[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Olá pessoal,
Tudo bom ?

Estou querendo montar um Gamer PC para stremar jogos como CsGo/valorant/pubg/lol
Orçamento: 6k


Processador: Ryzen 5 3600x
2 x Memória 8GB - DDR4 3000MHZ
HD: 1 tera
SSD: 120 GB
Placas mãe (ainda estou na dúvida)
- MSI B450M Gaming Plus
- B450 Steel Legend
- Giga B450M Gaming
Placa de vídeo: GTX 1070 ti
Fonte: 600W


Na opinião de vocês, o que vocês preferem de placa mãe e qual ajuste vocês fariam nesse Setup ?
Obrigado
 
Olá pessoal,
Tudo bom ?

Estou querendo montar um Gamer PC para stremar jogos como CsGo/valorant/pubg/lol
Orçamento: 6k


Processador: Ryzen 5 3600x
2 x Memória 8GB - DDR4 3000MHZ
HD: 1 tera
SSD: 120 GB
Placas mãe (ainda estou na dúvida)
- MSI B450M Gaming Plus
- B450 Steel Legend
- Giga B450M Gaming
Placa de vídeo: GTX 1070 ti
Fonte: 600W


Na opinião de vocês, o que vocês preferem de placa mãe e qual ajuste vocês fariam nesse Setup ?
Obrigado

Pra esse 3600X, qualquer uma das placas-mães atenderia bem, mas se houver a intenção de trocá-lo futuramente por outro mais possante (como o 3900X), ficaria entre pegar B450M da MSI ou partir logo para uma B550/X570, dependendo da diferença no preço.

No caso do SSD, colocaria um de 256GB no lugar, pois um de 128GB já está ficando bem limitado até mesmo para a instalação do Windows e poucos programas (instalar jogos pesados nem pensar).

A placa de vídeo você já tem ou ainda pretende adquirir? Se for adquirir, dependendo do preço, talvez seja mais interessante optar por uma 1660 Super, TI ou quem sabe uma RTX 2060. Você vai perder 2GB de VRAM, mas em troca vai ganhar o codec nvenc aprimorado, que exige menos do processador e entrega mais qualidade em comparação com o nvenc versão Pascal presente na 1070 TI.

No tocante à fonte, potência boa, mas ficaria de olho no modelo escolhido, pois não é todo fabricante que gera confiança mesmo nessa faixa de potência...

Falouws :cool:
 
Ela tem GPU dedicada (usa codec nvenc da geração Pascal, então não é tão eficiente quanto o nvenc presente na GTX 1650 Super em diante)
Só um detalhe bobo: o nvenc da 1650 normal é o mesmo da Volta, pouco melhor que a Pascal porém pior que a Turing.
 
Só um detalhe bobo: o nvenc da 1650 normal é o mesmo da Volta, pouco melhor que a Pascal porém pior que a Turing.

É, eu sabia do fato, mas respondi daquele jeito por causa desse Tweet:



Se usa o codec da Volta, mas performa similar à Pascal, então dá pra "dizer" que usa o codec da geração Pascal também :haha:

De qualquer forma, ele, aliado ao Athlon 3000G, não deve ser uma combinação "bacana", mesmo que o foco seja apenas fazer streaming.

Falouws :cool:
 
Não há de quê :joia:
mesma me fornecer suporte ao PCI-E 4.0, e o que eu ganhar além disso é brinde :haha:

Falouws :cool:

Então,vamos dizer que eu sou comodista e só vou fazer um upgrade daqui 4 anos e manteria meu ssd antigo e minha 1060 6gb..
essa entrada pci-e 4.0 faria diferença mesmo com esse componentes ultrapassados ?
 
Na opinião dos senhores é melhor pegar a tuf x570 plus/br (ta saindo r$1320 com o cupom de aniversário da kbm) ou esperar o preço da b550 tomahawk ou b550 strix f dar uma baixada pra um preço parecido com a da tuf?? Pretendo usar com um 3600 até o meio do ano q vem e depois upar pra provável r7 4700x
 
Então,vamos dizer que eu sou comodista e só vou fazer um upgrade daqui 4 anos e manteria meu ssd antigo e minha 1060 6gb..
essa entrada pci-e 4.0 faria diferença mesmo com esse componentes ultrapassados ?

E qual seria o upgrade que você pretende fazer? Se for de CPU, daqui 4 anos você provavelmente não terá nenhuma boa opção nova que seja compatível com o socket AM4; entretanto, isso não quer dizer que você não terá opções de upgrade sem trocar a placa-mãe, muito longe disso (Ryzen 3900X/3950X, com 12 e 16 núcleos, respectivamente, e Ryzen 4000 são as opções até o momento confirmadas).

Tu quer manter a 1060 por mais 4 anos? Não creio que ela tenha muito mais gasolina no tanque pra dar conta do recado, mesmo que haja redução da qualidade gráfica para acomodar os jogos mais novos e exigentes. Logo, é muito provável que você sinta uma necessidade maior de trocar essa VGA (daqui 1, estourando 2 anos) do que de mudar de CPU em si, ah não ser que você passe os próximos 4 anos jogando exatamente os mesmos jogos, aí realmente não haveria necessidade alguma de fazer esse upgrade num curto prazo.

O PCI-E 4.0, hoje, só é importante para permitir o uso de unidades de armazenamento mais rápidas, mas que infelizmente ainda são caras atualmente. Entretanto, como não sabemos como virão as placas da nova geração, é possível que elas utilizem essa banda extra fornecida pelo PCI-E para alguma nova feature, então se você tem acesso a uma plataforma que disponibiliza a tecnologia (no caso atual, apenas a AMD) e pode cobrir o custo de aquisição no momento (sem que esse dinheiro faça falta agora ou futuramente), não vejo nenhum motivo para não fazer tal aquisição.

Na opinião dos senhores é melhor pegar a tuf x570 plus/br (ta saindo r$1320 com o cupom de aniversário da kbm) ou esperar o preço da b550 tomahawk ou b550 strix f dar uma baixada pra um preço parecido com a da tuf?? Pretendo usar com um 3600 até o meio do ano q vem e depois upar pra provável r7 4700x

Não vejo motivos para esperar algo que dificilmente vai acontecer nesse ano, ao menos num grau de redução que gere mais interesse na compra de uma B550 do que numa X570 (chipset bem mais completo em termos de features). Se você pode pagar o preço pedido na TUF, eu não vejo motivos para não fazê-lo, ah não ser que você queira economizar o máximo que puder, ai opções como a B550M DS3H da Gigabyte ou uma placa com B450 seriam opções mais em conta.

Falouws :cool:
 
Fala galera buscando ajuda, descobri o fórum, e agradeço desde já qualquer um que possa ajudar.

Seguinte, não saco muito de pc, sou um cara velho ( o que não é desculpa) e sempre fui voltado pros consoles, então essas paradas de gpu, config etc não entendo nada

Tenho um pc que usava mais pra trabalhar, comprei a muito tempo e não costumo fazer upgrades, ligou, abriu o chrome pra mim tava ótimo.

Agora, com essa quarentena, to fazendo umas lives, consegui até uma galera me assistindo e tal, e queria continuar me divertindo enquanto jogo.

Me ajudar acredito que não vá ser dificil, pq não preciso de um upgrade pra live de cyberpunk 2077 por exemplo, é algo bem mais simples

Streamo jogos de Cell, os apps que abro geralmente são, streamlabs Obs, um app de espelhar a tela do cell pro PC, o Chrome com algumas guias (spotify, chat da live etc) as cameras tavam todas cara, então preferi comprar um outro cell e uso como webcam , também conectado na usb.

Problema que aparentemente isso ta no limite do limite, se abro qualquer coisa a mais que isso começa a travar a live e ter muita queda de fps, mesmo sendo jogo de cell.

Queria ver o que posso melhorar nesse pc que daria um melhor desempenho na hora de abrir mais coisas, infelizmente to com um orçamento baixíssimo, R$1000 então pra montar outro iria demorar muito, comprando as peças aos poucos eu sei que compensa bem mais, mas demoraria mais de 3 meses nas minhas condições, e no meu caso preciso pra ontem, pois uso pra trabalho também.

O que dá pra melhorar e obter um desempenho melhor nas minha lives (como falei de jogos de cell) gastando esse 1000?

Meu pc:

Placa mãe Intel H61 socket 1155 LGA
(bios 4.6.5)

Fonte fortek 450w (200w real)

Processador i3-3220 CPU @3.30ghz

Memória total 8192.0mb
(2 pentes de 4gb DDR3 marca desconhecida)

Placa de Video AMD Radeon HD 7450 (1gb)

O que eu deveria priorizar? Processador, placa de video? Mais memória? E qual seria a opção viável?

Quando to com tudo aberto, o uso da memoria fica próximo dos 60%, e da CPU em 90% quando abro alguma coisa a mais como falei vai pra 100% e engasga a live.

Qualquer outra informação necessária só perguntar
 
Olá pessoal boa tarde...
Eu vou montar um PC, e eu quero jogar The Witcher 3, GTA 5, Dark Souls 3, Assassins Creed 4 Black Flag, World of Warcraft, The Last of Us...
Nessa configuração roda esses games? Essa é numa config q eu peguei do site Studio PC
...
PROCESSADOR INTEL CORE I3 9100F
PLACA DE VÍDEO RX 570 4GB GDDR5
PLACA MÃE H310M DDR4
FONTE 500W 80 PLUS
MEMÓRIA 8GB DDR4 2400MHZ
...
 
Fala galera buscando ajuda, descobri o fórum, e agradeço desde já qualquer um que possa ajudar.

Seguinte, não saco muito de pc, sou um cara velho ( o que não é desculpa) e sempre fui voltado pros consoles, então essas paradas de gpu, config etc não entendo nada

Tenho um pc que usava mais pra trabalhar, comprei a muito tempo e não costumo fazer upgrades, ligou, abriu o chrome pra mim tava ótimo.

Agora, com essa quarentena, to fazendo umas lives, consegui até uma galera me assistindo e tal, e queria continuar me divertindo enquanto jogo.

Me ajudar acredito que não vá ser dificil, pq não preciso de um upgrade pra live de cyberpunk 2077 por exemplo, é algo bem mais simples

Streamo jogos de Cell, os apps que abro geralmente são, streamlabs Obs, um app de espelhar a tela do cell pro PC, o Chrome com algumas guias (spotify, chat da live etc) as cameras tavam todas cara, então preferi comprar um outro cell e uso como webcam , também conectado na usb.

Problema que aparentemente isso ta no limite do limite, se abro qualquer coisa a mais que isso começa a travar a live e ter muita queda de fps, mesmo sendo jogo de cell.

Queria ver o que posso melhorar nesse pc que daria um melhor desempenho na hora de abrir mais coisas, infelizmente to com um orçamento baixíssimo, R$1000 então pra montar outro iria demorar muito, comprando as peças aos poucos eu sei que compensa bem mais, mas demoraria mais de 3 meses nas minhas condições, e no meu caso preciso pra ontem, pois uso pra trabalho também.

O que dá pra melhorar e obter um desempenho melhor nas minha lives (como falei de jogos de cell) gastando esse 1000?

Meu pc:

Placa mãe Intel H61 socket 1155 LGA
(bios 4.6.5)

Fonte fortek 450w (200w real)

Processador i3-3220 CPU @3.30ghz

Memória total 8192.0mb
(2 pentes de 4gb DDR3 marca desconhecida)

Placa de Video AMD Radeon HD 7450 (1gb)

O que eu deveria priorizar? Processador, placa de video? Mais memória? E qual seria a opção viável?

Quando to com tudo aberto, o uso da memoria fica próximo dos 60%, e da CPU em 90% quando abro alguma coisa a mais como falei vai pra 100% e engasga a live.

Qualquer outra informação necessária só perguntar

Cara, eu não sei como que fica a exigência para o streaming de conteúdo do seu celular para o PC, mas o uso do Chrome pesa bastante em máquinas com CPUs inferiores à quadcore com 4 threads e que tem apenas 8GB de RAM. Também não ficou claro se você vai ou não jogar e streamar CP 2077 a partir desse PC, mas se for esse o caso, ele infelizmente não vai sequer conseguir rodar por falta dos requisitos mínimos necessários (a começar pela GPU extremamente antiga, com arquitetura defasada e pouca memória de vídeo).

Enfim, com uma máquina datada dessas (CPU dual core, apenas 8GB de RAM do protocolo anterior, uma GPU que não atende mais os padrões de exigência atuais, e uma fonte genérica de qualidade extremamente duvidosa), você precisaria trocar praticamente todos os componentes da mesma a fim de melhorar a performance como um todo, mas seu orçamento é extremamente limitante para fazer tudo isso mesmo com peças usadas. Ah não ser que você aumente esse orçamento para, talvez, uns R$ 2.000, a coisa mude de figura (se você conseguir pegar, por exemplo, uma das novas APUs que a AMD anunciou recentemente, porém elas ainda não tem previsão para chegar no mercado DIY, "faça você mesmo"), mas como você precisa trocar obrigatoriamente a fonte, CPU (que, para sua plataforma, você estaria limitado a, no máximo, um 3770K ou um Xeon importado da China de similar configuração, ou seja, 4 núcleos/8 threads) e GPU, com R$ 1.000 vai ser MUITO difícil conseguir esse feito com peças novas, infelizmente :feelbad:

Olá pessoal boa tarde...
Eu vou montar um PC, e eu quero jogar The Witcher 3, GTA 5, Dark Souls 3, Assassins Creed 4 Black Flag, World of Warcraft, The Last of Us...
Nessa configuração roda esses games? Essa é numa config q eu peguei do site Studio PC
...
PROCESSADOR INTEL CORE I3 9100F
PLACA DE VÍDEO RX 570 4GB GDDR5
PLACA MÃE H310M DDR4
FONTE 500W 80 PLUS
MEMÓRIA 8GB DDR4 2400MHZ
...

Last of Us? Aquele exclusivo de PS3? Haja poder de CPU e GPU pra emular adequadamente o mesmo...

Enfim, a configuração até roda os games propostos, mas os mais recentes e pesados podem não rodar numa qualidade tão elevada por causa da CPU que tem apenas 4 núcleos e por essa configuração vir com apenas 8GB de RAM, provavelmente em single channel.

Não sei se você viu outras configurações, mas eu sugiro fugir dos Intel 9ª geração como o diabo foge da Cruz e partir para alguma configuração com AMD Ryzen, mesmo que seja o 1600 AF e 16GB de RAM DDR4-3000 (com 2 pentes de 8GB); ele até pode não ser mais rápido que o 9100F nos frames médios, mas as suas 12 threads com certeza trarão maior estabilidade nos frames mínimos, que são o indicador principal da fluidez do gameplay. No mais, manteria a GPU, trocaria a placa-mãe (pois o socket que a AMD usa é diferente; pegaria pelo menos uma placa-mãe com chipset B450) e confirmaria se o modelo da fonte é confiável, fabricada por uma empresa de renome no mercado. Ah, e tentaria acrescentar um SSD de 240-256GB para a instalação do Windows, programas e alguns jogos mais leves; SSD, apesar de ainda n ser tão barato, é um item must have para manter a fluidez/responsividade do teu sistema em níveis que não te façam querer arrancar os cabelos da cabeça pela demora no carregamento do Windows/programas.

Falouws :cool:
 
Fala galera buscando ajuda, descobri o fórum, e agradeço desde já qualquer um que possa ajudar.

Seguinte, não saco muito de pc, sou um cara velho ( o que não é desculpa) e sempre fui voltado pros consoles, então essas paradas de gpu, config etc não entendo nada

Tenho um pc que usava mais pra trabalhar, comprei a muito tempo e não costumo fazer upgrades, ligou, abriu o chrome pra mim tava ótimo.

Agora, com essa quarentena, to fazendo umas lives, consegui até uma galera me assistindo e tal, e queria continuar me divertindo enquanto jogo.

Me ajudar acredito que não vá ser dificil, pq não preciso de um upgrade pra live de cyberpunk 2077 por exemplo, é algo bem mais simples

Streamo jogos de Cell, os apps que abro geralmente são, streamlabs Obs, um app de espelhar a tela do cell pro PC, o Chrome com algumas guias (spotify, chat da live etc) as cameras tavam todas cara, então preferi comprar um outro cell e uso como webcam , também conectado na usb.

Problema que aparentemente isso ta no limite do limite, se abro qualquer coisa a mais que isso começa a travar a live e ter muita queda de fps, mesmo sendo jogo de cell.

Queria ver o que posso melhorar nesse pc que daria um melhor desempenho na hora de abrir mais coisas, infelizmente to com um orçamento baixíssimo, R$1000 então pra montar outro iria demorar muito, comprando as peças aos poucos eu sei que compensa bem mais, mas demoraria mais de 3 meses nas minhas condições, e no meu caso preciso pra ontem, pois uso pra trabalho também.

O que dá pra melhorar e obter um desempenho melhor nas minha lives (como falei de jogos de cell) gastando esse 1000?

Meu pc:

Placa mãe Intel H61 socket 1155 LGA
(bios 4.6.5)

Fonte fortek 450w (200w real)

Processador i3-3220 CPU @3.30ghz

Memória total 8192.0mb
(2 pentes de 4gb DDR3 marca desconhecida)

Placa de Video AMD Radeon HD 7450 (1gb)

O que eu deveria priorizar? Processador, placa de video? Mais memória? E qual seria a opção viável?

Quando to com tudo aberto, o uso da memoria fica próximo dos 60%, e da CPU em 90% quando abro alguma coisa a mais como falei vai pra 100% e engasga a live.

Qualquer outra informação necessária só perguntar
O ideal era q vc partisse pra uma config. + atual, mas como vc disse q está bem limitado d $$ garimparia um i7 3770 nos usados, e se puder troque urgentemente essa fonte "bomba", por uma Redragon RGPS 500w.

Olá pessoal boa tarde...
Eu vou montar um PC, e eu quero jogar The Witcher 3, GTA 5, Dark Souls 3, Assassins Creed 4 Black Flag, World of Warcraft, The Last of Us...
Nessa configuração roda esses games? Essa é numa config q eu peguei do site Studio PC
...
PROCESSADOR INTEL CORE I3 9100F
PLACA DE VÍDEO RX 570 4GB GDDR5
PLACA MÃE H310M DDR4
FONTE 500W 80 PLUS
MEMÓRIA 8GB DDR4 2400MHZ
...
Troque o 9100f e H310 por um 1600af e b450m Steel Legend ou Gigabyte b450 Aorus M, memórias pelas Crucial Ballistix Sports de 3000mhz cl15 de 8gb.
 
Boa tarde pessoal, tenho um computador simples (placa mãe h81m-h, fonte hoopson 500w, processador i5 4460, sem placa...) Eu to pensando em dar um upgrade e queria saber o que posso fazer nesse computador para melhorar seu desempenho, sou um jogador assíduo de CS:GO e queria melhorar meu desempenho tanto neste como em alguns outros jogos como GTA V, preciso saber se compensa trocar apenas de fonte e comprar a placa, ou se devo tirar essa ideia da cabeça e partir para uma nova máquina... Vale lembrar que eu não tenho muito dinheiro, procuro o melhor custo benefício, portanto trabalhar com o que eu ja tenho seria o ideal.
Desde já, obrigado.
 
Boa tarde pessoal, tenho um computador simples (placa mãe h81m-h, fonte hoopson 500w, processador i5 4460, sem placa...) Eu to pensando em dar um upgrade e queria saber o que posso fazer nesse computador para melhorar seu desempenho, sou um jogador assíduo de CS:GO e queria melhorar meu desempenho tanto neste como em alguns outros jogos como GTA V, preciso saber se compensa trocar apenas de fonte e comprar a placa, ou se devo tirar essa ideia da cabeça e partir para uma nova máquina... Vale lembrar que eu não tenho muito dinheiro, procuro o melhor custo benefício, portanto trabalhar com o que eu ja tenho seria o ideal.
Desde já, obrigado.

Você até poderia aproveitar esse setup atual se você tiver 16GB de RAM, mas é fato que, sem placa de vídeo dedicada e uma fonte de qualidade duvidosa, você terá que providenciar a compra de pelo menos esses dois componentes. Mesmo trocando ambos (para uma VGA de pelo menos 4GB de VRAM), você ainda terá um gargalo severo por conta da sua CPU (nos jogos CPU bound como GTA 5), e caso tenha apenas 8GB de RAM; esse gargalo pode ser reduzido (mas não eliminado completamente) ao trocar o 4460 por um 4770K ou 4790K e acrescentar mais 8GB de RAM, mas se for para trocar todos os componentes do PC, é mais sensato partir para uma plataforma mais recente e que te entregue boa performance.

Considerando que as placas de vídeo estão muito caras, eu sugiro a você esperar o lançamento das novas APUs Ryzen 4000 aqui no mercado do Brasil, pois elas tem vídeo integrado que darão conta tranquilamente tanto do CS quanto do GTA 5 e a APU de entrada (Ryzen 3 4300G) já terá 4 núcleos e 8 threads baseados na arquitetura Zen 2, que é a mais atual disponível por parte da AMD. Ao meu ver, esse movimento é o mais sensato a se fazer para tirar melhor proveito do investimento feito, mesmo que no final das contas você pague mais caro do que simplesmente trocar a fonte e a GPU.

Falouws :cool:
 
Salve galera! Estou querendo montar um computador com as seguintes configurações, mas não sei se todas as peças irão se encaixar bem e, por isso, gostaria da ajuda de vocês para saber se troco alguma peça, se mantenho, enfim... qualquer dica será bem vinda (e de preferência que não fuja muito do preço). Agradeço desde já a ajuda!!!

Placa-Mãe: MSI B450M Pro-M2 Max
Processador: Ryzen 5 3600X
Memória RAM: HyperX Fury 16GB 3600MHz DDR4 CL17
GPU: GIGABYTE Geforce RTX 2070 8GB GDDR6 WindForce 2x
Fonte: CX 600w Corsair

obs: SSD e o HD não foram citados pois serão reaproveitados do meu antigo PC, assim como a fonte.
 
Boa tarde galera...
Tenho um R3 2200G é pretendo adquirir uma mobo que me dê mais confiabilidade. então pensei em pegar uma Gigabyte-AB350-DS3H v2, mas não pretendo fazer OC, (por ser leigo, tenho medo de danificar algum componente).
Então o que quero saber é; Quais seriam as vantagens dessa mobo além da possibilidade de fazer OC e de ter 2 slots de memoria a mais em comparação com a ASRock-A320M-HD, por exemplo? Valeria a pena investir essa grana a mais?

Outra duvida que tenho é sobre Gabinete, pretendo economizar bastante nessa peça, e os que são acessíveis hoje no mercado, são gabinetes que suportam a fonte na parte superior. Seria jogar dinheiro fora investir em um gabinete nesse formato? Realmente deve se evitar?
 
Salve galera! Estou querendo montar um computador com as seguintes configurações, mas não sei se todas as peças irão se encaixar bem e, por isso, gostaria da ajuda de vocês para saber se troco alguma peça, se mantenho, enfim... qualquer dica será bem vinda (e de preferência que não fuja muito do preço). Agradeço desde já a ajuda!!!

Placa-Mãe: MSI B450M Pro-M2 Max
Processador: Ryzen 5 3600X
Memória RAM: HyperX Fury 16GB 3600MHz DDR4 CL17
GPU: GIGABYTE Geforce RTX 2070 8GB GDDR6 WindForce 2x
Fonte: CX 600w Corsair

obs: SSD e o HD não foram citados pois serão reaproveitados do meu antigo PC, assim como a fonte.

Trocaria com certeza a placa-mãe, pois por mais que o VRM dela dê conta do 3600X, um possível futuro upgrade ou mesmo a prática de OC podem ser prejudicados pela ausência de dissipação passiva sobre os MOSFETs. A Asrock B450M Steel Legend seria uma melhor pedida, ou quem sabe até a Gigabyte B550 DS3H.

No caso da placa de vídeo, eu só levaria a 2070 caso ela esteja muito mais barata que a 2060 Super e, principalmente, que a 5700 XT, que é mais forte do que ela.

Boa tarde galera...
Tenho um R3 2200G é pretendo adquirir uma mobo que me dê mais confiabilidade. então pensei em pegar uma Gigabyte-AB350-DS3H v2, mas não pretendo fazer OC, (por ser leigo, tenho medo de danificar algum componente).
Então o que quero saber é; Quais seriam as vantagens dessa mobo além da possibilidade de fazer OC e de ter 2 slots de memoria a mais em comparação com a ASRock-A320M-HD, por exemplo? Valeria a pena investir essa grana a mais?

Outra duvida que tenho é sobre Gabinete, pretendo economizar bastante nessa peça, e os que são acessíveis hoje no mercado, são gabinetes que suportam a fonte na parte superior. Seria jogar dinheiro fora investir em um gabinete nesse formato? Realmente deve se evitar?

A B350 DS3H da Gigabyte é uma placa barata, mas com alto índice de RMA. Logo, se você não vai fazer OC no 2200G, nem vai usufruir dos dois slots extras de RAM e de alguma conexão extra que ela possua frente ao modelo da Asrock (talvez mais portas USB, mais portas SATA, quem sabe um som de melhor qualidade), e muito menos fazer upgrade da APU para alto mais atual e forte (como os Ryzen 4000 que, infelizmente, serão incompatíveis com as B350 e A320 até segunda ordem), então não vejo qualquer motivo em realizar a troca.

A fonte na parte superior até ajudaria o PC na dissipação do ar quente que sai do cooler da CPU, mas o cable management pode se tornar um pouco mais trabalhoso com a fonte nessa posição, além de você talvez precisar de um cabo de energia mais longo, caso o comprimento dele não seja suficiente para encaixar na entrada de energia da fonte que, agora, estará no topo e não embaixo do gabinete. Ah, um case con a fonte em cima pode atrapalhar a utilização de sistema de refrigeração de terceiros, seja de coolers a ar do tipo torre, seja de watercoolers (que, se não forem de 120 mm, geralmente são fixados na parte superior do case). Se você não se importa com nada disso, então pode comprar esse case com a fonte no topo :joia:

Falouws :cool:
 
Última edição:
Salve galera! Estou querendo montar um computador com as seguintes configurações, mas não sei se todas as peças irão se encaixar bem e, por isso, gostaria da ajuda de vocês para saber se troco alguma peça, se mantenho, enfim... qualquer dica será bem vinda (e de preferência que não fuja muito do preço). Agradeço desde já a ajuda!!!

Placa-Mãe: MSI B450M Pro-M2 Max
Processador: Ryzen 5 3600X
Memória RAM: HyperX Fury 16GB 3600MHz DDR4 CL17
GPU: GIGABYTE Geforce RTX 2070 8GB GDDR6 WindForce 2x
Fonte: CX 600w Corsair

obs: SSD e o HD não foram citados pois serão reaproveitados do meu antigo PC, assim como a fonte.

Fala amigo,

Tem como trocar essa placa-mãe por uma B550 de entrada? Tem algumas por 950.
CPU: vá de 3600, é praticamente igual ao 3600X custando menos.
Para memória precisa ser 2x8gb para por em dual channel e não uma de 16gb.

De resto tá tranquilo!

Espero ter ajudado
 
Então mano, o preço das RTX 2060 SUPER estão igual o da RTX 2070 (+/- 3K) e o meu receio de pegar a 5700XT é que no site da GPU Check o kit do Ryzen 5 3600 e ela puxaria 575W enquanto o mesmo Ryzen com a RTX 2070 puxaria 525W (e por eu não ter conhecimento nessa área, tenho medo da minha fonte de 600W não tankar o kit com a 5700X), na sua opinião será que fica safe usar a fonte de 600W?
 
Então mano, o preço das RTX 2060 SUPER estão igual o da RTX 2070 (+/- 3K) e o meu receio de pegar a 5700XT é que no site da GPU Check o kit do Ryzen 5 3600 e ela puxaria 575W enquanto o mesmo Ryzen com a RTX 2070 puxaria 525W (e por eu não ter conhecimento nessa área, tenho medo da minha fonte de 600W não tankar o kit com a 5700X), na sua opinião será que fica safe usar a fonte de 600W?

Vc pode pegar uma fonte melhor então, com 650 ou 700W, pra ter mais uma margem.
 
Já tem um certo tempo que estou querendo colocar mais 16GB na máquina da assinatura por causa das VMs que rodo aqui.

Atualmente já tenho um kit desses TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB TUF GAMING 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ e estou pensando em comprar outro igual.

Porém também vi esse outro kit
TEAM GROUP T-FORCE DARK Z 32GB (2X16) DDR4 3200MHZ VERMELHA e fiquei na dúvida sobre qual comprar.

O que vocês fariam nesse caso?
- Comprariam o kit de 16GB para somar com o que já tem, ficando 4x 8GB = 32GB
ou
- Comprariam o kit de 32GB (2x de 16GB) e venderiam o kit que já possuem de 16GB (2x 8GB)
 
Última edição:
Já tem um certo tempo que estou querendo colocar mais 16GB na máquina da assinatura por causa das VMs que rodo aqui.

Atualmente já tenho um kit desses TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB TUF GAMING 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ e estou pensando em comprar outro igual.

Porém também vi esse outro kit
TEAM GROUP T-FORCE DARK Z 32GB (2X16) DDR4 3200MHZ VERMELHA e fiquei na dúvida sobre qual comprar.

O que vocês fariam nesse caso?
- Comprariam o kit de 16GB para somar com o que já tem, ficando 4x 8GB = 32GB
ou
- Comprariam o kit de 32GB (2x de 16GB) e venderiam o kit que já possuem de 16GB (2x 8GB)

Fala amigo,

Se essa sua memoria atual é estável e 32BG é o máximo que vc precisa, recomendo continuar com ela, mas se vc quer futuramente ir para mais de 32GB recomendo ir na segunda opção.
 
Então mano, o preço das RTX 2060 SUPER estão igual o da RTX 2070 (+/- 3K) e o meu receio de pegar a 5700XT é que no site da GPU Check o kit do Ryzen 5 3600 e ela puxaria 575W enquanto o mesmo Ryzen com a RTX 2070 puxaria 525W (e por eu não ter conhecimento nessa área, tenho medo da minha fonte de 600W não tankar o kit com a 5700X), na sua opinião será que fica safe usar a fonte de 600W?
A 2060S e a 2070 tem praticamente o mesmo desempenho, a diferença entre elas é praticamente margem de erro. Quanto a fonte, essa estimativa de 575W é o pior dos piores dos casos, em uso normal (mesmo em load com jogos), não vai chegar tão perto disso, então não precisa se preocupar.

Já tem um certo tempo que estou querendo colocar mais 16GB na máquina da assinatura por causa das VMs que rodo aqui.

Atualmente já tenho um kit desses TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB TUF GAMING 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ e estou pensando em comprar outro igual.

Porém também vi esse outro kit
TEAM GROUP T-FORCE DARK Z 32GB (2X16) DDR4 3200MHZ VERMELHA e fiquei na dúvida sobre qual comprar.

O que vocês fariam nesse caso?
- Comprariam o kit de 16GB para somar com o que já tem, ficando 4x 8GB = 32GB
ou
- Comprariam o kit de 32GB (2x de 16GB) e venderiam o kit que já possuem de 16GB (2x 8GB)
Pq não adicionar um kit de 32gb aos já existentes 16gb? Ficaria com belos 48gb em dual channel.
 
A 2060S e a 2070 tem praticamente o mesmo desempenho, a diferença entre elas é praticamente margem de erro. Quanto a fonte, essa estimativa de 575W é o pior dos piores dos casos, em uso normal (mesmo em load com jogos), não vai chegar tão perto disso, então não precisa se preocupar.


Pq não adicionar um kit de 32gb aos já existentes 16gb? Ficaria com belos 48gb em dual channel.
pode ser também
 
Então mano, o preço das RTX 2060 SUPER estão igual o da RTX 2070 (+/- 3K) e o meu receio de pegar a 5700XT é que no site da GPU Check o kit do Ryzen 5 3600 e ela puxaria 575W enquanto o mesmo Ryzen com a RTX 2070 puxaria 525W (e por eu não ter conhecimento nessa área, tenho medo da minha fonte de 600W não tankar o kit com a 5700X), na sua opinião será que fica safe usar a fonte de 600W?

Bem, aquele site Outervision PSU Calculator disse uma vez que meu PC consumia quase 400W em full load, mas minha fonte, que tem recurso para medir o quanto ela puxa da tomada e o quanto ela concede de energia ao PC, marcou menos de 280W em todos os cenários que testei (com a GPU stock, com a GPU stock e com undervolting, com underclocking e undervolting). Claro que tanto a 5700XT quanto a 2070 Super vão consumir mais energia que minha RX 480, mas quis citar o exemplo porque esses sites costumam exagerar não ser lá muito precisos com o consumo, ou então consideram uma margem de segurança para eventuais upgrades/prática do OC (já que você não tem o costume de comprar uma fonte, com a qual você vai passar muitos anos, pra usar em apenas uma build).

Abaixo segue uma tabela de consumo apenas da placa de vídeo, na média rodando games:

power-gaming-average.png


Veja que, apesar da 5700 XT de referência ser mais gulosa que a 2070, a diferença não é gritante como a "calculadora" afirma. Ademais, fazendo undervolting no chip, é possível reduzir não só o consumo como o aquecimento também. Portanto, apesar de eu concordar que talvez a fonte de 600W não seja suficiente para o upgrade de CPU futuro (para o 3900X, por exemplo) ou para a prática do OC (especialmente da GPU), se você usar o PC em stock e até fizer o undervolting, não creio que terás problemas com relação à "insuficiência energética" (até pelo fato dessas fontes terem uma certa margem de trabalho além da sua potência rotulada).

Se pudesse trocar a fonte por uma de 650-750W, seria o ideal, mas a sua fonte que você já possui é boa e isso seria um custo desnecessário no momento difícil no qual vivemos.

Já tem um certo tempo que estou querendo colocar mais 16GB aqui na minha máquina da assinatura por causa das VMs que rodo aqui.

Atualmente já tenho um kit desses TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB TUF GAMING 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ e estou pensando em comprar outro igual.

Porém também vi esse outro kit
TEAM GROUP T-FORCE DARK Z 32GB (2X16) DDR4 3200MHZ VERMELHA e fiquei na dúvida sobre qual comprar.

O que vocês fariam nesse caso?
- Comprariam o kit de 16GB para somar com o que já tem, ficando 4x 8GB = 32GB
ou
- Comprariam o kit de 32GB (2x de 16GB) e venderiam o kit que já possuem de 16GB (2x 8GB)

Do ponto de vista de compatibilidade e overclocking, 2x16GB são melhores que 4x8GB. Do ponto de vista da performance, parece que 4x8GB tem uma ligeira vantagem frente ao uso de apenas 2 pentes, mas nada com o qual você não possa viver sem.

Por conta das restrições físicas envolvendo o cooler torrer que costumamos usar, creio que a melhor opção pro teu caso seja colocar 2x16GB (ah não ser que você faça MUITA questão do RGB, aí você tem que ver se o cooler entraria em conflito com o primeiro slot da RAM, pra então procurar um kit que tivesse 2x16GB com RGB).

Falouws :cool:
 
Fala amigo,

Se essa sua memoria atual é estável e 32BG é o máximo que vc precisa, recomendo continuar com ela, mas se vc quer futuramente ir para mais de 32GB recomendo ir na segunda opção.

Aqui com o kit de 16GB (2x 8GB) está tudo certo, só habilitei o XMP e está rodando a 3200 mhz certinho. Creio que 32GB já seria mais que suficiente, dificilmente colocaria mais de 32GB.

Estou mais tentado a pegar o de 16GB mesmo para "casar" com o kit que já tenho aqui, ai teria as 4 idênticas, só fiquei na dúvida porque já vi uma galera falando que, em termos de desempenho, seria melhor 2x 16GB que 4x 8GB.


Pq não adicionar um kit de 32gb aos já existentes 16gb? Ficaria com belos 48gb em dual channel.

Negócio é que poderia rolar alguma incompatibilidade devido ao fato de os 4 pentes não serem exatamente idênticos, sei lá pode ter alguma diferença de chip ou coisa parecida.

O que seria mais difícil ocorrer se eu pegar o kit de 16GB e combinar com o kit idêntico que já tenho aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Do ponto de vista de compatibilidade e overclocking, 2x16GB são melhores que 4x8GB. Do ponto de vista da performance, parece que 4x8GB tem uma ligeira vantagem frente ao uso de apenas 2 pentes, mas nada com o qual você não possa viver sem.

Por conta das restrições físicas envolvendo o cooler torrer que costumamos usar, creio que a melhor opção pro teu caso seja colocar 2x16GB (ah não ser que você faça MUITA questão do RGB, aí você tem que ver se o cooler entraria em conflito com o primeiro slot da RAM, pra então procurar um kit que tivesse 2x16GB com RGB).

Falouws :cool:

Não pretendo fazer over, a ideia é deixar elas em 3200 mhz mesmo.

Com relação ao cooler, já verifiquei aqui, ele não chega a tampar o primeiro slot da RAM, então daria para incluir mais 2 pentes tranquilamente.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo