[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Eu iria de b450. Pra rodar essas memórias vai precisar overclock. O que tenho visto muito é a galera usar b450 com overclock de memória em 3600Mhz. Abraço!

Não faço overclock nos meus pcs :haha: .....
 
A b550 nem aceita processador de geração anterior a terceira. E não vejo motivo pra comprar um 1600. Também não vejo porque gastar R$1.500,00 na placa-mãe e R$700,00 no processador. Além disso, só a placa de vídeo que você recomendou custa R$3.000,00. Logo, o orçamento de 5K já foi ultrapassado e ainda falta comprar SSD, memória, fonte, gabinete, resfriador, monitor e etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Bom dia amigo. Seria uma boa ideia você escolher um processador que já venha com vídeo integrado. Assim, você consegue economizar a placa de vídeo agora, e comprá-la mais pra frente quando fizer o upgrade (já que é pra estudos rsrs). Outra boa ideia é comprar um Ryzen 5 3600, placa-mãe b450, 8GB de memória (mais pra frente você compra outro pra fazer o par), um SSD de 120GB ou 240GB e mais pra frente compra um HD 1TB (assim você já sai com o SSD de início). O problema é que vai ter que investir em uma placa de vídeo de início, mas uma RX 580 da conta do recado (por volta dos R$1.400,00). Gabinete Deepcool Matrexx 50 e fonte Corsair 550W. Quanto ao monitor, a triste realidade é que você não compra mais 144Hz por menos de R$1.500,00. Você pode ficar de olho nos Open Box e quem sabe ache algum sem defeito por R$1.200,00. Mas você pode comprar um bom monitor (pra quebrar o galho), com IPS, 75Hz, 24" HD por volta de R$800,00. Depois você pode fazer um upgrade nesse monitor ou então usá-lo como segunda tela. Durante a minha graduação, tinha que ler muitos artigos pro TCC e foi essencial trabalhar com duas telas. Vai do que cabe no seu bolso e é melhor pra você. Abraço!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Olá amigo. A Steel Legend é a queridinha da galera. A b550 é melhor? Sim, ela é melhor, mas não tem necessidade e você não compra uma b550 boa com R$1.000,00. A b450 é só atualizar a BIOS que vai rodar tudo perfeitamente com o R5 3600, sem contar que você também pode fazer overclock no processador e memórias. Vai ficar um PC top com a Steel Legend.
Obrigado @AKTROVAO 👍 vou pegar uma b450 mesmo.
Você acha que a steel legend é mais negocio do que a fatality gaming k4? Pois a steel legend é mATX e a fatality é ATX e por uma tabela que olhei tem uma dissipação melhor, porém é um pouco mais cara e eu não tem review br. Já da steel legend todo mundo fala bem🤔
 
então não adianta comprar essas memórias de 3200Mhz

Olha vale a pena sim porque to vendo que memoria 2400 e 2666 ta custando mais caro que as 3000 e 3200 em um monte de loja!
Eu comprei 32gb ddr4 3200 e as 2666 e 3000 tavam mais caras
 
Não faço overclock nos meus pcs :haha: .....
então não adianta comprar essas memórias de 3200Mhz

Rodar memórias de 3200 MT/s num Ryzen 5 3600 não configura overclock, mesmo que seja com uma B350. A placa-mãe não tem nada a ver com essa história de overclock, isso é algo que ocorre exclusivamente dentro do processador.
 
Última edição:
Obrigado @AKTROVAO 👍 vou pegar uma b450 mesmo.
Você acha que a steel legend é mais negocio do que a fatality gaming k4? Pois a steel legend é mATX e a fatality é ATX e por uma tabela que olhei tem uma dissipação melhor, porém é um pouco mais cara e eu não tem review br. Já da steel legend todo mundo fala bem🤔

Não sei te dizer qual é a melhor. Você pode comprar a Steel Legend ATX, só que está cerca de 200~300 reais mais caro que a mATX.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha vale a pena sim porque to vendo que memoria 2400 e 2666 ta custando mais caro que as 3000 e 3200 em um monte de loja!
Eu comprei 32gb ddr4 3200 e as 2666 e 3000 tavam mais caras

Entendo amigo, só quis dizer que não vai rodar os 3200Mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rodar memórias de 3200 MT/s num Ryzen 5 3600 não configura overclock, mesmo que seja com uma B350. A placa-mãe não tem nada a ver com essa história de overclock, isso é algo que ocorre exclusivamente dentro do processador.

Por que não configura? No site da AMD está especificado 3200Mhz pra esse processador.
O que eu quis dizer para nosso amigo é que para rodar as memórias de 3200Mhz que ele comprou vai precisar habilitar os 3200Mhz na placa...
 
Não sei te dizer qual é a melhor. Você pode comprar a Steel Legend ATX, só que está cerca de 200~300 reais mais caro que a mATX.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Entendo amigo, só quis dizer que não vai rodar os 3200Mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Por que não configura? No site da AMD está especificado 3200Mhz pra esse processador.
O que eu quis dizer para nosso amigo é que para rodar as memórias de 3200Mhz que ele comprou vai precisar habilitar os 3200Mhz na placa...

Ueh, pq a própria AMD diz que 3200 não é overclock... por isso não é overclock, rsrs.
 
Não sei te dizer qual é a melhor. Você pode comprar a Steel Legend ATX, só que está cerca de 200~300 reais mais caro que a mATX.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Entendo amigo, só quis dizer que não vai rodar os 3200Mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Por que não configura? No site da AMD está especificado 3200Mhz pra esse processador.
O que eu quis dizer para nosso amigo é que para rodar as memórias de 3200Mhz que ele comprou vai precisar habilitar os 3200Mhz na placa...

Se no site da AMD diz que pode rodar até 3200 mhz, se ele habilitar o XMP (perfil previamente configurado) na BIOS para rodar a 3200 mhz então não configura overclock.

Overclock seria se ele tentasse rodar as memórias a 3600 mhz, por exemplo, ou seja, acima da frequência estabelecida pela AMD (3200 mhz).
 
Ueh, pq a própria AMD diz que 3200 não é overclock... por isso não é overclock, rsrs.

Habilitar os 3200 na placa-mãe já não seria um overclock?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se no site da AMD diz que pode rodar até 3200 mhz e ele habilitar o XMP (perfil previamente configurado) na BIOS para rodar a 3200 mhz então não configura overclock.

Overclock seria se ele tentasse rodar as memórias a 3600 mhz, por exemplo, ou seja, acima da frequência estabelecida pela AMD (3200 mhz).

Entendi
 
Habilitar os 3200 na placa-mãe já não seria um overclock?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Entendi
Isso... no caso não seria, porque a placa-mãe não faz overclock, quem faz overclock é o processador.

Isso causa confusão geralmente porque no próprio site da placa-mãe eles colocam um "OC" ao lado da velocidade da memória, mas esse "OC" é referente ao controlador de memória do processador para qual aquela placa-mãe foi projetada, e não overclock na placa-mãe em si. Como é uma B350, ela foi lançada para os Zen de 1a geração, e estes rodavam por padrão a 2666 MT/s, por isso qualquer valor acima disso vai aparecer "OC" no site da placa-mãe para as B350/X370. Como ele vai usar um Zen2, que é 3200 MT/s, então não configuraria overclock. O único fator limitante na placa-mãe seria qualidade do PCB, das trilhas, topologia, etc, mas são fatores que não são relacionados ao overclock, apenas a qualidade da placa em si.
 
resumindo então posso comprar essas memorias que vai rodar de boa na mobo escolhida
 
Olá pessoal, vou ser bem direto, o intuito desse tópico é agrupar todas as dúvidas a respeito de montagens de computadores tanto para jogos tanto para uso em profissional/trabalho. Assim de forma organizada, quem tiver dúvidas pode pegar uma dica de outro usuário etc.

Peço ajuda dos usuários que respondem os tópicos criados diariamente, “pc até X” “ajuda a montar pc gamer/profissional”, a contribuir com esse que tem o intuito de organizar a área.



Para qual uso vai ser o PC?, só para games mesmo ou uso para renderização de vídeo ou coisa do gênero?
Quais jogos pretende jogar?

Atenção: Qualquer tópico que for criado depois desse aqui, será fechado e os usuários serão direcionados para esse, assim como já citei, queremos organizar essa área e a criação desses tópicos fragmenta as dúvidas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quero saber qual as peças melhores para a minha placa mãe ( Asus prime b450m gaming br eu sei q n e muito boa mas é oq tem, qual cpu e foi fica melhor nela para tirar o maior proveito
 
Quero saber qual as peças melhores para a minha placa mãe ( Asus prime b450m gaming br eu sei q n e muito boa mas é oq tem, qual cpu e foi fica melhor nela para tirar o maior proveito

Terceira geração Ryzen seria excelente
 
Amigo, 3 mil você não monta um PC intermediário, e 2 mil nem PC você monta. Ah não ser que seja um computador usado, ou então de configurações mínimas (pra uso em escritório por exemplo). Mas pra rodar game não vai rolar. Sugiro que você de uma pesquisada nos setups que você encontra pronto na internet, com valor próximo ao que você pretende gastar, e de uma olhada se consegue achar as mesmas peças com preço inferior (mas acho difícil).


cara eu disse que ia comprar para ano que vem não irei comprar agora para esse ano, irei comprar nos promoções de 2021 com dinheiro na conta.
 
Última edição:
Pessoal, vale a diferença de preço entre o 3600 e o 3600X? Pegando já uma mobo B550, pensando na próxima geração, qual seria a recomendação/mais utilizada? E alguma recomendação de memórias pra esse kit?
 
Pessoal, vale a diferença de preço entre o 3600 e o 3600X? Pegando já uma mobo B550, pensando na próxima geração, qual seria a recomendação/mais utilizada? E alguma recomendação de memórias pra esse kit?

Se ela for superior à 3%, que é o ganho médio em termos de performance, não vale.

A recomendação da B550 vai depender dos recursos que você precisa e do quanto você está disposto a gastar por isso. A B550 DS3H da Gigabyte é uma das B550 de entrada e uma das mais baratas; aguenta de boa o 3600/3700X e modelos da próxima geração que possuam a mesma quantidade de núcleos, mas eu fico em dúvida com relação ao 3900X, então se você tem o desejo de fazer upgrade para um desses no futuro, é bom confirmar se o VRM dessa DS3H dá mesmo conta do recado sem gerar throttling.

Memória eu recomendo pelo menos 2x8GB DDR4-3000 CL15, mas se 3200 CL6 tiver com preço ali perto também é uma boa. Em termos de marca, acho que tanto faz, mas se você quiser garantia a nível nacional, acredito que só a Corsair e Kingston que oferecem.

Falouws :cool:
 

Melhor ainda amigo.
A previsão para ano que vem é que os preços voltem à normalidade.
 
Pessoal, vale a diferença de preço entre o 3600 e o 3600X? Pegando já uma mobo B550, pensando na próxima geração, qual seria a recomendação/mais utilizada? E alguma recomendação de memórias pra esse kit?

Não vale a diferença de preço. Outra coisa: tô vendo sua assinatura. NÃO espere vantagem saindo de um 7700 (ainda mais se for k, rodando de 4.7 pra cima) ... eu FIZ exatamente isso e em alguns cenários perdi performance ... daí precisei trocar kit DDR4 (precisei comprar memória muito mais rápida) pra conseguir mesma performance ... sei lá, foi uma troca meio sem sentido, principalmente no FPS mínimo jogando em altas resoluções e com tudo no máximo. Enfim... sair de um 7700 pra um 3600, achando que é upgrade, PODE SER FRUSTRANTE.
 
Se ela for superior à 3%, que é o ganho médio em termos de performance, não vale.

A recomendação da B550 vai depender dos recursos que você precisa e do quanto você está disposto a gastar por isso. A B550 DS3H da Gigabyte é uma das B550 de entrada e uma das mais baratas; aguenta de boa o 3600/3700X e modelos da próxima geração que possuam a mesma quantidade de núcleos, mas eu fico em dúvida com relação ao 3900X, então se você tem o desejo de fazer upgrade para um desses no futuro, é bom confirmar se o VRM dessa DS3H dá mesmo conta do recado sem gerar throttling.

Memória eu recomendo pelo menos 2x8GB DDR4-3000 CL15, mas se 3200 CL6 tiver com preço ali perto também é uma boa. Em termos de marca, acho que tanto faz, mas se você quiser garantia a nível nacional, acredito que só a Corsair e Kingston que oferecem.

Falouws :cool:

Obrigado, vou dar uma pesquisada.

Não vale a diferença de preço. Outra coisa: tô vendo sua assinatura. NÃO espere vantagem saindo de um 7700 (ainda mais se for k, rodando de 4.7 pra cima) ... eu FIZ exatamente isso e em alguns cenários perdi performance ... daí precisei trocar kit DDR4 (precisei comprar memória muito mais rápida) pra conseguir mesma performance ... sei lá, foi uma troca meio sem sentido, principalmente no FPS mínimo jogando em altas resoluções e com tudo no máximo. Enfim... sair de um 7700 pra um 3600, achando que é upgrade, PODE SER FRUSTRANTE.

É a versão não K mesmo. Estou pesquisando pois acho que o meu atual vai dar gargalo numa RTX, não?
 
Não vale a diferença de preço. Outra coisa: tô vendo sua assinatura. NÃO espere vantagem saindo de um 7700 (ainda mais se for k, rodando de 4.7 pra cima) ... eu FIZ exatamente isso e em alguns cenários perdi performance ... daí precisei trocar kit DDR4 (precisei comprar memória muito mais rápida) pra conseguir mesma performance ... sei lá, foi uma troca meio sem sentido, principalmente no FPS mínimo jogando em altas resoluções e com tudo no máximo. Enfim... sair de um 7700 pra um 3600, achando que é upgrade, PODE SER FRUSTRANTE.

De fato, não é um salto absurdo, especialmente se considerarmos o 7700K com OC (o que não é o caso), e pode até ser que em alguns jogos que favorecem a arquitetura da Intel (como o FC5 e New Dawn), o i7 em questão fique na frente, mas numa média de testes o 3600 ainda leva vantagem:

gqrK3QD.png


Todas as configurações acima estavam rodando com uma 2080 TI e 32GB DDR4-3200 CL14, então não teve vantagem de memória em favor do 3600.

Se você não usa memórias de pelo menos 3000 MHz, talvez esteja aí o culpado da sua perda de performance, ou pode ser culpa do título que você joga, que favorece mais a Intel e não otimizou seu código pra arquitetura da AMD.

É a versão não K mesmo. Estou pesquisando pois acho que o meu atual vai dar gargalo numa RTX, não?

Depende da RTX, mas como você pode ver na imagem acima, o 7700K conseguiu rodar até bem uma 2080 TI mesmo sem OC (limitado a 4.5 GHz em todos os núcleos contra 4.2 GHz do seu 7700 atual). A questão, entretanto, é o que você vai fazer durante a jogatina: apenas jogar, ou vai querer deixar o Discord aberto, um Spotify ou Youtube rodando música ou mesmo fazer streaming pro Twitch/Youtube? Porque essas atividades podem pesar em cima da CPU e sau performance pode ser degradada, especialmente no FPS mínimo. O 3600, apesar de não ser o ideal para streaming e gaming ao mesmo tempo, ele ao menos possui mais threads e núcleos que podem garantir essa foga adicional de processamento para as atividades que você roda em segundo plano.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que todos os testes acima foram feitos com memórias mais rápidas e isso só é possível numa placa-mãe com chipset Z. Se não é o seu caso, então você está limitado a rodar o seu 7700 com memórias trabalhando no máximo a 2400 MHz, o que com certeza vai impactar negativamente.

Enfim, creio que a tua CPU ainda dê um caldo que te permita esperar o lançamento dos Ryzen 4000, mas se você quiser vender o kit atual como forma de recuperar parte do investimento, é melhor se desfazer dele enquanto ainda tem gente "sã" o suficiente para comprar um quadcore de 3 anos atrás :haha:

Falouws :cool:
 
Última edição:
De fato, não é um salto absurdo, especialmente se considerarmos o 7700K com OC (o que não é o caso), e pode até ser que em alguns jogos que favorecem a arquitetura da Intel (como o FC5 e New Dawn), o i7 em questão fique na frente, mas numa média de testes o 3600 ainda leva vantagem:

gqrK3QD.png


Todas as configurações acima estavam rodando com uma 2080 TI e 32GB DDR4-3200 CL14, então não teve vantagem de memória em favor do 3600.

Se você não usa memórias de pelo menos 3000 MHz, talvez esteja aí o culpado da sua perda de performance, ou pode ser culpa do título que você joga, que favorece mais a Intel e não otimizou seu código pra arquitetura da AMD.



Depende da RTX, mas como você pode ver na imagem acima, o 7700K conseguiu rodar até bem uma 2080 TI mesmo sem OC (limitado a 4.5 GHz em todos os núcleos contra 4.2 GHz do seu 7700 atual). A questão, entretanto, é o que você vai fazer durante a jogatina: apenas jogar, ou vai querer deixar o Discord aberto, um Spotify ou Youtube rodando música ou mesmo fazer streaming pro Twitch/Youtube? Porque essas atividades podem pesar em cima da CPU e sau performance pode ser degradada, especialmente no FPS mínimo. O 3600, apesar de não ser o ideal para streaming e gaming ao mesmo tempo, ele ao menos possui mais threads e núcleos que podem garantir essa foga adicional de processamento para as atividades que você roda em segundo plano.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que todos os testes acima foram feitos com memórias mais rápidas e isso só é possível numa placa-mãe com chipset Z. Se não é o seu caso, então você está limitado a rodar o seu 7700 com memórias trabalhando no máximo a 2400 MHz, o que com certeza vai impactar negativamente.

Enfim, creio que a tua CPU ainda dê um caldo que te permita esperar o lançamento dos Ryzen 4000, mas se você quiser vender o kit atual como forma de recuperar parte do investimento, é melhor se desfazer dele enquanto ainda tem gente "sã" o suficiente para comprar um quadcore de 3 anos atrás :haha:

Falouws :cool:

Bom, eu iria trocar primeiro a placa de video, pegar uma RTX 2070 ou também esperar pra ver como sai as novas 3000, então também posso esperar pelos Ryzen 4000. Agora com o fechamento do bazar vou ter que me virar em outros lugares pra me desfazer desse kit aqui, já vou começar hoje (to com um 8700 montado em outro pc, então ainda da pra brincar lá). Agora minha dúvida é, também espero esses lançamentos pra pegar uma placa mãe nova, ou já posso pegar uma B550 que entrar em promoção? Mesma coisa pra memória, já que as que estou não batem 3000-3200.
 
Bom, eu iria trocar primeiro a placa de video, pegar uma RTX 2070 ou também esperar pra ver como sai as novas 3000, então também posso esperar pelos Ryzen 4000. Agora com o fechamento do bazar vou ter que me virar em outros lugares pra me desfazer desse kit aqui, já vou começar hoje (to com um 8700 montado em outro pc, então ainda da pra brincar lá). Agora minha dúvida é, também espero esses lançamentos pra pegar uma placa mãe nova, ou já posso pegar uma B550 que entrar em promoção? Mesma coisa pra memória, já que as que estou não batem 3000-3200.

Como a placa-mãe é um dos componentes que tem a tendência de apresentar problemas, eu não a compraria sem ter alguma forma de testá-la. Logo, se você vai aguardar o lançamento dos Ryzen 4000 e não pretende comprar nenhuma CPU quebra-galho da geração 3000 pra ir usando com a placa-mãe, então é melhor deixar para comprá-la no momento da aquisição da CPU (até porque você está com um outro PC que tem um 8700, ou seja, não ha nacessidade urgente de montar um PC novo. De todo modo, pegaria sim uma B550 e miraria nos modelos que tivessem a possibilidade de fazer flash na BIOS sem a presença da CPU/RAM/GPU, o famoso BIOS Flashback. Com o lançamento dos Ryzen 4000, todas as placas atuais precisarão de uma atualização de BIOS para que a CPU seja reconhecida, e se você não tem acesso a um Ryzen compatível com a B550 (no momento apenas os Ryzen 3000), a única forma de atualizar seria por meio do BIOS Flashback, mediante auxílio de um segundo computador/notebook.

No caso das memórias, como elas tem garantia vitalícia, acredito que dê pra comprar agora (até pelo fato de você poder testá-las junto com esse 8700).

Falando da VGA, se os rumores à respeito da nova geração são de fato verídicos, eu não compraria nenhuma RTX 2000. Por mais que ela seja forte na rasterização, ela vai deixar MUITO a desejar no Ray Tracing, e se for pra pagar uma nota preta numa placa de vídeo, então que seja numa que te garanta a maior longevidade possível :true:

Falouws :cool:
 
Eai, galera.

Estou querendo dar um upgrade aqui, pois em certos jogos o meu i7 6700 já apresenta gargalo :(

Primeiramente, quero trocar de CPU. Tenho R$3000 de orçamento pra trocar CPU e MOBO.

O que recomendam dentro desse orçamento?

Com 3k, pesquisando por ai, vi que já da pra pegar o 3600 + Mobo B450M + 2x8 DDR4 3000Mhz.

Já tenho 2x16GB DDR4 2400MHz, então daria pra economizar uns R$800 nesse kit de 16GB. Seria mais prudente fazer isso e investir em uma mobo B550?

O upgrade de VGA vai ficar para depois, jogo em FHD, dai a 1070 ainda me atende muito bem.

Valeu.
 
Eai, galera.

Estou querendo dar um upgrade aqui, pois em certos jogos o meu i7 6700 já apresenta gargalo :(

Primeiramente, quero trocar de CPU. Tenho R$3000 de orçamento pra trocar CPU e MOBO.

O que recomendam dentro desse orçamento?

Com 3k, pesquisando por ai, vi que já da pra pegar o 3600 + Mobo B450M + 2x8 DDR4 3000Mhz.

Já tenho 2x16GB DDR4 2400MHz, então daria pra economizar uns R$800 nesse kit de 16GB. Seria mais prudente fazer isso e investir em uma mobo B550?

O upgrade de VGA vai ficar para depois, jogo em FHD, dai a 1070 ainda me atende muito bem.

Valeu.

Se o preço estiver parecido, eu pularia da B450 pra B550, apenas por questões de upgrade (não que a B450 não vá receber suporte aos Ryzen 4000, porém o upgrade dela será por BIOS beta e um caminho sem volta; além disso, as B550 costumam ter um VRM mais capacitado para rodar o 3900X/3950X em stock e sem percalços).

Quanto à RAM, mesmo você tendo 32GB hoje, a velocidade com certeza vai prejudicar a performance do 3600, assim como estava prejudicando a performance do teu 6700. Os 16GB que você citou, pelo fato de trabalharem numa velocidade maior, garantiriam maior performance ao 3600, então você tem dois caminhos a fazer: tentar OC nessa RAM e ver se ela consegue atingir pelo menos 3000 MHz, ou se desfazer desse kit e comprar um que já venha com maior velocidade de fábrica, mesmo que isso sacrifique a capacidade (que, pra jogos, não fará muita diferença no momento).

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo