• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvidas entre NVME's

wemersonarmlock

"Hoje é um bom dia para tentar!"
Registrado
Olá pessoALL!
Estou comprando um novo dispositivo de armazenamento pro meu pc e gostaria da ajuda dos senhores, que sempre foram muito solícitos com as minhas dúvidas. Então vamos lá.
Antes usava um SSD Crucial BX 500, de 250 gb. Me atendia, mas sentia que principalmente para abrir os jogos, se precisava de dar um alt+tab, ficava lento. Coloquei o SSD num negócio e estou usando o HD até comprar um novo.
Estive olhando os seguintes equipamentos:

SSD Kingston NV2 1TB NVMe M.2 2280: R$335,99​

SSD Crucial P3 1TB NVMe PCIe M.2 2280 - CT1000P3SSD8: R$352,00

SSD 1 TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe: R$ 529,40

SSD Samsung 980 PRO 1TB NVMe M.2 2280: R$627,00

SSD Kingston KC3000, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe: R$ 630,62​

Vamos às considerações.
Hoje tenho um SSD com 500 mb/s de gravação e 450 mb/s de escrita.
Se eu for para esse Kingston, que é o mais barato de todos,. terei um ganho absurdo. Para meu uso que é jogar um PUBG, CS e outros FPS's, vai fazer uma diferença absurda, o primeiro da lista, que tem: Leitura sequencial: 3500MB/s - Gravação sequencial: 2100MB/s para o último e opção mais cara da lista.
Será tão perceptível a diferença entre o os extremos dessa lista?
Fiquem à vontade se precisarem de informações extras para me auxiliar na minha escolha. A minha config está na minha assinatura logo abaixo.
Lembrando que esses valores são todos em 10x, estou quebrado e sem grana, então o mais barato é o que mais me encanta! Hahahaha
[]'s
 
Salvo engano o NV2 e o P3 estão usando NAND QLC, significa que a escrita sustentada dele não vai chegar nem perto desses 2100MB/s de pico. No modelo de 2TB pelo menos ele tem uns 170 GB de cache SLC, passou disso a escrita cai pra 100MB/s. (review Crucial P3). O NV2 é similar nesse ponto (review NV2)
O BX500 que você citou também era QLC, então a escrita dele é pra ser bem parecida com esses dois modelos. A maior diferença seria na leitura, e até onde eu me lembro, em jogos costuma ser o ponto que mais pega tirando a hora de instalar/atualizar. Existe um motivo pra eles serem mais baratos. Ah, a Crucial se NÃO ME ENGANO, não tinha RMA nacional, precisava mandar pra fora. Posso estar enganado nisso.

O S70 Blade meu único ponto contra o bicho é a própria Adata/XPG. Tiveram um problema de Firmware, em tese piorado pelo tipo de NAND usado, que novamente, em tese foi resolvido em revisões recentes. Mas não dá pra saber qual a revisão que está esse drive a venda, já que eles não mudaram o nome nem código do produto. O suporte deles também não é nenhuma maravilha, e é só por isso que eu alerto sobre esse drive, pra tomar um pouco de cuidado.

Sobre se você vai sentir a diferença: Só na hora que realmente descer o porrete no bicho. Pro dia a dia e só pra jogos, a diferença é pra ser só de alguns segundos nos piores casos. A menos que você monitore/meça/cronometre, não deve ver muita diferença. Dois drives que eu mencionaria também seria o SN850x da WD e o Kingston Fury, o desempenho desses dois e os dois últimos da sua lista são bem próximos no geral, aí vai de qual drive está mais em conta.
 
Salvo engano o NV2 e o P3 estão usando NAND QLC, significa que a escrita sustentada dele não vai chegar nem perto desses 2100MB/s de pico. No modelo de 2TB pelo menos ele tem uns 170 GB de cache SLC, passou disso a escrita cai pra 100MB/s. (review Crucial P3). O NV2 é similar nesse ponto (review NV2)
O BX500 que você citou também era QLC, então a escrita dele é pra ser bem parecida com esses dois modelos. A maior diferença seria na leitura, e até onde eu me lembro, em jogos costuma ser o ponto que mais pega tirando a hora de instalar/atualizar. Existe um motivo pra eles serem mais baratos. Ah, a Crucial se NÃO ME ENGANO, não tinha RMA nacional, precisava mandar pra fora. Posso estar enganado nisso.

O S70 Blade meu único ponto contra o bicho é a própria Adata/XPG. Tiveram um problema de Firmware, em tese piorado pelo tipo de NAND usado, que novamente, em tese foi resolvido em revisões recentes. Mas não dá pra saber qual a revisão que está esse drive a venda, já que eles não mudaram o nome nem código do produto. O suporte deles também não é nenhuma maravilha, e é só por isso que eu alerto sobre esse drive, pra tomar um pouco de cuidado.

Sobre se você vai sentir a diferença: Só na hora que realmente descer o porrete no bicho. Pro dia a dia e só pra jogos, a diferença é pra ser só de alguns segundos nos piores casos. A menos que você monitore/meça/cronometre, não deve ver muita diferença. Dois drives que eu mencionaria também seria o SN850x da WD e o Kingston Fury, o desempenho desses dois e os dois últimos da sua lista são bem próximos no geral, aí vai de qual drive está mais em conta.
Esse Kingston Fury por R$615,50 (Em 10x) não está ruim...
Estava planejando gastar menos, mas fui ver mais sobre os pontos que me disse sobre a Adata/XPG, é uma loteria mesmo. Não quero arriscar e ter dor de cabeça!
Vou estudar mais sobre esses dois modelos que vc citou:
SN850x da WD e o Kingston Fury
Olhando na questão valor, você recomendaria algum de 1 tb que fique abaixo desses valores, com leitura/escrita menor, mas com alto grau de confiabilidade? Ou devo espernear e gastar um pouco mais?
Muito obrigado pela resposta!
 
Esse Kingston Fury por R$615,50 (Em 10x) não está ruim...
Estava planejando gastar menos, mas fui ver mais sobre os pontos que me disse sobre a Adata/XPG, é uma loteria mesmo. Não quero arriscar e ter dor de cabeça!
Vou estudar mais sobre esses dois modelos que vc citou:

Olhando na questão valor, você recomendaria algum de 1 tb que fique abaixo desses valores, com leitura/escrita menor, mas com alto grau de confiabilidade? Ou devo espernear e gastar um pouco mais?
Muito obrigado pela resposta!
É aquilo, se não for ficar transferindo muito arquivo grande por extensos períodos (ou até preencher o cache SLC), os drives DRAM-less que tu citou já vão suprir sua necessidade (jogos). Vai ser uma economia de uns 300 reais, pegando um NV2 por exemplo.

Agora, se quer algo melhor, eu recomendo ir direto pra qualquer um desses: 980 Pro, SN850X, KC3000, Fury. Qual tiver mais barato. Tem também o 970 Evo Plus e o SN770 que são mais baratos e inferiores a esses que acabei de citar. Se conseguir encontra-los por uns R$400 até vale a pena. Se tiver mais que isso, tipo uns R$500, acho que já compensa ir direto pros top de linha e gastar cerca de R$600.
 
Esse Kingston Fury por R$615,50 (Em 10x) não está ruim...
Estava planejando gastar menos, mas fui ver mais sobre os pontos que me disse sobre a Adata/XPG, é uma loteria mesmo. Não quero arriscar e ter dor de cabeça!
Vou estudar mais sobre esses dois modelos que vc citou:

Olhando na questão valor, você recomendaria algum de 1 tb que fique abaixo desses valores, com leitura/escrita menor, mas com alto grau de confiabilidade? Ou devo espernear e gastar um pouco mais?
Muito obrigado pela resposta!
O que quebra as pernas é que o NV2 de 2TB sai por menos disso, aí você precisa analisar se prefere um drive "topo" de linha ou um drive grande mais de entrada. Se o uso é só pra jogo mesmo, a única situação que provavelmente a diferença seja grande vai ser na hora de baixar/instalar os jogos, ou pra fazer o "limpa" em algum outro drive e copiar tudo pra ele.

Acho que também vale ressaltar que EU nunca usei nenhum desses drives mais de entrada, tipo o NV2 e o P3, porque na época que comecei a pesquisar a diferença não era tão grande importando da China, então ou eu pegava um drive MUITO vagabundo tipo os Netac Sata da vida ou um 980 PRO praticamente (PM9A1 versão OEM basicamente dele). O outro drive que eu uso direto é basicamente um 970 EVO, que também me atende muito bem e sinceramente, no dia a dia eu não faço ideia de qual drive está na máquina.

Os dois drives que o colega citou acima também são bastante interessantes, já que estão no meio do caminho. Não são os melhores em desempenho mas já são mais "equilibrados", sem essa queda tão grande já que salvo engano os dois são TLC.
 
O que quebra as pernas é que o NV2 de 2TB sai por menos disso, aí você precisa analisar se prefere um drive "topo" de linha ou um drive grande mais de entrada
E o de 1 tb não seria interessante? Está por R$335,99. O problema seria o cache, ou melhor, a falta dele? Pq o preço dele pra mim seria ótimo!
Agora, se quer algo melhor, eu recomendo ir direto pra qualquer um desses: 980 Pro, SN850X, KC3000, Fury. Qual tiver mais barato. Tem também o 970 Evo Plus e o SN770 que são mais baratos e inferiores a esses que acabei de citar. Se conseguir encontra-los por uns R$400 até vale a pena. Se tiver mais que isso, tipo uns R$500, acho que já compensa ir direto pros top de linha e gastar cerca de R$600.
O KC3000 está R$ 561,00 em 10x. Ele seria uma boa escolha então?

Pq esses outros estão na casa dos R$499,00 no pix, vai pra faixa de 550 em 10x... Como vc disse, pagar 500 conto nesses, melhor pagar 600 nos outros... Mas o problema é que me aperta.
Estou pensando em sacrificar desempenho pra ir na questão do preço, mas esse KC3000 tá mais interessante!

Mas vou continuar analisando até sexta, não vai adiantar pedir hj ou amanhã, que é feriado mesmo... Rsrsrs
Mas por enquanto, estou aprendendo muito com vocês!
Muito obrigado!
 
Última edição:
E o de 1 tb não seria interessante? Está por R$335,99. O problema seria o cache, ou melhor, a falta dele? Pq o preço dele pra mim seria ótimo!

O KC3000 está R$ 561,00 em 10x. Ele seria uma boa escolha então?

Pq esses outros estão na casa dos R$499,00 no pix, vai pra faixa de 550 em 10x... Como vc disse, pagar 500 conto nesses, melhor pagar 600 nos outros... Mas o problema é que me aperta.
Estou pensando em sacrificar desempenho pra ir na questão do preço, mas esse KC3000 tá mais interessante!

Mas vou continuar analisando até sexta, não vai adiantar pedir hj ou amanhã, que é feriado mesmo... Rsrsrs
Mas por enquanto, estou aprendendo muito com vocês!
Muito obrigado!
Considerando seu orçamento, acho que as melhores opções vão ser NV2 ou KC3000. Aí vai de você decidir se quer pagar mais pelo desempenho extra do KC3000. Ele tem praticamente o dobro de velocidade de escrita, leitura, e escrita sustentada. Essa escrita sustentada é aquilo que falamos, quando tu tá transferindo arquivos grandes por longos períodos (ou até encher o cache SLC). No caso do NV2, o cache SLC é de 88GB. Então quando tu atingir esses 88GB (exemplo copiando ou instalando um jogo de 100GB), a velocidade dele vai cair de 2.8GB/s pra 600MB/s (o que é praticamente a velocidade de um SSD SATA).

O KC3000, por outro lado, tem 370GB de cache SLC. Então somente após ultrapassar esse valor que a velocidade de escrita dele vai cair de 7GB/s pra 1900MB/s (3x mais que o NV2).

Mas se teu uso normal não for ficar atingindo mais de 88GB de escrita sustentada, o NV2 já vai suprir bem suas necessidades. Mesmo sendo mais lento, na prática a diferença é pequena (pra jogos principalmente).

Outra coisa a levar em consideração é o TBW, que é a quantidade máxima de Terabytes que um SSD consegue escrever em sua vida útil. O KC3000 1TB tem TBW 800 e do NV2 1TB é 320. Então, a vida útil do KC3000 é mais que o dobro do NV2.

Recomendo também dar uma olhada nas reviews e specsheets do TechpowerUp. Há tabelas que comparam esses SSDs em questão. Aqui o review do NV2 1TB, já na página que analisa SLC cache e escrita sustentada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo