Dúvida - processador com ou sem K

Trovis

Hungry Member
Registrado
Senhores, boa tarde.

Sempre leio que se não for fazer over, não vale a pena pegar processadores K, melhor pegar o sem o K pois a performance será a mesma. Então me surgiu uma dúvida.

Olhem esse exemplo:
i7 4790 3.6GHz
i7 4790K 4.0GHz

Nesse caso, mesmo sem fazer over, utilizando a versão K eu teria 4.0 de clock contra 3.6 da versão sem o K. Isso não me daria um maior desempenho? :conte:
 
tecnicamento sim, por que os processador são "mesmo" mais com ghz a mais e com possibilidade de um Overclock,

mais para isso vc teria que ter uma mobo para o over, um sistema de refrigeração bom, etc.

valeria a pena se o preço deles não tivesse muita diferença.
 
Opa, valeu.

Então mesmo sem fazer o over, precisaria de uma mobo pra over e uma refrigeração extra?
 
Mano.. na Kabum a diferença entre eles eh de apenas 100 reais... pra qm vai pagar mais de 1200 num processador, 100 conto nao vai mudar sua vida... entao pega logo a versao K e quem sabe daki uns 2 anos vc nao resolve fazer um overclock antes de trocar de pc denovo... sacou?!

Abraço!
 
Opa, valeu.

Então mesmo sem fazer o over, precisaria de uma mobo pra over e uma refrigeração extra?

Só precisa de uma MB pra overclock se você for fazer overclock.

Por exemplo, que tenho uma placa Z77 (chipset para overclock) mas meu CPU é um 3470 que tem multiplier travado.

E tem muita gente com processador K com placa de chipset mais simples B85, H81. Não faz sentido mas funciona :haha:
 
Seria melhor se vc nos dissesse o que pretende comprar pois não adianta de nada comprar um i7 4790k +Z97 pra usar com uma Gtx 750ti (nada contra a placa) mas ficaria desequilibrado
 
Opa, valeu.

Então mesmo sem fazer o over, precisaria de uma mobo pra over e uma refrigeração extra?

Não amigo,

você pode usar um processador com final k com uma mobo simples, mais para fazer over você vai precisar de uma mobo
mais top intendeu? sendo que vai precisa um sistema bom de refrigeração, etc....

se o preço estiver muito próximo, eu ficaria com um final k mesmo..
 
Amigos, obrigado pelos esclarecimentos.

Queria apenas tirar essa dúvida. Não vou trocar de processador agora, mas no momento de fazer um upgrade vou comprar um com K caso ele tenho um clock mais alto que o sem K (fazendo over ou não), se a diferença de preço não for muito grande.

É que hoje mesmo eu li um user falando aqui no fórum que comprar com k sem fazer over é "jogar dinheiro fora" :bwahaha::haha:

Óbvio que não é, pois você vai ter mais clock, logo mais desempenho, mesmo sem fazer over. Sem contar que hoje o cara pode não pensar em over, mas pode querer fazer no futuro.

Então se a diferença de preço não for absurda, compensa sim, mesmo sem over a princípio.
 
Amigos, obrigado pelos esclarecimentos.

Queria apenas tirar essa dúvida. Não vou trocar de processador agora, mas no momento de fazer um upgrade vou comprar um com K caso ele tenho um clock mais alto que o sem K (fazendo over ou não), se a diferença de preço não for muito grande.

É que hoje mesmo eu li um user falando aqui no fórum que comprar com k sem fazer over é "jogar dinheiro fora" :bwahaha::haha:

Óbvio que não é, pois você vai ter mais clock, logo mais desempenho, mesmo sem fazer over. Sem contar que hoje o cara pode não pensar em over, mas pode querer fazer no futuro.

Então se a diferença de preço não for absurda, compensa sim, mesmo sem over a princípio.

cara se a diferença for pequena pega o com o K, sem pensar, nunca se sabe o futuro ne! qm sabe vc fique tempo com ele e precise fazer um over pra jogos.. eu tbm fiz isso quando comprei esse i5 2500k, nunca fiz over, mas como o preço saiu quase o mesmo.. se precisar pelo menos ta destravado pra over... abraço
 
Amigos, obrigado pelos esclarecimentos.

Queria apenas tirar essa dúvida. Não vou trocar de processador agora, mas no momento de fazer um upgrade vou comprar um com K caso ele tenho um clock mais alto que o sem K (fazendo over ou não), se a diferença de preço não for muito grande.

É que hoje mesmo eu li um user falando aqui no fórum que comprar com k sem fazer over é "jogar dinheiro fora" :bwahaha::haha:

Óbvio que não é, pois você vai ter mais clock, logo mais desempenho, mesmo sem fazer over. Sem contar que hoje o cara pode não pensar em over, mas pode querer fazer no futuro.

Então se a diferença de preço não for absurda, compensa sim, mesmo sem over a princípio.

Isso ai amigo,

se tiver num prelo bom, vai com k mesmo :)
 
algum chart confiavel?

isso tem mudado nos ultimos tempos, se a diferenca de preço vale a pena ou nao eh outra historia

eu comprei porque no meu caso eram 24 dolares de diferença
 
Nunca provaram que overclock aumenta desempenho em jogos. PROVEM!
Na realidade fazia diferença faz mto tempo, lá pra época dos Atlhon XP até C2D no máximo (tinha uma dif enorme entre um e2180 2 Ghz vs 3 Ghz!).
Hoje qualquer Haswell I5 ou superior sobra pras VGAs atuais mesmo em stock, e a tendência é OC ficar ainda mais relevantes com DX12 por ex.
Exceto AMD né, que tem péssimo IPC e desempenho por clock aí vc tem que jogar o clock lá em cima (consumo de energia tb) só pra não ficar horrível em single thread..
É que hoje mesmo eu li um user falando aqui no fórum que comprar com k sem fazer over é "jogar dinheiro fora" :bwahaha::haha:
Provavelmente ele estava se referindo aos I5, onde não tem nenhuma diferença de clock entre o I5-4690 e I5-4690K, aí realmente, se for comprar o K e não for fazer overclock vai estar jogando dinheiro no lixo.
Já esse I7-4790K é bem diferente, o clock é significativamente maior que o I7-4790 por exemplo.
E falo mais: Esse I7-4790K é um bom processador exatamente pra quem não quer fazer overclock, pois já tem um turboboost muito alto de 4,4 Ghz (deve dar pra forçar nos 4 cores...) e por isso acho que a maioria só vai ganhar míseros 200~300 Mhz em overclock..

Edit: O I7-4790K é um cpu MUITO forte que vc vai comprar e literalmente esquecer de upgrade, talvez vai trocar só quando a mobo queimar..
É uma pena que custa tão caro :(
 
Última edição:
Já esse I7-4790K é bem diferente, o clock é significativamente maior que o I7-4790 por exemplo.
E falo mais: Esse I7-4790K é um bom processador exatamente pra quem não quer fazer overclock, pois já tem um turboboost muito alto de 4,4 Ghz (deve dar pra forçar nos 4 cores...) e por isso acho que a maioria só vai ganhar míseros 200~300 Mhz em overclock..

Edit: O I7-4790K é um cpu MUITO forte que vc vai comprar e literalmente esquecer de upgrade, talvez vai trocar só quando a mobo queimar..
É uma pena que custa tão caro :(

Isso mesmo cara, aqui eu uso com 4.4 Ghz nos 4 cores. Ele com vcore automático nesse clock ia para 1.235v , mas deixei fixo em 1.17v 100% estável, muito bom mesmo esse processador...pena que estão cobrando um absurdo por ele, como o amigo disse...
 
Opa, valeu.

Então mesmo sem fazer o over, precisaria de uma mobo pra over e uma refrigeração extra?

NÃO!

Não tem necessidade de usar um bom sistema de refrigeração caso não vá fazer over. O valor de revenda do K é maior e também é mais facíl de vender. Fazer over hoje em dia é muito facil, então mesmo que não vá fazer agora, futuramente pode te interessar.
 
Provavelmente ele estava se referindo aos I5, onde não tem nenhuma diferença de clock entre o I5-4690 e I5-4690K, aí realmente, se for comprar o K e não for fazer overclock vai estar jogando dinheiro no lixo.



Exatamente... :true:
 
Essa diferença de clock entre eles não vai te atrapalhar no dia a dia, tem potência de sobra.
 
Se for pra comprar uma mobo nova daqui dois anos pra usar um processador da geração passada, que é o que vai ser daqui a dois anos, dúvido que você vai gastar uma grana preta nessa mobo, muito mais provável que vá trocar tudo de novo, comprar um i7k pra esse papo "daqui a dois anos" não existe, quem tem bala na agulha pra trocar, não vai comprar uma mobo de dois anos de idade, vai é trocar tudo mesmo. Agora se está preocupado com CxB nem deveria estar vendo I7 mas I5
 
Se for pra comprar uma mobo nova daqui dois anos pra usar um processador da geração passada, que é o que vai ser daqui a dois anos, dúvido que você vai gastar uma grana preta nessa mobo, muito mais provável que vá trocar tudo de novo, comprar um i7k pra esse papo "daqui a dois anos" não existe, quem tem bala na agulha pra trocar, não vai comprar uma mobo de dois anos de idade, vai é trocar tudo mesmo. Agora se está preocupado com CxB nem deveria estar vendo I7 mas I5

Exatamente...

Eu nunca compro pensando no "futuro", até porque no futuro eu vou comprar outro kit, tudo novo como você disse.

Pensando assim eu peguei um 4690 pra eu usar agora, que vai servir excelentemente bem. E quando eu precisar trocar, vai ser pela geração da vez.

Pra mim foi um excelente CxB, pois rodo tudo tão bem quanto um i7, mas gastei bem menos por isso.

Eu poderia ter comprado o i7 4790k, que aliás era o que eu ia pegar, mas pesquisando, vi que era pura ostentação (pois só jogo mesmo).

Daqui a dois ou três anos, eu compro o kit da vez, isso se precisar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo