Dúvidas OC i5 8600k 5GHZ

Salvatore182

Hungry Member
Registrado
Galera, boa noite!

Hoje fui arriscar fazer OC no meu 8600k para 5ghz. Eu nunca fiz OC e não sou nenhum expert, apenas segui uns manuais que achei e aparentemente deu tudo OK.

Só queria tirar umas dúvidas referente ao OC e ao teste de estabilidade que eu fiz no Prime95 logo depois.

Eu coloquei o processador em 5GHZ e o vcore em 1.30V.


Rodei o teste no Prime95 e tirei os prints abaixo do CPUID HW MONITOR e do CPU-Z enquanto o teste rolava, que eram os programas que eu tava usando pra monitorar temperatura

YCG3kHn.png


hXVn0ao.png


As minhas dúvidas são as seguinte:

1) No HWMonitor as voltagens estão mostrando em torno de 1.136V no momento e também aparece que o máximo que elas chegaram foram em torno de 1.277V, porém pelo que fiquei cuidando elas realmente ficaram sempre neste torno de 1.136V. No CPU-Z está mostrando 1.188V.

O que essas voltagens querem dizer? Quer dizer que para chegar nos 5GHZ, não está sendo usada toda a voltagem de 1.30v que eu coloquei? Isso quer dizer que eu posso abaixar a voltagem para por exemplo, 1.28V? Não acredito que eu poderia fazer isso pois pelo que vi p/ alcançar 5GHZ no 8600k, deveria ser no mínimo 1.30V, que foi o que eu coloquei na BIOS!

Alguém poderia me explicar melhor essas voltagens?

OBS: Fiz o teste do Prime95 por 30 minutos.

2) As temperaturas estão boas? O máximo que um core chegou foi em 78º porém depois disso ela ficou sempre no máximo em 75ºC.

3) Quais opções devo desativar na bios? Eu desativei todas opções de energia, do C1 até o C10 e também o Speed Shift Technology. Preciso desabilitar mais alguma?
 
Isso quer dizer que eu posso abaixar a voltagem para por exemplo, 1.28V?
Sim

Não acredito que eu poderia fazer isso pois pelo que vi p/ alcançar 5GHZ no 8600k, deveria ser no mínimo 1.30V, que foi o que eu coloquei na BIOS!
Errado, essa regra de 5ghz a no minimo 1.30v não existe.

As temperaturas estão boas? O máximo que um core chegou foi em 78º porém depois disso ela ficou sempre no máximo em 75ºC.
Usou Small FTT no Prime95? Eu recomendo usar o Intel Extreme Tuning Utility por 1-2h, o prime95 foge muito do uso real.

3) Quais opções devo desativar na bios? Eu desativei todas opções de energia, do C1 até o C10 e também o Speed Shift Technology. Preciso desabilitar mais alguma?
O Vcore não ta fixo porque vc deve estar usando alguma config de LLC (Load Line Calibration), deve estar em AUTO/Turbo, eu particularmente deixo o vcore fixo aqui.
 
Eu queria opinar sobre stress tools aqui.
Prime95 e qq outra ferramenta servem pra rodar por 5 minutos. Se não deu pau isso significa que em 99.99999999% dos softwares que tu usar não vai dar pau também.
Stress sessions de horas a fio não serve pra nada, na boa.
Particularmente eu uso o Prime95 e faço OC assim desde 2001 sem problema algum.
 
Última edição:
Aqui uso o meu a 5.0ghz com 1.20v nem tentei baixar mais que isso, já achei até baixo demais, hehe, meu 6600k pra rodar a 4.7ghz precisava de 1.40v, esse 8600K é muito bom, rápido, bom de over, e frio.

Eu uso vcore fixo, LLC3 se não me engano, não gosto de oscilação do vcore, muitas vezes ele sobe sozinho muito alem do que precisa, e pode baixar demais sem carga e acabar dando tela azul usando coisa leve, só deixo ativado o sistema que baixa o clock do cpu, assim economiza energia e não tem problema nenhum com instabilidade.

Sobre o Prime95 tbm uso, mas existe varias versões, tem que ver se esse seu é a indicada pra cpu, como o colega aí de cima falou, se passar uns 10 minutos já está bom, depois rode uns 3dmark pra ver se está tudo certo, passando por esses testes geralmente não vai ter problema.

Quando falo sobre o vcore fixo por não vai oscilar quase nada, assim é melhor, sem ele fixo no Prime95 a bios vai subir bem o vcore pra não dar pau no teste, pois o uso é muito forte, mas no jogo isso não vai acontecer, não vai subir tanto, assim não vai saber qual vcore está usando durante o jogo e as vezes pode não ser suficiente e dar tela azul.
 
Última edição:
Aqui uso o meu a 5.0ghz com 1.20v nem tentei baixar mais que isso, já achei até baixo demais, hehe, meu 6600k pra rodar a 4.7ghz precisava de 1.40v, esse 8600K é muito bom, rápido, bom de over, e frio.

Eu uso vcore fixo, LLC3 se não me engano, não gosto de oscilação do vcore, muitas vezes ele sobe sozinho muito alem do que precisa, e pode baixar demais sem carga e acabar dando tela azul usando coisa leve, só deixo ativado o sistema que baixa o clock do cpu, assim economiza energia e não tem problema nenhum com instabilidade.

Sobre o Prime95 tbm uso, mas existe varias versões, tem que ver se esse seu é a indicada pra cpu, como o colega aí de cima falou, se passar uns 10 minutos já está bom, depois rode uns 3dmark pra ver se está tudo certo, passando por esses testes geralmente não vai ter problema.

Quando falo sobre o vcore fixo por não vai oscilar quase nada, assim é melhor, sem ele fixo no Prime95 a bios vai subir bem o vcore pra não dar pau no teste, pois o uso é muito forte, mas no jogo isso não vai acontecer, não vai subir tanto, assim não vai saber qual vcore está usando durante o jogo e as vezes pode não ser suficiente e dar tela azul.

Verdade, essa é uma vantagem do vcore fixo massss, o fato de ficar em OC quando to navegando na internet me encomoda muito.
 
Vc fez ou vai fazer overclock das Mem Ram?
Se não vai fazer, pode baixar o Vcore.
Se já fez, blz, pode baixar o Vcore.
Se ainda vai fazer, faça primeiro antes de baixar o Vcore.
 
Verdade, essa é uma vantagem do vcore fixo massss, o fato de ficar em OC quando to navegando na internet me encomoda muito.

Só uso o vcore fixo, clock do cpu baixa em idle, como o vcore é baixo, 1.20v não tem problema algum, uso tudos os modos de economia de energia ativados, e não tenho problema algum.
 
Só uso o vcore fixo, clock do cpu baixa em idle, como o vcore é baixo, 1.20v não tem problema algum, uso tudos os modos de economia de energia ativados, e não tenho problema algum.

kkk, essas Mem Ram estão pedindo um overclock de leve (2667mhz).
 
Uso 8600k@5ghz 1.25v com LLC. Já usei 1.23v comvvcore fixo tb. Eu testo geralmente uns 30min no realbench apenas depois é mundo real jogando. Já foram horas de bf1 bfv e outros games e nunca travou.
 
Só uso o vcore fixo, clock do cpu baixa em idle, como o vcore é baixo, 1.20v não tem problema algum, uso tudos os modos de economia de energia ativados, e não tenho problema algum.

Tava me referindo a tensão mesmo. Me agrada saber que quando o processador não está sob carga ele com a tensão reduzida.
Antigamente não tinha isso sob carga ou em iddle era sempre tensão máxima. Pra que se não tá em uso? O speedstep é uma evolução e eu faço questão planejar o meu OC com ela.
Eu entendo e concordo que muitas vezes a tensão necessária pra estabilizar o teu OC vai ser maior por causa do speedstep mas esse é o preço a pagar pela tecnologia.
Eu sou da opnião que tensão fixa é pra quem vai fazer campeonato de oc, para todos os outros (gamers, hardcore users, etc) o OC tem que ser feito com o speedstep de velocidade e tensão.
Só assim a gente vai estar fazendo uso de toda funcionalidade/capacidade do processador. Tensão fixa pra mim é muito Pentium 3 / K6-III. Coisa velha :)
 
Aqui uso o meu a 5.0ghz com 1.20v nem tentei baixar mais que isso, já achei até baixo demais, hehe, meu 6600k pra rodar a 4.7ghz precisava de 1.40v, esse 8600K é muito bom, rápido, bom de over, e frio.

Eu uso vcore fixo, LLC3 se não me engano, não gosto de oscilação do vcore, muitas vezes ele sobe sozinho muito alem do que precisa, e pode baixar demais sem carga e acabar dando tela azul usando coisa leve, só deixo ativado o sistema que baixa o clock do cpu, assim economiza energia e não tem problema nenhum com instabilidade.

Sobre o Prime95 tbm uso, mas existe varias versões, tem que ver se esse seu é a indicada pra cpu, como o colega aí de cima falou, se passar uns 10 minutos já está bom, depois rode uns 3dmark pra ver se está tudo certo, passando por esses testes geralmente não vai ter problema.

Quando falo sobre o vcore fixo por não vai oscilar quase nada, assim é melhor, sem ele fixo no Prime95 a bios vai subir bem o vcore pra não dar pau no teste, pois o uso é muito forte, mas no jogo isso não vai acontecer, não vai subir tanto, assim não vai saber qual vcore está usando durante o jogo e as vezes pode não ser suficiente e dar tela azul.


caramba mano como ce conseguiu, consegui estabilizar meu i7 9700kf em 5ghz com 1.4, temperatura ficou legal entre 70 a 80 em stress, mas to achando o vcore alto.
 
caramba mano como ce conseguiu, consegui estabilizar meu i7 9700kf em 5ghz com 1.4, temperatura ficou legal entre 70 a 80 em stress, mas to achando o vcore alto.

Nem tenho mais esse 8600K, era Gold esse CPU, mas hoje tenho uma 8700K@4.8ghz rodando a 1.21v, muito bom tbm por sinal, mas isso é mais sorte mesmo com o CPU, esse 8700K eu procurei por um tempo um Batch bom e quando achei usado no ML comprei, e realmente é otimo de over.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo