[AJUDA] EVGA GTX 1080 TI SC2 - Coil Whine após troca de fonte e placa-mãe

fredaoxd

noob
Registrado
Bom, estou com um azar do kct e aqui vai a história.

Minha X370 Taichi foi pro saco e eu havia acabado de comprar minha fonte nova, ainda em transporte (saí de uma CX650W e fui para uma EVGA Supernova 1000W G+) e acabei comprando a Asus X370-PRO. Antes da troca da mobo/fonte, nunca tinha acontecido em patamares que me incomodassem.

Acontece que com essa fonte nova e a placa-mãe nova, estou tendo Coil Whine na minha 1080TI. Ele está ocorrendo jogando DotA2, Pubg, CSGO e qualquer outra coisa que gere um número elevado de frames (quando limito o dota2 a 60fps o coil whine passa a ser quase imperceptível.

Lendo em fóruns gringos (inclusive da EVGA), vi que o problema pode estar relacionado com qualquer peça do PC, inclusive com fontes de menor qualidade. Só que eu saí de uma CX650W pra uma EVGA Supernova G+, que teoricamente é muito superior a corsair e a placa-mãe não faz muito sentido ser o motivo do problema... Testei no PC com a EVGA 1070 FTW que eu usava anteriormente a 1080ti e não ocorre coil whine, apenas com a 1080TI.

O problema está incomodando bastante, dando pra escutar inclusive com meu fone de ouvido que abafa bastante o som (Revolver S). Ela ainda está na garantia até o meio de 2020, vale a pena acionar o RMA (vi no fórum gringo da EVGA que eles fazem trocas) ou tem algo que eu possa fazer para reduzir/evitar o problema?
 
Você gerava muitos FPS antes também com o setup antigo ? Coil whine é um pé no saco , geralmente é causado por alguma fase do GPU que não está perfeita e não é algo que vc usuário vai querer se aventurar em mexer até por que possui garantia da sua placa. Uma coisa é certa , envie a sua 1080ti e receberá uma RTX2080 Black Edition ;) Eu tive problema com minha 1080ti que morreu , enviei para lá e recebi essa nova no começo do mês. Nesse meio tempo estava com uma 2070 e notei a desgraça com Coil Whine e foi apenas em Wolfenstein youngblood que usa Vulkan pois nessa mesma epoca testei outros games que também ficavam lá na casa dos 120~140fps e nenhum deles causava o problema.
 
Você gerava muitos FPS antes também com o setup antigo ? Coil whine é um pé no saco , geralmente é causado por alguma fase do GPU que não está perfeita e não é algo que vc usuário vai querer se aventurar em mexer até por que possui garantia da sua placa. Uma coisa é certa , envie a sua 1080ti e receberá uma RTX2080 Black Edition ;) Eu tive problema com minha 1080ti que morreu , enviei para lá e recebi essa nova no começo do mês. Nesse meio tempo estava com uma 2070 e notei a desgraça com Coil Whine e foi apenas em Wolfenstein youngblood que usa Vulkan pois nessa mesma epoca testei outros games que também ficavam lá na casa dos 120~140fps e nenhum deles causava o problema.

O setup é o mesmo, com o 2700X + 1080 TI + 16gb ram 3200mhz c16, a única coisa que rolou foi a troca da fonte e mobo.
Vou fazer o teste com a fonte antiga, mas estou pensando seriamente a mandar a placa para RMA.

O que rolou com a sua 2070?
 
Eu tenho uma 5700 XT que apresenta um pouco de coil wine, mas a frequência do som é tão específica que é só eu colocar o fone de ouvido (mesmo sem tocar nada) que já não escuto absolutamente mais nada. Também tenho essa EVGA G+ e cheguei a testar a placa na fonte antiga e o nível de coil wine era exatamente o mesmo, então acho que não tem a ver com sua fonte não, mas de fato é curioso que apresentou níveis mais elevados justamente após a troca...
 
Como vc consegue testar com a fonte antiga fica fácil. Se diminuir, é a fonte = troca. Se não, é a mobo = troca. Tomara que resolva.
 
O setup é o mesmo, com o 2700X + 1080 TI + 16gb ram 3200mhz c16, a única coisa que rolou foi a troca da fonte e mobo.
Vou fazer o teste com a fonte antiga, mas estou pensando seriamente a mandar a placa para RMA.

O que rolou com a sua 2070?

Na verdade foi minha 1080ti quem deu problema , parou de dar video.
A 2070 eu havia comprado para outro setup , mas assim que chegou a 2080 substituida pela EVGA (Pela 1080ti que foi enviada) eu vendi para um amigo que trabalha com render .

A situação do Coil Whine se for muito grave , e muito frequente pode sim ter chances de danificar o VRM em algum momento os mosfets falharem e até mesmo incinerar o PCB rsrs . ( PS*Trabalho com manutenção a 12 anos , não em placas de video mas a teoria se aplica igualmente )
Abraços
 
Eu já tive Coil Whine em VGA que estava relacionado com a fonte. Era uma GTX 980 ti da Asus. E a fonte era uma EVGA de 750w.
Quando testava com outra fonte não dava coil whine. Tenho esta fonte até hoje e funciona perfeitamente. Mistério... rsrs
 
Aqui tenho problemas com a mobo. Testei componente por componente, e por fim troquei a fonte. No fim, é a mobo que faz a fonte chiar, e ela mesmo. Com outra mobo da mesma marca, mesmas memórias e mesma placa de vídeo, não tenho coil whine.
 
Aqui tenho problemas com a mobo. Testei componente por componente, e por fim troquei a fonte. No fim, é a mobo que faz a fonte chiar, e ela mesmo. Com outra mobo da mesma marca, mesmas memórias e mesma placa de vídeo, não tenho coil whine.
Isso é plausível de RMA, vc sabe?
 
Testou a fonte?
Sim, mesma coisa...
No slot 2 da mobo também mesma coisa.

O coil fica bastante intenso jogando dota2 e pubg, só dar alt tab que para...

Vou ver se compro uma placa básica pra mandar pro rma, pq não posso ficar sem o pc.
 
@Snayperskaya refiz uns testes hoje com a fonte, que tive mais tempo para olhar e é o seguinte:

Fonte 1 - Corsair CX650W
Fonte 2 - EVGA G+ 1000W

Com ambas existe coil tanto na fonte quanto na GPU, mas o coil utilizando a da EVGA é mais alto. O estranho é que é so dar alt tab que para INSTANTANEAMENTE e quando volta o coil volta...

Acrescentando alguns detalhes específicos:

1- Rodando o Superposition Benchmark tanto em 1080p medium e high, 4k e 8k, não apresenta coil whine em nivel que incomode, tendo que chegar bem perto do gabinete para escutar.
2- Rodando o IntelBurn (só para fins de testes), sem problemas.
3- Rodando o Cinebench, tambem sem problemas...
4- Rodando Dota 2 com FPS liberado (100~200) -> Coil insuportavel, dando pra escutar mesmo com fone de ouvido
5- Rodando Dota 2 com 60 fps -> coil whine reduz CONSIDERAVELMENTE, passando a níveis muito baixos
6- Rodando PUBG -> coil whine insuportavel
7- Rodando CSGO -> coil whine alto, mas não da pra escutar com o fone


Atualização:
Retirei a fonte do gabinete para fazer os testes e detectei que o problema está na fonte. Como no meu gabinete (H700), a PSU cover é "furada", o barulho estava parecendo vir massivamente da GPU.

Fiz os testes com a fonte do lado de fora, tanto com a CX650W e com a EVGA G+ 1000W e o problema ocorre com a EVGA. Com a Corsair, existe um coil whine pequeno, que só da para verificar chegando bastante perto da fonte e da GPU.
Com a EVGA, o barulho na GPU fica maior, mas não chega a atrapalhar. O problema está no Coil da própria fonte, que está em níveis absurdos.
Já abri um ticket na Terabyteshop solicitando a troca.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo