• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Engenharia de produção é um bom curso?

RSDA

ta foda vive
Registrado
Gurizada, eu não sei bem o que quero fazer e acabei achando esse curso, li um pouco sobre e vi que a grade dele pega um monte de matérias e com ele eu consigo trabalhar em praticamente qualquer setor da industria.
Pensei em fazer ele e durante o curso ver o que mais me agrada e me especializar nisso, fazendo um MBA depois.
O que vocês acham do curso?
Temos algum engenheiro de produção aqui pra dar sua opinião?
 
A sua família é bem de vida ? tem negocio próprio ? Qual a área dela ?

Faculdade nenhuma da dinheiro hoje em dia, se vc não tiver contatos OU

se você estudar 14h por dia durante 8 anos, vc consegue alguma vaga que preste.

Conheço 4 engenheiros que se formaram na Poli-USP e nenhum deles trabalham na área, porque simplesmente não há vagas para engenharia !

No Brasil é agronomia, pecuária e medicina, o resto você vai se matar para conseguir ganhar R$ 1500
 
Concordo parcialmente com o @Tecnologia é tudo. Ta f... pra engenheiro, seja qual for. Apesar de algumas empresas aceitarem Engenheiros de Produção em substituição a administradores e economistas. O problema é salario. Com a crise, as empresas estão aproveitando pra jogar os salarios no chão. Eu concordo q medicina e veterinaria são áreas q sempre tem vaga e sempre dão mto dinheiro.
Ah, não se iluda com esse monte de materias variadas da engenharia de produção, pq esse tipo de engenheiro não é considerado engenheiro técnico, mas sim mais administrativo.

É complicado te dizer algo concreto, pois digamos q vc entre agora, vc so vai sair da faculdade daqui a 5 anos, e o cenario pode ser outro completamente diferente. Qdo eu iniciei a faculdade, foi pouco depois das privatizações das teles, então faltava mto engenheiro de telecom. Eu ia fazer, mas ja no meio da faculdade o mercado saturou, e mudei pra eletrica. Em geral, Administração, apesar de ter mta gente formada, abre mto concurso publico, então não é ma ideia.
 
Vale a pena fazer se você realmente gosta do assunto. Do contrário, você vai estar infeliz fazendo algo e acabará invariavelmente sendo um profissional mediano, e aí o mercado tá punindo.

Eu sou Eng. de Produção, mas desde que me formei (2014) trabalho na área comercial. Inicialmente Key Account Manager, com a crise fui despedido e agora sou Executivo de Contas em outra empresa, atendia antes a indústria automobilistica e comercial pesado e agora atendo a indústria em geral. Se eu realmente gostasse dessa área em alguns anos conseguiria me destacar, mas cada dia tem se tornado mais claro que não é o que quero fazer para o resto da vida e vou tentar seguir algo que eu gosto de verdade, nem que tenha que começar do zero.
Tenho um colega de faculdade que depois que formou trabalhou como consultor por algum tempo, fez mestrado, e agora está com uma oportunidade para ganhar uma grana legal +-12k/mês como gerente industrial. Mas ele realmente gosta da área, ou seja, conceitos de qualidade de produção, métodos manufatura enxuta, six sigma, balanceamento de linha de produção, controle de estoque, etc...
 
Gurizada, eu não sei bem o que quero fazer e acabei achando esse curso, li um pouco sobre e vi que a grade dele pega um monte de matérias e com ele eu consigo trabalhar em praticamente qualquer setor da industria.
Pensei em fazer ele e durante o curso ver o que mais me agrada e me especializar nisso, fazendo um MBA depois.
O que vocês acham do curso?
Temos algum engenheiro de produção aqui pra dar sua opinião?

Sobre o curso: Dentre as engenharia, a de Produção é uma das mais tranquilas. Se almeja trabalhar no ramo industrial, vale sim a pena.

Em relação ao mercado: Sempre haverá vaga pro bom profissional que se destaca. O mercado de trabalho, por mais que se retraia, sempre haverá a necessidade de líderes em determinadas áreas, mas nem sempre vagas para todos. Ai passamos para o "canibalismo" que é peixe grande comendo os peixes pequenos.
 
A sua família é bem de vida ? tem negocio próprio ? Qual a área dela ?

Faculdade nenhuma da dinheiro hoje em dia, se vc não tiver contatos OU

se você estudar 14h por dia durante 8 anos, vc consegue alguma vaga que preste.

Conheço 4 engenheiros que se formaram na Poli-USP e nenhum deles trabalham na área, porque simplesmente não há vagas para engenharia !

No Brasil é agronomia, pecuária e medicina, o resto você vai se matar para conseguir ganhar R$ 1500
Não, não e não!

Até pensei em algo relacionado a agronomia, mas pra falar a verdade, é uma área que não me atrai e medicina ta fora da minha realidade financeira, eu que banco minhas despesas.

Vale a pena fazer se você realmente gosta do assunto. Do contrário, você vai estar infeliz fazendo algo e acabará invariavelmente sendo um profissional mediano, e aí o mercado tá punindo.

Eu sou Eng. de Produção, mas desde que me formei (2014) trabalho na área comercial. Inicialmente Key Account Manager, com a crise fui despedido e agora sou Executivo de Contas em outra empresa, atendia antes a indústria automobilistica e comercial pesado e agora atendo a indústria em geral. Se eu realmente gostasse dessa área em alguns anos conseguiria me destacar, mas cada dia tem se tornado mais claro que não é o que quero fazer para o resto da vida e vou tentar seguir algo que eu gosto de verdade, nem que tenha que começar do zero.
Tenho um colega de faculdade que depois que formou trabalhou como consultor por algum tempo, fez mestrado, e agora está com uma oportunidade para ganhar uma grana legal +-12k/mês como gerente industrial. Mas ele realmente gosta da área, ou seja, conceitos de qualidade de produção, métodos manufatura enxuta, six sigma, balanceamento de linha de produção, controle de estoque, etc...
Tu conseguiu trabalho logo que concluiu o curso? Desculpa a pergunta, mas teu salário foi razoável nos dois trabalhos?
Eu não pretendo parar só com o curso, acho necessário um mestrado/MBA.
 
Não, não e não!

Tu conseguiu trabalho logo que concluiu o curso? Desculpa a pergunta, mas teu salário foi razoável nos dois trabalhos?
Eu não pretendo parar só com o curso, acho necessário um mestrado/MBA.

Sim, consegui logo após formar, porém tive que mudar de cidade (RS > MG). Salário abaixo do piso da categoria que é de 8 salários mínimos. Na verdade esse "piso" é uma verdadeira bosta, pois não é a realidade do mercado engenheiro recém formado sair ganhando 6k/mês, aí as empresas se obrigam a contratar como "analista de engenharia" e quem sai perdendo é você que trabalha como engenheiro na prática mas não tem como comprovar pq na carteira está analista.
 
Sim, consegui logo após formar, porém tive que mudar de cidade (RS > MG). Salário abaixo do piso da categoria que é de 8 salários mínimos. Na verdade esse "piso" é uma verdadeira bosta, pois não é a realidade do mercado engenheiro recém formado sair ganhando 6k/mês, aí as empresas se obrigam a contratar como "analista de engenharia" e quem sai perdendo é você que trabalha como engenheiro na prática mas não tem como comprovar pq na carteira está analista.
Li muito dessa reclamação sobre o pagamento do piso, parece que lugar nenhum paga isso mesmo.
aqui onde trabalho tem Eng Civil com MBA trabalhando como "analista de engenharia"/"técnico operacional" ganhando 3k/mês, é desestimulante :/
 
Li muito dessa reclamação sobre o pagamento do piso, parece que lugar nenhum paga isso mesmo.
aqui onde trabalho tem Eng Civil com MBA trabalhando como "analista de engenharia"/"técnico operacional" ganhando 3k/mês, é desestimulante :/

Desestimulante no meu ponto de vista não é receber abaixo do piso (que é algo que nem deveria existir), e sim trabalhar exercendo a função mas não ter a comprovação na carteira. Isso é frustrante e empaca a sua vida de muitas maneiras.
 
Tenho um conhecido se formando em engenharia mecânica que atualmente trabalha numa empresa muito grande aqui da minha cidade e segundo ele tá muito difícil de conseguir emprego de engenheiro.

Em muitos casos vale até mais a pena pegar o dinheiro que seria gasto e abrir o próprio negócio, claro que depende de muitas variáveis.

Sem contar que qualquer tipo de engenharia é um curso super difícil e são 6 anos de curso indo pra aula todo dia isso se não reprovar.
 
Última edição:
Gurizada, eu não sei bem o que quero fazer e acabei achando esse curso, li um pouco sobre e vi que a grade dele pega um monte de matérias e com ele eu consigo trabalhar em praticamente qualquer setor da industria.
Pensei em fazer ele e durante o curso ver o que mais me agrada e me especializar nisso, fazendo um MBA depois.
O que vocês acham do curso?
Temos algum engenheiro de produção aqui pra dar sua opinião?

Entre todas as engenharias, acredito que a de Produção seja a mais "fácil" de conseguir emprego, pois a produção nos abre um leque de oportunidades, sendo possível conseguir emprego na parte de RH, consultorias empresarias como a McKinsey & Company, setor de logística, comércio exterior, compras, relacionamento com clientes ou até na própria bolsa de valores .
Porém, a concorrência é bem maior e pelo que andei notando, até em estágios está sendo uma bela merda, pois tem algumas empresas que acabam dando oportunidade apenas para mulheres e não homens. :(
Eu me formo em cerca de 2 anos e depois disto, vou tentar em qualquer buraco desse país.
E mais uma coisa, se tu não tiveres no mínimo inglês avançado até se formar a probabilidade de tu conseguir algum serviço pode cair drasticamente.
 
Sim, consegui logo após formar, porém tive que mudar de cidade (RS > MG). Salário abaixo do piso da categoria que é de 8 salários mínimos. Na verdade esse "piso" é uma verdadeira bosta, pois não é a realidade do mercado engenheiro recém formado sair ganhando 6k/mês, aí as empresas se obrigam a contratar como "analista de engenharia" e quem sai perdendo é você que trabalha como engenheiro na prática mas não tem como comprovar pq na carteira está analista.

Acho que o pessoal que defende o Livre Mercado não deve ser formado em engenharia e sim humanas ...
 
Acho que o pessoal que defende o Livre Mercado não deve ser formado em engenharia e sim humanas ...

Por que? Eu defendo o livre mercado e sou engenheiro civil.
 
Sim, consegui logo após formar, porém tive que mudar de cidade (RS > MG). Salário abaixo do piso da categoria que é de 8 salários mínimos. Na verdade esse "piso" é uma verdadeira bosta, pois não é a realidade do mercado engenheiro recém formado sair ganhando 6k/mês, aí as empresas se obrigam a contratar como "analista de engenharia" e quem sai perdendo é você que trabalha como engenheiro na prática mas não tem como comprovar pq na carteira está analista.

Cara, o fato é: quais são as empresas insanas que arriscariam pagar 8k/mês pra um engenheiro recém formado? Na minha opinião, é melhor entrar como analista do que ficar sem emprego, mesmo que você acabe recebendo apenas 2-3k/mês. Além disto, se te demitirem, e em seu trabalho de analista tu fazia coisas de engenheiro, tu entra com um processo na justiça e aciona o CREA. :bwahaha:

É...Eu sei que a justiça é falha, mas ao menos causará uma dor de cabeça pra empresa.
 
Última edição:
Então vc concorda em receber o que o mercado paga, contrariando o que o Crea diz ser o acordado ?

Sim, piso salarial é uma utopia dos conselhos como o CREA e dos sindicatos que pensam que com leis conseguem controlar o mercado, o mercado vai pagar conforme a realidade, não existe mágica, momentos de crise e com muitos desempregados vão pagar menos, se você não retorna para a empresa seu salário, encargos e lucro vão pagar menos, etc. Controle de preços não funciona.

E o interessante do piso salarial é que o governo não é obrigado a pagar o mesmo, uma lei do governo que o governo não precisa cumprir. E como todo engenheiro ta cansado de saber, a única função do CREA é ver se você paga a anuidade e art.
 
Sim, piso salarial é uma utopia dos conselhos como o CREA e dos sindicatos que pensam que com leis conseguem controlar o mercado, o mercado vai pagar conforme a realidade, não existe mágica, momentos de crise e com muitos desempregados vão pagar menos, se você não retorna para a empresa seu salário, encargos e lucro vão pagar menos, etc. Controle de preços não funciona.

E o interessante do piso salarial é que o governo não é obrigado a pagar o mesmo, uma lei do governo que o governo não precisa cumprir. E como todo engenheiro ta cansado de saber, a única função do CREA é ver se você paga a anuidade e art.

Os presidentes dos CREA por ai vivem viajando para o exterior com a família, acho que o CREA tbm tem essa função de proporcionar bons momentos para os cargos de chefia...

Sou Eng. Civil, está realmente triste esse mercado. Mas temos que viver com o que está ai.
 
Desestimulante no meu ponto de vista não é receber abaixo do piso (que é algo que nem deveria existir), e sim trabalhar exercendo a função mas não ter a comprovação na carteira. Isso é frustrante e empaca a sua vida de muitas maneiras.

Cara, esquece carteira de trabalho, ela é inútil, quanto mais insistir em "valorizar a carteira" ou "não sujar carteira" mais irá ficar nessa de ser empregado dos outros e se ferrar. A melhor coisa que se pode fazer com uma carteira de trabalho é jogar na fogueira e abrir uma empresa. Nem que seja pra ser empregado mas usando CNPJ como prestador de serviços.
Carteira de trabalho só serve pra quem quer ganhar no máximo uns 2 salários mínimos, mais do que isso empresa nenhuma aguenta pagar as taxas e terá que ficar fazendo pagamentos "por fora" ou te pagando pouco a vida toda.
O que importa é seu currículo e não carteira de trabalho
 
Cara, esquece carteira de trabalho, ela é inútil, quanto mais insistir em "valorizar a carteira" ou "não sujar carteira" mais irá ficar nessa de ser empregado dos outros e se ferrar. A melhor coisa que se pode fazer com uma carteira de trabalho é jogar na fogueira e abrir uma empresa. Nem que seja pra ser empregado mas usando CNPJ como prestador de serviços.
Carteira de trabalho só serve pra quem quer ganhar no máximo uns 2 salários mínimos, mais do que isso empresa nenhuma aguenta pagar as taxas e terá que ficar fazendo pagamentos "por fora" ou te pagando pouco a vida toda.
O que importa é seu currículo e não carteira de trabalho

Concordo, hoje é mais vantagem abrir CNPJ, porém não é toda empresa que aceita.
E não é questão de valorizar ou sujar a carteira, mas por exemplo se você for procurar imigrar para certos países eles pedem experiência na área de formação. Ajuda muito, para isso, se você tiver trabalhado como um Engenheiro registrado, por exemplo.

E como assim carteira só pra quem ganha no máximo 2 salários mínimos? Veja bem, não sou defensor da carteira de trabalho e se pudesse trabalharia com CNPJ, mas isso que você está falando como se fosse uma realidade, "que empresa nenhuma aguenta pagar as taxas para funcionário que ganha mais que 2 salários mínimos", não faz o menor sentido. Em inúmeras empresas tem muitos funcionários ganhando muito mais que isso. Funcionários CLT que ganham salários de 20~30mil / mês, benefícios, variáveis, carro novo a cada 2 anos, aluguel pago etc...

Acho que o pessoal que defende o Livre Mercado não deve ser formado em engenharia e sim humanas ...

Acho que lhe faltou interpretação de texto. Defendo o livre mercado sim. Minha crítica não é em receber abaixo do piso, e sim de em virtude de existir um piso que é irreal e impraticável sou impedido de ter comprovação em carteira de trabalho do exercício da profissão a qual estudei 5 anos para me formar.
 
Não sei onde vocês acham mais vantajoso trabalhar com o CNPJ aberto. Estou nesse time ai trabalhando como prestador de serviço mas preferia tudo em normas de CLT.
 
Não sei onde vocês acham mais vantajoso trabalhar com o CNPJ aberto. Estou nesse time ai trabalhando como prestador de serviço mas preferia tudo em normas de CLT.

matemática simples. Se uma empresa está disposta a gastar 5mil comigo. eu recebo os 5 mil líquidos e pago apenas imposto de 6% (R$300) e não sou obrigado a pagar inss e mais nada.

já se a empresa está disposta a gastar 5mil comigo sob clt, ela teria que descontar fundo de garantia, décimo terceiro, férias, impostos, alimentação, transporte, você pagaria INSS. seu salário em carteira seria uns 2mil reais. e pra resgatar o restante do dinheiro teria que ficar dependente de vales alimentação, esperar décimo terceiro, ficar com fgts retido. fora o que é perdido com impostos que no caso da empresa paga mais de 6%.
e outros inconvenientes como aviso prévio, jornada de trabalho não negociável, perder o direito ao fgts se pedir demissão. eu acho clt um saco

Não sei vocês mas eu prefiro todo o dinheiro no meu bolso.
 
Sim, piso salarial é uma utopia dos conselhos como o CREA e dos sindicatos que pensam que com leis conseguem controlar o mercado, o mercado vai pagar conforme a realidade, não existe mágica, momentos de crise e com muitos desempregados vão pagar menos, se você não retorna para a empresa seu salário, encargos e lucro vão pagar menos, etc. Controle de preços não funciona.

E o interessante do piso salarial é que o governo não é obrigado a pagar o mesmo, uma lei do governo que o governo não precisa cumprir. E como todo engenheiro ta cansado de saber, a única função do CREA é ver se você paga a anuidade e art.

Desnecessário dizer que o mercado "governo" aqui é de uma perversidade sem limites, que quando tenta ajudar é bom olhar com muita atenção para não der pego de surpresa ...
 
Acho que lhe faltou interpretação de texto. Defendo o livre mercado sim. Minha crítica não é em receber abaixo do piso, e sim de em virtude de existir um piso que é irreal e impraticável sou impedido de ter comprovação em carteira de trabalho do exercício da profissão a qual estudei 5 anos para me formar.

Não, hoje é sabido que o mercado está saturado de engenheiros , quando o CREA propôs este piso a realidade era outra !
 
matemática simples. Se uma empresa está disposta a gastar 5mil comigo. eu recebo os 5 mil líquidos e pago apenas imposto de 6% (R$300) e não sou obrigado a pagar inss e mais nada.

já se a empresa está disposta a gastar 5mil comigo sob clt, ela teria que descontar fundo de garantia, décimo terceiro, férias, impostos, alimentação, transporte, você pagaria INSS. seu salário em carteira seria uns 2mil reais. e pra resgatar o restante do dinheiro teria que ficar dependente de vales alimentação, esperar décimo terceiro, ficar com fgts retido. fora o que é perdido com impostos que no caso da empresa paga mais de 6%.
e outros inconvenientes como aviso prévio, jornada de trabalho não negociável, perder o direito ao fgts se pedir demissão. eu acho clt um saco

Não sei vocês mas eu prefiro todo o dinheiro no meu bolso.
6% de imposto? Para um pagamento de 5mil mensais, 60mil ano, vc pode ficar como MEI e pagar 50 reais mensal de imposto só, senhor já está fazendo errado. Alem disso, vc deve ter aberto uma empresa, logo, além dos 6% é necessário de um contador...

Sou mais ser contrato na CLT e ter assegurado todos os seus encargos. Além disso, PJ não tem direito a férias...
 
6% de imposto? Para um pagamento de 5mil mensais, 60mil ano, vc pode ficar como MEI e pagar 50 reais mensal de imposto só, senhor já está fazendo errado. Alem disso, vc deve ter aberto uma empresa, logo, além dos 6% é necessário de um contador...

Sou mais ser contrato na CLT e ter assegurado todos os seus encargos. Além disso, PJ não tem direito a férias...

eu abri um MEI e não serviu pra meu propósito portanto fechei logo em seguida. É muita burocracia pra manter um MEI no meu negócio. Daí abri uma Micro Empresa, e pago 6% sobre as minhas notas. Tenho contador mas ele é meu cliente e fizemos um acordo, eu presto um serviço pra ele e não pago a contabilidade.

Esse negócio de direitos, férias, décimo terceiro eu sempre detestei. O que importa pra mim é o dinheiro líquido, se eu ganhasse mais somando salário, décimo, férias, eu trabalharia CLT. Mas mesmo com poucos clientes e trabalhando bem menos de 8 horas por dia eu consigo ganhar mais do que trabalhando CLT. Eu continuo prestando serviço pra empresa onde eu trabalhava, eu fechei um acordo de preço fixo por projeto. Se eu fizer 10 projetos por mês deles, eu tiro o salário bruto que eu ganhava. E são projetos simples de expositor de produtos, faço em média cada projeto em 2 horas. Então em 20 horas de trabalho eu ganho o que ganhava em 1 Mês. E sobra tempo pra atender outros clientes. E sobre férias eu viajo no momento que eu quiser. geralmente final do ano tem pouco serviço e vira minhas férias. E se resolvo viajar no meio do ano dia de semana pra aproveitar promoções também posso. E acho tudo isso uma excelente qualidade de vida. Mas vai do perfil de cada um, eu não suporto dar duro num emprego sabendo que se eu trabalhar pouco ganharia a mesma coisa. fiquei anos sofrendo por aumentos fazendo mais do que o necessário e não era recompensado.
 
Eu tranquei minha faculdade de Eng.Civil na Puc justamente por causa de motivos acima citados. (não existe direitos trabalhistas para área,investimento alto em graduação para retorno não garantido,sem arrecadação de INSS pois trabalha como PJ,futuro muito incerto)

Hoje no Brasil se vive uma ilusão no mercado de trabalho,eu estava fazendo uma graduação ''pesada'' que é um curso de exatas e sem garantia nenhuma de retorno do valor investido.

Se eu pudesse aconselhar alguém hoje,eu aconselharia a realizar um curso superior ''fácil'' e depois partir para concursos públicos.Isso seria um conselho meu,opinião pessoal minha.

Fico olhando a faixa salarial do mercado hoje e fico abismado em observar a miséria que estão pagando.

Muita gente deu opiniões boas aqui como andei lendo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo