É muito caro adaptar o código de um game de Windows para linux?

edge

Well-Known Member
Registrado
Queria saber se alguém aqui já fez um programa/game para os dois sistemas. Há muita modificação no código para este funcionar nos 2 sistemas?

Sai tão caro assim essa adaptação pois são pouquíssimas empresas de games/softwares que disponibilizam uma versão de seu programa/game para linux.

Sempre tive essa curiosidade :whistle:
 
0.9% dos desktops usam linux, qual a vantagem de se dar ao trabalho de adaptar se existem pouquissimas pessoas usando o sistema?

agora, sobre sua pergunta, não sei se o opengl é uma API tão boa quando o directx...
 
mande email pra alguma 'produtora', e espere a resposta, se algum dia ela chegar =/
 
Deve ser o custo de uma programação de um jogo para Windows, já que o jogo teria que ser feito em OpenGL, inves de DX.

Seria lucrativo gastar 2x? Sendo uma para um sistema que é usado pela esmagadora maioria das pessoas que tem pcs e outra para uma parcela que mal existe e os que existem, nem ligam tanto pra jogo?

Responda vc mesmo e vc terá a resposta correta :)
 
não tem q pagar para ter acesso aos arquivos para desenvolver em dx n?
 
não tem q pagar para ter acesso aos arquivos para desenvolver em dx n?

nao, que eu saiba é so voce ir no site da Microsoft e baixar o SDK do directX, ler muito a documentaçao do SDK e ter noçao basica + um compilador de C/C++ e atualmente ate C# (ja que o ponto forte da plataforma PC foi sempre desenvolver com custo zero no quesito SDK!

mesma coisa pro OPEN GL, porem dizem as mas linguas que a versao 3 ainda continua antiquada, com metodos complicados de se fazer algo, enquanto que o DirectX facilita e muito a programaçao dos jogos!

Tomara que na proxima versao do OpenGL (3.1 creio eu) eles facilitem nesse ponto a programaçao!

quanto a programaçao multi sistemas, creio que o custo seria o mesmo, falta é incentivo as desenvolvedoras (leia-se $$$) ja que a plataforma dominante é o Windows (no caso da base instalada)
 
nao, que eu saiba é so voce ir no site da Microsoft e baixar o SDK do directX, ler muito a documentaçao do SDK e ter noçao basica + um compilador de C/C++ e atualmente ate C# (ja que o ponto forte da plataforma PC foi sempre desenvolver com custo zero no quesito SDK!

mesma coisa pro OPEN GL, porem dizem as mas linguas que a versao 3 ainda continua antiquada, com metodos complicados de se fazer algo, enquanto que o DirectX facilita e muito a programaçao dos jogos!

Tomara que na proxima versao do OpenGL (3.1 creio eu) eles facilitem nesse ponto a programaçao!

quanto a programaçao multi sistemas, creio que o custo seria o mesmo, falta é incentivo as desenvolvedoras (leia-se $$$) ja que a plataforma dominante é o Windows (no caso da base instalada)

hoje estou concordando com o blackbrain sobre esse história de jogos no linux...

ainda acho que poderiam ter uns joguinhos sim pra linux, e que a ATI e a Nvidia poderiam melhorar os seus drivers para o pinguim...

mas isso não deve ser uma prioridade para o linux -ainda-
uso linux, pois gosto, estou usando a versão beta do ubuntu 9.04, e ele consome 190mb de ram quando inicia. pouco né? pra mim esse continuar o objetivo do gnu/linux, melhorar o sistema e deixa-lo cada vez mais amigavel -mas sem sair de sua base, que é da liberdade do usuario-

eu já esqueci sobre esse lance de jogos no linux, é só dar um bootzinho e pronto, jogo no vista.
 
O custo seria a adaptação do codigo a API de video do linux. O direct X é um facilitador ao desenvolvedor para o desenvolvimento.No direct x o desenvolvedor tem algumas funcionalidade ja prontas , por isso ele faz direcionado a isso.Para fazer este mesmo jogo no linux ele teria que ter um trabalho a mais de cobrir essa facilidade que o linux nao fornece que é o direct x. Se ouvesse direct X no linux 90% do trabalho de port seria poupado. ;)
 
algumas produtoras portam seus jogos para linux, realmente nao deve fazer diferenca nenhuma, pois o jogo eh o mesmo, nao lembro qual jogo era mas li q era soh vc baixar o instalador para linux no site e copiar o cd pro hd, assim vc teria uma instalacao nativa para linux, a unica diferenca eh q nao vem com o instalador no cd e tbm nao vem especificado na caixa q roda em linux...

qt a drivers eh um grande problema, a ATI nao fez nenhum q funcionasse direito no linux, enquanto a nVidia ja tem drivers muito bons, porem em jogos eu nao sei como se comportam, esse deve ser o maior motivo de nao haver muitos outros ports para linux, imagine um jogo q nescessita de um driver 3D para rodar legal, vc instala o jogo no linux e fica sabendo q seu driver tem problemas de renderizacao... se parar pra pensar bem eh isso q impede maiores ports, afinal nao existem mais jogos em 2D, pelo menos ninguem mais se interessa...

eu ainda estou de acordo com a grande maioria, quer jogar? chama o windows...
alguns falam em crossover, mas a compatibilidade ainda eh muito baixa...

em outras palavras, desista de jogar no linux, ele faz tudo muito bem, menos rodar jogos...
 
algumas produtoras portam seus jogos para linux, realmente nao deve fazer diferenca nenhuma, pois o jogo eh o mesmo, nao lembro qual jogo era mas li q era soh vc baixar o instalador para linux no site e copiar o cd pro hd, assim vc teria uma instalacao nativa para linux, a unica diferenca eh q nao vem com o instalador no cd e tbm nao vem especificado na caixa q roda em linux...

qt a drivers eh um grande problema, a ATI nao fez nenhum q funcionasse direito no linux, enquanto a nVidia ja tem drivers muito bons, porem em jogos eu nao sei como se comportam, esse deve ser o maior motivo de nao haver muitos outros ports para linux, imagine um jogo q nescessita de um driver 3D para rodar legal, vc instala o jogo no linux e fica sabendo q seu driver tem problemas de renderizacao... se parar pra pensar bem eh isso q impede maiores ports, afinal nao existem mais jogos em 2D, pelo menos ninguem mais se interessa...

eu ainda estou de acordo com a grande maioria, quer jogar? chama o windows...
alguns falam em crossover, mas a compatibilidade ainda eh muito baixa...

em outras palavras, desista de jogar no linux, ele faz tudo muito bem, menos rodar jogos...

São poucas as empresas que possuem jogos windows / linux, e se não me engano essas empresas desenvolvem engines pra jogos, portanto acho que esse port linux deve ter algo relacionado a isso. Na grande maioria das vezes as engines comercializadas rodam em PC, mac e consoles, portanto acho que o linux entra de carona e não pq eles se importam com ele.
 
posso ta falando besteira, mas
mac osx nao eh baseado em Unix assim como o Linux?

existe uma boa lista de jogos nativos pra mac, inclusive pra sair ae TS3 e C&C, creio q em openGL
se for como penso, qual seria a dificuldade em portar um jogo pra linux?
 
Os que rodam em mac, e não rodam em linux é por ma vontade das empresas, mas rodam tranquilo pelo Wine, o problema são os DirectX que são maioria, e não rodam de jeito nenhum.
 
Especificações sobre a nova versão do OpenGL 3.1

Uma nova versão OpenGL está disponível e com melhorias nas suas especificações gráficas.

OpenGL (Open Graphics Library) é a interface de programação de referência padrão para a renderização em 3D, desenvolvido pelo Khronos Group, um representante empresários com interesses no domínio (Intel, AMD, Apple …). Com base na linguagem C, tem a vantagem de ser portátil em muitas plataformas, incluindo equipamentos móveis, através da sua modelagem “ES“.

É concorrente forte com a interface proprietárias da Microsoft® com Direct3D, que ao longo dos anos se tornar o padrão no campo de jogos para PCs.

Num evento Game Developpers Conference 2009, o Khronos Group, publicouas especificações desta nova versão OpenGL 3.1, o que representa um passo importante no seu desenvolvimento, abandonando definitivamente as relíquias do passado. OpenGL 3.1, combinados com a interface das novas placas gráficas de alto desempenho OpenCL, assim, finalmente surgiu como uma alternativa bastante moderno sobre o concorrente Direct3D. Este lançamento é acompanhado por desenvolvimentos em GLSL, a linguagem escrita pelo parceiro Shader.

Versão 3.1 do OpenGL inclui uma nova versão do OpenGL sombreamento na linguagem - GLSL1.40 - e tem programabilidade melhor, mais eficiente vértice transformação, expandiu texturamento, funcionalidade e flexibilidade de gestão aumentou excelentemente.

Provavelmente a melhor coisa sobre OpenGL 3.1, como o nome indica, é a sua «abertura», com múltiplos fornecedores de se inscrever e saltar sobre o bandwagon. Na verdade, analista Jon Peddie acha mais de 100 milhões de unidades computador já tem uma base instalada de hardware gráfico que suporte OpenGL 3.1, enquanto OpenGL 3.0 os condutores já estão em expedição AMD, Nvidia e S3 GPUs.

OpenGL ARB lançou uma extensão opcional para a plena compatibilidade, para desenvolvedores podem acessar o OpenGL 1.X/2.X funcionalidade removidos em OpenGL 3.1. A empresa Nvidia, não querendo se sentir excluído, também anunciou apoio ao novo driver OpenGL 3.1 para Windows®, Linux, FreeBSD e Solaris.

” O nascimento foi saudado pelas duas empresas: Nvidia e AMD, com o Green Goblin’s Dan Vivoli proclamando sua empresa estava empenhada na rápida aprovação do OpenGL 3.1 e orgulho de liberar versão beta no mesmo dia em que a própria especificação do OpenGL “.

Entretanto, Suki Samra, diretor do OpenGL a AMD observou, “AMD apoiará OpenGL 3.1 do próximo lançamento para o conduzi-lo e Radeon FirePro produtos, e é inteiramente solidário com o OpenGL API.”

Mais detalhes: (em inglês)

Fonte: http://blog.ubuntugames.org/archives/170
 
eu ja sabia boa parte dessa noticia, menos a do grande apoio que a AMD esta oferecendo...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo