• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal, entre estes 2 kits, qual é melhor?

Kit DDR4 Corsair: link

Kit DDR4 G.Skill: link

Não pretendo fazer OC nas memórias no momento, mas quando trocar de processador provavelmente eu irei fazer.

Qual das duas será mais fácil fazer OC?

Qual tem o melhor RMA/Garantia?

As duas são b-die?
Em teoria a da Corsair me parece melhor por ter uma latência + baixa, entretanto, como vc disse q vai usar em stock considero até msm as 3000mhz cl15 da Crucial Ballistix Sports uma excelente opção em cxb por 1/2 do preço dessas da Corsair e sobem bem em OC, leio frequentemente relatos do pessoal conseguindo 3600 até 3733mhz c/ ela.
 
Você está correto. Não quero investir mais do que eu preciso agora, e memória ram é o componente mais fácil de se fazer upgrade no futuro. Vou com 2 pentes de 8 a 3200. CL 16 é melhor do que CL 15 e 14?
Você vai pegar 16Gb e não vai fazer upgrade haha 32Gb é só pra quem usa Virtual Machine ou faz trabalhos gráficos muito intensos, entre outros ramos específicos. E não, quanto menor a latência, melhor. O ideal é tentar pegar uma @3600 CL18, provavelmente vai conseguir baixar pra @3466 CL16, o que já está ótimo.
 
Com relação às memorias no ryzen , o ganho é bom , em 3000 cl15 os valores de escrita , copia leitura ficam na faixa dos 45.000 M/s , conseguindo over pra 3777 cl16 os valores vão pra faixa dos 55.000 M/s , mas da um certo trabalho ajustar manualmente os parametros .
 
Em teoria a da Corsair me parece melhor por ter uma latência + baixa, entretanto, como vc disse q vai usar em stock considero até msm as 3000mhz cl15 da Crucial Ballistix Sports uma excelente opção em cxb por 1/2 do preço dessas da Corsair e sobem bem em OC, leio frequentemente relatos do pessoal conseguindo 3600 até 3733mhz c/ ela.

Sabe me dizer qual o number part dessa memória?
 
CL 16 é melhor do que CL 15 e 14?

Ao contrario, quando menor a latência (CL - CAS Latency) melhor.

obs.: Eu quase comprei um kit 2x8gb 2666mhz por 250 no aliexpress, quando fui ver era CL19, que na pratica da quase na mesma das minhas 2133mhz CL15. Quem não observa isso vai so pela frequencia.
 
Toda plataforma da Intel nasce morta basicamente. Agora se for olhar pros 4000, teoricamente ela vai estar morta também, pois aí depois vai mudar de socket.
Pois é, Intel quase sempre troca socket, então quem quer Intel já sabe disso. Para quem vai comprar um novo PC, com AM4 e visando o Ryzen 3000, se confirmado o que outros disseram, de poder fazer upgrade para o 4000, aí é uma grandiosa vantagem mesmo.
 
Analisando os argumentos da galera em relação a "geração morta", a serie 4000 ja vai nascer morta então, levando em conta que a intel esta vindo com os Comet lake, segundo os boatos, todos com hyperthread (i3 4c/8c, i5 6c/12 ...).

Acho que a briga vai ser boa, dependendo dos preços da intel, quem puder segurar o investimento é bom.
 
Analisando os argumentos da galera em relação a "geração morta", a serie 4000 ja vai nascer morta então, levando em conta que a intel esta vindo com os Comet lake, segundo os boatos, todos com hyperthread (i3 4c/8c, i5 6c/12 ...).

Acho que a briga vai ser boa, dependendo dos preços da intel, quem puder segurar o investimento é bom.
Esse argumento até é válido pra quem for montar uma configuração do zero hj, mas pra quem tem ryzen 1ªG/2ªG esses 4xxx serão um baita upgrade, e ainda serão compatíveis c/ as placas mãe antigas a partir da b350 pra frente, bastando apenas atualizar a bios. Não q a amd seja "boazinha", mas considero isso como um diferencial frente à Intel q lança praticamente duas gerações de cpu's e já "mata" a plataforma.
 
Uma curiosidade geral:

Minha mobo é um gigabyte ab350 gaming 3. Para quem não conhece:


Caso eu fosse realizar upgrades na minha máquina, acredito que o ideal é começar por aí. Qual MOBO hoje seria uma opção para upgrade "real". Quando digo real é no aspecto de me garantir longevidade maior que a minha atualmente. Ou não justifica e seria mais interessante fazer na VGA?
 
Bom, depois de quase 20 anos de intel resolvi ir de AMD e ate o momento sinto que ta legal , minha unica preocupação é a durabilidade do chip , os chip's da intel que eu tive sempre fiz overclock e nenhum nunca queimou , rodei meu ultimo i7 3700k em 4.7 giga durante mais de 5 anos . Sei que os AMD são diferentes porque eles ja estão no limite e são muito sensiveis em temperatura , mas a durabilidade só o tempo diz .
 
Esse argumento até é válido pra quem for montar uma configuração do zero hj, mas pra quem tem ryzen 1ªG/2ªG esses 4xxx serão um baita upgrade, e ainda serão compatíveis c/ as placas mãe antigas a partir da b350 pra frente, bastando apenas atualizar a bios. Não q a amd seja "boazinha", mas considero isso como um diferencial frente à Intel q lança praticamente duas gerações de cpu's e já "mata" a plataforma.

A intel ta perdendo muita venda com essa mania de trocar de soquet a cada 2 gerações. Uma empresa como a intel nao pode cometer esse erro novamente, eu acredito que eles vao lançar os comet lake com "promessa" de compatibildiade de 3 gerações. Aposto 10 conto :mj:
 
Uma curiosidade geral:

Minha mobo é um gigabyte ab350 gaming 3. Para quem não conhece:


Caso eu fosse realizar upgrades na minha máquina, acredito que o ideal é começar por aí. Qual MOBO hoje seria uma opção para upgrade "real". Quando digo real é no aspecto de me garantir longevidade maior que a minha atualmente. Ou não justifica e seria mais interessante fazer na VGA?
Por acaso vc ainda possui o 2400g da sua ass.? Porque se ainda tiver, seria melhor fazer upgrade tanto do cpu, qnt da vga antes de resolver trocar de mobo. Caso tenha mta pressa, como sugestão: começaria trocando o 2400g pelo 3600 (se quiser economizar, o 1600 AF), e dps a vga, mas depende de qual res. vc almeja.
 
Por acaso vc ainda possui o 2400g da sua ass.? Porque se ainda tiver, seria melhor fazer upgrade tanto do cpu, qnt da vga antes de resolver trocar de mobo. Caso tenha mta pressa, como sugestão: começaria trocando o 2400g pelo 3600 (se quiser economizar, o 1600 AF), e dps a vga, mas depende de qual res. vc almeja.


Então, eu até já pensei em trocar o cpu mesmo. Inclusive me indicaram o 1600AF mesmo. O meu 2400g acho que devo conseguir vender pelo mesmo preço de aquisição do AF (antes de me indicarem ele, pensei no 3600 mesmo). Sobre a res. eu não sou entusiasta de 4k e etc, um full hd, como já é atualmente, está ok pra mim. Mas futuramente devo sair da minha rx570, só não sei pra qual ainda. Só não coloco a vga como prioridade, pq meu monitor é 75hz, então ao meu ver é exagero usar uma placa de 1.2k, sem ter um 144hz (pelo menos) :(

Minha ideia é fazer melhorias pontuais aos poucos, nunca deixar o pc cair em defasagem muita grande e ter que gastar 3, 4k de uma vez.
 
Analisando os argumentos da galera em relação a "geração morta", a serie 4000 ja vai nascer morta então, levando em conta que a intel esta vindo com os Comet lake, segundo os boatos, todos com hyperthread (i3 4c/8c, i5 6c/12 ...).

Acho que a briga vai ser boa, dependendo dos preços da intel, quem puder segurar o investimento é bom.

A ideia é garantir uma longevidade, com bom CxB e boa utilização.
Tenho um R7 1700 + B350 + 16GB 3200.
Estou aguardando o Ryzen 4 para fazer um up na máquina.
No meu caso, home studio, o R7 1700 está fazendo bonito e com folga seu trabalho.
Provavelmente, um processador da geração 4, ainda que de entrada, será mais eficiente que o 1700 e dará conta com folga de anos dos softwares usados em home studio, ou seja, só trocarei mobo se a B350 morrer...

Já no Intel 4790 + H97, fiquei preso nos ups...até por conta das memórias ddr3.
A máquina é ótima e está segurando firme tudo. Mas, passou seu tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
A ideia é garantir uma longevidade, com bom CxB e boa utilização.
Tenho um R7 1700 + B350 + 16GB 3200.
Estou aguardando o Ryzen 4 para fazer um up na máquina.
No meu caso, home studio, o R7 1700 está fazendo bonito e com folga seu trabalho.
Provavelmente, um processador da geração 4, ainda que de entrada, será mais eficiente que o 1700 e dará conta com folga de anos dos softwares usados em home studio, ou seja, só trocarei mobo se a B350 morrer...

Já no Intel 4790 + H97, fiquei preso nos ups...até por conta das memórias ddr3.
A máquina é ótima e está segurando firme tudo. Mas, passou seu tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo, vi que sua mobo é o mesmo chipset que a minha (B350), segue link para confirmação:


se eu estiver correto (espero estar hehe) me tira uma dúvida. Vi que você usa sua ram em frequencia de 3200. Você fez OC ou a frequência que você usa está na forma natural da sua memória? Se for a segunda opção, poderia me passar o link? Uso de 2400mhz, mas queria usar 3200 num futuro próximo.
 
Uma curiosidade geral:

Minha mobo é um gigabyte ab350 gaming 3. Para quem não conhece:


Caso eu fosse realizar upgrades na minha máquina, acredito que o ideal é começar por aí. Qual MOBO hoje seria uma opção para upgrade "real". Quando digo real é no aspecto de me garantir longevidade maior que a minha atualmente. Ou não justifica e seria mais interessante fazer na VGA?
Tive exatamente essa placa. Não faz sentido trocar ela por outra AM4. Na verdade não faz sentido pensar em "upgrade" trocando a placa mãe. É o pior item pra se fazer "Upgrade". Por deinificação "upgrade" é trocar QUALQUER peça que não a placa mãe ou gabinete, ou fonte... Algo que te traga efetivamente mais performance sem ter que desmontar o PC inteiro e formatar.

Sua placa mãe aguenta tranquilamente 105~125w nos VRMs até de um eventual Ryzen 4900x. Segura essa placa até 2021 quando chegar DDR5 aí sim ta na hora de trocar de MOBO... e todo o resto porque vai troque chipset e até memória ram também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigo, vi que sua mobo é o mesmo chipset que a minha (B350), segue link para confirmação:


se eu estiver correto (espero estar hehe) me tira uma dúvida. Vi que você usa sua ram em frequencia de 3200. Você fez OC ou a frequência que você usa está na forma natural da sua memória? Se for a segunda opção, poderia me passar o link? Uso de 2400mhz, mas queria usar 3200 num futuro próximo.
Muito difícil fazer over de 2400 pra 3200, vai ter que mexer muitooo nas latências e afrouxar bastante a ponto de nem compensar. Só testando pra valer.

Procure no youtube guias de overclock de memórias usando o "Ryzen Memory Calculator"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A intel ta perdendo muita venda com essa mania de trocar de soquet a cada 2 gerações. Uma empresa como a intel nao pode cometer esse erro novamente, eu acredito que eles vao lançar os comet lake com "promessa" de compatibildiade de 3 gerações. Aposto 10 conto :mj:
Daonde cara, DDR5 já foi homologado e tá pra lançar em 2021 tanto oficialmente nos Tiger Lakes como com o suposto "AM5" da AMD. Intel também está atrasadíssima pra lançar PCIe 4.0, que também virá na nova plataforma de 2021. Vai ser a segunda vez que a Intel vai lançar um chipset que só dura uma geração. Piada pronta...
TALVEZ, mas acho pouco provável uma gambiarra dessas, a pinagem dos cpus que vai aumentar agora pra 1200 da intel seja a mesma dos tiger lakes de 2021 e os cpus sejam compatível com placa mães gambiarras DDR3, como aconteceu com algumas placas mãe skylakes, mas vai ser aquela gambiarra master e a performance via sofrer e muito.

Tem uma empresa chinesa que fez uma gambiarra no chipset z270 pra funcionar com 9900k e DDR3, funcionava mas a performance era horrível, na prática poquíssimos fabricantes lançaram bios que aceitem suportem oficialmente isso aí.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lendo as últimas mensagens, fiquei na dúvida por qual motivo estão considerando essa geração da Intel como morta. Entendo que a Intel, quando criar os futuros processadores Core 10000, provavelmente não irá suportar os sockets antigos 1151. Mas e a AMD com seus futuros Ryzen 4000 irá? Basicamente é isso que se usa para definir uma geração como morta, a capacidade de upgrade, não?
Toda plataforma da Intel nasce morta basicamente. Eu tinha um Ryzen 1400, mudei pro 2700, se eu quiser trocar para um 3700X sem problemas, e no futuro também poderei usar um Ryzen 4000. Essa é a diferença de uma plataforma não estar morta. 4 anos com lançamentos de CPU compatíveis com as primeiras Mobos. Agora se for olhar pros 4000, teoricamente ela vai estar morta também, pois aí depois vai mudar de socket.
Simplisticamente realmente a capacidade de upgrade ajuda a definir uma plataforma como morta ou não, e intel nunca foi muito boa nisso.

Mas existem alguns momentos chaves na história da computação bom para esperar para pular uma geração, e no caso estamos vivendo um agora: DDR5 e PCIE 4.0 e mitigações de segurança na intel por hardware só vão chegar efetivamente em 2021 com tiger lake. Estamos no fim da vida de DDR4 e dessa arquitetura praga Skylake que está sendo reciclada desde 2015 pela Intel vai finalmente ser atualizada. A plataforma AM4 da AMD também está no fim da vida, ano que vem deveremos ter uma nova plataforma durando uns 2-3 anos da AMD com suporte a DDR5. 2020 será um péssimo ano pra investir numa plataforma nova do zero visando longevidade, eu recomendaria o pessoal pensar em investir em outras coisas no momento, NVIDIA vai vir com umas placas de vídeo boas, AMD vai lançar uma NAVI grande, SSD continua barateando, da uma trocada na tua fonte se tiver velha mas aguenta as pontas com a placa mãe que vc tiver pra abraçar a geração DDR5 ano que vem.
 
Última edição:
Tive exatamente essa placa. Não faz sentido trocar ela por outra AM4. Na verdade não faz sentido pensar em "upgrade" trocando a placa mãe. É o pior item pra se fazer "Upgrade". Por deinificação "upgrade" é trocar QUALQUER peça que não a placa mãe ou gabinete, ou fonte... Algo que te traga efetivamente mais performance sem ter que desmontar o PC inteiro e formatar.

Sua placa mãe aguenta tranquilamente 105~125w nos VRMs até de um eventual Ryzen 4900x. Segura essa placa até 2021 quando chegar DDR5 aí sim ta na hora de trocar de MOBO... e todo o resto porque vai troque chipset e até memória ram também.

Então, mas eu já to pensando no ano que vem. Esse ano vem upgrade do proc. e um gabinete com ventilação melhor e mais bonito. (RGB né kkkkkkkkkkkkkk)


Muito difícil fazer over de 2400 pra 3200, vai ter que mexer muitooo nas latências e afrouxar bastante a ponto de nem compensar. Só testando pra valer.

Procure no youtube guias de overclock de memórias usando o "Ryzen Memory Calculator"

Tô ligado disso. Eu não quero fazer OC nessas frequências. Eu quis saber se ele chegou 3200 apenas com OC ou nativamente da memória. Se tiver que fazer OC, devo pegar uma de freq. maior para realizar o OC ou deixar pra quando tiver a próxima mobo em 2021/2022.
 
Então, mas eu já to pensando no ano que vem. Esse ano vem upgrade do proc. e um gabinete com ventilação melhor e mais bonito. (RGB né kkkkkkkkkkkkkk)
Bom, a questão é essa. Eu não compraria uma placa mãe X570, x470 (AMD) ou as novas Z490 da Intel hoje. Esperaria pra comprar algo ano que vem com DDR5. E ai vc vai ter que trocar o kit todo: MOBO + CPU + MEMÓRIA.
 
Bom, a questão é essa. Eu não compraria uma placa mãe X570, x470 (AMD) ou as novas Z490 da Intel hoje. Esperaria pra comprar algo ano que vem com DDR5. E ai vc vai ter que trocar o kit todo: MOBO + CPU + MEMÓRIA.


Show!

Vou juntar a grana então e deixar render os juros, aí pago a vista no segundo semestre do ano que vem.
 
1- Ela oscila do nada, simplesmente ta 4200 cai pra 2999, EU NÃO SETEI NADA, absolutamente nada.


É normal essas oscilações. Faz parte do ajuste automático que a própria CPU faz, de forma dinâmica.

Bem pessoal, acho que vou conseguir finalizar 90% do meu projeto. Acabei optando por boletar as memórias Adata XPG Spectrix D41 na promoção da loja que explode (duas por 460, doei 1 real pra caridade de salvar cães) e o cooler comprado foi o AMD Wraith Prism no AliExpress e o suporte pra deixar a GPU na vertical tmb. Só falta agora o gabinete, porém deixarei-o por último, pois ainda preciso arrumar meu quarto comprando uma beliche e provavelmente criando minha própria mesa.

Se tu tava importando cooler da China, por que tu não pegou algum melhor, tipo o Snowman Direct 5? :hmm: Não que o Wraith seja ruim, mas existem opções mais eficientes e, quem sabe, silenciosas.

Quanto à memória, toda aquela preocupação em combinar as peças e tu acabou pegando uma RAM com dissipador preto? Espero ao menos que você configure o RGB dela na cor branca e não desative quando for dormir :haha:

Asus Prime-B450M-GAMING/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450
Essa tá boa pro 3600?
A discussão entre 3600 e i9400f tá superada já? ou os 300 reais de diferença entre os dois vale a pena?

Não recomendo essa Prime pela ausência de dissipador passivo sobre os VRMs. Acredito que na mesma faixa de preço você possa encontrar a Gigabyte B450M DS3H, mas mesmo que o uso seja para um 3600, que é bem econômico, eu sugiro a você pegar uma B450M Pro4 ou Steel Legend, ambas da Asrock.

3600 é muito mais CPU que o 9400F e ao meu ver vale cada centavo investido a mais. Até pode ser que agora isso não fique claro em alguns benchmarks, mas deixa só a nova geração de consoles ser lançado pra você ver o blood bath que será pra essas CPUs que tem apenas 6 núcleos... :medo:

Lendo as últimas mensagens, fiquei na dúvida por qual motivo estão considerando essa geração da Intel como morta. Entendo que a Intel, quando criar os futuros processadores Core 10000, provavelmente não irá suportar os sockets antigos 1151. Mas e a AMD com seus futuros Ryzen 4000 irá? Basicamente é isso que se usa para definir uma geração como morta, a capacidade de upgrade, não?

Já está confirmado que a Intel usará o socket LGA1200 nas suas próximas CPUs e existem rumores de que pode usar também um segundo socket, LGA1159, para CPUs de entrada. Só isso é motivo suficiente para não se investir em Intel nesse momento, mas existem outros como as falhas de segurança (que geram perda de performance quando são corrigidas), a obrigação de se adquirir uma solução de refrigeração parruda para refrigerar certos modelos da nona geração, a obrigação de comprar uma placa-mãe high-end pra você poder fazer overclock na CPU e/ou RAM, consumir mais energia para entregar, às vezes, até menos performance que a concorrente, e por aí vai.

Além disso, existem comentários de que a futura 11ª geração pode, inclusive, mudar de socket mais uma vez, fazendo a 10ª geração ter um dos menores prazos de vida útil entre as gerações até o momento lançadas. Mesmo que a 10ª geração venha "forte" (o que eu acho muito difícil, tendo em vista que será um mero refresh da atual geração, com a presença de HT em todos os modelos, algo que a Intel já deveria ter feito HÁ MUITO TEMPO), só essa dúvida com relação à sobrevida dessa plataforma me faria pensar duas vezes antes de adquiri-la...

Pessoal, entre estes 2 kits, qual é melhor?

Kit DDR4 Corsair: link

Kit DDR4 G.Skill: link

Não pretendo fazer OC nas memórias no momento, mas quando trocar de processador provavelmente eu irei fazer.

Qual das duas será mais fácil fazer OC?

Qual tem o melhor RMA/Garantia?

As duas são b-die?

O melhor kit com certeza é o da Corsair: garantia nacional vitalícia (a G.Skill também tem, mas tu tem que mandar pros EUA), chips Samsung B-Die e luzinhas coloridas de brinde.

Não só na questão de compatibilidade, como na capacidade de overclock, o kit da Corsair seria superior pelo fato delas usarem chips Samsung B-Die. O preço não é dos melhores, mas é o que infelizmente cobram para se ter uma memória com um dos melhores chips do mercado.

Como alternativa, temos as Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15 ou 3200 MHz CL16. Ambas possuem chips Micron E-Die, que conversam muito bem com os Ryzen e também possuem boa capacidade de overclock, sem custar tão caro. O contra seria a garantia, que deve ser no mesmo estilo da G.Skill, e a ausência de RGB, mas a economia com certeza seria bem vinda.

Toda plataforma da Intel nasce morta basicamente. Eu tinha um Ryzen 1400, mudei pro 2700, se eu quiser trocar para um 3700X sem problemas, e no futuro também poderei usar um Ryzen 4000. Essa é a diferença de uma plataforma não estar morta. 4 anos com lançamentos de CPU compatíveis com as primeiras Mobos. Agora se for olhar pros 4000, teoricamente ela vai estar morta também, pois aí depois vai mudar de socket.

Mas mesmo que haja mudança de socket para os lançamentos pós geração 4000, graças à modularidade trazida pela arquitetura Zen 2, é possível que a AMD lance alguns produtos com chiplet atualizado para a arquitetura mais atual, porém usando um IO Die com suporte ao padrão DDR4. Se ela assim proceder (estou na torcida para que se concretize), não espero o lançamento de uma linha completa de produtos, mas de uns 2-3 SKUs para acalmar os ânimos das futuras viúvas do AM4. Mesmo que a AMD não aja dessa forma (o que pra mim seria uma tremenda oportunidade perdida), essa viúvas estarão MUITO bem supridas com as CPUs de 12 e 16 núcleos (para quem ainda nãos as utiliza, evidente). Só isso já é motivo suficiente para atualmente investir na AMD e não na Intel :true:

Bom dia pessoal
Segue um belo desafio para nós aqui, vou montar uma maquina do 0:
  • Meu foco vai ser 1440p (Vou fazer upscaling pra 4k na minha tv) a 60 fps E ultra wide full hd em outro monitor (não ao mesmo tempo) com o máximo de fps possível
  • Já escolhi o processador : Ryzen 5 3600X
  • Vou montar em um gabinete mesh, com WC
  • Pretendo fazer overclock no futuro
  • GPU vai ser RX 5700 XT
Gostaria da ajuda de vocês para:
  • Memórias
    • vou colocar 32 GB
    • O Ryzen tem bom cache L3, preciso mesmo investir em 3200 Mhz?
    • Latência?
  • Placas mãe
    • Não manjo nada de AM4
    • Gostaria de uma que me permitisse fazer over ou under básicos
    • Nesse quesito o CxB pra mim importa
  • Fonte
    • Gostaria de uma fonte modular
    • Ela precisa suportar essa config e mais um over, porém nada alem disso. A não ser que o CxB seja bem melhor.
Pessoal, desde já agradeço muito a ajuda. Sei que o investimento vai ser pesado, por isso, eu quero economizar onde eu puder, sem perder muita perfomance. Estou evitando exageros, já que meu processador não será nem R7 e nem R9.


Pra ajudar, to pensando em gastar por volt de 2000 reais no conjunto placa-mãe, memórias e fonte.

Caso eu tenha postado no lugar errado, me avisem onde eu deveria postar que eu corrijo.
Obrigado.

Você está pegando o 3600X porque ele está custando o mesmo ou mais barato que o 3600? Se for o caso, OK, pode pegá-lo, mas se for o contrário, é melhor economizar essa grana, pegar o 3600 e investir a diferença num bom sistema de refrigeração.

Sim, precisa. O maior cache L3 reduziu a necessidade de constantemente acessar a memória RAM em busca de informações, mas ele não eliminou completamente essa necessidade. Além disso, quanto maior for a velocidade da memória RAM, mas o Ryzen ganha performance, então o mínimo que se recomenda hoje é ir de DDR4-3000 ou subir essa frequência caso haja orçamento para tal.

No tocante à placa-mãe, como você pretende fazer overclocking/undervolting, eu recomendo você ir de X570 caso tenha orçamento para isso pelo simples motivo de que o chipset X possui uma BIOS com ajustes mais finos/precisos, além de algumas opções que nem sempre estão presentes nas placas com chipset B. A X570 com melhor relação custo x benefício do mercado hoje é a Asus TUF Gaming X570-Plus, que pode ser encontrada custando pouco mais de R$ 1K. Como alternativa, temos a B450M Pro4 ou Steel Legend; são mais baratas, mas infelizmente não tem o mesmo nível de ajuste presente na placa da Asus e nem a mesma qualidade no quesito VRM.

Com relação à fonte, tendo em vista que você quer fazer OC tanto na CPU (o que não vejo tanta necessidade, mas não vejo nenhum motivo forte o suficiente pra te impedir de fazê-lo) quanto na GPU, sugiro pegar uma fonte de 650-750W (até pra deixar folga para um eventual upgrade de CPU também). Como você deseja uma fonte que seja completamente modular, a melhor relação custo x benefício do mercado hoje é a XFX XTR2 650W Gold Full Modular. Porém, considerando que o modelo de 750W dessa fonte custa R$ 50 a mais, eu faria o investimento adicional e a pegaria: XFX XTR2 750W Gold Full Modular (link alternativo).

Analisando os argumentos da galera em relação a "geração morta", a serie 4000 ja vai nascer morta então, levando em conta que a intel esta vindo com os Comet lake, segundo os boatos, todos com hyperthread (i3 4c/8c, i5 6c/12 ...).

Acho que a briga vai ser boa, dependendo dos preços da intel, quem puder segurar o investimento é bom.

Por mais que aparentemente a 4ª geração do Ryzen seja a última compatível com o socket AM4, a AMD tem uma gama muito maior de opções para todos os gostos e necessidades, diferentemente da Intel, que continuará limitada à CPUs caríssimas com, no máximo, 20 threads e que terão TDP de 125W NO CLOCK BASE, o que é simplesmente surreal... :mdr2:

O HT com certeza vai ajudar essa futura geração a ter um pouco mais de sobrevida, mas se a Intel inventar de trocar o socket de novo ano que vem (não duvido nada que aconteça), que investiu rios de dinheiro na 10ª geração terá o mesmo problema de quem investiu pesado na 9ª geração agora, com o agravante que talvez seja necessário também trocar a memória RAM no processo...

Uma curiosidade geral:

Minha mobo é um gigabyte ab350 gaming 3. Para quem não conhece:


Caso eu fosse realizar upgrades na minha máquina, acredito que o ideal é começar por aí. Qual MOBO hoje seria uma opção para upgrade "real". Quando digo real é no aspecto de me garantir longevidade maior que a minha atualmente. Ou não justifica e seria mais interessante fazer na VGA?

Por mais que a tua placa-mãe possa se tornar um fator limitador de upgrades, eu só faria upgrade da mesma depois de descobrir se ela terá ou não suporte para os futuros Ryzen 4000, e isso só poderemos saber quando essas CPUs forem oficialmente lançadas.

Até lá, eu faria inicialmente o upgrade da GPU (pois acredito que seu foco seja inicialmente performance e, por melhor que seja o vídeo integrado, ele deixa a desejar se comparado com uma placa de vídeo dedicada) e, depois, pensaria em fazer o upgrade da CPU ou da CPU/MOBO (até lá a AMD deve ter lançado as futuras B550), caso a sua atual se torne o fator limitador para você adquirir um Ryzen 4600/4700X, por exemplo.

Bom, depois de quase 20 anos de intel resolvi ir de AMD e ate o momento sinto que ta legal , minha unica preocupação é a durabilidade do chip , os chip's da intel que eu tive sempre fiz overclock e nenhum nunca queimou , rodei meu ultimo i7 3700k em 4.7 giga durante mais de 5 anos . Sei que os AMD são diferentes porque eles ja estão no limite e são muito sensiveis em temperatura , mas a durabilidade só o tempo diz .

Toda CPU é sensível para com temperatura, mas toda ela possui recursos de proteção internos para prevenir queimas inesperadas por superaquecimento, por exemplo. Quanto à questão da durabilidade do produto, eu creio que ele terá uma vida tão longa quanto qualquer outra CPU que tive a oportunidade de usar no passado, apesar da forma dele trabalhar ser completamente diferente daquilo que até o momento experimentei, com clock/vcore que sobem loucamente e se adaptam de forma dinâmica conforme a necessidade de uso. Tendo isso em mente, não creio que a AMD iria produzir um produto que, no futuro, gerasse dores de cabeça com reclamações e processos judiciais movidos pelos clientes insatisfeitos, assim como eu creio que a Intel não queria ter produzido uma arquitetura similar a um queijo suíço no que diz respeito à segurança.

Falouws :cool:
 
É normal essas oscilações. Faz parte do ajuste automático que a própria CPU faz, de forma dinâmica.



Se tu tava importando cooler da China, por que tu não pegou algum melhor, tipo o Snowman Direct 5? :hmm: Não que o Wraith seja ruim, mas existem opções mais eficientes e, quem sabe, silenciosas.

Quanto à memória, toda aquela preocupação em combinar as peças e tu acabou pegando uma RAM com dissipador preto? Espero ao menos que você configure o RGB dela na cor branca e não desative quando for dormir :haha:
Pois é, eu tava de saco cheio de encontrar uma boa memo e que fosse branca. Fora que estava em promoção essa memória e pelo que eu vi são de excelente qualidade. Não sou fã de LED e o escambau no PC (me mantenho aquele PC Gamer "conservador" de 2011), mas não tem como fugir. Mas foi fazer isso, deixar ou o LED desligado ou em branco.
Peguei o Wraith, pois iria combinar mais como um todo e é tecnicamente fácil de vendê-lo dps.
 
Galera, peguei um pc usado em um preço legal, quero aproveitar algumas coisas dele e fazer um upgrade, tem uma a320, fonte 500w aerocool, ryzen 3200g,8 gb em dual, o que eu pretendo fazer é comprar um gabinete maior, um ssd e uma rx 570,o 3200 segura bem ela? Sei que tem alguns melhores mas não tô afim de vender kk
 
Pois é, eu tava de saco cheio de encontrar uma boa memo e que fosse branca. Fora que estava em promoção essa memória e pelo que eu vi são de excelente qualidade. Não sou fã de LED e o escambau no PC (me mantenho aquele PC Gamer "conservador" de 2011), mas não tem como fugir. Mas foi fazer isso, deixar ou o LED desligado ou em branco.
Peguei o Wraith, pois iria combinar mais como um todo e é tecnicamente fácil de vendê-lo dps.

Mas aquela que você encontrou na Guerra Digital não era boa? :hmm2: Não que essa ADATA não seja, mas é de conhecimento geral da nação que aquele modelo da Crucial usa chips Micron E-Die, que são muito boas para overclock e compatibilidade com o Ryzen.
Também não sou fan dessa fase RGB que os PC ga(y)mers estão vivendo, mas confesso que depois de conhecer um teclado com retroiluminação, não quero nunca mais voltar atrás... :mr: Agora o RGB da minha placa-mãe e do cooler da CPU eu basicamente deixo desativado, até porque ele conflita com certos jogos, que se negam a abrir por achar que o serviço controlador das luzes, que está rodando em segundo plano, é programa "xiter"... :facepalm:

Falouws :cool:
 
Galera, peguei um pc usado em um preço legal, quero aproveitar algumas coisas dele e fazer um upgrade, tem uma a320, fonte 500w aerocool, ryzen 3200g,8 gb em dual, o que eu pretendo fazer é comprar um gabinete maior, um ssd e uma rx 570,o 3200 segura bem ela? Sei que tem alguns melhores mas não tô afim de vender kk
Sim empurra tranquilo, a rx 570 é o máx q o 3200g leva, entretanto ainda q o 3200g seja tranquilo pra essa mobo, eu faria um esforço e trocaria essa a320 pois não possui nem um dissipador sobre os vrm's, fora o fato de q vc estaria preparado p/ futuros upgrades. O mín a se considerar seria uma Gigabyte ab350m ds3h (bios deve estar atualizado), pressupondo q esteja meio limitado $$.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo