• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Duvida em relação a licenciamento Windows 2008 Server

CooKie

Hungry Member
Registrado
Pessoal boa tarde.

Preciso de uma ajuda de vcs...

A situação é a seguinte.. tenho na empresa aqui um servidor com Windows 2008 Server Enterprise SP2 instalado.. com AD, DHCP e DNS Server.. já funcionando tudo porem não é original.. na época insisti com o dono para colocar mas a empresa estava sem caixa, e tal e então tive que manter de um jeito que não expirasse....

Enfim.. a empresa se reestruturou e surgiu uma necessidade grande agora, depois de 3 anos, de ser comprada uma versão original.. pois precisamos de ter no minimo 5 usuarios logados no servidor remotamente usando o terminal service.. e do jeito que está.. so funciona 2 simultâneo.. (TS não esta instalado.. é pelo Remote desktop do windows mesmo)... e também o fato de ser mais profissional e licenciar tudo.

Eis as minhas duvidas.... e peço a ajuda de vcs o que fazer.

1) Se eu comprar a versão Standard... funciona a licença nesse meu Windows instalado ? ou terei que comprar a Enterprise para funcionar ? pois a Enterprise seria muito mais cara não ?
2) Ainda consigo comprar licenças sem ser as R2 ? essas R2 funcionam normalmente as licenças no meu Windows ?
3) Existe alguma forma de eu trocar a versão sem ter que formatar e reinstalar o windows perdendo assim todas as configurações ?
4) Existe alguma forma do terminal service funcionar provisoriamente 5 usuarios simultaneamente sem ter commprado as CALs ainda ?

Me deem uma ajuda pessoal.. por favor.

Obrigado
------------
esqueci de perguntar tambem se existe alguma forma de liberar mais de 2 usuarios remotos pelo remote desktop do windows 2008 server.
 
Boa noite,
Sua situação não e nada boa...
Colocar em produção um servidor sem licenciamento é correr riscos de forma irresponsável. O Windows tem essa facilidade de permitir uma certa liberdade mas causa dependência e depois a conta fica cara (lembra do barato sai caro?)
Vou tentar ajudar:
1. Se vc tem a ver sao Enterprise instalada então a licença deve ser igual. Não da pra trocar sem reinstalar!
2. Sobre as licenças vc só consegue comprar a ultima versão mas vc pode utilizar até uma versão anterior sem problema, desde que sejam iguais (standard ou Enterprise);
3. Não existe troca de versão sem reinstalação!
4. Mais uma vez, não faça experiência ou gambiarras em produção.

Lembre-se, o que é combinado não é caro!
Se o servidor desempenha alguma função de negocio ( e tenho certeza disso) planeje a instalação de uma versão licenciada (incluse as CALs de usuarios - user ou device) com todas as funções necessárias para o negocio e se possível com suporte(software Assurance) pois pelo seus comentários o seu ambiente é critico e pede este tipo de cobertura.
Talvez não era que você esperava ouvir, mas as vezes não existem milagres!
Abraços e boa sorte,
 
1) Se eu comprar a versão Standard... funciona a licença nesse meu Windows instalado ? ou terei que comprar a Enterprise para funcionar ? pois a Enterprise seria muito mais cara não ?
Não irá funcionar.
Não tenho certeza, faz um tempo que estou fora da área técnica de TI, mas vc pode optar por uma licença Enterprise e ativar em Standard, mas não o contrário


2) Ainda consigo comprar licenças sem ser as R2 ? essas R2 funcionam normalmente as licenças no meu Windows ?
Não sei como está, o melhor é entrar em contato com distribuidores para verificar disponibilidade, acesse Brasoftware
Mas acredito que ainda tenha disponibilidade, mas recomendaria vc comprar licença de R2 Enterprise e ativar no Enterprise.


3) Existe alguma forma de eu trocar a versão sem ter que formatar e reinstalar o windows perdendo assim todas as configurações ?
Downgrade não é possível, enterprise para standard, mas dá uma olhada neste ótimo link da Microsoft
Caminhos de Upgrade do Windows Server 2008 R2


4) Existe alguma forma do terminal service funcionar provisoriamente 5 usuarios simultaneamente sem ter commprado as CALs ainda ?
Sim, existe. Ao instalar o Terminal Services ele irá habilitar para 5 usuários por 120 dias, depois deste trial, deixa de funcionar.
Existe uma maneira não oficial para resetar por mais 120 dias, no seu caso, de maneira alguma opte por isto.
Se pretende usar serviços de terminal na empresa, este investimento adicional deve ser proposto no projeto, não omita o investimento.



------------
esqueci de perguntar tambem se existe alguma forma de liberar mais de 2 usuarios remotos pelo remote desktop do windows 2008 server.[/QUOTE]
Não é possível. O máximo suportado é 2 usuários.
Caso opte pelos serviços de terminal, vc poderá ter mais que dois usuários, pagando-se CALs de acesso.
Este suporte inicial de dois usuários simultâneos é utilizado para administração do servidor e não para executar softwares remotos.



Espero ter ajudado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo