Em qual Linux aprender?

Uso Gentoo no meu Desktop.
A grande vantagem do sistema é o fato dele pode ser todo compilado, você poder configurar flags de otimização específicos para seu processador, e os pacotes em geral são muito customizáveis. Assim você consegue otimizar muito o sistema. Por outro lado só recomendo com um bom processador e memória, ficar compilando os pacotes precisa de um bom tempo de CPU.
Já me falaram que o ArchLinux é bem customizável, nunca usei, mas é uma das distros com melhor documentação. A wiki deles tem muito informação.

Se for usar direto, procura alguma coisa que seja mais tranquila para não ficar na mão. E se algum amigo seu, que você sabe que vai te ajudar quando precisar, recomendar alguma distribuição é uma boa já ter alguém para te ajudar e passar conhecimento. Na época que utilizei Debian estudava com um amigo que é desenvolvedor do projeto. E depois quando passei a usar Gentoo trabalhava com um cara que usava e conhece muito bem. Aprendi muito com os dois.

Não acho que usar uma distribuição mais "difícil" vai te ajudar tanto, todas elas são feitas para facilitar sua vida, mesmo Gentoo onde a distribuição é toda compilada, um cara sem muito conhecimento de C e make consegue usar. De inicio você já vai ter que aprender muitas coisas sim (comandos para usar no shell, flags de otimização para compilação, particionamento do disco, configurar e compilar o kernel, entre outras coisas) mas nada impede você de aprender as mesmas coisas no Ubunto ou qualquer outra distribuição (um passo de cada vez).

Quando quiser conhecer como funciona GNU/Linux por completo mesmo tente:
Welcome to Linux From Scratch!
 
Uso o Mint faz um tempinho no meu note e não tenho do que reclamar.Apesar de trabalhar com Linux há quase 2 anos ainda me considero um iniciante,já usei o Ubuntu 10.10 e recente o 12.04 mas não me acostumei com o Unity.Resultado : voltei pro Mint e com ele pretendo ficar.

Um site que aprendi bastante e sempre busco informações: http://www.vivaolinux.com.br/

O fórum deles é ótimo,tem MUITA coisa.
 
Última edição:
Se você quer aprender para uso em Desktop e não precisa conhecer o sistema a fundo recomendaria Ubuntu por ser uma das distros mais utilizadas, portanto mais fácil de se encontrar tutoriais e dicas. Eu particularmente acho o Unity o cúmulo da gambiarra, daí indicaria o uso ou do Gnome 3 ou KDE.

Se o negócio é aprender usando uma distro poderosa da qual possa extrair até o caroço eu recomendaria o Slackware.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo