Emular Dx9 qdo a GPU não tem suporte?

mash

ICS Cybersecurity
Registrado
Estava conversando com alguns amigos...e comentei q tinha comprado uma placa com Dx9 e tal...ele falou q a dele roda em Dx8 (Ti4200)...

E ele me falou...q qdo uma placa de vídeo não tem suporte á Dx9...o próprio processador emula o Dx9...desse jeito o processador fika saturado...

É verdade isso?

Eu tinha um GeForce 4 MX 440...e nunca reparei nisso...

Se alguém puder dar uma explicação, agradeço!
 
Não !!!!!!
 
Rudi disse:

O que eu falei p ele...foi o seguinte...q num tinha nada a ver...as placas q não tem suporte a Dx9 simplesmente não roda os efeitos q o Dx9 teria...é isso mesmo?

Poderia explicar um poko melhor?
 
As placas MX da NV por exemplo são DX 7 daí se você roda o Stress Test do CS: Source o jogo simplesmente nulifica estes efeitos... daí onde era pra ter um efeito de transparencia aparece nada.. simplesmente um branco.... e onde era pra ter coisas espelhando.. tem apenas um coisa solida mesmo... sem brilho nem nada.. foscão.... rode o teste de Stress do CS: S é o melhor jeito de Ver o que a placa tem e o que ela não tem..
 
o grande problema das mx440 é que não possuem suporte a pixel shader e vertex shader, por isso ela perde os efeitos (não consegue emular dx9 por causa disso), já nas ti, que possuem esses itens (apesar de ser dx8.1) ela emula, mas é como o amigo disse, usando o gpu...
 
fcontato disse:
o grande problema das mx440 é que não possuem suporte a pixel shader e vertex shader, por isso ela perde os efeitos (não consegue emular dx9 por causa disso), já nas ti, que possuem esses itens (apesar de ser dx8.1) ela emula, mas é como o amigo disse, usando o gpu...


Nao emula nao porque o processador da placa de video em questao nao tem as instrucoes necessarias para "rodar" o dx9.
 
amigo... poderia citar pra mim um efeito que ela não emule? á única coisa que sei que ela possui versões inferiores do pixel e vertex shader, por isso a imagem não possui a mesma qualidade, quando ela tenta (emula) ter a mesma qualidade das outras com suporte nativo a dx9 é que ela perde o desempenho...
 
mash disse:
Estava conversando com alguns amigos...e comentei q tinha comprado uma placa com Dx9 e tal...ele falou q a dele roda em Dx8 (Ti4200)...

E ele me falou...q qdo uma placa de vídeo não tem suporte á Dx9...o próprio processador emula o Dx9...desse jeito o processador fika saturado...

É verdade isso?

Eu tinha um GeForce 4 MX 440...e nunca reparei nisso...

Se alguém puder dar uma explicação, agradeço!


te falaram merda ;) manda os cara cuspirem no chão e sair nadando :D

cada coisa que se fala por ai
 
fcontato disse:
amigo... poderia citar pra mim um efeito que ela não emule? á única coisa que sei que ela possui versões inferiores do pixel e vertex shader, por isso a imagem não possui a mesma qualidade, quando ela tenta (emula) ter a mesma qualidade das outras com suporte nativo a dx9 é que ela perde o desempenho...


uma Ti4200 é INCAPAZ de rodar Pixel Shader 2.0 ..os registradores...tudo é DIFERENTE...SIMPLESMENTE NÂO RODA...se fizerem um jogo que só rode PS2.0 e não seja programado em nenhum outra SM o jogo vai rodar SEM SHADERS na Ti4200 :boring:

Exemplo pratico...max Payne 2....programado em PS1.4... as Ti4200 utilizam PS 1.3...quero ver tu jogar Max Payne 2 com efeitos de pixel shader numa Ti4200 :boring:

O q ja foi comentado é que vc pode rodar shaders básicos 1.1 pelo processador.... mas roda a coisa de 0.007 Fps...é LENTISSIMO pq o processaodr não tem otimização NENHUMA pra isso.... acredite...se seu processador calculasse um shader a cada 10 minutos o jogo mesmo assim rodaria a FPS negativos :boring:

Po....to de saco cheio ja...daqui a poco aparece a legião das MX tb dizendo que MX roda Shader :boring: Não existe emulação de shader.... ou roda ...ou não roda, o q acontece é que os jogos são programados em varias SM....grande parte dos efeitos mais basicos ainda usa PS1.1...ai rda em todas as VGAs....mas alguns efeitos mais chiques são feitos em Ps2.0...esses efeitos não RODAM em uma Ti4200...por isso a perda na Qualidade de Imagem
 
É meio que simples entender isso, supunhetemos que temos uma geforce 4 ti 4200, ela e ps shader 1.3, digamos que por exemplo o jogo STALKER que em breve vai sair e utiliza bastante destes recursos peça a placa de video que ela crie um quadrado feito de shaders de cor transparente, mas a placa nao sabe criar-lo transparente, pois nao possui as instruções no GPU, entao ela utiliza o que ela tem, e cria o quadrado com algumas reflexoes mas nao fica transparente, exatamente o que eu estou passando, estou jogando HALF LIFE 2, e o efeito "Reflect WORLD" é um efeito de espelhamento, por exemplo os edificios se espelharem na agua, e é um recurso do DX 9, como to rodando em DX 8.1 e DX 8.1 é PS 1.4, eu nao vejo os reflexos dos edificios na agua, mas vejo a agua transparente e com reflexoes simples, como por exemplo objetos que estao no fundo da agua.
 
Overflow disse:
É meio que simples entender isso, supunhetemos que temos uma geforce 4 ti 4200, ela e ps shader 1.3, digamos que por exemplo o jogo STALKER que em breve vai sair e utiliza bastante destes recursos peça a placa de video que ela crie um quadrado feito de shaders de cor transparente, mas a placa nao sabe criar-lo transparente, pois nao possui as instruções no GPU, entao ela utiliza o que ela tem, e cria o quadrado com algumas reflexoes mas nao fica transparente, exatamente o que eu estou passando, estou jogando HALF LIFE 2, e o efeito "Reflect WORLD" é um efeito de espelhamento, por exemplo os edificios se espelharem na agua, e é um recurso do DX 9, como to rodando em DX 8.1 e DX 8.1 é PS 1.4, eu nao vejo os reflexos dos edificios na agua, mas vejo a agua transparente e com reflexoes simples, como por exemplo objetos que estao no fundo da agua.

mas tua VGA roda PS 2.0 :confused: talvez não muito rápido...mas roda :D
 
Armored_Spiderman disse:
mas tua VGA roda PS 2.0 :confused: talvez não muito rápido...mas roda :D

Minha placa e DX 9 sim, mas esse joguinho da uma empresa chamada VALVE ridiculamente otimizou o jogo para placas da ATI, me obrigando a jogar em DX 8.1, se colocar em DX 9 os FPS caem, o que nao acontece no DOOM III e outros jogos.
 
Se o FPS cai é por culpa da nvidia e naum da Valve... ;)
 
systechx disse:
Se o FPS cai é por culpa da nvidia e naum da Valve... ;)

claro claro :rolleyes:

Doom III sim era culpa da ID rodar mais rápido na Nvidia....ID feia :boring:
 
Armored_Spiderman disse:
claro claro :rolleyes:

Doom III sim era culpa da ID rodar mais rápido na Nvidia....ID feia :boring:

AuaHuAHuaHuaH

:D
 
---===[({AI-5 BR})]===--- disse:
ahaAHaHaHahaua essa foi a melhor
Criadores d half life 2 saum ATImaniacos :( ...VCqueria O q? :lol:
 
Eu acho half-life2 levissimo,tou com uma 6800 tudo no maximo e roda que nem uma maravilha.nem uma paragem.tudo certinho.
 
agora uma coisa...tds as Ti's vem sem suporte a dx9!?!?meu amigo tem uma 3Ti200 pro e ele joga nfsu, nfsu2 cum os efeitos de shader (motion blur), ele jogo half-life e naum mudi poha nenhuma...agora eu mnum intendi essa!
 
Bom pessoal....

Pelo q entendi entaum...

Se a placa tem o suporte á Dx15...Dx27,5...SM4.002...e por aeh vai...a placa vai rodar os efeitos...mas caso ele não tenha suporte ao Dx ou SM...ela não vai rodar os efeitos...e mto menos o processador de 512 Bits - 5.596 Ghz vai conseguir emular os efeitos...?

Mas qdo o pião falou p mim isso...q o processador da máquina q emula o Dx / SM / Ogl caso a placa não tenha suporte...achei estranho mesmo...mas como nunca ouvi falar nisso...

Como disse...eu tinha um G4...e ela num tinha nenhum efeito de Dx9...exemplo seria aparecer as minas na largada do need...p isso meu processador deveria emular pixel e smart shader p aparecer...e não é o q acontece...não aparece elas...

O resumo eh esse...processador não emula efeito de placa q num tem suporte...?
 
RpLMaLVaDo disse:
agora uma coisa...tds as Ti's vem sem suporte a dx9!?!?meu amigo tem uma 3Ti200 pro e ele joga nfsu, nfsu2 cum os efeitos de shader (motion blur), ele jogo half-life e naum mudi poha nenhuma...agora eu mnum intendi essa!
Nain amiguim, as Ti's ou GF4 "degeneration", NAO TEM COMPATIBILIDADE DX9... O que acontece q esses jogos desabilitam alguns efeitos do DX9 para rodarem nessas TIs. O motion blur que tu fala, pode ser simulado com shaders abaixo do 2.0..
E diferencas visuais existem, e variam de jogo pra jogo. Por Exemplo, FARCRY rodando em DX9 FULL, é bem mais bonito que rodando em DX8.

Abraço
 
mash disse:
Bom pessoal....

Pelo q entendi entaum...

Se a placa tem o suporte á Dx15...Dx27,5...SM4.002...e por aeh vai...a placa vai rodar os efeitos...mas caso ele não tenha suporte ao Dx ou SM...ela não vai rodar os efeitos...e mto menos o processador de 512 Bits - 5.596 Ghz vai conseguir emular os efeitos...?

Mas qdo o pião falou p mim isso...q o processador da máquina q emula o Dx / SM / Ogl caso a placa não tenha suporte...achei estranho mesmo...mas como nunca ouvi falar nisso...

Como disse...eu tinha um G4...e ela num tinha nenhum efeito de Dx9...exemplo seria aparecer as minas na largada do need...p isso meu processador deveria emular pixel e smart shader p aparecer...e não é o q acontece...não aparece elas...

O resumo eh esse...processador não emula efeito de placa q num tem suporte...?
Dependendo da implementação do game, pode-se jogar o processador para executar o trabalho que a GPU deveria fazer, mas isso não acontece com todos os recursos. Depende do desenvolver de jogos, mas o caminho natural é desativar os efeitos que não são compativeis.

Na questão shader, é muito dificil emular na CPU a função da GPU, pois a GPU tem desempenho suficiente pra atingir o ideal em apresentação, ja a CPU tem q fazer isso na unha, junto com o S.O e o engine do jogo... muito trampo né.... Vai depender da máquina mais.... Saiu recentemente um utilitário que faz isso, emula o DX9 shader pro HL2, e pelo que vi a galera aprovou, ficando tao bonito quanto nas RADEONs, mais que isso não sei...

Abraço
 
D3lta disse:
Dependendo da implementação do game, pode-se jogar o processador para executar o trabalho que a GPU deveria fazer, mas isso não acontece com todos os recursos. Depende do desenvolver de jogos, mas o caminho natural é desativar os efeitos que não são compativeis.

Na questão shader, é muito dificil emular na CPU a função da GPU, pois a GPU tem desempenho suficiente pra atingir o ideal em apresentação, ja a CPU tem q fazer isso na unha, junto com o S.O e o engine do jogo... muito trampo né.... Vai depender da máquina mais.... Saiu recentemente um utilitário que faz isso, emula o DX9 shader pro HL2, e pelo que vi a galera aprovou, ficando tao bonito quanto nas RADEONs, mais que isso não sei...

Abraço

Brigadão D3lta...

Mas no caso da GPU não ter suporte a shader..SM..Dx...Ogl...o processador não faria isso? A CPU tem a capacidade de emular algo q uma GPU não tenha o suporte?

Por exemplo a GPU tem suporte só a Dx8 e SM1.5...e o jogo tem efeitos bacanas em Dx9 e SM3.0...a CPU teria como "emular" esses efeitos do Dx9 e SM3.0?
Ou o jogo só teria os efeitos em Dx8 e SM1.5 q são suportados pela GPU?

Aí caso quizesse usar a CPU para emular os efeitos de um Dx9 e SM3.0...teria q usar algum programinha p fazer isso? Pq nativamente a CPU não está apta a emular os efeitos?

É isso?
 
mash disse:
Brigadão D3lta...

Mas no caso da GPU não ter suporte a shader..SM..Dx...Ogl...o processador não faria isso? A CPU tem a capacidade de emular algo q uma GPU não tenha o suporte?

Por exemplo a GPU tem suporte só a Dx8 e SM1.5...e o jogo tem efeitos bacanas em Dx9 e SM3.0...a CPU teria como "emular" esses efeitos do Dx9 e SM3.0?
Ou o jogo só teria os efeitos em Dx8 e SM1.5 q são suportados pela GPU?

Aí caso quizesse usar a CPU para emular os efeitos de um Dx9 e SM3.0...teria q usar algum programinha p fazer isso? Pq nativamente a CPU não está apta a emular os efeitos?

É isso?


ter tem pq o processador é muito mais flexivel que a GPU.... o problema é que como ele não tem nem extensões nem otimização rpa esse tipo de calculo ele roda EXTREMAMENTE LENTO...MUITO LENTO MESMO...menos de 1FPS...e pra que o processador faça isso tem que ter TODA uma construção e programação pra fazer o processador entender o shader e emuilar o efeito....existe um programa que faz isso só como teste...ele roda o shader pelo PC...senão me engano roda isso a uns 0,002fps,....bem massa.

Tipo..Shaders utilizados nos jogos e nas engines gráficas não são compreendidos pelo processaodr,,...tem que ter como que um catalisador pra fazer o processador entender o shader... e mesmo assim consumiria todo o processaodr pra rodar um efeito a cada 3 min :boring:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo