• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Dúvidas Vsync + Gsync

DaemonTools

Banido
Banido
Fala Galera Beleza?

Gostaria de tirar algumas dúvidas com a galera que manja desse esquema de Vsync, Gsync pois estou meio confuso, comprei um monitor Gsync que ainda não chegou, atualmente jogo em 60hz com Vsync em Adaptável no painel de controle da Nvidia e o Vsync on nos games.

Já tentei deixar o Vsync como rápido e deixar ele off nos games mas dá tearing, não consegui achar uma configuração boa sem deixar ele ligado o que causa o input lag maior.

Vi que no monitor com Gsync também devo usar o Vsync pois se os frames passarem a quantidade de Hz do monitor também da Tearing, não entendi muito bem.

Alguém pode me esclarecer?

Obrigado.
 
GSync ajusta o refresh rate baseado no FPS, se o FPS for acima do refresh rate máximo não tem como fazer esse ajuste e isso causará tearing.

Para reduzir input lag do vsync use Triple Buferring.

Estranho vsync rãpido não ter funcionado para você. Uso (ou usava pois estou sem VGA no momento) e adorei. Era o benefício do vsync com quase nenhum input lag.
 
se o monitor for Gsync desligue o vsync no jogo e desligue o vsync no driver no Windows, vsync sempre em off.
 
GSync ajusta o refresh rate baseado no FPS, se o FPS for acima do refresh rate máximo não tem como fazer esse ajuste e isso causará tearing.

Para reduzir input lag do vsync use Triple Buferring.

Estranho vsync rãpido não ter funcionado para você. Uso (ou usava pois estou sem VGA no momento) e adorei. Era o benefício do vsync com quase nenhum input lag.

Realmente não funcionou, gosto bastante de games FPS, estava jogando BF1 e consegui através do Nvidia Inspector limitar o fps do game em 60.7 e deixar o Vsync off tanto no driver como no game e ficou lisinho. Porém com o fast sync não rolou.

Comprei o Dell S2716DG creio que a minha VGA não passará dos 144Hz na maioria dos jogos dessa forma não terei o tearing.

Obrigado pelas dicas.

Faz 3 anos que uso gsync é NUNCA deixei ativado vsync em nenhum jogo

Bom saber meu amigo, assim que chegar o monitor farei os testes.

Abraços.

se o monitor for Gsync desligue o vsync no jogo e desligue o vsync no driver no Windows, vsync sempre em off.

Estou usando assim atualmente e limitando os FPS pelo Nvidia Inspector, assim que chegar o monitor farei novos testes.

Muito obrigado
 
Você limitando o fps é a mesma coisa que deixar o vsync ligado...
Para se usar o fast-sync ou o adaptável deve se desativar o vsync.
 
Existem muitos comentários em diversos fóruns gringos, inclusive da nvidia, dizendo que pra funcionar corretamente deve deixar VSYNC on no painel da nvidia.
 
Você limitando o fps é a mesma coisa que deixar o vsync ligado...
Para se usar o fast-sync ou o adaptável deve se desativar o vsync.

Estou jogando com o Vsync desativado e o FPS limitado pelo Nvidia Inspector tá bem liso, com o fast sync acontecia tearings.


Existem muitos comentários em diversos fóruns gringos, inclusive da nvidia, dizendo que pra funcionar corretamente deve deixar VSYNC on no painel da nvidia.

Essa é a dúvida, desliga ou liga o Vsync só chegando mesmo o monitor pra saber agora.

Valeu
 
Testei aqui o Gsync com o vsync ativado e o fast,com ativado tanto o fast como o vsync o uso da GPU fica em 60~70% e quando cai abaixo de 100 fps da stuttering e tearing...
Ou seja tem que deixar desativado o vsync quando se usa o Gsync...
 
Vsync off em full screen causa tearing na parte de baixo do monitor, e isso não é só do meu modelo, só pesquisar na internet. Mas nem todo mundo consegue perceber o tearing...
 
Vsync off em full screen causa tearing na parte de baixo do monitor, e isso não é só do meu modelo, só pesquisar na internet. Mas nem todo mundo consegue perceber o tearing...
Pelo que li e sempre usei, o recomendado é vsync off e colocar o limitador de FPS uns 2 ou 3 frames abaixo de 144.
Acredito que tearing acontece caso passe 144 fps por isso colocar o limitador.
Em teoria o gsync apenas funciona entre 30 e 144fps no s2716dg,
Setar em 141fps o máximo da uns 3 fps de buffer para nunca ter picos acima de 144 fps (é possivel ter picos levemente acima do que você setou, por isso limitar é importante).
Outro detalhe, quando vc coloca vsync on o game pode assumir que você não tem gsync habilitando outras features que geram "lag" como triple buffering.
No mais o gsync justamente substitui o vsync quando esta ativo no range de funcionamento, ativar o vsync seria apenas para casos quando o gsync justamente falha fora do intervalo 30-144 fps.
 
Última edição:
Está tendo alguma confusão aí. VSYNC FAST substitui o VSYNC normal, é só uma versão diferente do vsync, não um adicional. Ativar vsync e o vsync fast ao mesmo tempo não faz sentido.
Se você ler direito eu escrevi que testei um de cada vez com o Gsync...
 
Olha ... 30 meses usando gsync e NUNCA ligo o vsync nem em jogo nem em painel
 
São poucas pessoas que conseguem notar o tearing na parte de baixo do monitor, mas dps q vc nota, nunca mais consegue desver kkk. Detalhe que isso é em full screen, em borderless isso não ocorre.
Não sei se pode postar links de outros fóruns, mas tem vários posts relacionados a isso, e de marcas de monitor diferentes.
 
São poucas pessoas que conseguem notar o tearing na parte de baixo do monitor, mas dps q vc nota, nunca mais consegue desver kkk. Detalhe que isso é em full screen, em borderless isso não ocorre.
Não sei se pode postar links de outros fóruns, mas tem vários posts relacionados a isso, e de marcas de monitor diferentes.
Notei isso estes dias, é bem sutil bem próximo da borda inferior, sendo mais fácil de notar se por um objeto claro em contraste com um escuro em evidencia e movimentar o mouse / tela.

Dica para testar:
Overwatch, cria um game na colônia lunar e veja as lâmpadas brancas da sala (verticais), posiciona ela bem na parte inferior da borda da tela, no meio preferencialmente (até 1cm da borda) e move o mouse e personagem.


@atualizando, testei vários caps no overwatch, meu monitor é 120hz (vsync off apenas gsync ligado).

Quando forem testar, verifiquem se os FPS do jogo estão no limite do CAP setado, pois não existe tearing nos intervalos de fps que se afastam do cap.

cap a 120 fps,bastante tearing, mas menos que estivesse sem gsync.
cap 119 fps, reduz o tearing do modo anterior na metade.
cap a 118 fps, reduz em uns 99%.
cap a 117 fps, tira totalmente o tearing apenas em 1 ou 2 cm na borda inferior é notado na condição que você falou.
cap a 115 fps, reduz drasticamente o tearing da borda inferior.
cap a 110 fps ou menos elimina 100% o tearing da borda inferior.

Pontos de cap:
-3 fps (tira quase tudo) -10 fps (tira tearing próximo da borda)

Tenta setar o seu cap a 134 fps ou menos já que seu monitor é 144hz com vsync off e me conta.

Obs: eu nunca teria notado isso da borda inferior se vc não me falasse que existia kkk, a maioria dos users nunca vai notar isso, no até o momento apenas percebi isso e testei no overwatch.

Tópic sobre este assunto, parece ser um bug antigo implementação do gsync:
https://forums.geforce.com/default/topic/965224/geforce-drivers/gsync-not-working-100-/

Sobre gsync+vsync como solução para eliminar o tearing na parte debaixo.
https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?f=5&t=3073

Apenas acontece em fullscreen.
@Hwoa_XD que é um dos users que mais conhece de tecnologias de monitores aqui no fórum poderia comentar algo a respeito do tearing na borda inferior? Devemos ligar o vsync tb ou fazer apenas o cap de 10 fps abaixo do limite para eliminar ele?

Ah! estou fazendo o cap pelo próprio jogo overwatch que tem recurso para isso.
 
Última edição:
Eu testei muitas e muitas configurações assim que recebi meu monitor. Notei sim Tearing no Batman Arkham Asylum em 120 fps na parte de baixo da tela, bem como em 119 fps (limitando pelo RivaTuner), só que em menor frequência. Descobri a configuração ideal para mim, que é a mesma do BlurBusters, com uma modificação: Ligo V-sync no Painel de Controle Nvidia, desabilito nos jogos, limito o fps em 118 (meu monitor é 120 Hz). Não senti a necessidade de limitar em 117, pois não vi Tearing em 118 com V-sync + G-sync. Antes de Ligar o V-sync no painel de controle Nvidia as coisas eram diferentes. Prefiro usar dessa forma a ter que limitar 10 fps abaixo do limite, mas isso é gosto pessoal. Considero que input Lag e frametime são imperceptíveis quando o jogo está a 118 fps (ou 120 caso ele tenha um limitador interno de fps). Minha experiência com G-sync ficou agradável ao meu gosto, meu problema é na verdade com alguns jogos antigos que insistem em ter spikes e queda de performance, como Borderlands 2, mas isso é problema no jogo, creio eu.
 
São poucas pessoas que conseguem notar o tearing na parte de baixo do monitor, mas dps q vc nota, nunca mais consegue desver kkk. Detalhe que isso é em full screen, em borderless isso não ocorre.
Não sei se pode postar links de outros fóruns, mas tem vários posts relacionados a isso, e de marcas de monitor diferentes.
Notei assim que bati o olho e comecei a jogar em 120 fps, depois disso não deu para desnotar, como você mesmo disse, apenas solucionando meu problema com o método acima
 
Eu deixo Vsync controlado por aplicativo no painel e Off in-game. Limito o fps abaixo dos 144hz. Desconheço um jogo que jogo a menos de 30 ou mais de 140fps, então na real tanto faz vsync on ou off com o gsync em funcionamento. Isso deve ser preocupação pra quem joga CS e afins.
 
Eu deixo Vsync controlado por aplicativo no painel e Off in-game. Limito o fps abaixo dos 144hz. Desconheço um jogo que jogo a menos de 30 ou mais de 140fps, então na real tanto faz vsync on ou off com o gsync em funcionamento. Isso deve ser preocupação pra quem joga CS e afins.
Então você usa o vsync desligado (off in game, controlado por aplicativo).
Existe uma sutil diferença entre ligado / desligado + gsync referente a tearing ocasional, dependendo do jogo, mas apenas na parte inferior da tela explicada aqui https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?f=5&t=3073

Se este artigo está correto acho que o ideal seria habilitar os 2 e limitar em 2 fps abaixo da frequência máxima do monitor sempre.

Segue a parte que ele fala disso, lembrando que o tearing na parte inferior pode ou não aparecer dependendo do jogo:

"
UPPER FRAMETIME VARIANCES

V-Sync Off: G-Sync remains engaged, tearing may begin at the bottom of the display, no additional input latency is introduced.
The tearing seen at the bottom of the display (example: https://youtu.be/XfFG1r7Uf00) in this relatively narrow range, is due to frametime variances output by the system, which will vary from setup to setup, and from game to game. Setting v-sync to "Off" disables the G-Sync module's ability to compensate for frametime variances, meaning when an affected frame is unable to complete its scan before the next, instead of suspending the frame long enough to display it completely, the module will display the next frame immediately, resulting in a partial tear. Not only does v-sync "Off" have no input latency reduction over v-sync "On" (see “G-Sync Input Latency & Optimal Settings”), but it disables a core G-Sync functionality and should be avoided.

V-Sync On: G-Sync remains engaged, module may suspend frames, no additional input latency is introduced.
This is how G-Sync was originally intended to function (see “G-Sync & V-Sync”). With v-sync "On," the G-Sync module compensates for frametime variances by suspending the affected frame long enough to complete its scan before the next, preventing the tearing seen at the bottom of the display in the “V-Sync Off” scenario above. Since this operation is performed during the vertical blank period (the span between the previous and next frame scan), it does not introduce additional input latency (see “G-Sync Input Latency & Optimal Settings”).
"

Ou seja, desligando o Vsync, também desabilita uma espécie de ajuste fino interno do Gsync de sincronizar os frames podendo suspender um pouco frame se necessário, o input lag gerado por ligar o vsync + gsync dentro do range do gsync segundo os caras é insignificante, pois é feito durante o período de "vertical blank" do monitor.
 
Última edição:
input lag gerado por ligar o vsync + gsync dentro do range do gsync segundo os caras é insignificante,

Exatamente por isso eu deixo on no painel sempre.
 
Exatamente por isso eu deixo on no painel sempre.
Este tópic foi excelente pra esclarecer isso, durante 2 anos usei o gsync sem vsync a 2 ou 3 fps do cap e sem saber disso, mas também nunca tinha notado tearing na parte inferior da tela só notei ocasionalmente depois que vc falou.
 
Última edição:
Acho que eu optei logo por G-sync + V-sync também por conta da minha observação do Frametime. Salvo engano, assim o Frametime fica mais estável. Eu utilizo, no MSI Afterburner, dois gráficos na tela: Framerate e Frametime, pois assim verifico a fluidez e a estabilidade do jogo. Logo quando liguei o monitor, sem saber exatamente qual configuração usar, ele não era tão estável assim. Ao seguir a recomendação do Blurbusters ficou perfeito também. Acho que vale a tentativa também. É só no Afterburner colocar, na aba de Monitoramento a opção "Texto e Gráfico" na parte do Frametime. As pessoas em geral não reparam mas ele costuma oscilar bastante, mesmo em 60 fps constantes com V-sync (em telas sem g-sync), daí a necessidade de limitar os fps com RivaTuner. Eu suponho que a maioria já saiba disso, claramente, mas pode ser que alguns não tenham testado ou ouvido falar e então seria bom esclarecer para fins de testes. Se alguém quiser testar e postar as conclusões. PS: Os frametimes também ficam instáveis quando os fps chegam ao limite do monitor, mesmo com G-sync, daí outra razão para limitar em 2 fps a menos, isso eu testei pessoalmente de maneira recorrente quando buscava a configuração ideal.
 
Aproveitando o tópico aqui,com minha config como configuro da melhor forma? ativo ou não ativo o Vsync ?
Meu monitor é 60hz e só jogo na maioria jogos AAA e alguns indies,nenhum online e nem competitivos e nem fps frenéticos.
 
Aproveitando o tópico aqui,com minha config como configuro da melhor forma? ativo ou não ativo o Vsync ?
Meu monitor é 60hz e só jogo na maioria jogos AAA e alguns indies,nenhum online e nem competitivos e nem fps frenéticos.

Ué, joga com o V-Sync on e off e tire as suas próprias conclusões. tem pessoas que preferem on outros off.
 
Ué, joga com o V-Sync on e off e tire as suas próprias conclusões. tem pessoas que preferem on outros off.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk e n é que é mesmo...sempre lembro mas nunca testo,é isso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo