[AJUDA] Erro no MemTest86 apenas com 2 módulos juntos

AndreDaniel

Active Member
Registrado
Saudações,

Pela primeira vez aconteceu tela azul no meu PC atual, "Memory Management".
As memórias que possuo são 2 módulos iguais Kingston KHX1600C10D3/8GX. Total 16GB.
Quando deu tela azul as memórias estavam em dual channel 1600MHz. Fui rodar o MemTest86 e logo fui vendo algumas dezenas de erros. Depois fiz limpeza nos slots e memórias e rodei o teste novamente mas em 1333MHz dando apenas 2 erros. Repetindo os testes em 1333MHz chegou a dar 8 erros, 18 erros ou mais. Testei também sem dual channel e deram erros. Notei que esses erros são sempre no mesmo endereço.
Como continuavam os erros fui testar as memórias individualmente para encontrar o módulo defeituoso. Acontece que testando individualmente não deu erro. Então o problema não é nas memórias? Seria incompatibilidade ou algo na placa-mãe ou até mesmo CPU?
Placa-mãe Asus Z97M-PLUS/BR sendo que no site da fabricante não consta esse modelo em memórias compatíveis. Aparecem poucos modelos, acredito que esteja incompleta a lista.

De toda forma agradeço.
 
Normal não é, mas é a única forma de resolver em alguns casos. Eu mesmo já passei pelo mesmo problema, as memórias só funcionavam em par se não estivessem em dual channel com a voltagem padrão. Coloquei +0.1V e bingo.
 
Normal não é, mas é a única forma de resolver em alguns casos. Eu mesmo já passei pelo mesmo problema, as memórias só funcionavam em par se não estivessem em dual channel com a voltagem padrão. Coloquei +0.1V e bingo.
Farei isso que você disse. Nunca alterei nada do tipo mas vou na confiança. Do jeito que tá aqui mesmo sem dual channel dá erro no MemTest e teste de diagnóstico do Windows também que não citei antes.
 
@Snayperskaya sobre suas memórias gostaria de saber se as testou em outra placa-mãe, outro sistema.
Mesmo que dê certo aqui comigo aumentando a voltagem eu gostaria de saber se isso ocorreu por falha na memória, placa-mãe, etc.
Estou para vender essas memórias e vou ter que procurar mais detalhes sobre esse problema.
 
Só testei no meu PC na época. Era um kit PI BLACK da G.SKILL. Depois de setar esses valores, nunca tive mais problemas e a máquina funcionou por mais de cinco anos. Acredito que esse tipo de coisa seja mais compatibilidade que problema em si. Talvez em outra mobo esse seu kit funcione sem precisar desse overvolt.
 
Atualizando. Aumentei a voltagem porém um pouco menos, coloquei 1.55V para ver como se comportava e logo no começo do teste de diagnóstico do Windows apresentou erro de hardware, coisa que acontecia somente no final.
Alterei a voltagem mais algumas vezes sempre entre 1.45V e 1.55V. Não obtive êxito.
Como eu estava para vender as memórias, resolvi vender uma delas por enquanto.
E não há problemas com as memórias já que as testei individualmente no MemTest86 com 1.5V padrão em 1600MHz e não acusou erros.
Pelo que parece o problema é no controlador de memória. E posso estar dizendo besteira mas acho que pertence a CPU.
A CPU eu testei no programa da Intel IPDT e sem erros também.
Estou usando um módulo de 8GB, suficiente para mim, e tá estável. Resolvido.
 
Atualizando. Aumentei a voltagem porém um pouco menos, coloquei 1.55V para ver como se comportava e logo no começo do teste de diagnóstico do Windows apresentou erro de hardware, coisa que acontecia somente no final.
Alterei a voltagem mais algumas vezes sempre entre 1.45V e 1.55V. Não obtive êxito.
Como eu estava para vender as memórias, resolvi vender uma delas por enquanto.
E não há problemas com as memórias já que as testei individualmente no MemTest86 com 1.5V padrão em 1600MHz e não acusou erros.
Pelo que parece o problema é no controlador de memória. E posso estar dizendo besteira mas acho que pertence a CPU.
A CPU eu testei no programa da Intel IPDT e sem erros também.
Estou usando um módulo de 8GB, suficiente para mim, e tá estável. Resolvido.
Bom, você já vendeu a memória mas eu teria sugerido aumentar pra 1.65 volts, +0.05 é muito pouco. Aumentar algumas voltagens do CPU e do Chipset em 0.05~0.1 poderia ter ajudado também, mas se trocando a memória resolveu, melhora ainda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo