• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Erro de THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER e suspeita de ser a VGA

GiLL_ClinTon

Klaatu, Barada, Nikto
Registrado
Pessoal, to com um problema meio esquisito aqui, desde que montei esse computador da assinatura há uns 2 meses, pelo menos uma vez por dia recebo uma BSOD de THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER.
Isso ocorre durante o uso normal do computador, nunca deu durante jogos.
Fiz vários testes tirando componentes como hd, memórias, para ir eliminando as possibilidades, e o erro persistia. Essa BSOD acontece mesmo sem overclock no processador.
Rodei inclusive o Memtest com todos os pentes, não constatou nenhum problema. Atualmente estou só com 1 pente rodando, e ainda assim persiste a BSOD.
Utilizei então o WhoCrashed para analisar os dumps, e como eu suspeitava, aparenta ser algo da placa de vídeo.

Código:
On Sun 07/01/2018 15:55:40 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\010718-8859-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x1756E0)
Bugcheck code: 0x100000EA (0xFFFFA60C0225F080, 0x0, 0x0, 0x0)
Error: THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER_M
file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that a thread in a device driver is endlessly spinning.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Sun 07/01/2018 15:55:40 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\MEMORY.DMP
This was probably caused by the following module: atikmdag.sys (atikmdag+0x5A610)
Bugcheck code: 0xEA (0xFFFFA60C0225F080, 0x0, 0x0, 0x0)
Error: THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER
file path: C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\c0322096.inf_amd64_7ff7d53c3793b9e4\atikmdag.sys
product: ATI Radeon Family
company: Advanced Micro Devices, Inc.
description: ATI Radeon Kernel Mode Driver
Bug check description: This indicates that a thread in a device driver is endlessly spinning.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
A third party driver was identified as the probable root cause of this system error. It is suggested you look for an update for the following driver: atikmdag.sys (ATI Radeon Kernel Mode Driver, Advanced Micro Devices, Inc.).
Google query: atikmdag.sys Advanced Micro Devices, Inc. THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER

Já formatei várias vezes, reinstalei o Windows 10 e os drivers mais novos, e o problema persiste.
O esquisito é que ocorre no uso cotidiano, e não sob stress.
Ontem mesmo, executei o FurMark + CPU Stress por 7 horas e não houve nenhum problema. Já hoje liguei o computador, depois de 5 minutos de internet já travou.
Até desconfiei que fosse a fonte (ela e a placa de vídeo são os únicos componentes do antigo pc), mas como só trava durante o idle, nunca sob o full load, acredito não ser ela.
Alguém já viu algo assim, ou tem alguma sugestão?

PS: Só comentando um fato curioso que pode ser relacionado (ou não). Se não me engano desde que comprei essa 390, ao utiliza-la no PC antigo de vez em quando (uma vez por dia, mesma frequencia hoje da BSOD) dava uma leve travada quando ouvia audio, coisa de 1 segundo laggando o audio, e voltava ao normal.
Achei até que fosse algum problema relacionado ao computador ser antigo, mas analisando hoje, suspeito até que podia ser algo na VGA, que no pc antigo se manifestava por esse lag, e no novo pelo travamento da BSOD.
 
Última edição:
O mais provável é que sua VGA esteja com problema de solda fria (visto que o problema não ocorre de forma contínua), nesse caso somente um reballing resolveria o problema de forma definitiva.
Mas só por curiosidade, você já tinha testado com algum driver mais antigo para ver se continuava o problema?
 
Pessoal, to com um problema meio esquisito aqui, desde que montei esse computador da assinatura há uns 2 meses, pelo menos uma vez por dia recebo uma BSOD de THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER.
Isso ocorre durante o uso normal do computador, nunca deu durante jogos.
Fiz vários testes tirando componentes como hd, memórias, para ir eliminando as possibilidades, e o erro persistia. Essa BSOD acontece mesm sem overclock no processador.
Rodei inclusive o Memtest com todos os pentes, não constatou nenhum problema. Atualmente estou só com 1 pente rodando, e ainda assim persiste a BSOD.
Utilizei então o WhoCrashed para analisar os dumps, e como eu suspeitava, aparenta ser algo da placa de vídeo.

Código:
On Sun 07/01/2018 15:55:40 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\010718-8859-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x1756E0)
Bugcheck code: 0x100000EA (0xFFFFA60C0225F080, 0x0, 0x0, 0x0)
Error: THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER_M
file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that a thread in a device driver is endlessly spinning.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Sun 07/01/2018 15:55:40 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\MEMORY.DMP
This was probably caused by the following module: atikmdag.sys (atikmdag+0x5A610)
Bugcheck code: 0xEA (0xFFFFA60C0225F080, 0x0, 0x0, 0x0)
Error: THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER
file path: C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\c0322096.inf_amd64_7ff7d53c3793b9e4\atikmdag.sys
product: ATI Radeon Family
company: Advanced Micro Devices, Inc.
description: ATI Radeon Kernel Mode Driver
Bug check description: This indicates that a thread in a device driver is endlessly spinning.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
A third party driver was identified as the probable root cause of this system error. It is suggested you look for an update for the following driver: atikmdag.sys (ATI Radeon Kernel Mode Driver, Advanced Micro Devices, Inc.).
Google query: atikmdag.sys Advanced Micro Devices, Inc. THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER

Já formatei várias vezes, reinstalei o Windows 10 e os drivers mais novos, e o problema persiste.
O esquisito é que ocorre no uso cotidiano, e não sob stress.
Ontem mesmo, executei o FurMark + CPU Stress por 7 horas e não houve nenhum problema. Já hoje liguei o computador, depois de 5 minutos de internet já travou.
Até desconfiei que fosse a fonte (ela e a placa de vídeo são os únicos componentes do antigo pc), mas como só trava durante o idle, nunca sob o full load, acredito não ser ela.
Alguém já viu algo assim, ou tem alguma sugestão?

PS: Só comentando um fato curioso que pode ser relacionado (ou não). Se não me engano desde que comprei essa 390, ao utiliza-la no PC antigo de vez em quando (uma vez por dia, mesma frequencia hoje da BSOD) dava uma leve travada quando ouvia audio, coisa de 1 segundo laggando o audio, e voltava ao normal.
Achei até que fosse algum problema relacionado ao computador ser antigo, mas analisando hoje, suspeito até que podia ser algo na VGA, que no pc antigo se manifestava por esse lag, e no novo pelo travamento da BSOD.
e como anda esse windows ai? atualizado?
 
O mais provável é que sua VGA esteja com problema de solda fria (visto que o problema não ocorre de forma contínua), nesse caso somente um reballing resolveria o problema de forma definitiva.
Mas só por curiosidade, você já tinha testado com algum driver mais antigo para ver se continuava o problema?
Esse problema da solda fria seria mais no GPU ou poderia ocorrer nas memórias mesmo?
E de drivers eu testei só os de outubro pra cá (10 a 12). Não testei ainda algum antigo, mas gostei da idéia, vou testar algum anterior.
Utilize o DDU e em modo de segurança remova completamente os drivers amd. Depois é só reinstalar os drivers do sistema e então os drivers de vídeo.

Este erro pode também ser gerado por instabilidade na CPU. Está fazendo overclock, como esta a temperatura ?
Fiz isso do DDU em modo de segurança, mas reinstalei só os drivers de vídeo depois, não cheguei a reinstalar os do sistema. BSOD voltou rapidinho hehehe.
Nem estou fazendo overclock, está tudo em stock mesmo. Até cheguei a testar over, mas voltei pro default pra investigar se era instabilidade na CPU. Preciso confirmar os valores da temperatura depois, mas da última vez que vi estavam boas (esse noctua é um monstro :D )
e como anda esse windows ai? atualizado?
Totalmente atualizado, desde o primeiro dia que instalei :D

Ontem fiz uma nova formatação, não instalei nenhum driver ainda. To querendo fazer um teste pra ver se sem drivers aparece o problema.
E pra constar, a placa mãe tá com a BIOS atualizada (de final de dezembro), e a placa de vídeo já estava com a última BIOS, mas acabei dando um reflash e colocando ela de novo, só pra garantir. E não resolveu nada :D
 
Última edição:
Esse problema da solda fria seria mais no GPU ou poderia ocorrer nas memórias mesmo?
E de drivers eu testei só os de outubro pra cá (10 a 12). Não testei ainda algum antigo, mas gostei da idéia, vou testar algum anterior.

Fiz isso do DDU em modo de segurança, mas reinstalei só os drivers de vídeo depois, não cheguei a reinstalar os do sistema. BSOD voltou rapidinho hehehe.
Nem estou fazendo overclock, está tudo em stock mesmo. Até cheguei a testar over, mas voltei pro default pra investigar se era instabilidade na CPU. Preciso confirmar os valores da temperatura depois, mas da última vez que vi estavam boas (esse noctua é um monstro :D )

Totalmente atualizado, desde o primeiro dia que instalei :D

Ontem fiz uma nova formatação, não instalei nenhum driver ainda. To querendo fazer um teste pra ver se sem drivers aparece o problema.
E pra constar, a placa mãe tá com a BIOS atualizada (de final de dezembro), e a placa de vídeo já estava com a última BIOS, mas acabei dando um reflash e colocando ela de novo, só pra garantir. E não resolveu nada :D
Solda fria pode ocorrer em qualquer parte da placa:haha:
Teste com um driver mais anterior depois diga o resultado.:melior2:
 
Veja as temperaturas, threadripper é CPU pra watercooler.
Conferi aqui pelo AIDA, em idle fica entre variando entre 39 e 44º, já em full (Furmark + CPU burner) não passa de 67º.
Essa temperatura em full está bem similar à de benchmarks desse noctua.

ZRfwtjE.png

Solda fria pode ocorrer em qualquer parte da placa:haha:
Teste com um driver mais anterior depois diga o resultado.:melior2:
Vou ver se faço um teste com o driver de junho, depois posto aqui. :D
 
Amigo eu já tive o mesmo problema e é VGA mesmo, tinha testado tudo na época, acho que se procurar aqui no forum você encontra posts meus aqui desesperado, suhausha
 
Atualizando o tópico, com o Windows reinstalado, não instalei nenhum driver (o Windows acabou reconhecendo alguns). Depois de algumas horas, sem haver dado a tela azul, instalei o driver de vídeo de julho (17.7.1).
Ontem não havia dado nenhuma BSOD, mas hoje começou, deu 2 vezes. Quando consulto no WhoCrashed, lá consta o atikmdag.sys novamente.
Alguma sugestão? Será que há alguma chance mínima de ser fonte, ou as apostas são todas na VGA? :D

Amigo eu já tive o mesmo problema e é VGA mesmo, tinha testado tudo na época, acho que se procurar aqui no forum você encontra posts meus aqui desesperado, suhausha
Vou procurar! Que que chegou a fazer com a sua?
 
Atualizando o tópico, com o Windows reinstalado, não instalei nenhum driver (o Windows acabou reconhecendo alguns). Depois de algumas horas, sem haver dado a tela azul, instalei o driver de vídeo de julho (17.7.1).
Ontem não havia dado nenhuma BSOD, mas hoje começou, deu 2 vezes. Quando consulto no WhoCrashed, lá consta o atikmdag.sys novamente.
Alguma sugestão? Será que há alguma chance mínima de ser fonte, ou as apostas são todas na VGA? :D


Vou procurar! Que que chegou a fazer com a sua?
Mandei pro RMA, tenho o log da xfx na minha conta do supporte ainda.
 
https://adrenaline.uol.com.br/forum...ajuda-para-um-tecnico-ou-pai-de-santo.592249/
Cara eu fiz de tudo o que podia troquei até a placa de video na loja e deu mesma coisa, perdi muito tempo achando que era algo no meu pc, mas depois percebi que as 2 placas tinham praticamente o mesmo serial, acionei o RMA da empresa a placa nova que recebi funciono 100, na mesma config estou usando uma Rx 480GTR sem problemas nem um.
 
Pessoal, só pra atualizar o tópico, no final das contas eu tava com suspeita de ser ou VGA ou a fonte (probabilidade de ser a fonte era mínima mas existia).
Então, como já estava querendo trocar a minha fonte, aproveitei pra pegar uma fonte melhor e já eliminar essa possibilidade de erro. Acabou que o BSOD continuou ocorrendo, mesmo com a fonte nova, então só restava ser a VGA
Continuei nas pesquisas, e achei um tópico bem interessante, com vários casos parecidos e com a mesma VGA (R9 390 Nitro da Sapphire)

https://community.amd.com/thread/204954

Resumindo, aparentemente é um problema de fábrica em que as voltagens e frequências ficam oscilando até travar uma hora (e sempre em idle, quando estava em full nunca travava).
Então, como não tava com muito tempo e paciência para mais testes (tentar biosmod ou outras alternativas), e não queria investir em VGAs mais caras enquanto não sair as linhas novas, acabei pegando uma 1060 3GB de quebra galho.
E desde que instalei ela, nunca mais tive problema de BSOD ou de outros travamentos, o que confirmou ser problema da Sapphire.
Não cheguei ainda a avaliar a possibilidade de RMA (até porque já estou com essa minha placa a pouco mais de 2 anos, e a garantia internacional da Sapphire se não me engano é de 2 anos). Depois vou ver o que faço quanto a isso.
 
CPU com overclock costuma dar esses erros de ntoskrnls.exe...e temps 68° full acho um pouco alto... aqui no meu phenom com over a 3.8 está com temps em 55° jogando. Como já solucionou o seu problema e era a VGA sugiro dá olhada nessas temp aí do processdor.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo