Dúvida sobre a faculdade

Black.Hawk

Member
Registrado
Eaí galera, beleza?
Seguinte, estou com uma dúvida cruel sobre o que fazer, vou tentar descrever bem o que está acontecendo e, se possível, quero algumas dicas.

Estou cursando o 4o semestre de Eng. da computação na UFSM, mas deveria estar no 8o e vou tentar explicar como isso aconteceu.

Tenho colite ulcerativa crônica desde os meus 12 anos, só que só fui diagnosticado com 16, ou seja, passei 4 anos no período de crise. Pra quem não sabe, conviver com essa doença é basicamente ter infecção intestinal 24h por dia, pra sempre. Nos piores dias cheguei a ir 21 vezes no banheiro, sim eu contava. Agora, com esse detalhe em mente posso continuar.

Comecei o curso porque achava que ia mexer em tudo que é tipo de eletrônico, e como todo bom bixo me matei estudando no primeiro semestre e assim passei com médias altíssimas. Mas o brilho durou pouco, segundo semestre e mais cálculos e mais cálculos, aí comecei a me desmotivar, e a minha doença começou a voltar. Não conseguia ir para a faculdade porque só de pensar em sair de casa eu ia pro banheiro e isso durou muito tempo. Perdi o semestre, o seguinte e não quis falar nada disso pros meus pais porque não temos dinheiro assim pra ficar fazendo isso e aquilo, as consultas, exames e remédios são caríssimos.

Fui fazer uma consulta com uma médica e ela queria exames relativamente caros, mas não contei nada pros meus pais, simplesmente disse que ela tinha receitado um remédio e, uns dias depois, disse pra eles que estava melhorando. Mas não melhorei.

O resultado é que perdi semestres na faculdade e meus pais não sabem de nada. Tá, mas e aí? Bom, eu não estou nada satisfeito com o meu atual curso, quero trocar. Há uns 4 meses comecei a desenvolver uns aplicativos para Android em uma empresa incubada aqui na universidade e estou amando o que faço lá. Estou muito tentado a entrar de cabeça na área, mas não sei muito por onde começar.

Detalhe: eu nunca fui muito aberto com os meus pais, fui criado no estilo militar em casa e não sei como contar tudo isso pra eles sem que eles me expulsem de casa. Não moro com eles, são de outra cidade, mas me mandam um auxílio por mês para eu me manter aqui e esse auxílio é uma das coisas que me preocupam, se eu contar tudo pra eles, tenho medo do que poderiam me jogar na cara em relação a isso. Eles também não aceitam muito bem a ideia de trocar de curso

Realmente não sei o que fazer, quaisquer dicas são bem vidas, valeu!
 
Cara, seu caso é complicadíssimo, mas com saúde não se brinca!
Acho que vc deveria além de ir ao medico, e tomar os remédios certo, pra começo de conversa. Você deveria ir em um psicólogo, bater um papo, para poder melhorar a questão psicológica, e então voltar a faculdade e terminar essa bagaça, ja que o curso lhe oferece aulas de programação e vc esta gostando de programar para mobile.
E já que seu problema é cronico e tem uma boa chance de isso nunca desaparecer por completo de sua vida, então sugiro realmente e fortemente um tratamento com um psicolo (E não precisa se preocupar com grana nesse caso, pois é possível conseguir psicólogo FREE, tipo pelo SUS sei la..), digo isso pq minha ex namorada ia 1x por semana no psicologo, e isso fazia muito bem pra ela.

No mais... a questão de contar ao seus pais, deve acontecer apenas se vc realmente for parar com o curso, pois ai seria sacanagem viver as custas de seus pais fingindo que esta estudando.
 
Cara, seu caso é complicadíssimo, mas com saúde não se brinca!
Acho que vc deveria além de ir ao medico, e tomar os remédios certo, pra começo de conversa. Você deveria ir em um psicólogo, bater um papo, para poder melhorar a questão psicológica, e então voltar a faculdade e terminar essa bagaça, ja que o curso lhe oferece aulas de programação e vc esta gostando de programar para mobile.
E já que seu problema é cronico e tem uma boa chance de isso nunca desaparecer por completo de sua vida, então sugiro realmente e fortemente um tratamento com um psicolo (E não precisa se preocupar com grana nesse caso, pois é possível conseguir psicólogo FREE, tipo pelo SUS sei la..), digo isso pq minha ex namorada ia 1x por semana no psicologo, e isso fazia muito bem pra ela.

No mais... a questão de contar ao seus pais, deve acontecer apenas se vc realmente for parar com o curso, pois ai seria sacanagem viver as custas de seus pais fingindo que esta estudando.

Um dos problemas é que o curso não oferece muitas cadeiras de programação e por isso me desmotiva muito. Quanto a questão do psicólogo, eu concordo mas nunca fui atrás de mais informações. Talvez seja uma boa hora pra isso.
E, sim, o problema é crônico e não existe cura (pra minha sorte!), então eu vivo a base de medicação (do SUS, claro).

Como tu mencionou, uma das razões pra eu não ter falado com eles é justamente isso, detesto viver as custas deles ainda mais dessa forma. Obrigado pela resposta!
 
Cara eu tbm tenho varios problemas de saude, q me fizeram perder alguns anos na Escola tbm, eu te entendo em partes.

Uma coisa que me ajudou muito em uma epoca, foi que eu tive a possibilidade de Estudar em casa e ir Somente fazer as provas (na epoca do ensino medio) portanto eu estudava, aprendia, decorava, e no dia que nao estava com crise, estava me sentindo bem eu ia fazer a prova e ver minha nota.


Vc ja pensou em fazer alguma faculdade a Distancia pela internet, na area de programaçao ??, alem de ser bem mais baratas, vc tem algumas que te dao a possibilidade de ir Presencialmente a Universidade tirar duvidas, fazer provas, e outras que sao 100% online, creio q seria uma opçao a se pensar.

Se vc realmente for trocar de curso pra area de programaçao, acho que daria pra se virar bem com a faculdade a distancia (EAD) pq programaçao é meio q uma profissao auto didata, vc aprende o basico e vai se aperfeiçoando sozinho.

Sobre essa sua relaçao com os seus pais, caso vc necessite contar, vc vai ter que aguentar eles te jogarem na cara, pq foi um vacilo seu nao ter contado do problema desde o começo, vc foi deixando acontecer, perdendo semestres e eles fizeram papel de trouxas pensando que vc estava estudando, se eles te falarem algo, vc simplesmente deve aceitar pq foi um erro seu.

Por mais que eles nao tenham uma relaçao boa contigo, quando a questao é principalmente de Saude, deve ser compartilhada, afinal eles te colocaram no mundo e te criaram ate vc andar com suas proprias pernas, se eles nao te amassem nao teriam feito tudo isso.

Sobre a questao financeira, realmente sei q é dificil, meus tratamentos tbm sao bem caros (coisa de 3 mil por mes com remedios) muitas vezes deixo de ir no medico ou tomar algum remedio pra nao prejudicar o orçamento da familia, mas eu sempre converso e conto aos meus pais que estou com algum problema, só nao "cobro" pra me ajudarem a resolver no momento pq as vezes nao da.

Enfim, estude essa possibilidade da faculdade a distancia, pode ser o caminho pra ti, algumas faculdades a distancia chegam a ser ate melhores que certas faculdades presenciais.
 
Cara eu tbm tenho varios problemas de saude, q me fizeram perder alguns anos na Escola tbm, eu te entendo em partes.

Uma coisa que me ajudou muito em uma epoca, foi que eu tive a possibilidade de Estudar em casa e ir Somente fazer as provas (na epoca do ensino medio) portanto eu estudava, aprendia, decorava, e no dia que nao estava com crise, estava me sentindo bem eu ia fazer a prova e ver minha nota.


Vc ja pensou em fazer alguma faculdade a Distancia pela internet, na area de programaçao ??, alem de ser bem mais baratas, vc tem algumas que te dao a possibilidade de ir Presencialmente a Universidade tirar duvidas, fazer provas, e outras que sao 100% online, creio q seria uma opçao a se pensar.

Se vc realmente for trocar de curso pra area de programaçao, acho que daria pra se virar bem com a faculdade a distancia (EAD) pq programaçao é meio q uma profissao auto didata, vc aprende o basico e vai se aperfeiçoando sozinho.

Sobre essa sua relaçao com os seus pais, caso vc necessite contar, vc vai ter que aguentar eles te jogarem na cara, pq foi um vacilo seu nao ter contado do problema desde o começo, vc foi deixando acontecer, perdendo semestres e eles fizeram papel de trouxas pensando que vc estava estudando, se eles te falarem algo, vc simplesmente deve aceitar pq foi um erro seu.

Por mais que eles nao tenham uma relaçao boa contigo, quando a questao é principalmente de Saude, deve ser compartilhada, afinal eles te colocaram no mundo e te criaram ate vc andar com suas proprias pernas, se eles nao te amassem nao teriam feito tudo isso.

Sobre a questao financeira, realmente sei q é dificil, meus tratamentos tbm sao bem caros (coisa de 3 mil por mes com remedios) muitas vezes deixo de ir no medico ou tomar algum remedio pra nao prejudicar o orçamento da familia, mas eu sempre converso e conto aos meus pais que estou com algum problema, só nao "cobro" pra me ajudarem a resolver no momento pq as vezes nao da.

Enfim, estude essa possibilidade da faculdade a distancia, pode ser o caminho pra ti, algumas faculdades a distancia chegam a ser ate melhores que certas faculdades presenciais.


Realmente ainda não tinha me passado na cabeça em fazer um curso a distância e isso é uma coisa de se pensar. Só tenho medo da qualidade do ensino não ser a mesma de um curso presencial, mas pode ser um pensamento sem sentido.

Não discordo com nada do que tu disse sobre a conversa com os meus pais. Tenho ciência que caguei feio com eles, e comigo também. Nunca cheguei a comentar nada porque eles acham o fim do mundo o filho de um conhecido ter rodado em uma cadeira. O meu pensamento é: "como diabos eu vou falar uma coisa dessas depois de escutar isso?".

No mais, muito obrigado pela resposta, @copa10. Vou realmente estudar essa tua ideia sobre a EAD, e novamente, obrigado!
Um grande abraço!
 
Colite ulcerativa é curável através de cirurgia (colectomia, de porte considerável). Mas costuma deixar isso só pra quando o tratamento clínico otimizado não é eficaz.
 
Colite ulcerativa é curável através de cirurgia (colectomia, de porte considerável). Mas costuma deixar isso só pra quando o tratamento clínico otimizado não é eficaz.

Digamos que não estou preparado pra ter o meu intestino removido e, ainda, ter que conviver com um estoma. Acho melhor deixar isso pra quando não tiver mais jeito.

Mesmo assim, valeu pela resposta! Mas ainda não estou pronto pra essa façanha aí, não hahahah

Abraço!
 
Acho que antes de qualquer coisa você deve contar para os pais. Mesmo você não sendo muito aberto com eles, elas vão querer te ajudar provavelmente vão te entender melhor do que tu acha.

Ead como os amigos falaram acima é uma boa escolha. Você também pode tentar conversar com os professores do seu curso, e explicar seu caso e ver se eles não se importam de você fazer só as provas.
 
Colite ulcerativa é curável através de cirurgia (colectomia, de porte considerável). Mas costuma deixar isso só pra quando o tratamento clínico otimizado não é eficaz.

A cirurgia não é 100% garantido de cura e é recomendado apenas em últimos casos pois com seu agravamento pode se tornar um câncer. Mesmo removendo a região afetada pela colite ulcerativa, se não tratada e companhada, futuramente pode se manifestar em outras áreas do intestino e intervir cirurgicamente a cada manifestação de colite não é conveniente. Ela reflete muito da situação emocional ou do estresse, essa é uma condição que vc terá que carregar por resto da sua vida, e sempre que o sintomas se manifestarem têm que intervir com medicamento antes que piore.

Converse com seus familiares, explique suas dificuldades, mas não use essa sua situação como muleta na faculdade ou com os familiares.

Seu médico já deve ter dito: A pratica constante de atividades físicas, junto com medicamente, ajudam muito no controle desta problema.
 
Digamos que não estou preparado pra ter o meu intestino removido e, ainda, ter que conviver com um estoma. Acho melhor deixar isso pra quando não tiver mais jeito.

Mesmo assim, valeu pela resposta! Mas ainda não estou pronto pra essa façanha aí, não hahahah

Abraço!
A cirurgia pode pegar o íleo, fazer uma bolsa ileal (como se fosse um novo reto) e ligar ao ânus, sem necessidade de estoma. Discuta riscos e benefícios com o médico.
 
Me desculpem a demora, me enrolei no trabalho e acabei esquecendo de abrir o Adrena depois.

Acho que antes de qualquer coisa você deve contar para os pais. Mesmo você não sendo muito aberto com eles, elas vão querer te ajudar provavelmente vão te entender melhor do que tu acha.

Ead como os amigos falaram acima é uma boa escolha. Você também pode tentar conversar com os professores do seu curso, e explicar seu caso e ver se eles não se importam de você fazer só as provas.

Vou tentar conversar com eles quando der, até porque isso é uma coisa que está meio "presa" comigo há um bom tempo.
Coincidentemente falei com a secretária da coordenação do meu curso e descobri que, se provando que tenho a doença, as minhas faltas serão nulas. Acho que isso seria uma mão na roda.

A cirurgia não é 100% garantido de cura e é recomendado apenas em últimos casos pois com seu agravamento pode se tornar um câncer. Mesmo removendo a região afetada pela colite ulcerativa, se não tratada e companhada, futuramente pode se manifestar em outras áreas do intestino e intervir cirurgicamente a cada manifestação de colite não é conveniente. Ela reflete muito da situação emocional ou do estresse, essa é uma condição que vc terá que carregar por resto da sua vida, e sempre que o sintomas se manifestarem têm que intervir com medicamento antes que piore.

Converse com seus familiares, explique suas dificuldades, mas não use essa sua situação como muleta na faculdade ou com os familiares.

Seu médico já deve ter dito: A pratica constante de atividades físicas, junto com medicamente, ajudam muito no controle desta problema.

Não sei se cada caso um caso, mas realmente o que mais me afeta é o estado emocional. Se eu ficar nervoso ou ansioso é certo que no outro dia vou estar mal.
Já estou bem ciente que vou ter que carregar isso comigo pelo resto dos meus dias, tenho desde os 12 anos, então já estou bem habituado.

Vou conversar com eles sim. E achei interessante tu ter colocado dessa forma sobre eu usar a doença como muleta, já fiz muito disso mas parei porque não dava pra continuar assim, fiquei muito mal comigo mesmo por me dar conta do que estava fazendo.

A cirurgia pode pegar o íleo, fazer uma bolsa ileal (como se fosse um novo reto) e ligar ao ânus, sem necessidade de estoma. Discuta riscos e benefícios com o médico.

Acho que vamos deixar isso pra quando não existirem mais alternativas hahahah


Obrigado a todos por terem tirado tempo pra responder, todas as respostas foram de grande ajuda.
Abraço a todos!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo