e os q tinham era mais caro q o Q9400 e algumas situacoes mais caro que o Q9550...

2 nucleos, 4 nucleos, 6, 8, 10, 30, 200... pegue um q te satisfaca, principalmente o seu ego... eu vou de 4 core, phenon, vai satisfazer o meu ego e pronto... :D
 
Oi Nil_bad ! Dá uma procurada nos reviews pela internet que vais chegar a essa conclusão. O windows xp ou vista gerenciando bem um processador com 4 nucleos é gozação !! LOL
Talvez estejas falando do processo de alternar entre os nucleos uma determinada "tarefa" pelo próprio processador. Quadcore não vale a pena, melhor investir num core2duo com uma frequencia mais elevada. Lembro que qualquer tipo de overclock, na maioria das vezes, eleva o muito o consumo de energia, e isso com o passar do tempo, conta e muito $$$$$ ! Vale mais a pena pegar um processador com 65W de consumo. Mesma coisa acontece com uso de uma fonte com e sem PFC ativo. Se for contar o gasto de energia em um ano, o valor é assustador ! PFC ativo é investimento e se paga fácil em alguns meses.
Abraço !


Acho vc não está bem informado, tanto xp como o vista gerencia, quantos nucleos estiverem a disposição, o software devidamente otimizado será bem aproveitado.

Tente encodar um video, renderizar uma imagem e ouvir musica no dual core!
 
Oi Nil ! Exatamente, atualmente somente tarefas podem ser executadas em paralelo, mas isso é muito pouco se pensarmos em "suporte a pthreads". Então posso concluir que o gerenciamento é ruim.
Oi theframed ! Com relação ao linux, segue o mesmo em 90% das aplicações.

colado do site: http://pt.wikibooks.org/wiki/Progra...ras_Multi-Core/Índice/Programação_em_Pthreads


Aplicações

Atualmente, todo tipo de aplicação requer uma versão paralelizada, pois a tendência é o uso de processadores multicore, sendo que em pouco tempo todos os processadores terão mais de um core. O padrão Pthread é uma das opções que permite o uso maximizado desses processadores, sendo que não existe, portanto um tipo específico de aplicação para Pthreads. É claro que em algumas, o seu uso é mais óbvio (como em servidores de web, que recebem múltiplas requisições ao mesmo tempo), mas toda ou quase toda aplicação pode ser paralelizada com o uso de Pthreads.

Prós e contras

Vantagens de se programar utilizando threads:

* Utiliza melhor o potencial dos novos processadores multi-core que estão ficando cada vez mais comuns atualmente.
* O preço da troca de contextos entre threads é menos do que com processos, devido ao fato de as threads serem mais leves.
* Existem diversas aplicações com paralelismo inerente, como os grandes servidores da web, que atendem a múltiplas requisições ao mesmo tempo. Utilizar threads nesses contextos é simples.

Desvantagens de se programar utilizando threads:

* O modelo de programação que utiliza threads é mais complexo do que o modelo seqüencial.
* Converter programas prontos para programas utilizando threads não é uma tarefa trivial, pois todo o programa pode ter de ser reescrito.
 
q6600 sem pensar 2 vezes! e vc tera mais desempenho com ele doque com E7500 mesmo sem over...
 
compra um pentium MMX 166... :D
 
Mesmo nao sendo otimizado , eu iria de quad ...
 
Se vc for economizar na compra do C2D.....podendo pegar essa economia e investir numa vga mais forte não vejo motivo atualmente para pegar o Quad......com uma vga mais fraca....
 
eu tenho uma XFX GF9800GTX+ 512Mb...sinceramente não vejo motivos p/ troca-la atualmente, accho que vou de Q6600 então! Valeu galera!!

Minha MB é uma Asus P5B deluxe, pelo que vi no site da asus vou precisar atualizar a bios, dei uma pesquisada e parece que aquela atualização de bios pelo windows(pelo prorama asusupdate) não é la muito segura..qual a forma mais segura de atualizar a bios??
 
eu tenho uma XFX GF9800GTX+ 512Mb...sinceramente não vejo motivos p/ troca-la atualmente, accho que vou de Q6600 então! Valeu galera!!

Minha MB é uma Asus P5B deluxe, pelo que vi no site da asus vou precisar atualizar a bios, dei uma pesquisada e parece que aquela atualização de bios pelo windows(pelo prorama asusupdate) não é la muito segura..qual a forma mais segura de atualizar a bios??

Eu confio mais pelo EZ FLASH ( via BIOS mesmo ).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo