Em resumo, porque é ruim usar estabilizador?

JuniorZZonda

Well-Known Member
De forma resumida, teria como alguém me explicar porque é ruim usar um estabilizador? o que usar no lugar?

A reposta é muito simples meu amigo.

As modernas fontes de hoje, são chaveadas eletronicamente e controlam desde uma tensão de cerca de 70 Vac até 250 Vac. Então porque colocar um estabilizador controlado a relé que demora cerca de 8 a mais de 16 ms na comutação destes relés internos ( eletro- mecânicos) , ainda,quando velhos, geram faiscamentos e sobretensões indesejadas, sendo causadores de mais danos que benefícios.
Me responda ?
Tens um controle eletrônico on line, de cerca de 1 a 2 ms de tempo na resposta contra um dispositivo eletro-mecânico que pode demorar mais de um ciclo para responder, qual vais escolher ?

Nota: Uma onda AC de 60 hz,tem um período de 16,6 ms, portanto meio período cerca de 8 ms. Um período superior a 8 ms a chance de recetar o PC é muito alto, vai depender da quantidade de capacitores no link dc da fonte. Dessa forma meu amigo, este tipo de estabilizador é desnecessário, investe num bom filtro de linha que é melhor ou leia o tópico indicado acima.
fig339.gif

Fontes modernas, como o amigo citou acima, tem controle de tensão automático full range. Não há necessidade de estabilização de tensão alguma.

Para resumir mais ainda, tentando distanciar um pouco da linguagem técnica que assusta até o cliente da loja, estabilizadores são equipamentos de décadas atrás, muitas décadas. Estabilizador era útil na época que o vovô tinha que "esquentar" a TV de válvula por 30 minutos antes de assistir TV Tupi. Hoje em dia, nós temos fontes muito boas, mesmo as genéricas famigeradas bombas, fazem o que o estabilizador faz, mais rápido, melhor e com menos interferência.

Por que ainda estão no mercado? Bem, por que vendedor gosta de dinheiro e nós fomos ignorantes o suficiente para comprar.

O estabilizador foi um equipamento que se instalou na cultura do brasileiro, pois há anos atrás dizia-se que a qualidade da energia elétrica brasileira era péssima, e computadores eram sensíveis a essa qualidade...

Daí inventou-se o estabilizador, com esse nome bonito, e os vendedores começaram a empurrar junto com os computadores, como se fossem essenciais. Como tudo evolui na vida, mesmo o SEP brasileiro evoluiu e logicamente a fonte do computador também...

Pelos menos aqui onde moro, não acho a energia elétrica ruim, nunca tive problemas. (Concessionária privada, antes era pública).

Falow

Users who are viewing this thread

Voltar