Esquema pra girar motores de HDs?!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

DouGFunnY139

Pink Floyd Eterno!
Registrado
Oi gente.

Desmontei e arranquei 3 motores de hd, e bem idiota, tirrei e quebrei as placas logicas dos hds. Agora não to mais conseguindo fazer esses motores funcionar. A intenção seria fazer um fan com eles(7200 RPM já penso:eek:), quem sabe, mas antes preciso fazer eles girarem.

Tava pesquisando na net e encontrei esse esquema que diz fazer esses motores funcionar:


Os tres fios seriam para serem ligados em cada terminal do motor e o quarto seria pro terminal comun entre todos. Mas ainda preciso de ajuda pra interpretar melhor esse esquema.

Alguem que entenda poderia analizar e dizer se dara certo?

Ou então alguma dica que eu possa usar pra fazer eles girar?
 
São motores de passo, por isso a complicação. Os DX devem ser diodos, os RX são resistores, só não sei o que são os QX.
 
Pois é, esse que Q que eu tmb não sei. Sera que não seriam transistores, ou nada a ver?
 
Esse esquema dai serve somente para excitar o motor de passo (fornecer maior corrente).
Nas bases dos transistores Q1 a Q3, via resistor de 10K, deve ser colocado um sequenciador que vai alimentar cada excitador em seu tempo e na frequência necessária para manutenção da rotação desejada.. (geralmente um CI)
Lei isso dai (que não tem nada a ver com teu projeto) para entender como opera um motor de passo.. http://ead.liberato.com.br/~mitza/rlt063t1smeca2.pdf

Depois procure no google por steep motor ou motor de passo e busque por controladores ou acionadores...
Olhe também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo
 
Grande Ifaller, Td bem amigo?!

Legal os links, eu tmb já tinha lido bastante sobre motores de passo e como funcionam, bem como a necessidade deste CI, mas não tinha certeza, agora que vc me confirmou minha desconfiança.

Pelo que entendi, basicamente um motor de hd possui 4 terminais, os quais, tres são ligados a resistencias internas e o quarto seria o comum entre eles. Para fazer esse motor girar, cada terminal(resistencia) precisaria ser alimentada a um determinado tempo, em sequencia fazendo assim o motor girar. E é nisso que entraria este CI, correto?!

Beleza agora o que eu não sei e qual CI deveria usar e como ligalo neste esquema da imagem.

Eu vou dar uma pesquisada no que o ifaller disse, mas se alguem conseguir já me adiantar alguma informação seria de grande ajuda:yes:
 
Pelo que entendi, basicamente um motor de hd possui 4 terminais, os quais, tres são ligados a resistencias internas e o quarto seria o comum entre eles. Para fazer esse motor girar, cada terminal(resistencia) precisaria ser alimentada a um determinado tempo, em sequencia fazendo assim o motor girar. E é nisso que entraria este CI, correto?!
Não são exatamente resistências e sim bobinas, que funcionam como eletroímãs. ao alimentar um eletroímã ele faz com que o rotor do motor avance um passo, dai é necessário que se alimente o outro eletroímã, na sequência e assim por diante, é fácil de se entender..
 
ideia interessante, e pra ajudar axei issu no cdh, axo ki resolve algumas duvidas.

Cara o motor de HD é um motor Brushless ou seja sem escovas, atem disso ele tem 4 terminais, que são ligados aos enrolamentos que são 3 e o quarto fio é um comun entre eles. Os motor de hd por terem essa caracteristicas são erradamente ditos como de passo o que não é verdade eles são naverdade spindle motor. Para ligar a primeira coisa q vc deve fazer é encontrar o comun isso vc vai fazer com o multimetro e medir as resistencia o comum é o que tiver a menor resistencia ligado com os outros é o "diferente" normalmente fica nos cantos. Depois de encontrado vc liga ele no (-) da fonte ai é so alternar na ordem os outros com o fio (+) Aconselho usar +5V porque a velocidade é dada pela alternancia dos outros 3 fios e não pelo Vcc em si. Alem do que esses motores esquentam muito para fazer a alternancia vc pode usar reles ou ainda melhor um CI L298. Espero ter ajudado


Nelson Lima
RJ Soluções em Informática

to com 17 HDs com defeito aki, se der certo vo fazer em alguns.
 
ideia interessante, e pra ajudar axei issu no cdh, axo ki resolve algumas duvidas.

Cara o motor de HD é um motor Brushless ou seja sem escovas, atem disso ele tem 4 terminais, que são ligados aos enrolamentos que são 3 e o quarto fio é um comun entre eles. Os motor de hd por terem essa caracteristicas são erradamente ditos como de passo o que não é verdade eles são naverdade spindle motor. Para ligar a primeira coisa q vc deve fazer é encontrar o comun isso vc vai fazer com o multimetro e medir as resistencia o comum é o que tiver a menor resistencia ligado com os outros é o "diferente" normalmente fica nos cantos. Depois de encontrado vc liga ele no (-) da fonte ai é so alternar na ordem os outros com o fio (+) Aconselho usar +5V porque a velocidade é dada pela alternancia dos outros 3 fios e não pelo Vcc em si. Alem do que esses motores esquentam muito para fazer a alternancia vc pode usar reles ou ainda melhor um CI L298. Espero ter ajudado


Nelson Lima
RJ Soluções em Informática

to com 17 HDs com defeito aki, se der certo vo fazer em alguns.


Legal cara, boa dica. Mas como eu ligaria esse CI L298 nos terminais no motor?!:confused: Se tivesse uma esquema facilitaria.

Desculpem gente, eu sei que é complicado querer mexer com isso quando não se entende da coisa. Mas para compensar posso continuar pesquisando na net, e é o que farei. Se alguem estiver disposto a ajudar, essa ajuda sera bem vinda

Valeu:)
 
pelo que entendi num lugar onde li, vc vai usar o multimetro pra saber qual é o certo, me parece que o fio que tiver diferente vai ser o negativo e os outros 3 fios sao positivo.

vo ver se acho mais alguma coisa.
 
Olha ae gente

Achei esse esquema que parece ser mais completo:



Quem entende da coisa me digam, vai funcionar com esse esquema?

Tenho algumas duvidas, tipo qual dos quatro fios ali eu ligarei no terminal comum do motor do hd, qualquer um???

Se algum puder ajudar-nos ou alguma dica postem ai please:cry:
 
Vou dar uma de coveiro e desenterrar o tópico, mas, e ai DouGFunnY139 conseguiu algum progresso?
 
fala gente

O problema é que é um motor de passo, que precisa ser alimentado em sequencia exata para que ele gire, sei que tem duas opções até agora, a melhor delas com controlador da velocidade bonitinho é esse esquema ai em cima, que inclusive é um tanto complicadinho fazer, e o segundo é usando a propria placa logica do hd, nesse caso so a velocidade maxima e deu.
Ainda vou tentar fazer aquele esquema ali mas ainda preciso adquirir um pouco mais de conhecimento tecnico em eletronica e tmb tem um projeto de um filtro de linha que to fazendo antes tmb.
Uma dica, se forem adaptar uma ventoinha no motor, prendam muito bem, pq esse motor e muito forte e pode literalmente destruir a ventorinha
Qualquer avanço que eu tiver postarei aqui, não se preocupem:yes:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo