• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Duvivida OC DDR4

Passoni_666

New Member
Registrado
Gente, sou novo em OC
Comprei essas memorias: CMN32GX4M2Z4000C18
Minha placa mae e uma B660m hdv da asrock e o processador um i3 13100f
O perfil XMP de fabrica nao subiu (4000 18 22 22 42)
3733 da tela azul apos uns minutos ligado nos timings primarios que peguei do aida64
O melhor que eu consegui foi 3600 19 19 38 mexendo so nos timings primarios, estavel por 30 min no mentest (rodado em janela), nao fiz por mais tempo. O diagnostico de memoria do windows também nao acusou erros.
Devo continuar pesquisando, lendo sobre oc ate subir algum perfil de mais performance ou meu sistema e muito limitado?
Obrigado.
 
Possivelmente o controlador de memória não ta aguentando essas frequencias elevadas.

O ideal é andarem sincronizadas (memória/controlador de memória).

O que tu pode fazer é colocar o ratio das memórias 1:2. Requer testes, ao colocar assincrono/gear mode 2 (1:2) saiba que vc vai ter a memória operando em 4000MTs porém o IMC da Intel vai estar operando na metade disso. Portanto você ganhará em velocidade de memória mas vai tomar uma "penalidade" de latência.

Então teste esse valor 3600 e compare com os 4000 usando o 1:2.

Outra coisa: o 3600 que vc conseguiu aparentemente ta com as latências bem ruins, estão mais alto que a latencia em 4000. Em tese como vc abaixou o clock das memórias pra 3600 é esperado que consiga uma latencia mais baixa, ex 16 ou se bobear 14...
 
Eu consegui CL 16, mas com o command rate em 2T
Tentei 1T mas nao funcionou.
Depois vou tentar gear 2, mas como sou novo nisso, o ratio de memorias e o gear 2 ou o command rate na bios? Precisa fazer algum outro ajuste ou so tentar subir o XMP de fabrica de 4000 MHz e alterar pra gear 2m
Isso foi o que consegui:
mL1wKHm.jpg

49D2g5X.jpg

O Thaiphoon da esses valores pra 3733, mas nao consigo aplicar pelo programa e nao entendo bem esses valores, tipo tCL de 32T, sou bem novato nisso.
hi3oHb1.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizei s bios para a ultima versao, agora melhorou e o perfil xmp ta subindo com 4000 mhz, 22 22 22 53, o certo seria 18 22 22 42
RxvBjz5.jpg

Mas da tela azul ainda :/

Deixei nos 3600 16 19 19 38 que foi o melhor que consegui ate agora.

Talvez um upgrade pra um processador melhor 14 gen versao k mais pra frente resolva .
 
Última edição:
Com a bios mais atual, subiu o perfil com Command Rate 1T depois que apliquei CPU ratio Sync all core.
SuR6sKu.jpg

DRa71yM.jpg

Dizem que tem que deixar a CPU cache 300 a menos, mas nao sei como mexer. O multiplicador e 43.
Super complicado usso, talvez esse processador de entrada limite um pouco as frequencias mais altas, o jeito e um upgrade como a assistência da Corsair recomendou, talvez pra um 14400F.
Mas vou continuar tentando.
 
Com a bios mais atual, subiu o perfil com Command Rate 1T depois que apliquei CPU ratio Sync all core.
SuR6sKu.jpg

DRa71yM.jpg

Dizem que tem que deixar a CPU cache 300 a menos, mas nao sei como mexer. O multiplicador e 43.
Super complicado usso, talvez esse processador de entrada limite um pouco as frequencias mais altas, o jeito e um upgrade como a assistência da Corsair recomendou, talvez pra um 14400F.
Mas vou continuar tentando.
Intel non-K infelizmente tá muito ruim pra overclock de memória, a Intel fixou o VCCSA deles em cerca de 0.9V e não deixa alterar, acaba limitando muito pra OC de RAM, mesmo um i9 14900F por exemplo vai ter essa limitação. Indo de um 12100F pra um 13600KF consegui 1000MHz a mais na mesma RAM
 
Isso foi o melhor que consegui usando o Thaiphoon Burner e o DRAM Calculator (que e pra processadores AMD e nao tem tanta compatibilidade com intel):
OBbUy1R.jpg


E uma memoria com velocidade de 4000 MHz, mas ele segurou 3600 em gear 1 e 2T estavel com os timings e subtimings do perfil agressivo do DRAM calculator, so nao consegui a latencia de 14 pra essa velocidade. 14 ele suporta no 3200.
Tentei baixar perfis XMP no spd database e spd browser dentro do Thaiphoon Burner, mas não abre. Diz estar desconectado da internet.
 
Thaiphoon Burner

Mas faltou o principal, que é o chip de memória. Eu já sei que é Micron Rev B ou alguma variação Spectek pelo fato de ser Corsair, isso se for 8Gbit. Se forem Rev B de 16Gbit, muda tudo.

DRAM Calculator

Se for aquela planilha do Google, vale pra ter uma base e só. Melhor penar agora e pesquisar até dar ânsia: com os fundamentos assimilados fica muito mais intuitivo.
 
Com a nova bios e colocando os timmings do perfil listado no Intel Tuning Utility subiu 4000, mas instável, dando BLUE screen depois de um tempo.
Só não encontrei os TRFC 2 e TRFC 4 na BIOS, só se foi por isso.
 
Talvez o seu problema seja o I3, mas vou compartilhar uma experiência de vida que tive no passado com uma Corsair Vengeance DDR3 2133mhz, daquelas com o dissipador gigante, lindas, era até vermelhas (pois peguei em um promoção onde o kit vermelho era mais barato).

Elas não pegava XMP de 2133mhz nem com reza e deixei pra lá, quando decidi revender deu uma dor de cabeça pois eu não tinha certeza se elas rodavam em 2133mhz e no meu pc só batia 1900 e pouquinhos mhz e para DDR3 o normal era 1600mhz, mesmo elas sendo bem mais rápidas, não pegar o XMP era defeito e pronto.

Quando eu vendi precisei explicar para o sujeito e vender por um valor de 60% do mercado, pois teoricamente elas não pegavam a velocidade então era defeito de fabricação e o que mais poderia acontecer, o comprador levou e não sei o que rolou pois nunca mais vi a pessoa hahahaha.

Se eu fosse você tentaria testar as suas memorias em outro pc ou até uma loja da região ou técnico, como desencargo de consciência, pois se chegar no outro pc e não pegar o XMP, iria acionar a garantia (se tiver), acredito que no seu caso 3600mhz ou 4000mhz não mudará nada, se bobear até 3200mhz não mude nada, mas tem a questão futura de revenda, o dia que vc quiser revender este fantasma das memorias não pegar XMP vai te assombrar e se vc vender sem avisar o risco de cliente voltar na sua porta para reclamar é grande e se avisar o produto perde valor.
 
Esse é um ponto que não tinha pensado. Na garantia estão, mas parecia estar violada a caixa. Talvez tenham passado por devolução já e eu sou o terceiro comprador. É um modelo antigo, de 2018. Pelo que li, essas memórias dessa data estavam dando muito problema pra atingir o XMP. Isso achei num fórum. O chip delas era ruim. Eu não dei muita importância para esse fato, mas agora que você disse e juntando os fatos, pode ser que esse produto em questão esteja com algum defeito ou seja de uma qualidade de chip muito ruim, que dificilmente atinja as frequências de XMP.
Memória em questão: cmn32gx4m2z4000c18

Rodam a 3600 mhz, gear 1, crt 2. Achei os benchmarks do Ada64 bem fracos perto do que o pessoal consegue com módulos bem mais baratos. Essa memória que tenho e cara, custa 800 reais pra cima. Foi um amigo meu que me vendeu a troco de um serviço, mas tenho a nota da Pichau, loja de origem. Veio importada a Inglaterra. Se vê que e um produto já bem rodado, caixa amassada, já aberto, tem coisa errada nisso.
Falei com a Corsair e a técnica me disse que e meu I3 que tá sendo o fator limitante e que as memórias estão boas. Enfim...
 
IMC do 13100f definitivamente não foi feito pra rodar RAM acima das "specs máximas" (3200~3600MT/S). Mobos da série B também não costumam performar muito bem. Pra ter OCs consistentes tu precisa de um bom IC, bom IMC e uma boa mobo, que treine corretamente os timings e com bons circuitos entre IMC e os slots de DIMMs.

Recomendo seguir o famoso guia do github para OC de RAM DDR4.

Ah, e somente compare resultados de benchmark do AIDA64 se os CPUs forem idênticos. A latência e a largura de banda muda muito de processador pra processador. Não vale de nada comparar se não for o mesmo. Mesmo assim, não é muito útil porque pode ter muita variação. Esse benchmark serve mais pra você comparar seus próprios ajustes. Sempre faça cerca de 5 testes e depois a média dos resultados, para mitigar a variação entre eles.
 
Mesmo assim, não é muito útil porque pode ter muita variação. Esse benchmark serve mais pra você comparar seus próprios ajustes. Sempre faça cerca de 5 testes e depois a média dos resultados, para mitigar a variação entre eles.

Só pra corroborar o que o colega disse. Aida64 é completamente absurdo e não vale nada:

l7scYyH.jpg



Totalmente de propósito e acertei na mosca o 6.3ns.

Esse "truque" é meio manjado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo