• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida sobre lentes!

ronanturnes

Active Member
Registrado
Olá pessoal. Venho, por meio deste, pedir auxílio aos mais entendidos sobre fotografia!

Estou querendo comprar a Nikon D80 que dispõe de dois kits:
* c/ lente 18-135 f3.5/5.6
* c/ lente 18-55 f3.5/5.6

Aqui vão algumas perguntas...

1) Ao me passar as opções de lente, notei que essa lente 18-55 tem a sigla EFS. Alguém poderia me dizer o que significa essa sigla? Ela é auto-focus, tem formato DX? ou isso não tem nada à ver? =P

2) É correto dizer que a lente 18-135 tem maior alcance de zoom que a 18-55?

3) Qual das duas lentes tem melhor qualidade de imagem?

4) Gostaria de saber se eu faria bem com comprar também a seguinte lente: 50mm f/1.8 D AF . Gostaria de saber mais sobre essa lente, por exemplo, se o "50mm" da lente corresponde ao comprimento focal, e se é uma boa lente, para quais usos, etc.

5) Por último gostaria de saber se alguém pode me explicar de uma maneira fácil, como calcular o zoom de uma lente baseando-se na distância focal. É possível fazer essa aritmética? Ouvi dizer que deve-se dividir o maior número pelo menor. Isso é correto?

Obrigado pela paciência e agradeço desde já aos que tentarem me ajudar.

:)
 
estranho.. sigla EFS é pra lente canon. devem ter te passado errado... enfim..

1- ambas são AF sim. toda lente nikon AF-S ou AF-I tem motor de foco incluso, o que garante um AF mais rapido. as outras lentes mais antigas, são AF ou AF-D. essas possuem apenas um eixo que se conecta no motor de Foco do corpo da D80. sim, ambas são DX

2- claro. quanto maior o numero final dos milimetros, maior o zoom. *nota, nunca baseie-se nos X pra calcular o zoom

3- apesar de não conhecer ela pessoalmente, voto na 18-135. tenho a 18-55, e gosto dela. a imagem que ela entrega é muito, mas muito boa. porém, sinto falta de coisas como parasol e anel de foco livre (quando em AF).

4- a 50mm F/1.8 é uma baita lente. ela é mais para fotos em studio e ambientes noturnos. mas cuidado com o F/1.8. a profundidade de campo (area focada) é muito pequena nessa abertura.

5- como disse lá em cima, esse cálculo é pra ver quantos X seria o zoom. não da pra ter base usando isso. também não sei bem ao certo a medição de milimetros x metros (alias, se alguem souber, é interessante)


espero ter ajudado. e me corrijam se falei alguma baboseira.
 
tb iria de 18-135...ela faz a mesma coisa da 18-55 e um bocado a mais heaheahaehaeha!!!

Seria melhor...... e a 50mm é o q o Soul flw..... só pra situações mais escuras.... e tb com mais estabilidade pra camera... pois vai ficar bem sensivel!!
 
Sobre as zoom o pessoal falou bem, quanto à nomenclatura nas nikon AF-S quer dizer que a lente tem motor interno, do tipo silent wave. Sobre a 50mm, é uma **** lente, vale cada centavo e é obirgatório no set de qualquer fotógrafo, amador ou entusiasta. Uma lente 1.8 é fantástica só pelo fato de ser 1.8, a exigência óptica de uma objetiva desse porte é enorme, e todas as 50mm 1.8 de todas as marcas e pra todos os sistemas são fantásticas. Claro que não é obrigado a usar 1.8 só porque a objetiva é 1.8, usa o que a fotometria der sem prejudicar o dof pretendido. E lembrem que se tu se afastar do assunto, mesmo em 1.8 o dof vai ficar depois dele, então não pega nada, 50mm é lente pra tudo, mas pra retratos principalmente.
 
Agradecimentos, novas perguntas e propaganda =)

Opa.. Valeu por esclarecerem as dúvidas pessoal...

Provavelmente vou pegar essa 18-135 e a 50mm...

=)

Mas pra isso tem que ralar de tanto trabalhar.. hahahha

Então, só mais uma dúvida...

Ouvi dizer que a carga da bateria da D80 dura para umas 500 fotos. Isso tá certo?

geralmente tiro as fotos pelo viewfinder (o que contriubui pra economia). Essas 500 fotos são, teoricamente, tiradas com o viewfinder? são fotos tiradas em RAW?

Outra coisa.. ouvi tb que posso colocar pilhas no lugar da bateria da D80... tá certo ou to viajando de novo?

se alguém tiver a D80 e puder me responder, agradeço...


Ah, Smile, ou alguém, vcs sabem de algum site onde posso encontrar fotos feitas com essa 50mm?

dei uma olhada no flickr, mas não sei se procurei certo =P


No mais é isso.. Obrigado novamente aos que ajudaram.

Abraços.

E se alguém quiser add..
www.flickr.com/photos/ronanturnes
 
Bom tirar as fotos pelo viewfinder vai ter que tirar de qualquer jeito, que na D80 esse é o unico jeito. Mas mesmo visualizando a foto depois pelo lcd, da umas 500 fotos na média mesmo. Eu to tirando em RAW(.NEF que é o arquivo raw das nikon)+jpeg...

Em relação a pilha, da sim. Usando o grip, ele vem com adaptador pra pilhas... ou vc usa 2 baterias.
mbd803e9897be2.jpg
 
Opa.. Valeu por esclarecerem as dúvidas pessoal...

Provavelmente vou pegar essa 18-135 e a 50mm...

=)

Mas pra isso tem que ralar de tanto trabalhar.. hahahha

Então, só mais uma dúvida...

Ouvi dizer que a carga da bateria da D80 dura para umas 500 fotos. Isso tá certo?

geralmente tiro as fotos pelo viewfinder (o que contriubui pra economia). Essas 500 fotos são, teoricamente, tiradas com o viewfinder? são fotos tiradas em RAW?

Outra coisa.. ouvi tb que posso colocar pilhas no lugar da bateria da D80... tá certo ou to viajando de novo?

se alguém tiver a D80 e puder me responder, agradeço...


Ah, Smile, ou alguém, vcs sabem de algum site onde posso encontrar fotos feitas com essa 50mm?

dei uma olhada no flickr, mas não sei se procurei certo =P


No mais é isso.. Obrigado novamente aos que ajudaram.

Abraços.

E se alguém quiser add..
www.flickr.com/photos/ronanturnes

Procura por nikon 50mm F1.8 que vai achar milhares de fotos.

QUanto as fotos, a carga da bateria EN-EL3e vai se adaptando ao uso, depois de um tempo voce faz mais fotos, hoje eu faço uma média de 1000 fotos por bateria, no fim de semana agora fiz média de 1200 fotos por bateria. Quase não usei LCD pra nada. Com o tempo vais ver o numero de fotos aumentar bastante, normal dessa bteria. :D:D
 
Ok.. então pra usar pilhas na D80 só com o grip, né? ;)

" Bom tirar as fotos pelo viewfinder vai ter que tirar de qualquer jeito, que na D80 esse é o unico jeito. "

Não dá pra tirar fotos pelo LCD? Foi isso que eu entendi.. Isso não sabia Oo

Bom, só mais uma coisa.. Parabéns pro Raftaro, que colocou lá a lista com as lentes mais populares.

Ajudou um monte mesmo =)

Mãããs, ví lá que a Nikon 18-55mm f/3.5-5.6G ED AF-S DX tá em 4ª posição. é a mesma lente que posso escolher no kit, né??

Então, pq devo escolher a 18-135 se a 18-55 tá entre as mais desejadas??

=)

Janeiro tá chegando, e é quando vou comprar a cam.. daí provavelmente páro de encher vcs..

haha

falow.
 
Ok.. então pra usar pilhas na D80 só com o grip, né? ;)

" Bom tirar as fotos pelo viewfinder vai ter que tirar de qualquer jeito, que na D80 esse é o unico jeito. "

Não dá pra tirar fotos pelo LCD? Foi isso que eu entendi.. Isso não sabia Oo

Bom, só mais uma coisa.. Parabéns pro Raftaro, que colocou lá a lista com as lentes mais populares.

Ajudou um monte mesmo =)

Mãããs, ví lá que a Nikon 18-55mm f/3.5-5.6G ED AF-S DX tá em 4ª posição. é a mesma lente que posso escolher no kit, né??

Então, pq devo escolher a 18-135 se a 18-55 tá entre as mais desejadas??

=)

Janeiro tá chegando, e é quando vou comprar a cam.. daí provavelmente páro de encher vcs..

haha

falow.
com a 18-135 vc tem uma distancia focal maior..... ou seja, vai fazer a mesma coisa q a outra e aind "chega" mais longe eaeheheheah

agora tem q ver as especificações de cada lente!
 
Ok.. então pra usar pilhas na D80 só com o grip, né? ;)

" Bom tirar as fotos pelo viewfinder vai ter que tirar de qualquer jeito, que na D80 esse é o unico jeito. "

Não dá pra tirar fotos pelo LCD? Foi isso que eu entendi.. Isso não sabia Oo

Bom, só mais uma coisa.. Parabéns pro Raftaro, que colocou lá a lista com as lentes mais populares.

Ajudou um monte mesmo =)

Mãããs, ví lá que a Nikon 18-55mm f/3.5-5.6G ED AF-S DX tá em 4ª posição. é a mesma lente que posso escolher no kit, né??

Então, pq devo escolher a 18-135 se a 18-55 tá entre as mais desejadas??

=)

Janeiro tá chegando, e é quando vou comprar a cam.. daí provavelmente páro de encher vcs..

haha

falow.

Bom, vamos por partes, até tem SLRs que te permitem fotografar pelo LCD, mas fotografar pelo VF é o correto e é o que te deixa ver a cena como é.
Pilhas não tem vantagem nenhuma, com duas baterias tu faz mais de 1000 fotos, ainda mais se a maioria for sem flash e com o tempo esse numero aumenta muito.
Quanto aquela lista, achei a idéia do Rafa legal, mas aquela lista é uma furada só e fica claro que algumas lentes estão na lista simplesmente porque o cara tem e diz que é excelente porque ele tem, a 18-55 é um lixo sem tamanho em todos os fabricantes, a nikon se redimiu com a 18-55 ED-II e a nova ED-II VR, mas não vi esses nomes na lista. Acredite ninguem deseja uma 18-55 ou uma 18-55, quem é esperto compra a 18-70 e uma tamron/Sigma/Nikon 70-300 pra fechar o range com chave de ouro sem gastar muito. Mas muita gente só tem a grana pro kit, se for assim a 18-135 é a pedida, pois vai de super wide até meia-tele, com qualidade muito próxima da 18-70 e com range quase 100% maior.
 
Pilhas não tem vantagem nenhuma, com duas baterias tu faz mais de 1000 fotos, ainda mais se a maioria for sem flash e com o tempo esse numero aumenta muito.

tá certo que foi com uma D40. mas com uma bateria, marcando um palitinho, e outra bateria 100%, fiz 2135 fotos. a bateria de 1 palitinho durou 500 e poucos disparos. e a outra a 100% fiz o resto. e ela ainda ta marcando os 3 palitinhos. :lol:
tudo sem flash
 
Veleu galera pelas dicas!!

=)

Vou ficar mesmo com a 18-135 e com a 50m 1.8

Quanto a bateria... + de 500 fotos já to bem feliz tb... o esquema agora é comprar cartões de memória!
=)

bom, janeiro tá chegando, uhulll, haha, ficarei bem feliz quando colocar minhas mãos na criança.

No mais, obrigado aos que responderam minhas perguntas.

Valeu, e abraços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo