Especificações sobre a nova versão do OpenGL 3.1
Uma nova versão OpenGL está disponível e com melhorias nas suas especificações gráficas.
OpenGL (Open Graphics Library) é a interface de programação de referência padrão para a renderização em 3D, desenvolvido pelo Khronos Group, um representante empresários com interesses no domínio (Intel, AMD, Apple …). Com base na linguagem C, tem a vantagem de ser portátil em muitas plataformas, incluindo equipamentos móveis, através da sua modelagem “ES“.
É concorrente forte com a interface proprietárias da Microsoft® com Direct3D, que ao longo dos anos se tornar o padrão no campo de jogos para PCs.
Num evento Game Developpers Conference 2009, o Khronos Group, publicouas especificações desta nova versão OpenGL 3.1, o que representa um passo importante no seu desenvolvimento, abandonando definitivamente as relíquias do passado. OpenGL 3.1, combinados com a interface das novas placas gráficas de alto desempenho OpenCL, assim, finalmente surgiu como uma alternativa bastante moderno sobre o concorrente Direct3D. Este lançamento é acompanhado por desenvolvimentos em GLSL, a linguagem escrita pelo parceiro Shader.
Versão 3.1 do OpenGL inclui uma nova versão do OpenGL sombreamento na linguagem - GLSL1.40 - e tem programabilidade melhor, mais eficiente vértice transformação, expandiu texturamento, funcionalidade e flexibilidade de gestão aumentou excelentemente.
Provavelmente a melhor coisa sobre OpenGL 3.1, como o nome indica, é a sua «abertura», com múltiplos fornecedores de se inscrever e saltar sobre o bandwagon. Na verdade, analista Jon Peddie acha mais de 100 milhões de unidades computador já tem uma base instalada de hardware gráfico que suporte OpenGL 3.1, enquanto OpenGL 3.0 os condutores já estão em expedição AMD, Nvidia e S3 GPUs.
OpenGL ARB lançou uma extensão opcional para a plena compatibilidade, para desenvolvedores podem acessar o OpenGL 1.X/2.X funcionalidade removidos em OpenGL 3.1. A empresa Nvidia, não querendo se sentir excluído, também anunciou apoio ao novo driver OpenGL 3.1 para Windows®, Linux, FreeBSD e Solaris.
” O nascimento foi saudado pelas duas empresas: Nvidia e AMD, com o Green Goblin’s Dan Vivoli proclamando sua empresa estava empenhada na rápida aprovação do OpenGL 3.1 e orgulho de liberar versão beta no mesmo dia em que a própria especificação do OpenGL “.
Entretanto, Suki Samra, diretor do OpenGL a AMD observou, “AMD apoiará OpenGL 3.1 do próximo lançamento para o conduzi-lo e Radeon FirePro produtos, e é inteiramente solidário com o OpenGL API.”
Mais detalhes: (em inglês)
Fonte:
http://blog.ubuntugames.org/archives/170