EX-A320M GAMING faz Overclock?

pedroshpk

Active Member
Registrado
Olá, boa noite a todos.


Estive pesquisando em alguns sites/foruns e percebi que há "grande" discussão se essa placa mãe da asus, modelo EX-A32OM GAMING faz O.C. no CPU. Algumas pessoas disseram que é a unica exceção desse chipset de entrada... Entrei em alguns reviews de youtubers e os caras disseram que não é possivel fazer O.C em A320 no processador, porém vi algumas pessoas do exterior e ate uns caras daqui do BR dizendo que conseguiram fazer O.C nela no processador. Enfim, uma completa zona, se faz OC ou não.

Okay, indo direto ao ponto, fui ate o site da ASUS e baixei em PDF o manual da placa, e lá realmente, diz que é possivel fazer OC no CPU
vejam o link para visualizar online ou baixar o manual tbm:

Vá na página 22. O primeiro título da pág já é sobre O.C.


https://www.asus.com/br/Motherboards/EX-A320M-GAMING/HelpDesk_Manual/ ( ou aqui para escolher a lingua do manual )


OBS: nunca consegui subir uma imagem para este forum.


E ai, essa placa faz ou não OC de CPU.
 
Nenhum Chip A320 faz OC amigo.
Essa aba ai no manual se refere a over nas memórias, qualquer coisa só dar uma olhada nesse vídeo
 
"Ai Overclock Tuner
Allows you to select the CPU overclocking options to achieve the desired CPU internal
frequency. Configuration options:"
Pag 22
É apenas um erro na hora de montar o manual amigo, A320 NÃO faz overclock.
Pra matar de vez as suas dúvidas, vou mandar uma imagem do BIOS dessa placa, e do bios de uma B350 ASUS pra tu ver a diferença

A320-M Gaming (Note que não há opções para alteração de Multiplicador)
O9bJDZs.png



B350M (Note as opções em vermelho que são para fazer Overclock)
qwjHvBj.png
 
É apenas um erro na hora de montar o manual amigo, A320 NÃO faz overclock.
Pra matar de vez as suas dúvidas, vou mandar uma imagem do BIOS dessa placa, e do bios de uma B350 ASUS pra tu ver a diferença

A320-M Gaming (Note que não há opções para alteração de Multiplicador)
O9bJDZs.png



B350M (Note as opções em vermelho que são para fazer Overclock)
qwjHvBj.png
Perfeito amigo! Obrigado por sanar está dúvida.
Bom então qual a diferença entre esta A320 das outras? Ela é bem mais caras que a comum...
 
Perfeito amigo! Obrigado por sanar está dúvida.
Bom então qual a diferença entre esta A320 das outras? Ela é bem mais caras que a comum...
pelo que deu pra ver de cara, Dissipação nos VRM's e 4 slots de RAM
 
pelo que deu pra ver de cara, Dissipação nos VRM's e 4 slots de RAM
Pois é. Ela tá instalada num ryzen 2700x que tô pegando de um setup pronto. Mas daqui uns 4 meses, caindo o preço do dólar, pego uma B450.
Bom, qual seria a melhor praça custo benefício para fazer um oc mediano no processador e memórias?
Nem barato dms e sem função alguma ou caro dms com funções que não valem a pena.
 
Pois é. Ela tá instalada num ryzen 2700x que tô pegando de um setup pronto. Mas daqui uns 4 meses, caindo o preço do dólar, pego uma B450.
Bom, qual seria a melhor praça custo benefício para fazer um oc mediano no processador e memórias?
Nem barato dms e sem função alguma ou caro dms com funções que não valem a pena.
para levar um 2700x em over moderado uma B450M Steel da AsRock deve ser suficiente.
Se for pra fazer algo mais bruto, ai ja recomendo partir pra uma placa de nível superior como uma X470 mais parruda
 
para levar um 2700x em over moderado uma B450M Steel da AsRock deve ser suficiente.
Se for pra fazer algo mais bruto, ai ja recomendo partir pra uma placa de nível superior como uma X470 mais parruda
Cara, essa moba com esses dissipadores conseguem levar em stock de boa esse processador? Ryzen 7 2700X ? achei o tdp dele bem alto...
consegue levar sem sofrer com thermal throttling ?
 
Nenhum Chip A320 faz OC amigo.
Essa aba ai no manual se refere a over nas memórias, qualquer coisa só dar uma olhada nesse vídeo



Algumas BIOSTAR fazem OC sim, quem limita o Overclock é a BIOS imposta pela AMD / Intel e não o chip.
 
Algumas BIOSTAR fazem OC sim, quem limita o Overclock é a BIOS imposta pela AMD / Intel e não o chip.
alguns comentários desse video disseram que não é possivel ela fazr OC. mas minha duvida maior mesmo é se ela aguenta o R7 2700X
Um moderador fechou meu topico sendo que era questões distintas...
 
alguns comentários desse video disseram que não é possivel ela fazr OC. mas minha duvida maior mesmo é se ela aguenta o R7 2700X
Um moderador fechou meu topico sendo que era questões distintas...

Aguenta sim, sem problema algum
 
Aguenta sim, sem problema algum
Resolvi pegar um R6 1600AF uma Z470 da biocolor, 8gb em dual Channel de 3000mhz e um rx580 e um HD.
Boletei e deu tudo novo por 3,2k
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resolvi pegar um R6 1600AF uma Z470 da biocolor, 8gb em dual Channel de 3000mhz e um rx580 e uma fonte de 600w e um HD de 500 7200rpm e 62 m cachê.
Boletei e deu tudo novo por 3,2k
 
Tenho exatamente essa mobo com R5 1600 AF e comprei ela 65 reais mais cara que outra A320 pelos 4 slots e dissipação nos vrms. Acho que essa mobo é a A320 que mais tem recursos e features se comparada as outras (é para quem é pobre e não tem money para uma B450).
 
Tenho exatamente essa mobo com R5 1600 AF e comprei ela 65 reais mais cara que outra A320 pelos 4 slots e dissipação nos vrms. Acho que essa mobo é a A320 que mais tem recursos e features se comparada as outras (é para quem é pobre e não tem money para uma B450).
Paguei 3400 nesse PC:

Placa mãe: PLACA MÃE BIOSTAR X470GTQ AMD AM4 MATX R$-696 incluindo o frente
Processador: Ryzen 5 1600AF R$ 650

placa de vídeo: RX 580 8gb R$ 999,00 ( Comprei essa placa no lugar 5500xt pq esta estava mais cara, cerca de 200 reais. ano que vem já vou trocar a placa, preparando para receber a nova geração de consoles. to ciente que terei que trocar tbm a cpu.)

HD 1 tb WD blue 60 mb cache e 7200 rpms R$ 230 incluindo o frente

Memoria ram: 2x4 3000mhz Corsair

Fonte: Fonte Cougar VTC 600, 80 Plus 600W, PFC Ativo R$260

Gabinete: Gabinete sem Fonte BG-014 Preto USB 3.0 - BLUECASE R$ 150

4 colers FAN RISE 50 CFM 20 DCB R$100 incluindo o frete.

Custo total de aproximadamente 3400.

Eu mesmo vou montar. O preço poderia ser melhor, mas não para de subir e acredito que vai se manter tavez numa media um pouco mais baixa...
 
Paguei 3400 nesse PC:

Placa mãe: PLACA MÃE BIOSTAR X470GTQ AMD AM4 MATX R$-696 incluindo o frente
Processador: Ryzen 5 1600AF R$ 650

placa de vídeo: RX 580 8gb R$ 999,00 ( Comprei essa placa no lugar 5500xt pq esta estava mais cara, cerca de 200 reais. ano que vem já vou trocar a placa, preparando para receber a nova geração de consoles. to ciente que terei que trocar tbm a cpu.)

HD 1 tb WD blue 60 mb cache e 7200 rpms R$ 230 incluindo o frente

Memoria ram: 2x4 3000mhz Corsair

Fonte: Fonte Cougar VTC 600, 80 Plus 600W, PFC Ativo R$260

Gabinete: Gabinete sem Fonte BG-014 Preto USB 3.0 - BLUECASE R$ 150

4 colers FAN RISE 50 CFM 20 DCB R$100 incluindo o frete.

Custo total de aproximadamente 3400.

Eu mesmo vou montar. O preço poderia ser melhor, mas não para de subir e acredito que vai se manter tavez numa media um pouco mais baixa...
Quanto foram as memorias ? Quando montei o meu peguei 2x8gb 2666mhz corsair vegeance LPX e ficou por 400,00. (mais curiosidade para saber o quanto o dolar já esta afetando os preços)
E a mobo por quais motivos escolheu ?
 
Quanto foram as memorias ? Quando montei o meu peguei 2x8gb 2666mhz corsair vegeance LPX e ficou por 400,00. (mais curiosidade para saber o quanto o dolar já esta afetando os preços)
E a mobo por quais motivos escolheu ?
o Dolar afetou mto o preço das coisas. Mas acho que o mais afetou foram as fabricas chinesas que pararam e portanto a oferta diminuiu e a demanda continou a mesma. GTX 1660 TA 1400 conto. não vale nunca...
to pensando se devolvo a RX 580 coloca mais 160 na conta e pego uma xt 5500 8gb ou então pego um water cooler.
o preço das memorias foram: 293 as duas. então é só dividi valor.
Escolhi essa placa mãe pq quero fazer overclock de memoria e cpu. Ryzen são bons em OC principalmente em memoria com clocks altos... ajuda mto a performance
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo