• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Eletricidade estática na hora de montar um pc

IuryXy

Active Member
Registrado
Vou montar o primeiro pc, ai apareceu a tal da esd, to esperando minha placa mãe chegar, antes disso abri minha memória pra da uma olhada apenas virei ela com a mão não toquei no trilho, mas quando fui ver o manual dizia que tinha que descarregar a esd, coisa que eu não fiz, tem algum risco da memória não funcionar? na hora de montar não vou ter pulseira nem nada disso meu gabinete é completamente pintado, qual seria o melhor modo para descarregar a esd?config:i5 4690kh80iasrock z97 extreme 48gb hyperX beast1tb wd bluecorsair cs650m
 
Cara em anos de atuação na área nunca vi isso acontecer, mas para evitar problemas tem lugares pra você pegar nas peças sem tocar em componentes que possam ser danificados, só ir com calma tranquilo que vai dar certo.
 
você acha que é necessário usar luvas, não da pra eu usar a pulseira pq n da pra fazer o aterramento
 
Acredito que não, por não ter tocado nos trilhos. Porém, não sei te responder com certeza, pois me surgiu uma dúvida parecida com a sua, estou pra terminar de montar o meu aqui, faltam algumas peças, porém abri a caixa da vga (empolgação a mil) e tirei da embalagem antiestática, peguei na parte de trás da placa, no suporte, e pelos lados do pcb, sem tocar em nenhum componente...a questão é que fiz isso sem lembrar de descarregar a estática. O ambiente aqui não tem tapete nem nada do tipo que possa gerar algo "preocupante", umidade do ar tava bem elevada e não sei se apenas ter tocado nos lados do pcb da placa pode ter danificado de alguma forma, já que pra testa-la vai demorar um tempinho ainda!
 
Quando fui montar o meu eu fiquei com medo disso, na hora so tive um pouco mais de cuidado na hora de mexer nas peças e ficou tudo de boa. mas se tiver algum jeito a mais de se prevenir, é melhor..
 
As chances de voce queimar alguma peça de pc por estatica é zero, pode meter a mao em qualquer peça.
 
Aqui tem um link interessante sobre o assunto

http://ssbergonzi.blogspot.com.br/2009/08/manutencao-de-pcs-como-manusear-as.html

Se alquem quizer poderá fazer experiencia em que mostra a eletricidade estática . Esfreque um pedaço de plastico duro na cabeça e aproxime de pequeninos papeis picados de jornal . Os papeis serão atraidos para o plastico . Isso se deve a eletricidade estatica . A eletricidade estatica é o acumulo de cargas eletricas geralmente em materias não condutores .

O problema da eletricidade estatica na informatica , é que nem sempre a peça que sofreu a descarga de eltricidade devido a estatica , não ficar ruim imediatamente ( na maioria dos casos ) , mas a peça fica danificada e com o tempo de uso ela apresentará defeito ...

ps: Antes de manusear alguma peça é interessante passar a mão por algum material metalico . Os dias muito seco não são favoraveis a manusear peças , os melhores dias são os dias úmidos
 
Última edição:
Fique com os pés descalços e NUNCA toque nos contatos dos CPUs e das memórias RAM e das placas offboard.

Faça isso que vc não vai ter problemas com a ESD.
------------
As chances de voce queimar alguma peça de pc por estatica é zero, pode meter a mao em qualquer peça.

É isso aí, mano.
1228281487684_f.jpg


815-e-noz-na-fita.jpg
 
Última edição:
@tafreire Você acha que não tocando nos contatos de placa offboard, só nas laterias do pcb, mas usando tênis, tem algum risco com esd? Valeu
 
Já montei alguns PCs desmonto o meu direto para tirar a poeira e nunca me preocupei com isso..:poker:
 
Típica preocupação de quem nunca montou um PC... :haha:

Cara, vai na boa, mas tenta não meter a mão nos contatos mesmo. De resto, sem neura bicho. NUNCA, mas NUNCA vi sequer estórias de peças queimando por ESD. Se quiser MESMO usa a pulseira. O aterramento tu faz no metal do gabinete, por exemplo.
 
@tafreire Você acha que não tocando nos contatos de placa offboard, só nas laterias do pcb, mas usando tênis, tem algum risco com esd? Valeu

Assim... Eu tenho minha mão muito seca (não suo nela de jeito nenhum). Quando eu esfrego minha mão num pano seco recém lavado, eu vejo pequenos raios saindo da minha mão, mesmo eu estando com os pés descalços. Então estar descalço não é garantia de que as cargas da mão foram para a Terra.

O ideal, então, é que o seu PC tenha aterramento e que vc toque com as duas mãos no gabinete (toque na parte interna e na externa) para descarregar as cargas da sua mão e ,claro, NUNCA toque nos contados. Na verdade, pode até tocar nos contatos, mas o mínimo necessário, só para encaixar a peça (o ideal é não pegar nunca).

Já as trilhas elétricas das placas são protegidas por verniz, o que impede que as cargas cheguem nas trilhas.
 
Nunca vi um hardware queimar por conta de você ter tocado algum chip ou algo parecido. Mas sempre é bom descarregar a estática, por precaução.
 
O simples fato de desmontar o PC já descarrega a estática.
 
Essa parada de eletricidade estática vale mais pra quem mora em países como os EUA. Lá como a umidade do ar é muito baixa e eles usam carpete é comum ocorrer acúmulo da eletricidade o que faz com que ocorram os choques estáticos, até mesmo no contato de pessoa-pessoa. Claro que isso pode ocorrer por aqui tb mas é bem menos comum, mas não quer dizer que por algum azar não vai ocorrer.
Aqui quando vou desmontar algum pc em casa eu fico descalço, no trabalho, eu toco nos gabinetes nas partes metalicas do gabinete por uns 10s, ou até mesmo nas grades da janela (já que elas são aterradas), mas é neura minha isso. Melhor prevenir do que ter prejuízo :seferrou:
------------

Galera surgiu uma galera falando pra usar luvas de médico funciona?


luva de médico são feitas de latex. logo me vem á mente balão de festa, que são carregados de eletricidade estática. Provavelmente não é uma boa ideia

já vi gente usando luvas (tipo aquelas de tatuador) mas não se se são feitas de latex ou algum outro material. Mas no mercado tem luvas antiestaticas feitas com um tipo de tecido especifico que custa uns 10,00 o par. Dá uma pesquisada ou se tiver com medo mesmo, arruma uma pulseira anti estática que é mais barato, uns 3,00.
 
Última edição:
Sabe o que é mais barato ? Estar descalço e por a mão na parede uns 10 segundos antes de iniciar a manutenção.

A mais de 10 anos isso têm funcionado comigo :haha:
 
Sabe o que é mais barato ? Estar descalço e por a mão na parede uns 10 segundos antes de iniciar a manutenção.

A mais de 10 anos isso têm funcionado comigo :haha:
Eu também Descarrego na parede e sempre pensei que fosse nóia minha.
hehehehe...

Em tempo muito seco as vezes eu fico carregado e se encostar em alguem da um choque meio forte.
 
Galera surgiu uma galera falando pra usar luvas de médico funciona?

Não, na verdade acaba piorando a situação.

Eletricidade estática é diferente de eletricidade "normal", não se tenta isolá-la usando materiais não condutores, mas sim tenta-se dissipá-la.
 
Dezenas de computados, montados, desmontados, virados, revirados, etc. e nunca me deparei com a Sra Estática na minha vida.

Como todos dizem, tocar na parede ou na fonte do PC e pronto, ter cuidado com os contatos seria muito mais em relação a alguma sujeira ou gordura que pode ficar la e prejudicar o mesmo, mas nada de outro mundo.

Se algum já teve alguma experiência com essa lenda urbana por favor.
 
Dezenas de computados, montados, desmontados, virados, revirados, etc. e nunca me deparei com a Sra Estática na minha vida.

Como todos dizem, tocar na parede ou na fonte do PC e pronto, ter cuidado com os contatos seria muito mais em relação a alguma sujeira ou gordura que pode ficar la e prejudicar o mesmo, mas nada de outro mundo.

Se algum já teve alguma experiência com essa lenda urbana por favor.

Tocar na fonte do pc só funciona se ela estiver conectada na tomada e a tomada possuir aterramento.

E isso é tão "lenda urbana" que as grandes empresas investem em material didático sobre o assunto:

[video=youtube;bLSyoeo8XeQ]https://www.youtube.com/watch?v=bLSyoeo8XeQ[/video]

E equipamentos para medir essa "lenda urbana":

[video=youtube;imdtXcnywb8]https://www.youtube.com/watch?v=imdtXcnywb8[/video]
 
Tocar na fonte do pc só funciona se ela estiver conectada na tomada e a tomada possuir aterramento.

E isso é tão "lenda urbana" que as grandes empresas investem em material didático sobre o assunto:

[video=youtube;bLSyoeo8XeQ]https://www.youtube.com/watch?v=bLSyoeo8XeQ[/video]

E equipamentos para medir essa "lenda urbana":

[video=youtube;imdtXcnywb8]https://www.youtube.com/watch?v=imdtXcnywb8[/video]

Legal muito bom, mas voce ja viu acontecer? aconteceu contigo?

Eu ate ja tentei mas nunca consegui queimar, quebrar, danificar, desentupir algum componente de computador com a tal Sra. Estatica.
 
Legal muito bom, mas voce ja viu acontecer? aconteceu contigo?

Eu ate ja tentei mas nunca consegui queimar, quebrar, danificar, desentupir algum componente de computador com a tal Sra. Estatica.

"nunca vi acontecer então não existe".


Santa ignorância.

O principal problema é que o dano pode não ser destrutivo, ai o componente pode apresentar comportamento errático quando estiver com determinada temperatura ou algo assim.

Aquelas memórias que do nada começam a falhar no memtest, nada garante que não foi uma descarga na hora de montar a memória, muito meses atrás, que gerou uma falha latente. Ai o culpado "é" o fabricante das memórias.
 
Última edição:
"nunca vi acontecer então não existe".


Santa ignorância.

Sim eu entendo a sua ignorancia, mas como disse nunca vi acontecer, tomo meus cudidados porque como dizem nao acredito em bruxas mas que elas existem exitem, de resto :bat:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo