Dúvida entre filtro de linha/nobreak

Gabriel_zx

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Eu estou com um pc quase fechado em mãos, porém na hora de ver o cpu me indicaram tentar comprar um nobreak para proteção do mesmo já que aqui na rua as vezes a luz cai ou fica dando umas enfraquecidas quando água quente e 2-3 ar condicionados são ligados. Como não enetndo muito, queria saber qual se encaixaria melhor na configuração e situação em que me encontro (As vezes a luz cai sem precisar de vento/chuva fortes, semana passada caiu umas 7x em 2 dias e desde então está tranquilo)

Config: Mobo: ASUS X-5700 Tuf Gaming/BR
CPU: Ryzen 3 3200G
Ram: 2x Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000Mhz
Armazenamento: 2TB HD 7200RPM
Refrigeração: Fan hoopson 120mm 6x
Fonte: Não definida
Monitor: Tv 32'' AOC
 
Se o seu medo é só queimar ou não seu PC. Compre um filtro de linha decente. Recomendo da marca Clamper.

Se o seu medo é corromper o HD/SSD, compre um nobreak. Mas não basta ser qualquer um, você precisa levar em consideração algumas coisas:

* Tipo de nobreak
* Capacidade.

A capacidade é fácil. Some o total de uso em watts seguindo a especificação da sua fonte e GPU. Em seguida pegue um nobreak em que o VA * FP (fator de potência) seja superior ao total que você obteu + 30% para considerar que ele trabalhe com folga.

Para consumidor de pequena escala, no geral são 2 tipos: off-line, on-line.

Existem dois tipos de nobreak off-line: comuns e linha interativa. Para o interativo, o formato de onda na bateria pode ser senoidal pura ou simulada (PWM, quadrada).

Passe longe de nobreaks comuns ou interativos com onda simulada. Eles não são indicados para esse tipo de PC.

Ainda dentro dos interativos, existe um assunto polêmico que aponta que nobreaks off-line interativos agem como um estabilizador quando trabalham em rede. E estabilizador é prejudicial à fonte do seu PC. Pode ser a curto ou longo prazo, depende de N fatores.

Vou deixar você tirar suas próprias conclusões a respeito deles.

Na categoria mais cara temos os nobreaks on-line, esses nobreaks são feitos para suportar quedas e isolar a carga na saída de qualquer interferência, mesmo quando há a troca para a bateria, essa característica é chamada de comutação com tempo 0.

São nobreaks voltados para servidores ou equipamentos que simplesmente não podem oscilar, como aparelhos de hospital.

Mesmo assim ele é a solução mais cara mais adepta ao teu caso.

Agora estimando os valores:

Off-line comum: 300~600 reais
Off-line interativo PWM: 900~2000
On-line: 2200~9000

Se for escolher um nobreak, preste atenção para não subdimensionar com a sua necessidade. Não negligencie sua segurança.
 
Se o seu medo é só queimar ou não seu PC. Compre um filtro de linha decente. Recomendo da marca Clamper.

Se o seu medo é corromper o HD/SSD, compre um nobreak. Mas não basta ser qualquer um, você precisa levar em consideração algumas coisas:

* Tipo de nobreak
* Capacidade.

A capacidade é fácil. Some o total de uso em watts seguindo a especificação da sua fonte e GPU. Em seguida pegue um nobreak em que o VA * FP (fator de potência) seja superior ao total que você obteu + 30% para considerar que ele trabalhe com folga.

Para consumidor de pequena escala, no geral são 2 tipos: off-line, on-line.

Existem dois tipos de nobreak off-line: comuns e linha interativa. Para o interativo, o formato de onda na bateria pode ser senoidal pura ou simulada (PWM, quadrada).

Passe longe de nobreaks comuns ou interativos com onda simulada. Eles não são indicados para esse tipo de PC.

Ainda dentro dos interativos, existe um assunto polêmico que aponta que nobreaks off-line interativos agem como um estabilizador quando trabalham em rede. E estabilizador é prejudicial à fonte do seu PC. Pode ser a curto ou longo prazo, depende de N fatores.

Vou deixar você tirar suas próprias conclusões a respeito deles.

Na categoria mais cara temos os nobreaks on-line, esses nobreaks são feitos para suportar quedas e isolar a carga na saída de qualquer interferência, mesmo quando há a troca para a bateria, essa característica é chamada de comutação com tempo 0.

São nobreaks voltados para servidores ou equipamentos que simplesmente não podem oscilar, como aparelhos de hospital.

Mesmo assim ele é a solução mais cara mais adepta ao teu caso.

Agora estimando os valores:

Off-line comum: 300~600 reais
Off-line interativo PWM: 900~2000
On-line: 2200~9000

Se for escolher um nobreak, preste atenção para não subdimensionar com a sua necessidade. Não negligencie sua segurança.
Ok, no caso foi resolvido que seria comprado um filtro de linha no primeiro momento. Agora eu estou na dúvida de qual seria melhor adquirir. Eu dei uma pesquisada nos da iClamper e estou de olho nesse modelo (https://www.kabum.com.br/produto/22...de-linha-8t-2p-t-10a-biv-preto-clamper-013000). É uma boa escolha ou há melhores opções?
 
Depois dessa aula do amigo @R_F, só tenho a acrescentar ao tomar cuidado em comprar em sites fora do site oficial da Clamper, pois acabei comprando o Clamper Energia 5 pela Amazon (vendido e entregue) e eu vi em outros anúncios do Energia 8 que estavam mandando produtos falsos - voltei pra verificar o anúncio que eu comprei (link do anúncio) e pareceu original, mas fiquei com pé atrás. Se fosse comprar de novo ou comprar os modelos mais caros acho que iria pelo site oficial mesmo. Eu possuo um Clamper 8 (sinceramente não sei se é o modelo "Energia" ou o "Multiproteção", que hoje é chamado de "Energia 8 +" no site) e consegui adicionar a garantia quando apresentou defeito mesmo quando já havia prazado o prazo (se não me engano). Eu acionei a garantia pelo email, mandei o meu pra eles e eles simplesmente me mandaram um novo. Não lembro se gastei com frete.

Como agora eu estou precisando de mais um e eu acho que a única diferença entre o Energia 5 e o Energia 8 é que eles tem quantidades diferentes tomadas - mas não tenho certeza se é só isso - , acabei optando pelo Energia 5 por ser algo mais simples aqui no meu caso. Entretanto existe o Multiproteção 8, como citei anteriormente, que é outro modelo mais 'parrudo' do Energia 8. Eu não sei exatamente os detalhes técnicos pra te dizer as diferenças de ambos, teria que dar uma pesquisada.

Se eu tiver falado alguma besteira, peço aos especialistas que me corrijam, por gentileza.

------------------ EDIT

Pelo que vi no site, o modelo "Energia" é o mesmo que era chamado de "Multiproteção" antigamente, ou seja, o Energia 8 e o Multiproteção são o mesmo produto e esse "Energia 8 +" é um novo produto, pois tem duas portas USB's e outra coisas a mais de diferença pra esse modelo mais simples. Como o meu não tem USB nenhuma e eu comprei faz algum tempo, o meu com certeza é esse Energia 8/Multiproteção.
 
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Se o seu medo é só queimar ou não seu PC. Compre um filtro de linha decente. Recomendo da marca Clamper.

Se o seu medo é corromper o HD/SSD, compre um nobreak. Mas não basta ser qualquer um, você precisa levar em consideração algumas coisas:

* Tipo de nobreak
* Capacidade.

A capacidade é fácil. Some o total de uso em watts seguindo a especificação da sua fonte e GPU. Em seguida pegue um nobreak em que o VA * FP (fator de potência) seja superior ao total que você obteu + 30% para considerar que ele trabalhe com folga.

Para consumidor de pequena escala, no geral são 2 tipos: off-line, on-line.

Existem dois tipos de nobreak off-line: comuns e linha interativa. Para o interativo, o formato de onda na bateria pode ser senoidal pura ou simulada (PWM, quadrada).

Passe longe de nobreaks comuns ou interativos com onda simulada. Eles não são indicados para esse tipo de PC.

Ainda dentro dos interativos, existe um assunto polêmico que aponta que nobreaks off-line interativos agem como um estabilizador quando trabalham em rede. E estabilizador é prejudicial à fonte do seu PC. Pode ser a curto ou longo prazo, depende de N fatores.

Vou deixar você tirar suas próprias conclusões a respeito deles.

Na categoria mais cara temos os nobreaks on-line, esses nobreaks são feitos para suportar quedas e isolar a carga na saída de qualquer interferência, mesmo quando há a troca para a bateria, essa característica é chamada de comutação com tempo 0.

São nobreaks voltados para servidores ou equipamentos que simplesmente não podem oscilar, como aparelhos de hospital.

Mesmo assim ele é a solução mais cara mais adepta ao teu caso.

Agora estimando os valores:

Off-line comum: 300~600 reais
Off-line interativo PWM: 900~2000
On-line: 2200~9000

Se for escolher um nobreak, preste atenção para não subdimensionar com a sua necessidade. Não negligencie sua segurança.
Excelente explicacao, conseguiu resumir muito bem e fez parecer simples algo bem complexo. Estou montando um homelab e preciso de um nobreak para os aparelhos do meu rack, que são:
1 UDM Pro da Ubiquiti
1 USW-24-POE, alimentando 5 câmeras G3 Flex e 3 U6-Lite
1 PC rodando Proxmox com as vms do Home Assistant e NAS
1 Modem simples do provedor e 1 Modem 4G de backup

Chutando alto vou ter 300w de consumo em pico, nem pretendo ligar meu PC no nobreak, apesar de ele ficar no rack também.
Alguma dica de modelo? Queria pegar um Nobreak 2U para rack, mas acho que os preços ficam muito mais altos mesmo não entregando nada além do que entregam os em formato convencional, agora já cogito um nobreak normal para deixar fora do rack mesmo.
 
Ok, no caso foi resolvido que seria comprado um filtro de linha no primeiro momento. Agora eu estou na dúvida de qual seria melhor adquirir. Eu dei uma pesquisada nos da iClamper e estou de olho nesse modelo (https://www.kabum.com.br/produto/22...de-linha-8t-2p-t-10a-biv-preto-clamper-013000). É uma boa escolha ou há melhores opções?
Sim, provavelmente o melhor do mercado.
Excelente explicacao, conseguiu resumir muito bem e fez parecer simples algo bem complexo. Estou montando um homelab e preciso de um nobreak para os aparelhos do meu rack, que são:
1 UDM Pro da Ubiquiti
1 USW-24-POE, alimentando 5 câmeras G3 Flex e 3 U6-Lite
1 PC rodando Proxmox com as vms do Home Assistant e NAS
1 Modem simples do provedor e 1 Modem 4G de backup

Chutando alto vou ter 300w de consumo em pico, nem pretendo ligar meu PC no nobreak, apesar de ele ficar no rack também.
Alguma dica de modelo? Queria pegar um Nobreak 2U para rack, mas acho que os preços ficam muito mais altos mesmo não entregando nada além do que entregam os em formato convencional, agora já cogito um nobreak normal para deixar fora do rack mesmo.
Se o seu consumo for realmente por volta do que você falou, um nobreak online de 1kVA até no máximo 1.5 kVA deve ser o suficiente. Como se trata de um homelab, não recomendo usar nobreaks offline.
 

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