• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvidas sobre a Radeon 9500, 9500Pro e 9600Pro

Luis Fernando - dOyGo

Comicuzinho
Registrado
1) Qntos porcentos de desempenho a Radeon 9500(não-Pro) perde para a Radeon 9500Pro???(visando por exemplo q a Radeon 9500Pro tenha 100% de desempenho) E qnto a 9600Pro???

2) Influência mto as marcas???(em termos dos clock´s e/ou latência das memórias) Se sim, quais marcas são piores e qual as melhores???

3) Sobre a rivalidade de BBA x PBA, se perde mta coisa??? Msm se a marca for uma Power Color(PBA)???

4) Existe modelos bichados(adulterados) dessas placas???(9500, 9500Pro, 9600Pro)

5) Existe placas com Clock´s maiores q as outras(supondo q as duas sejam 9500Pro, exemplo) só pq ela é de outra marca ou é BBA(ou PBA)???

6) Qual é a configuração padrão para essas placas(q eu tenho "direito" de ter e exigir)??? (9500, 9500Pro e 9600Pro)...


-Se alguém puder responder alguma dessas perguntas será de grande ajuda, pois acho q em breve estarei comprando essa placa de vídeo(espero)... :D
-Se conheces alguém com preços estupidamente baratos em algumas dessas placas, me informe... :p
 
Bom, vou tentar responder algumas de suas dúvidas, mas vou me basear no que conheço da R9500pro e R9600pro, a R9500 eu não saberia te dar informações, somente q ela é a pior das 3.

Coloquei minhas respostas abaixo das suas perguntas.

Originally posted by Luis Fernando - dOyGo
1) Qntos porcentos de desempenho a Radeon 9500(não-Pro) perde para a Radeon 9500Pro???(visando por exemplo q a Radeon 9500Pro tenha 100% de desempenho) E qnto a 9600Pro???
RESP.: Em percentual é complicado dizer, creio que fique na faixa de 10 a 15%, mas isso é relativo, basta ver alguns testes comparativos pra observar que dependendo do jogo a diferença aumenta ou diminui, tem casos q a R9600pro chega a se igualar.

2) Influência mto as marcas???(em termos dos clock´s e/ou latência das memórias) Se sim, quais marcas são piores e qual as melhores???
RESP.: Se as marcas seguem os padrões creio que não faça muita diferença no desempenho, nesse caso creio que a diferença seja a confiabilidade de cada marca, nesse aspecto a BBA é a melhor. Outras marcas que eu recomendo é a Sapphire e a Connect3D (essa é a marca da minha, eu recomendo), só cuide com os modelos SE e EZ dessas marcas PBA.

3) Sobre a rivalidade de BBA x PBA, se perde mta coisa??? Msm se a marca for uma Power Color(PBA)???
RESP.: Como eu disse acima, acho que a grande diferença é a confiabilidade, a BBA não tem modelos EZ, SE, etc... A powercolor outro dia mesmo tinha um cara em outro fórum q comprou uma e descobriu que era modelo EZ q tem clocks menores que o padrão 400/600 (Essa Powercolor EZ é 400/400).

4) Existe modelos bichados(adulterados) dessas placas???(9500, 9500Pro, 9600Pro)
RESP.: A R9500pro não tem modelos "adulterados", já a R9600pro tem q cuidar com modelos SE e EZ q são mais lentos.

5) Existe placas com Clock´s maiores q as outras(supondo q as duas sejam 9500Pro, exemplo) só pq ela é de outra marca ou é BBA(ou PBA)???
RESP.: Bom, essa acho que já está respondida nas perguntas anteriores.

6) Qual é a configuração padrão para essas placas(q eu tenho "direito" de ter e exigir)??? (9500, 9500Pro e 9600Pro)...
RESP.: Da R9600pro os clocks tem que ser 400/600, 128Mb de memória DDR e 128bits. Da R9500pro eu não sei os clocks de cabeça, mas o resto é igual da R9600pro, mas ela tem 8 pipelines, a R9600pro tem 4.


-Se alguém puder responder alguma dessas perguntas será de grande ajuda, pois acho q em breve estarei comprando essa placa de vídeo(espero)... :D
-Se conheces alguém com preços estupidamente baratos em algumas dessas placas, me informe... :p

Meu resumo é o seguinte: Compre BBA. Vc pode pagar um pouco mais, mas terá certeza que ela está nos padrões e virá na caixa lacradinha.

Espero ter ajudado.
Se falei besteira alguém me corrija !!! :)
 
Acrescentando, a R9500PRO tem clocks de 275/270 e 8 pipelines, a R9500NP é 275/270 (não tenho bem certeza dessa última) mas apenas 4 pipelines
 
Mas a 9500np tem 256 bits (a pro 128) e com sorte tu abilita os 4 pipelines a menos e fica com uma 9700 né?
 
Originally posted by DiDi
Mas a 9500np tem 256 bits (a pro 128) e com sorte tu abilita os 4 pipelines a menos e fica com uma 9700 né?

Atenção puro chute, mais eu acho que a 9500NP tem apenas 128 bits de banda, se voce ativar os 4 outros pipelines que ela fica 256 bits...

Agora uma coisa eu tenho certeza, não é todas as placas que voce pode fazer isso, e ainda é capaz de mandar sua placa pro espaço...
 
errrghhh...

Acho q cheguei a entender um pouco sobre isso... mas ainda to confuso numa coisa, tenho quase certeza de q as 9500, 9500Pro e os 9600Pro são todas elas com memórias 256Bit´s, oq muda é a Latência, os Pipelines e as vezes os clocks(supondo q todas elas sejam modelos padrões, e não versões SE, EZ...) ;)

Acho q to precisando de um cara do porte do OldMan para me esclarecer isso... :p

O motivo deu estar criando esse tópico foi devido q eu encontrei a Radeon 9600Pro mto barata para vender... não achei o 9500Pro barata... e to vendo se perde mto desempenho e se vale msm a pena pegar a R9600Pro do q o 9500Pro... :) :cool:
 
Se vc achar a R9500pro COMPRE... sem dúvida é melhor. Mas a R9600pro tb é ótima, pode perguntar pra quem tem.

Eu tenho certeza que o bus da R9600pro e R9500pro é 128bits.
 
Originally posted by HellSpawN
Eu tenho certeza que o bus da R9600pro e R9500pro é 128bits.

Eu também
 
Originally posted by [JUZAM]
Eu também

Olha eu acho que é o seguinte.

R9500NP tem 256bits de mem mas tem 4 pipelines
R9500PRO tem 128bits mas tem 8 pipelines
R9600pro tem 128bits e tem 4 pipelines

Isso evidencia que BUS de memória naum é tudo, a placa ter mais pipelines é muito mais interessante que BUS. E se o BUS fosse afetado pelos pipelines as R9500pro seriam 256bits :).
 
Originally posted by armored_spiderman
Olha eu acho que é o seguinte.

R9500NP tem 256bits de mem mas tem 4 pipelines
R9500PRO tem 128bits mas tem 8 pipelines
R9600pro tem 128bits e tem 4 pipelines

Isso evidencia que BUS de memória naum é tudo, a placa ter mais pipelines é muito mais interessante que BUS. E se o BUS fosse afetado pelos pipelines as R9500pro seriam 256bits :).

O que eu acho armored foi o que eu falei la em cima, Acho que quando ativa esses outros 4 pipelines da NP ela fica com 256 bits (saca 128bits x 4 pipelines, 256 x 8 pipelines) mas é chute

PS. Doygo, se voce duvida de nossa informação deixa de ser preguiçoso e procura. Aqui mesmo no forum de VGAs tem um monte de tópicos parecidos com este. Procura que voce acha coisas como essa.

RADEON™ 9500 PRO brings the world of Microsoft® DirectX® 9.0 support to gaming enthusiasts. Featuring incredibly fast 3D graphics performance, coupled with sophisticated real-time visual effects, unsurpassed image quality and cutting-edge video features, RADEON™ 9500 PRO provides powerful graphics acceleration for current and next-generation games and applications.

At-a-glance
Fast 3D gaming performance
Complete Microsoft® DirectX® 9.0 support
128MB of DDR memory
8-pixel pipeline architecture
128-bit memory interface
Video output support
Featuring CATALYST™ - Industry-leading software suite


Fonte www.ati.com :rolazoio::rolazoio:
 
E esta:rolazoio: :rolazoio: :
(ATI RADEON 9500 Chipset)

Dismantle Your Opponents

Brandishing technology unmatched, the RADEON 9500 ATLANTIS will cloud your opponents’ thoughts with fear. Empower yourself by harnessing rendering capabilities such as TRUFORM™ 2.0, SMARTSHADER™ 2.0, and SMOOTHVISION™ 2.0, to oust your adversaries.

Features:


64MB or 128MB DDR memory accelerates the latest 3D games
128-bit DDR memory interface provides end users with fast graphics performance
4-pixel pipeline architecture cuts rendering time in half when compared to any competing product
Supports the new AGP 8X standard, providing a high-speed link between the graphics board and the rest of the PC (2.0 GB/sec)
Provides full support for Microsoft® DirectX® 9.0 and the latest OpenGL® functionality
SMARTSHADER™ 2.0 technology allows users to experience complex, movie-quality effects in next-generation 3D games and applications
SMOOTHVISION™ 2.0 technology enhances image quality by removing jagged edges and pinging out fine texture detail, without compromising performance
128-bit floating-point color precision allows for a greater range of colors and brightness
ATI's latest FULLSTREAM™ technology removes blocky artifacts from streaming Internet video and provides sharper image quality
Unique VIDEOSHADER™ engine uses programmable pixel shaders to accelerate video processing and provide better-looking visuals


Fonte www.sapphiretech.com
 
Originally posted by [JUZAM]
O que eu acho armored foi o que eu falei la em cima, Acho que quando ativa esses outros 4 pipelines da NP ela fica com 256 bits (saca 128bits x 4 pipelines, 256 x 8 pipelines) mas é chute

PS. Doygo, se voce duvida de nossa informação deixa de ser preguiçoso e procura. Aqui mesmo no forum de VGAs tem um monte de tópicos parecidos com este. Procura que voce acha coisas como essa.

RADEON™ 9500 PRO brings the world of Microsoft® DirectX® 9.0 support to gaming enthusiasts. Featuring incredibly fast 3D graphics performance, coupled with sophisticated real-time visual effects, unsurpassed image quality and cutting-edge video features, RADEON™ 9500 PRO provides powerful graphics acceleration for current and next-generation games and applications.

At-a-glance
Fast 3D gaming performance
Complete Microsoft® DirectX® 9.0 support
128MB of DDR memory
8-pixel pipeline architecture
128-bit memory interface
Video output support
Featuring CATALYST™ - Industry-leading software suite


Fonte www.ati.com :rolazoio::rolazoio:

Naum Juzam, o que estou dizendo é que os pipelines de textura naum tem NADA a ver com o BUS da memória. MEsmo com 4 pipes ela tem 256bits entendeu?
 
Originally posted by armored_spiderman
Naum Juzam, o que estou dizendo é que os pipelines de textura naum tem NADA a ver com o BUS da memória. MEsmo com 4 pipes ela tem 256bits entendeu?

Le meu tópico de cima e edita o tu :D
 
Originally posted by [JUZAM]
Le meu tópico de cima e edita o tu :D

Naum entendi?? tac falando sobre as R9500pro ali em cima:confuso:

Os pipelines de textura naum tem nada a ver com a memória eles fazem parte da estrutura do GPU e naum influemciam nas memórias... Tanto que as R9500pro ttem 8 e tem 128bits e as 9500 tem 4 e 256bits. Uma coisa naum tem nada a ver cm a outra..
 
:D Le esse:

Originally posted by [JUZAM]
E esta:rolazoio: :rolazoio: :
(ATI RADEON 9500 Chipset)

Dismantle Your Opponents

Brandishing technology unmatched, the RADEON 9500 ATLANTIS will cloud your opponents’ thoughts with fear. Empower yourself by harnessing rendering capabilities such as TRUFORM™ 2.0, SMARTSHADER™ 2.0, and SMOOTHVISION™ 2.0, to oust your adversaries.

Features:


64MB or 128MB DDR memory accelerates the latest 3D games
128-bit DDR memory interface provides end users with fast graphics performance
4-pixel pipeline architecture cuts rendering time in half when compared to any competing product
Supports the new AGP 8X standard, providing a high-speed link between the graphics board and the rest of the PC (2.0 GB/sec)
Provides full support for Microsoft® DirectX® 9.0 and the latest OpenGL® functionality
SMARTSHADER™ 2.0 technology allows users to experience complex, movie-quality effects in next-generation 3D games and applications
SMOOTHVISION™ 2.0 technology enhances image quality by removing jagged edges and pinging out fine texture detail, without compromising performance
128-bit floating-point color precision allows for a greater range of colors and brightness
ATI's latest FULLSTREAM™ technology removes blocky artifacts from streaming Internet video and provides sharper image quality
Unique VIDEOSHADER™ engine uses programmable pixel shaders to accelerate video processing and provide better-looking visuals


Fonte www.sapphiretech.com
 
á tá... eu tinha lido já no Xbit e tava vindo aqui implorar perdão pela minha burrice ao quadrado. Dai encontrei teu post :) Agora vou pesquisar pra dewscobrir qual a relação entre os Pipelines de textura e o BUS da memória :)

Valew Juzam
 
9600<9500<9600PRO<9500PRO

;)

Mo saco eu de escrever....alem do + o pessoal ja falo:rolleyes:
 
Originally posted by armored_spiderman
á tá... eu tinha lido já no Xbit e tava vindo aqui implorar perdão pela minha burrice ao quadrado. Dai encontrei teu post :) Agora vou pesquisar pra dewscobrir qual a relação entre os Pipelines de textura e o BUS da memória :)

Valew Juzam

Eu botei uma pergunta pro oldman sobre isso, se voce achar posta la :)
 
"Algumas" Radeon 9500 Não Pró são montadas em placas com bus de 256 bits. Entretanto, a GPU acessa as memória em 128 bits por padrão. Nestes casos, existe possibilidade de transformar a placa em uma Radeon 9700, DAÍ SIM a placa passa a trabalhar com o BUS de 256 bits.
Não existe relação direta entre pipelines e bus de memória... Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Pipelines tem a ver com a arquitetura do chip e bus tem a ver com velocidade no acesso a memória...
A Radeon 9500 PRO tem a GPU exatamente igual a de uma Radeon 9700. Ela nada mais é do que uma Radeon 9700 com bus de 128 bits...
A Radeon 9600 PRO é uma tecnologia nova, um chip mais barato de se produzir por ter mais ou menos 30 milhões de transistores a menos do que o R300, que equipa a 9700 e 9500. Ainda assim é uma excelente placa...
 
Originally posted by david.l
"Algumas" Radeon 9500 Não Pró são montadas em placas com bus de 256 bits. Entretanto, a GPU acessa as memória em 128 bits por padrão. Nestes casos, existe possibilidade de transformar a placa em uma Radeon 9700, DAÍ SIM a placa passa a trabalhar com o BUS de 256 bits.
Não existe relação direta entre pipelines e bus de memória... Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Pipelines tem a ver com a arquitetura do chip e bus tem a ver com velocidade no acesso a memória...
A Radeon 9500 PRO tem a GPU exatamente igual a de uma Radeon 9700. Ela nada mais é do que uma Radeon 9700 com bus de 128 bits...
A Radeon 9600 PRO é uma tecnologia nova, um chip mais barato de se produzir por ter mais ou menos 30 milhões de transistores a menos do que o R300, que equipa a 9700 e 9500. Ainda assim é uma excelente placa...

Acertei na parte que Pipelines naum tem nada a ver com BUS :) Porém entaum existe 2 tipos de R9500 NP? as que vem com 256bits porém tem 128bits ativados e as que tem 8 pipelines porém só 4 ativos?

Entaum seria assim, tem uma leva de R9500NP que pode ser transformada em 9700 (BUS de 256BITS e 8PIPELINES) e outra leva pode ser transformada em R9500PRO (BUS de 128BITS e 8PIPELINES) ??
 
Acho q indenti

Seguinte... o óbvio eu sei(kem é mais veloz q kem)...
Mas agora to ciente das coisas q eles apresentam... mas ainda tem uma última coisinha...
A Tecnologia da R9600Pro é igual a da R9500Pro???

Tecnologia eu cito as versões q eles suportam em DirectX(no caso o 9), PixelShader, VertexShader, filtros... e etc... tudo isso essas duas placas são semelhantes, correto?
 
elas tem supotes a tecnologias iguais , porem a 9500pro tem o GPU igual a de uma 9700pro ,porem com os clocks mais baixos.
Já a 9600 tem uma GPU com um novo projeto sendo bem diferente.
 
Originally posted by armored_spiderman
Acertei na parte que Pipelines naum tem nada a ver com BUS :) Porém entaum existe 2 tipos de R9500 NP? as que vem com 256bits porém tem 128bits ativados e as que tem 8 pipelines porém só 4 ativos?

Entaum seria assim, tem uma leva de R9500NP que pode ser transformada em 9700 (BUS de 256BITS e 8PIPELINES) e outra leva pode ser transformada em R9500PRO (BUS de 128BITS e 8PIPELINES) ??

Existem dois tipos de Radeon 9500 NP. As montadas em placas com PCB de 256 bits e as montadas em placas com PCB de 128 bits.
Porém, todas elas, oficialmente, acessam a memória em 128 bits e tem somente 4 pipelines ativados, não importando que tipo de PCB elas tenham.
No entanto, um R300 normal tem oito pipelines, o que não poderia ser diferente no caso de uma Radeon 9500 NP, já que elas também usam esse chip.
O que muitas pessoas fazem, através de gambiarras, é ativar os quatro pipelines que vem desativados de fábrica e os 128 bits de bus que estão inativos na placa. Com isso a placa se torna uma Radeon 9700.
No entanto, se a Radeon 9500 NP em questão for uma montada em placa de 128 bit, só o que dá pra tentar é ativar os quatro pipelines desativados, tornando a placa uma Radeon 9500 PRO.
O balde de água fria é que em mais da metade dos casos, os chips usados para as Radeon 9500 não pró são chips imperfeitos, que tem 4 pipelines bons e 4 bichados. Ou seja, quando se tenta ativar os benditos pipelines inativos, descobre-se que eles são defeituosos e o mod não funfa.
Tá ligado?
 
Originally posted by david.l
Existem dois tipos de Radeon 9500 NP. As montadas em placas com PCB de 256 bits e as montadas em placas com PCB de 128 bits.
Porém, todas elas, oficialmente, acessam a memória em 128 bits e tem somente 4 pipelines ativados, não importando que tipo de PCB elas tenham.
No entanto, um R300 normal tem oito pipelines, o que não poderia ser diferente no caso de uma Radeon 9500 NP, já que elas também usam esse chip.
O que muitas pessoas fazem, através de gambiarras, é ativar os quatro pipelines que vem desativados de fábrica e os 128 bits de bus que estão inativos na placa. Com isso a placa se torna uma Radeon 9700.
No entanto, se a Radeon 9500 NP em questão for uma montada em placa de 128 bit, só o que dá pra tentar é ativar os quatro pipelines desativados, tornando a placa uma Radeon 9500 PRO.
O balde de água fria é que em mais da metade dos casos, os chips usados para as Radeon 9500 não pró são chips imperfeitos, que tem 4 pipelines bons e 4 bichados. Ou seja, quando se tenta ativar os benditos pipelines inativos, descobre-se que eles são defeituosos e o mod não funfa.
Tá ligado?

Eu já sabia do MOD R9500NP pra PRO, esse da 9500NP pra 9700 que eu naum entendia. E ainda vieram me falar que pipelines tem algo a ver com BUS.. dai que eu entrei em parafuso :) Mas agora entendi ;) Valew Davidzim :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo