[DÚVIDA] [Dúvida] - Freezing e Falha no Reconhecimento de Dual Channel

MuAntoniazzi

MuChila (TTV)
Registrado
Placa-mãe: Asus Crossahair VI Hero
CPU: Ryzen7 3700x
Cooler: Water Cooler Gamemax Iceberg 240mm (Cooler box AMD Wraith - Substitui para testes )
Memória RAM: 2x 8GB Corsair Vengeance PRO RGB 3200MHz
Fonte: XPG Core Reactor 750W
Discos: 1x SSD M.2 Corsair 480GB
VGA: Gigabyte RTX 3070

Overclock CPU/RAM: Não
Overclock VGA: Não

Onde o PC está ligado: Filtro de linha
Rede elétrica aterrada: Não

Sistema operacional: Windows 11 22H2 x64
Versão BIOS: 8601

Problema:
- O problema inicial foi identificado durante minhas lives. Ao fazer a stream e jogar, em determinados momentos, o computado congelada a tela (a tela ficava congelada mas eu continuava ouvindo o audio de meus amigos no discord, assim como o audio do game).
- Como já estava no periodo de realizar manutenção no PC, aproveitei para fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica.
- A placa mão passou a apresentar o codigo de erro "0D" e não realizava o boot. O código aparece sempre que tento usar a trilha de dual channel das memórias.
- Testes de slot das memórias: Utilizando apenas uma das memórias, o sistema iniciava normalmente desde que as memórias fossem colocadas no slot A1 ou B1 (slot A2 ou B2 apresenta o erro 0d). Consigo usar as duas memórias somente em single channel, nos slots A1 e B1, qualquer combinação que envolva A2 e B2 apresentam o erro "0d" novamente.
- Mantive as duas memórias em single channel, para poder usar o computador, e mesmo assim a falha de congelamento durante a live aconteceu novamente.

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?: Não

O que eu já fiz:
- Desmontei o PC para limpeza.
- Substituição da Pasta Térmica.
- Atualização da Bios.
- Testes de stress no processador e gpu.

EDIT 1: Reparei que somente o fato do "OBS Studio" estar aberto já diminui drasticamente o desempenho em jogos... Fiz alguns testes rápidos no Fortnite com presets baixos (em quadHD) e os FPS diminuiram de 130/140 para 90/100 com o OBS aberto (mesmo sem iniciar a live)
 
Última edição:
olha geralmente falha em dual channel é cpu com mal contato ou trilha da cpu torta algo nesse sentido, talvez retirar cpu e ver se ta tudo ok os pinos
 
Removi pela manhã o CPU novamente e fiz um geral nele, com uma lupa, pra identificar possíveis falhas... não consegui achar nada de diferente nos pinos. Uma das extremidades da PCB parece apresentar um pequeno dano, mas não chega até os pinos.
Fazendo os testes com as memórias separadas e com diferentes configurações mas está dificil... qualquer opção onde eu coloque um pente de memória no slot B1 ou B2, o erro 0D ocorre :(

Complicado que eu estou realmente sem condições de substituir a mobo ou o cpu :(
 
Pessoal, Boa tarde.
Caso venham procurar o tópico para saber a resolução do problema, no meu caso foi a CPU mesmo.
Fiz novos testes com um R5 1600 e o computador deu boot normalmente.. vou tentar o RMA do 3700x.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo