ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

AFUDE

know-it-all Member
Registrado
Boa tarde, estou criando esse tópico para repassar um link confiável de doação (Não doe para o pix do governo), o responsável já começou a repassar o dinheiro e já fez também uma vaquinha semelhante na tragédia do ano passado, quem puder ajudar ajude, pois a situação é catastrófica.

 
:apelo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Instituto Vakinha
Porto Alegre RS
Ativo(a) no Vakinha desde março/2023

:hmm2:
 
 
:apelo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Instituto Vakinha
Porto Alegre RS
Ativo(a) no Vakinha desde março/2023

:hmm2:
já começou os repasses, inclusive já repassarem um valor para uma instituição da minha cidade.....Mas enfim, só dar uma pesquisada e verá que essa vaquinha é real...
 
isso ta com cara meio sus
 



 
Finalmente voltou energia aqui. estava sem desde quinta-feira, voltou faz uns 30 minutos. Dias complicados, mas graças a Deus não perdi nada.
 
Youtube poderia se solidarizar com o RS, em vez de monetizar as pessoas que tão postando video fingindo que estão ajudando o RS, poderia passar o valor direto para alguma campanha...
O que tem de gente lucrando (direta e indiretamente) com a tragédia, bem mais do que realmente estão ajudando....
*alguns estão realmente contribuindo, mas grande parte está só se promovendo....
 
Youtube poderia se solidarizar com o RS, em vez de monetizar as pessoas que tão postando video fingindo que estão ajudando o RS, poderia passar o valor direto para alguma campanha...
O que tem de gente lucrando (direta e indiretamente) com a tragédia, bem mais do que realmente estão ajudando....
*alguns estão realmente contribuindo, mas grande parte está só se promovendo....
qualquer divulgação e doação é válida, até por que muita gente não está acreditando na dimensão da tragédia, tem muita gente achando que é uma cheiazinha que vai baixar ser limpa e vida que segue, mas na verdade o cenário pós é catastrófico, logística de todo estado fudida, cidades inteiras destruídas etc.....
 
Minha cidade não foi muito atingida, teve um ou dois bairros que sofreram com alagamentos mas não foi nem perto da catastrofe em outras cidades. O problema aqui ta sendo que todo dia ou falta água, ou ficamos sem luz, ou sem internet, ou até sem sinal de celular. Faço home office e faz uma semana que não consigo trabalhar direito por estar sem energia ou internet.

Apesar da cidade aqui não ter sido tão atingida, o clima é terrível. Não existe sorriso na rua, é todo mundo cabisbaixo, com cara de paisagem, cabeça avoada. Eu to totalmente sem cabeça, não consigo me concentrar em nada. Tenho parentes (quase todos na verdade) na região metropolitana, e é o tempo todo tentando saber como estão as coisas.

O sentimento de solidariedade é enorme, aqui é o dia todo com muita gente lidando nas doações e indo nas cidades vizinhas que estão sofrendo bastante para ajudar. Eu mesmo estou querendo ir esse fim de semana me voluntariar no trabalho braçal.

Enfim, é cena de guerra mesmo, tristeza completa, e o pior é que vem mais chuva por aqui até domingo. Quando a água baixar vamos ter um filme de terror por aqui, vamos muito tempo para recuperar e tudo isso vai longe. Muita gente realmente não está tendo noção da tragédia que ta ocorrendo.
 
Situação bem triste, piorada pela ineficiencia e falta de atuação do Governo. Fico feliz e orgulhoso em ver como a população tem se unido, seja por meio das doações ou do trabalho voluntário. A quem puder, eu peço que busquem ajudar de alguma maneira. Aquela roupa velha que tem no seu armário, os 50 reais da sua cervejiinha de sexta, um pouco do seu tempo, tudo isso parece "pouco" pra gente, mas é muito pra quem perdeu tudo.
Estou reunindo várias doações e vou levar tudo pra base aérea da FAB daqui de Brasília.
O saldo total, por enquanto, é de:
- 40 cestas básicas
- 150 garrafas de 1.5L de aguá
- 100 jogos de roupa de cama completos
- 100 peças de roupa
- 20 pares de tênis

Hoje eu devo fazer mais comprar pra poder doar alguns itens de higiene básica também, além de estar fazendo uma compra coletiva de ração com uns amigos, que já somam pouco mais de 2 toneladas. Se alguém de Brasília tiver interesse de ajudar em alguma maneira, me manda uma mensagem aqui no fórum e conversamos.

Minha cidade não foi muito atingida, teve um ou dois bairros que sofreram com alagamentos mas não foi nem perto da catastrofe em outras cidades. O problema aqui ta sendo que todo dia ou falta água, ou ficamos sem luz, ou sem internet, ou até sem sinal de celular. Faço home office e faz uma semana que não consigo trabalhar direito por estar sem energia ou internet.

Apesar da cidade aqui não ter sido tão atingida, o clima é terrível. Não existe sorriso na rua, é todo mundo cabisbaixo, com cara de paisagem, cabeça avoada. Eu to totalmente sem cabeça, não consigo me concentrar em nada. Tenho parentes (quase todos na verdade) na região metropolitana, e é o tempo todo tentando saber como estão as coisas.

O sentimento de solidariedade é enorme, aqui é o dia todo com muita gente lidando nas doações e indo nas cidades vizinhas que estão sofrendo bastante para ajudar. Eu mesmo estou querendo ir esse fim de semana me voluntariar no trabalho braçal.

Enfim, é cena de guerra mesmo, tristeza completa, e o pior é que vem mais chuva por aqui até domingo. Quando a água baixar vamos ter um filme de terror por aqui, vamos muito tempo para recuperar e tudo isso vai longe. Muita gente realmente não está tendo noção da tragédia que ta ocorrendo.

Como tá a questão das doações do Brasil todo? Estão conseguindo receber tranquilo? Vi que a ANTT tá parando uma parte das doações que vem de caminhão, mas imagino que as doações via FAB estejam chegando mais tranquilas
 
Como tá a questão das doações do Brasil todo? Estão conseguindo receber tranquilo? Vi que a ANTT tá parando uma parte das doações que vem de caminhão, mas imagino que as doações via FAB estejam chegando mais tranquilas
estavam barrando, após as denúncias, pararam de barrar (creio eu)

pior é user achando que era fake news (próprio SBT foi lá pessoalmente e registrou) e user concordando em multar
assim qlq um perde o tesão de ajudar
complicado




a ANTT alegou ser fake news mas o SBT tem provas, basta ver o vídeo no site.... acho q alegaram fake news pra não ficar feio pra eles....
e eu realmente não duvido que tenha acontecido, a se considerar o nosso país
 
Até o picpay veio com balão de doação quando fui pagar as contas do mês ontem, formas de ajudar não falta, e seguras.
 
estavam barrando, após as denúncias, pararam de barrar (creio eu)

pior é user achando que era fake news (próprio SBT foi lá pessoalmente e registrou) e user concordando em multar
assim qlq um perde o tesão de ajudar
complicado




a ANTT alegou ser fake news mas o SBT tem provas, basta ver o vídeo no site.... acho q alegaram fake news pra não ficar feio pra eles....
e eu realmente não duvido que tenha acontecido, a se considerar o nosso país

Eu tava conversando com um amigo sobre isso e ele comentou sobre ser fakê news, o meu questionamento na hora foi "é uma coisa tão absurda, mas que mesmo se for mentira, as pessoas acreditam, por ser algo que a gente esperaria do Governo e de quem tá nele"

Espero que com essa situação a população perceba que não tem nada mais forte do que todos nós unidos. É muito fácil pra politico fazer fotinha sobrevoando de helicoptero, com jaqueta de equipe de resgate, simulando resgate e etc. Enquanto isso, temos centenas, talvez milhares, de voluntários fazendo de tudo pra ajudar na região, mesmo sem a minima obrigação. Um grupo que eu tenho acompanhado e tá fazendo um trabalho sensacional é o Pedro Scooby e os outros surfistas.
 
estavam barrando, após as denúncias, pararam de barrar (creio eu)

pior é user achando que era fake news (próprio SBT foi lá pessoalmente e registrou) e user concordando em multar
assim qlq um perde o tesão de ajudar
complicado




a ANTT alegou ser fake news mas o SBT tem provas, basta ver o vídeo no site.... acho q alegaram fake news pra não ficar feio pra eles....
e eu realmente não duvido que tenha acontecido, a se considerar o nosso país
Por isso que falei para não doar para o Governo (que teve a audácia de pedir pix), imagina a burocracia pra chegar até os necessitados e tem a "fatia" deles também.
 
Por isso que falei para não doar para o Governo (que teve a audácia de pedir pix), imagina a burocracia pra chegar até os necessitados e tem a "fatia" deles também.

E o pior é que o governo já vai tirar a fatia dele de todas essas doações de produtos que tão sendo realizadas. Gastei 3 mil reais ontem no mercado, só nisso ai já tem a enorme parcela que eles tiram.

Podiam tentar organizar alguns pontos de compra de doação com imposto zerado ou reduzido, seria uma iniciativa legal pra incentivar
 
Como tá a questão das doações do Brasil todo? Estão conseguindo receber tranquilo? Vi que a ANTT tá parando uma parte das doações que vem de caminhão, mas imagino que as doações via FAB estejam chegando mais tranquilas
Estão dificultando sim, tem bastante que coisa que chegou aqui de Santa Catarina e falaram que foram parados em Erechim. Ontem o SBT fez uma bela reportagem mostrando isso lá pra região metropolitana. As coisas estão chegando, e ta chegando muita coisa, mas tem pontos que tão parando e pedindo nota essas coisas mesmo.

Pessoal comentou ai do PIX do governo. Tem um zilhão de campanha honesta rolando, gente que ta fazendo um grandioso trabalho. Doem pra esses, por favor não doem pra governo. Os cara recebem trilhões em imposto e não conseguiram fazer um plano de contenção pra isso tudo, são os maiores culpados pelo que ta rolando, e ainda pedem PIX? É o fim do mundo.
 
Minha cidade não foi muito atingida, teve um ou dois bairros que sofreram com alagamentos mas não foi nem perto da catastrofe em outras cidades. O problema aqui ta sendo que todo dia ou falta água, ou ficamos sem luz, ou sem internet, ou até sem sinal de celular. Faço home office e faz uma semana que não consigo trabalhar direito por estar sem energia ou internet.

Apesar da cidade aqui não ter sido tão atingida, o clima é terrível. Não existe sorriso na rua, é todo mundo cabisbaixo, com cara de paisagem, cabeça avoada. Eu to totalmente sem cabeça, não consigo me concentrar em nada. Tenho parentes (quase todos na verdade) na região metropolitana, e é o tempo todo tentando saber como estão as coisas.

O sentimento de solidariedade é enorme, aqui é o dia todo com muita gente lidando nas doações e indo nas cidades vizinhas que estão sofrendo bastante para ajudar. Eu mesmo estou querendo ir esse fim de semana me voluntariar no trabalho braçal.

Enfim, é cena de guerra mesmo, tristeza completa, e o pior é que vem mais chuva por aqui até domingo. Quando a água baixar vamos ter um filme de terror por aqui, vamos muito tempo para recuperar e tudo isso vai longe. Muita gente realmente não está tendo noção da tragédia que ta ocorrendo.
Cara, moro em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, perto de Lajeado(uns 22KM), aqui pegou água somente da parte baixa da cidade. Aqui qualquer enchente pega essa parte da cidade, a sorte é que 85% de Bom Retiro do Sul fica muito acima do Rio Taquari, então é impossível a água chegar aqui. A vida em teoria pra mim pelo menos tá praticamente normal agora, tenho água, luz e internet, não temos tantas pessoas afetadas na cidade, mas muita gente de outros lugares atingidos estão aqui usando o hospital da cidade.

Vou deixar uma imagem no mapa aqui da cidade e mostrar o lugar máximo que a água chegou pra terem uma ideia:
zK5BoAP.jpeg


Obs: O ícone da casa ali é a minha casa. A água não sobe mais que isso porque a estrada ali é um subida.
 
Minha cidade não foi muito atingida, teve um ou dois bairros que sofreram com alagamentos mas não foi nem perto da catastrofe em outras cidades. O problema aqui ta sendo que todo dia ou falta água, ou ficamos sem luz, ou sem internet, ou até sem sinal de celular. Faço home office e faz uma semana que não consigo trabalhar direito por estar sem energia ou internet.

Apesar da cidade aqui não ter sido tão atingida, o clima é terrível. Não existe sorriso na rua, é todo mundo cabisbaixo, com cara de paisagem, cabeça avoada. Eu to totalmente sem cabeça, não consigo me concentrar em nada. Tenho parentes (quase todos na verdade) na região metropolitana, e é o tempo todo tentando saber como estão as coisas.

O sentimento de solidariedade é enorme, aqui é o dia todo com muita gente lidando nas doações e indo nas cidades vizinhas que estão sofrendo bastante para ajudar. Eu mesmo estou querendo ir esse fim de semana me voluntariar no trabalho braçal.

Enfim, é cena de guerra mesmo, tristeza completa, e o pior é que vem mais chuva por aqui até domingo. Quando a água baixar vamos ter um filme de terror por aqui, vamos muito tempo para recuperar e tudo isso vai longe. Muita gente realmente não está tendo noção da tragédia que ta ocorrendo.

Sou de POA, minha casa não foi atingida pela enchente, mas moro perto do arroio do dilúvio (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arroio_Dilúvio) , ele tem um canal para evitar transbordamento e fica numa das principais avenidas de POA (Av Ipiranga), ele corre toda a avenida, corta a Cidade e deságua no Guaíba, mas nas regiões perto do Guaíba, que estão de baixo de água, ele está bem cheio, quase transbordando em locais ligeiramente afastados da inundação, mas como moro a uns 5km +- do Guaíba, minha região ele não encheu, mas tô sempre de olho.

Aqui perto de casa tem um quartel que tem abastecimento de Helicópteros, e nestes últimos dias virou transito intenso dessas areonáves, eunquanto tem uma pousando tem outra levantando, são aeronáves do exército, polícia, civis, etc. Eles tanto reabastecem ali quanto levam os desabrigados pela enchente.

E pensa numa coisa pessoal, mudou tudo pra muita gente, muita mesmo. Imagina de uma hora para outra tu perder todas tuas referências, que teve a vida inteira!
O local que cresceu, a rua que viveu, os vizinhos, as escolas, os mercados, tudo sumiu, as pessoas perderam toda suas referências da vida e não sei se um dia vai voltar ao normal.

Inclusive para mim, tem locais da cidade que conhecemos, que passeamos, que compramos, que vivemos, que estão inacessíveis. A cidade agora tem apenas uma entrada/saída, por um caminho muito mais longo, todas as outras estão interditadas, estamos praticamente isolados, visto que até o aeroporto internacional está de baixo de água.

Estou trabalhando em Home Office e o dia inteiro vejo o movimento de socorro, é sirene para todo lado, civis levando seus barcos, botes, etc, para socorrer, é um estado de guerra mesmo.
Conheço essa cidade a mais de 40 anos e nunca vi nada parecido, isso que já passei por vários temporais, etc.

Apesar da cidade aqui não ter sido tão atingida, o clima é terrível. Não existe sorriso na rua, é todo mundo cabisbaixo, com cara de paisagem, cabeça avoada. Eu to totalmente sem cabeça, não consigo me concentrar em nada. Tenho parentes (quase todos na verdade) na região metropolitana, e é o tempo todo tentando saber como estão as coisas.

Sobre isso, também me sinto sem cabeça, difícil concentrar, muita preocupação com tudo isso que está acontecendo ao meu redor, e o quanto vai afetar a mim e família.

Aqui chegou a faltar água por um dia, depois voltou com baixa pressão, mas tem bairros sem água nenhuma, não se acha mais água para vender na cidade, os supermercados foram quase tudo esvaziados de mantimentos, até acha algumas coisa, mas ver prateleiras vazias é comum agora, e ainda tem problema dos assaltos e saques a estabelicimentos comerciais e casas.

Em Canoas, cidade satélite de POA, duramente atingida pela enchente, no bairro Mathias Velho, teve traficante roubando barco de salvamento para salvar suas drogas, tem gente roubando barco para saquear mercados que estão sercados por água, teve troca de tiro com a polícia no bairro Humaitá em POA, que tá tudo inundado, eram meliantes que estavam tentando saquear na região.

Já ouvi relatos de preços de água absurdos, tipo R$50 numa bombona de 20L que era R$15 antes da catástrofe, e até aumento do valor de velas por conta das áreas que estão sem luz e água, tá punk.

O Guaíba não tá baixando tão rápido quanto se esperava, ele continua com conta de inundação de 5m, tem bairros de POA, que antes estavam secos, mas estão começando a alagar, por água que volta pelo sistema de drenagem. E o pior, agora está mudando o tempo, parece que vem chuva...08/05/2024 11h44
 
Última edição:
A pior parte é que com as alterações climáticas esse cenário pode se tornar comum, muito preocupante
 
A pior parte é que com as alterações climáticas esse cenário pode se tornar comum, muito preocupante
Eu fico pensando e se o que tiver ocorrendo hoje é um reflexo das emissões de 10-20 anos atrás ainda, e o que ainda virá pela frente quando o clima tiver respondendo as emissões de hoje...
 
A pior parte é que com as alterações climáticas esse cenário pode se tornar comum, muito preocupante
independente do motivo, a natureza não perdoa, o que dá pra fazer é se mudar, se isso se tornar comum acabou essa região.
 
Última edição:
independente do motivo, a natureza não perdoa, o que dá pra fazer é se mudar, se isso se tornar comum acabou essa região.
Tem sim maneiras de mitigar os danos, problema é que isso leva tempo e num país de imbecis como o Brasil tudo que não é imediato não é importante, esse é o resultado.
 
Tem sim maneiras de mitigar os danos, problema é que isso leva tempo e num país de imbecis como o Brasil tudo que não é imediato não é importante, esse é o resultado.
nesse nivel/volume de chuva absurda não

aconteceu algo bem parecido em uma cidade/região na Alemanha, acho que ano passado.

Nada para chuva demais, vai alagar todos os afluentes e regiões e todo lugar que não for alto vai se ferrar.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo