• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Emprego CLT VS PJ

unforgiven

know-it-all Member
Registrado
Olá a todos.
Estou com um situação e com dúvidas a respeito.
Sou CLT a 2 anos, tenho salário de 3.7K, estou com uma proposta na mesma empresa para o mesmo cargo como PJ, ganhando 6K.

Eu já faço serviços por fora em empresas, mas é apenas trabalhos individuais, para aumentar a renda, esta situação será fixa, na empresa onde trabalho a anos.

Estou levando em conta(CLT), convenio (370,00), condução (cerca de 220,00), refeição (357), todos estes itens vao ser repassados a mim.

Aos matemáticos, é uma boa? eu não estou vendo com bons olhos.
 
Usa essa planilha da APINFO que ela vai te ajudar a resolver essa dúvida de CLT X PJ:
http://www.apinfo.com/sal.xls

Eu já trabalhei com os dois em diversas oportunidades e cada um tem suas vantagens e desvantagens.

-Sendo PJ você terá férias garantida? Alguns lugares permitem outros não.
-Normalmente sendo CLT você tem reajuste anuais do salário, você terá isso como PJ? Acredito que não.
-Virando PJ você também não terá mais 13º (Algumas empresas pagam)
-Não esqueça de incluir no custo total de PJ os valores mensais do Contador, GPS (Guia de Previdência Social) e DAS (Eu pagava 6% da NF)
-CLT tem seguro desemprego, auxílio doença e fundo de garantia (algumas pessoas consideram isso bom, outras não)
-CLT tem diversas multas em caso de demissão, PJ você não recebe nada.
-Normalmente no CLT os descontos na folha de pagto são muito maiores do que sendo PJ, logo sendo PJ você fica com mais dinheiro em mãos.
-PJ você controlá seus gastos (convênio, alimentação, transporte) e não tem nenhuma % descontada do seu salário, o que é uma boa vantagem.

Outro ponto importante, se você virar PJ eles vão pagar todos os seus direitos atuais na rescisão? Por exemplo fundo de garantia, multa de 40% do fundo de garantia, férias e por ai vai? Ou vocês farão um acordo?

Os valores que você citou de convênio, transporte e refeição já estão incluídos nesses 6k? Ou vão vir a parte?

Você tem que fazer as contas e ver o que fica melhor pra você financeiramente e dar uma olhada nesses pontos que comentei.
Acho que ser PJ é muito bom quando você recebe uma boa quantia mensal (que é o seu caso), porque você fica com bastante dinheiro em mãos e fica por sua conta decidir o que fazer com ele.

Espero ter ajudado. :joia:
 
Cara, por 6mil não rende virar PJ. É muito pouco. Na minha área o pessoal costuma entrar de PJ quando o salário está acima de 15mil, que aí fica menos desconto, mas não recebe direito algum.
O amigo acima já explicou muito, e vai por mim: Dos 6mil reais, pelo menos 200 você ia gastar por mês só com Contador. É muita conta e coisinha para pagar e tenho certeza de que tu não ia querer essa dor de cabeça.

Na minha opinião, 6mil é muito pouco para ser PJ. Ficaria com o seu atual salário, porque pelo menos quando for demitido tu terá 1 aviso, férias, dias trabalhados, 13º, valor sobre as férias, valor sobre as horas extras, etc... Como PJ o máximo que tu tem é o FGTS, e olhe lá, precisa negociar muito bem antes.

Edit: Acho que como PJ você tem que pagar sua aposentadoria ao governo também, já que você é responsável pelo recolhimento.
 
Nessas condições acho que não vale tanto a pena... Compensaria se você ganhasse uns 2000,00 em CLT... Ganhando quase 4000,00 acredito que PJ só começaria a compensar lá pela casa dos dez paus por mês.

Veja, você ganha de salário: 3700,00 + 370,00 de convênio + 220,00 de transporte + 357,00 de alimentação. Ao todo você tem 4647,00. Isso sem contar seus direitos (13º o que "elevaria" esse valor para 4955,00 se dividirmos o valor de um décimo terceiro salário por 12), FGTS (nem todo trabalhador por PJ tem) e outras regalias.
 
so pra lembrar em media a empresa paga 107 reais em impostos para 100 reais do seu salario

e vc tem férias, decimo terceiro etc.... acho que você esta pensando muito superficialmente e devia ver contabilmente e juridicamente as vantagens e desvantagens.

cara você criou um tópico perguntando isso num fórum de nerds que falam sobre videogames etc....

ps: olha a opinião dos colegas acima...eles refutaram seu questionamento com matemática básica e nitidamente você esta perdido se não viu isso antes.
 
Vlw a todos pelas informações, estou analisando melhor esta opção.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo