Duvidas sobre filtro de linha

Palax10

Well-Known Member
Registrado
Olá pessoal, estou querendo proteger meu PC que acabo de montar ele foi bastante caro e não quero tomar um prejuizo de danificar ou queimar alguma peça.... estou querendo comprar um Filtro de Linha mas nunca tive um e não entendo nada tbm e queria tirar algumas duvidas:

- O que eu coloco no filtro ? Cpu , monitor , caixa de som , impressora ... posso por tudo? o que me recomendam?

- Quando faltar luz o meu pc vai desligar ou paralizar ae eu desligo ele na cpu depois no filtro, preciso tirar o filtro da tomada?

- Ele vai proteger meu pc queimando seu fusivel, quando eu for comprar outro fusivel qual eu devo pegar??? li que tem varios tipos (amperes) e não sei qual serve pra mim.

- Eu estava pensando em comprar o Upsai FHT-1200 110 volts, gostaria de sugestões de filtros de linha de 110 volts que fossem melhor ou do msm desempenho do Upsai so que das marcas APC , Clamper e Belkin.

OBS: Minha casa é 110 volts, não moro perto de area industrial, aqui falta luz pelo menos 6x ao ano, e sinto um leve ( leve d+) choque quando toco nas partes metalicas do pc quando esta ligado.
 
Última edição:
Acredito que em primeiro lugar você deve fazer o aterramento da tomada em que ficara o filtro de linha.
 
- O que eu coloco no filtro ? Cpu , monitor , caixa de som , impressora ... posso por tudo? o que me recomendam?

Coloque tudo que trabalhe na mesma tensão da sua tomada (seja ela 110v ou 220v) o que não trabalhar na mesma tensão, compre um transformador.

- Quando faltar luz o meu pc vai desligar ou paralizar ae eu desligo ele na cpu depois no filtro, preciso tirar o filtro da tomada?

Vai desligar sozinho.

Pode manter na tomada.

- Ele vai proteger meu pc queimando seu fusivel, quando eu for comprar outro fusivel qual eu devo pegar??? li que tem varios tipos (amperes) e não sei qual serve pra mim.

O Fusível impede que o seu equipamento bote fogo em sua casa caso ele entre em curto-circuito, apenas isso.

Proteção contra surtos fica por parte de Varistores.

Filtragem fica por conta de capacitores e indutores.

- Eu estava pensando em comprar o Upsai FHT-1200 110 volts, gostaria de sugestões de filtros de linha de 110 volts que fossem melhor ou do msm desempenho do Upsai so que das marcas APC , Clamper e Belkin.

Todas as marcas citadas possuem bons filtros. Para poder indicar melhor, até quanto pretende gastar?

OBS: Minha casa é 110 volts, não moro perto de area industrial, aqui falta luz pelo menos 6x ao ano, e sinto um leve ( leve d+) choque quando toco nas partes metalicas do pc quando esta ligado.

O choque é normal e não afeta as peças do computador.
 
Coloque tudo que trabalhe na mesma tensão da sua tomada (seja ela 110v ou 220v) o que não trabalhar na mesma tensão, compre um transformador.

-Eu pretendo por Fonte Corsair 750AX, monitor BenQ xl2420T, caixa de som Genius SX-G2.1 3000, irei precisar de transformador?

O Fusível impede que o seu equipamento bote fogo em sua casa caso ele entre em curto-circuito, apenas isso.

Proteção contra surtos fica por parte de Varistores.
Filtragem fica por conta de capacitores e indutores.

- Entendi .... mas o que eu queria saber e quando o fusivel queimar e eu ter de comprar outro de quantos Amperes é o fusivel que devo comprar?

Todas as marcas citadas possuem bons filtros. Para poder indicar melhor, até quanto pretende gastar?


- Eu posso gastar até 200 reais em um filtro de linha.

O choque é normal e não afeta as peças do computador.


-Hum ... Mas seu eu fizer um aterramento estes choques leves param e eu ainda fico com maior proteção?

 
Última edição:
- Eu pretendo por Fonte Corsair 750AX, monitor BenQ xl2420T, caixa de som Genius SX-G2.1 3000, irei precisar de transformador?


- Entendi .... mas o que eu queria saber e quando o fusivel queimar e eu ter de comprar outro de quantos Amperes é o fusivel que devo comprar?


- Hum ... Mas seu eu fizer um aterramento estes choques leves param e eu ainda fico com maior proteção?


- Acho que tudo dai consegue bem operar em 110 Volts, desse modo não vais precisar de transformador..

- Vai depender do filtro de linha, mas não te preocupes com o fusível.. Muitos filtros de linha tem, além do fusível, um dispositivo chamado circuit breaker (disjuntor) que abre com 10 Amperes por exemplo sendo o fusível de 15 Amperes. O circuit breaker deverá sempre abrir antes do fusível e como ele é resatável, é só resetar...
Fusíveis, nem te preocupes, são insumos baratos.. Olhe ai, menos de R$ 1,00: FUSIVEL DE VIDRO RETARDO 5X20 - 15A | Componentes Eletronicos | Proesi

O adequado valor tem de ser visto nas especificações do filtro que comprares. Todo o fusível trás essa indicação da corrente estampada nele, assim:
fusvel.jpg


- Sim, essa é exatamente a idéia do aterramento, te livras dos choques e teu equipamento fica mais imune a surtos de tensão derivados de descargas atmosféricas (raios)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo