Dúvida sobre Hotplug

Warel

Hungry Member
Registrado
Seguinte:

Tenho aqui uma Asus M3A78-EM, o sata está configurados na bios para modo AHCI, o que habilida NcQ, hotplug etc.

Minha dúvida: Posso plugar qualquer hd sata com o micro ligado? Ou existe algum hd que não suporta hotplug? Se existe, como eu descubro se meus HD´s suportam?

Para remover com o micro ligado basta usar o "Remover hardware com segurança", correto?

Valeu!
 
No everest mostra as "características" do HD. Se tiver lá HOTSWAP como "aceitável" é porque ele aceita a opção que você quer.

falow
 
Caramba, não achei no Everest. Encontrei várias características do HD, mas nada falando de hotswap ou hotplug...
 
Caramba, não achei no Everest. Encontrei várias características do HD, mas nada falando de hotswap ou hotplug...

Então seu HD não deve ser compatível. Já usei esse recurso - hotplug, bem legal por sinal - mas só em HD SCSI. Acho que é um recurso muito difícil de encontrar em HD's que não sejam especialmente destinados a servidores ;)


Abçs
 
Galera, resolvido aqui... meu HD é um Samsung 120gb, modelo 1213c.
Entrei no site oficial dele; http://www.samsung.com/me/products/hdd/sata/sp1213c.asp?page=Features e mas features diz claramente que ele é Hot Plug e Hot swap capable.

Então, resolvi testar.
Resultado: Funciona perfeitamente!

Despluguei o HD com o computador funcionando, depois pluguei novamente, e tudo funcionou perfeito. O HD funcionou da mesma forma que um pendrive. Pluga, despluga, copia arquivos, tudo numa boa!

Fica ai o relato pra quem quiser fazer o teste. LEMBRANDO, que o HD tem que ter suporte e também a placa mãe, que tem de estar com o controlador sata no modo AHCI.

:yes:
 
Galera, resolvido aqui... meu HD é um Samsung 120gb, modelo 1213c.
Entrei no site oficial dele; http://www.samsung.com/me/products/hdd/sata/sp1213c.asp?page=Features e mas features diz claramente que ele é Hot Plug e Hot swap capable.

Então, resolvi testar.
Resultado: Funciona perfeitamente!

Despluguei o HD com o computador funcionando, depois pluguei novamente, e tudo funcionou perfeito. O HD funcionou da mesma forma que um pendrive. Pluga, despluga, copia arquivos, tudo numa boa!

Fica ai o relato pra quem quiser fazer o teste. LEMBRANDO, que o HD tem que ter suporte e também a placa mãe, que tem de estar com o controlador sata no modo AHCI.

:yes:

Excelente dica essa daí :yes:
Mas o modo AHCI é realmente necessário? Apartir de qual sistema Windows isso me é permitido provavelmente o Vista, procede?


Abçs
 
O windows XP aceita o modo AHCI, mas tem que instalar um driver (como o RAID) na hora da instalação do sistema operacional, teclando F6 na tela inicial.

Falow
 
O windows XP aceita o modo AHCI, mas tem que instalar um driver (como o RAID) na hora da instalação do sistema operacional, teclando F6 na tela inicial.

Falow

:yes:
Legal.. Testei aqui (tô testando nesse exato momento num note) e de fato funciona... Mas é meio "chato": XP só "puxa" os drivers se estiverem em disquetes... o que me obriga a juntar ambos com o nLite. Então perco em tempo, e isso não é legal, principalmente quando o cliente tá com presa... aff :huh:

AHCI acaba sendo mais válido pra quem tem desktop e quer usar todos os recursos de um HD SATA...

Achei um tuto legal. Segue o link

Como ativar o modo AHCI/RAID sem reinstalar o Windows XP?


Vlw :yes:
Abçs
 
Pode até ser "efeito hardware novo", mas eu sinto uma melhora na leitura e escrita dos dados com essa nova MOBO com suporte a AHCI.

Meu seagate 7200.10, apesar de ser bem véinho, tá bem rapido agora.

falow
 
Pode até ser "efeito hardware novo", mas eu sinto uma melhora na leitura e escrita dos dados com essa nova MOBO com suporte a AHCI.

Meu seagate 7200.10, apesar de ser bem véinho, tá bem rapido agora.

falow

Me tira um dúvida: modo AHCI dá pra ser usado fazendo RAID tbm com o controlador on da placa mãe?

Vlw :thumbs_up
 
Me tira um dúvida: modo AHCI dá pra ser usado fazendo RAID tbm com o controlador on da placa mãe?

Vlw :thumbs_up

Cara, na BIOS não tem como selecionar os DOIS ao mesmo tempo, por isso, eu acredito que o próprio RAID já tenha incorporado as tecnologias AHCI.

Nunca fiz raid na minha vida e nem pretendo fazer.

Falow
 
Cara, na BIOS não tem como selecionar os DOIS ao mesmo tempo, por isso, eu acredito que o próprio RAID já tenha incorporado as tecnologias AHCI.

Nunca fiz raid na minha vida e nem pretendo fazer.

Falow

AHCI é mais recente do que RAID, salvo engano. Por essa lógica, deveria ser o AHCI a ter incorporado o que antes já existia no RAID. Por isso a pergunta.

Abçs
 
cherojr, em todos os fórums que eu li, enquanto pesquisava sobre esse assunto, dizem que o RAID é um AHCI "melhorado", pois ele, além de incorporar todas as funções do AHCI, ainda possibilita o próprio RAID, ou seja, usar 2 ou mais discos em RAID0 ou outros modos.
Porém, nunca fiz o teste de hotplug usando RAID como controlador.. Só posso afirmar com certeza que aqui funciona perfeitamente em modo AHCI.

Aliás, li também que o hotplug/hotswap é uma característica de qualquer HD Sata 2. E realmente, já testei com 3 hd´s diferentes, e tudo 100%!
=)

Ah, sobre o que você disse ali de "efeito hardware novo" é provável que não seja apenas isso, não. O AHCI ativado habilida funções SATA avançadas, como o nCQ, que melhoram sim a transferencia de arquivos :yes:
 
cherojr, em todos os fórums que eu li, enquanto pesquisava sobre esse assunto, dizem que o RAID é um AHCI "melhorado", pois ele, além de incorporar todas as funções do AHCI, ainda possibilita o próprio RAID, ou seja, usar 2 ou mais discos em RAID0 ou outros modos.
Porém, nunca fiz o teste de hotplug usando RAID como controlador.. Só posso afirmar com certeza que aqui funciona perfeitamente em modo AHCI.

Aliás, li também que o hotplug/hotswap é uma característica de qualquer HD Sata 2. E realmente, já testei com 3 hd´s diferentes, e tudo 100%!
=)

Ah, sobre o que você disse ali de "efeito hardware novo" é provável que não seja apenas isso, não. O AHCI ativado habilida funções SATA avançadas, como o nCQ, que melhoram sim a transferencia de arquivos :yes:

Bem esclarecedor. Vlw :yes:
Quando vc tira remove o HD usando do HotPlug, como é o prcedimento? Tipo pen? Que vc tem que "remover dispositivo com segurança"? é isso?

Outra coisa, aqui uso modo RAID e uso dois HD's em RAID0... Porém, se eu quisesse, podia continuar usando RAID mas sem fazer o RAID propriamente, compreende? Ex: usar um único HD com o controlador da placa mãe setado em RAID (e não AHCI). Então... levando isso em consideração, em quais dos dois modos - AHCI vs RAID (mesmo que para um único HD) - eu teria mais velocidade? Com o modo RAID ou AHCI setado na minha placa mãe?

Grato. Abçs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo