• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Exército Brasileiro precisa de R$ 58 bilhões até 2030

brender

know-it-all Member
Registrado
Corte no orçamento ameaça o Sisfron, programa avançado de defesa da fronteira

O Exército brasileiro tem sete projetos estratégicos e precisa investir neles cerca de R$ 58,2 bilhões ao longo dos próximos 16 anos - até 2030, se tudo correr bem. É um problema. O governo, que até junho havia liberado apenas 50% do valor previsto para as aplicações deste ano, reteve, ainda, todas as dotações incluídas em emendas parlamentares.

Em maio, a equipe econômica cortou R$ 3,67 bilhões dos recursos destinados ao Ministério da Defesa e de novo em julho aparou mais R$ 919,4 milhões. O ministro Celso Amorim alertou a presidente Dilma Rousseff para o risco de uma paralisação nos programas prioritários das três Forças - Exército, Marinha e Aeronáutica. Na saída, levava na pasta a promessa da liberação de R$ 400 milhões. Compromisso sem data.

Uma saída seria a inclusão do pacote de projetos no PAC, onde duas iniciativas da Defesa já estão abrigadas, o desenvolvimento do cargueiro militar da Embraer, o KC-390 e a produção, em todas as fases, de quatro submarinos avançados - de propulsão diesel-elétrica - mais o primeiro modelo nuclear. Consultado pelo Estado, o Ministério do Planejamento e Gestão informou que também o sistema Astros 2020 e o blindado Guarani estavam fora do contingenciamento.

Veja o infográfico

http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/blindado-guarani/

Não é verdade, garante fonte do Exército. Os dois programas não foram incluídos no PAC em 2013.

KC-390



Submarinos

Prosub-Os-futuros-submarinos-brasileiros.jpg


Blindado Guarani


Guarani5001.jpg


Sistema Astros 2020

Astros-II.jpg


O projeto mais ambicioso do conjunto da Força Terrestre é o Sisfron, muralha eletrônica de 17 mil km integrando estações digitais, radares terrestres e unidades militares dotadas de recursos avançados. O Sisfron começou sólido. A etapa piloto da primeira fase vai ser feita depressa, fica pronta já em 2015 e cobre 650 quilômetros na divisa do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, em Mato Grosso do Sul. "Vai custar R$ 839 milhões e isso significa apenas 6,99% do total do plano. É muito", diz Luiz Aguiar, presidente da empresa Embraer Defesa e Segurança, contratada para executar o plano. A faixa total controlada pelo projeto tem 150,5 km de largura e se estende como um corredor. "É o maior empreendimento do gênero em execução no planeta", diz o ministro da Defesa, Celso Amorim.

sisfron.jpg


De fato. Visto em conjunto com o Sipam, escudo de vigilância da Amazônia, inaugurado em 2002, o Sisfron abrange o equivalente à porção ocidental da Europa - e mais um pouco. O pacote pretende controlar 30% do território nacional, no espaço que separa o Brasil de 11 de seus vizinhos.

Segundo Marcus Tollendal, o presidente da Savis (empresa da Embraer responsável pelo projeto), em dez anos, o Sisfron vai se expandir e atingir a Amazônia e o cone Sul. Segundo ele, há nessas áreas uma "mancha criminal" associada a um "vazio populacional" e à menor presença do Estado.

Mas no momento há certa apreensão. Em audiência pública da Comissão das Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado em 22 de agosto, o general Antonino Guerra Neto, do Centro de Guerra Eletrônica, afirmou que, mantidos os recursos no patamar previsto para 2014, o programa só vai ficar pronto em 2074, "quando será, a rigor, quase inócuo".

Megaeventos. Em outra ponta da lista de programas da primeira fila, os sistemas de defesa antiaérea, uma exigência da equipe mundial da organização dos eventos como a Copa e a Olimpíada, avançaram. Na semana passada, Amorim autorizou a abertura do processo de negociação para a compra de três baterias do Pantsir S1, moderno sistema russo de artilharia antiaérea, e duas outras do Igla-S.9K38, a versão mais recente do míssil leve disparado do ombro de um soldado. O negócio pode chegar a 800 milhões. O 9K38 tem alcance de 6 km, é mais pesado que as séries anteriores, usa sensor de localização de alvos de eficiência expandida e é mais resistente à interferência eletrônica de despistamento.

Pantsir S1

Pantsir-S1_vehicle.jpg

pantsir-s1.jpg


Igla-S

Disparo-do-m%C3%ADssil-Igla-1-foto-EB.jpg


A operação é conduzida pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi. O processo montado pelo oficial prevê a aquisição de três baterias do Pantsir S1, combinação de mísseis terra-ar com alcance de 20 km e 15 km de altitude, mais dois canhões duplos, de 30 mm. As baterias transportam 12 mísseis 57E6. O radar de detecção atua em um raio de 36,5 km e pode localizar dez alvos por minuto. Cada uma das Forças receberá uma bateria Pantsir. "A melhor parte de todo o processo é que os russos aceitaram a demanda brasileira de que haja irrestrita transferência de tecnologia", diz De Nardi. Há três empresas nacionais envolvidas no esquema: Avibrás Aeroespacial, Mectron e Orbisat.

Três Pantsir S1, uma para cada Força. E cada uma só custa US$ 15 milhões.

A pressa é justificada. A artilharia antiaérea do Exército está superada e boa parte dela, desativada. O principal canhão é o L-70, um projeto com mais de 30 anos, que, embora revitalizado, não resiste à necessidade operacional.

L-70

canhao40mm.jpg


Fonte: Estadão
 
Menos de 4 Bi por ano. Sinceramente nem é tanto em vista as 2400 bilhões do orçamento. Não seria nem 0.5%.

Mas obviamente, tudo depende da vontade politica.
 
agente n precisa disso, nois precisa de mais bolsa do governo:br:

dilma ta certa, basil n tem guerra....ta suave:br::br::br::br:
 
Namoral o país deve tar falindo pq tudo que esse governo sabe fazer é cortar gastos pqp, terminar o bolsa familia e estimular a população a arrumar um emprego? Nããão, cortar gastos da defesa nacional :genio:
 
Sabem quando nosso cenário político toma jeito? Quando outro país/países invadirem o Brasil por algum motivo que seja, e perseguirem e deporem essa corja de políticos safado de nosso governo !!

Ai, das duas uma: Ou o brasileiro faz um levante para expulsar os invasores, e quando retomarmos depois de um bom tempo o controle de nossa nação, o novo governo tomará medidas cabíveis quanto à segurança nacional, ou o Brasil vai ser mais um Iraque/Afeganistão, controlado 100% por outra nação/nações, pois até um certo ponto já somos controlados hj !!

Empresas nacionais e as FABs fazem a parte delas, e com qualidade e habilidade técnica, mas o governo, esse não quer nem saber, quer ver a bagunça tomando conta da nação, pois sempre tem aqueles que ganham MUITO com essa bagunça !!

Até hj nunca vi o nosso governo fazer algo com qualidade, eficiência e competência técnica, nadinha de nada (a não ser talvez sobre os medicamento genéricos e as vacinas e medicamentos excepcionais que são distribuídos gratuitamente). Quando falo governo, não estou falando dos Institutos de Pesquisas de nosso país, das FABs, e outras entidades governamentais de mesmo seguimento, falo do Legislativo/Executivo/Judiciário (esse último, talvez, talvez esteja tentando tomar outras formas e mudar nesses últimos anos) !!
 
Última edição:
Infelismente no Brasil temas como defesa nacional e relações externas não têm audiência, não tem visibilidade e não atraem votos. Logo assuntos que deveriam ser de Estado, amplamente discutidos por todos, acabam sendo conduzidos com base em ideologia partidária. Por essas e outras que a Bolívia deita e rola em cima do Brasil, que o programa FX-2 da força aérea nunca da em nada e por ai vai.
 
fica complicado, quando o KC-390 estiver pronto....pqp a tantas empresas e países querendo comprar ele que ia ajudar muito o mercado brasileiro :trollfail:
fora o Guarani, porem esse governo pouco liga para as forças armadas....também né a mulher tem raiva dos militares :haha:
 
O KC-390 vai ter a capacidade de carregar o astros 2020, que vai ter os misseis de 300Km de range.

Os sistemas Astros brasileiros são famosos foram usados na guerra do Iraque-Irã...
 
Engraçado demais , falar para todos os cantos que "ta de boa" e vai receber um evento internacional e que tem condições de fazer tal coisa , porém o que se ouve é corte de gastos? O que aconteceu com aquele discurso de antes?!!
Falando em gastos , quanto será que é gasto com bolsa familia , e tantos outros "bolsa esmolas' existentes ? Nessa parte ninguém ouve corte , pelo contrário só expande .
 
Estamos em guerra? Sabemos que não temos a mínima chance contra determinados países...é necessário investir alto?
 
Estamos em guerra? Sabemos que não temos a mínima chance contra determinados países...é necessário investir alto?

Não sei, só sei que uma reportagem que vi em uma revista há uns 7/8 anos atrás, falava dos países que os EUA classificariam como eixo do mal, e estavam Síria, Líbia, Sudão, Irã, Coréia do Norte, Venezuela e Brasil (lembrando que Afeganistão e Iraque nessa época já haviam sido devidamente "dobrados") !!

Não sou Anti-Eua, mas gosto de pensar na soberania de uma nação e um povo, e é conhecido que o governo dos EUA qnd tem um interesse em mente, manipulam informações e pintam e bordam para conseguir alcançar seus objetivos sem que haja um grande impacto com a comunidade internacional !!

Da lista do eixo do mal, Líbia já caiu, Síria está próxima (talvez) !! Parece até que estão riscando os nomes !! Depois das últimas notícias sobre os casos de espionagem, nosso governo burro resolve achar que tem moral para dizer alguma coisa e exigir algo (tantos países e empresas espionados, e nosso governo é um dos únicos mais preocupados, e pior, burros por não saber o óbvio que quase qualquer um já sabia), e já querem mostrar frieza na relação com os EUA, poderiam até, se, estivessemos em posição e postura de poder fazer isso !! Não esqueçam que o governo dos EUA colocam em dúvida uma lista de países e o Brasil é um deles como "Amigo? Inimigo? ou Problema?" !!

Se nosso "burro" governo começar a achar que é o último biscoito do pacote, ainda vão acabar estrepando nossa nação e nosso povo por causa dessa atitude deles (nossos políticos), então mais do que nunca, já passou do tempo de investir e valorizar nosso exército, nossa nação como um todo (em todos os sentidos), nossos cientistas/pesquisadores e mudar esse pensamento ridículo de nossos governantes !! A menos, claro, que seja melhor que o Brasil tivesse uma interferência externa em sua política de forma bem direta !!
 
Última edição:
0.5% do orçamento é alto para este fim?
Pois é, acho estranho o pessoal, nego pensa que só depois que o Brasil entrar em uma guerra que se deve investir na área, como se fosse no século XIX :haha3::haha3: !!

AIRCOPACABANA, se um país declarar guerra ao Brasil (e não pense que é impossível), não da nem tempo de respirar e os kras já estariam invadindo Brasília !! A guerra hj está cada vez mais cirúrgica, potente, fatal e extremamente rápida, então devemos estar em alerta 24h por dia 7 dias por semana 365(366) por ano, e com as FABs bem afiadas e alinhadas para qualquer medida de resposta em tempo real !! Problema que o Brasil nunca foi invadido desde a Guerra do Paraguai por um país estrangeiro, e pessoal pensa "Brasil é da paz e do amor", "se da bem com todo mundo", "não damos motivo para guerra", quero só ver qnd algo no cenário mundial mudar (para pior) e o Brasil virar um alvo estratégico para seja lá quem for, ai quero ver o pessoal chorando e lamentando, virando refugiado, chorando pq teve que abandonar sua casinha e suas mobílias compradas com as bolsas esmolas e falando que não sabe do que será sua vida !! Ou acabar ficando e sendo mortos por conta dos conflitos !!
 
Pois é, acho estranho o pessoal, nego pensa que só depois que o Brasil entrar em uma guerra que se deve investir na área, como se fosse no século XIX :haha3::haha3: !!

AIRCOPACABANA, se um país declarar guerra ao Brasil (e não pense que é impossível), não da nem tempo de respirar e os kras já estariam invadindo Brasília !! A guerra hj está cada vez mais cirúrgica, potente, fatal e extremamente rápida, então devemos estar em alerta 24h por dia 7 dias por semana 365(366) por ano, e com as FABs bem afiadas e alinhadas para qualquer medida de resposta em tempo real !! Problema que o Brasil nunca foi invadido desde a Guerra do Paraguai por um país estrangeiro, e pessoal pensa "Brasil é da paz e do amor", "se da bem com todo mundo", "não damos motivo para guerra", quero só ver qnd algo no cenário mundial mudar (para pior) e o Brasil virar um alvo estratégico para seja lá quem for, ai quero ver o pessoal chorando e lamentando, virando refugiado, chorando pq teve que abandonar sua casinha e suas mobílias compradas com as bolsas esmolas e falando que não sabe do que será sua vida !! Ou acabar ficando e sendo mortos por conta dos conflitos !!
Não acredito em guerra no Brasil. Acho muito difícil isso acontecer...
 
Não acredito em guerra no Brasil. Acho muito difícil isso acontecer...

Pois é, eu tb acredito isso muito difícil de acontecer, mas sempre há possibilidade de algo inimaginável ocorrer, e qnd acontecer, pessoal pensa "Vou ficar quietinho no meu canto", "Não vou lutar por isso", mas infelizmente, se nosso país já está problemático sem guerra, imagina em guerra? Te garanto, um desastre sem precedentes ocorreria aqui, pegue como exemplo o que aconteceu na China na guerra Sino-Japonesa às vésperas e na época da 2ª Guerra !! E isso que o povo chinês sempre foi um povo guerreiro e disciplinado, e olha o que aconteceu !!

Falo com toda certeza, baixar a guarda não deve ser uma opção e pensar "Pow, nunca vai acontecer guerra no Brasil, vamos esquecer esse lance de defesa nacional e bora jogar essa grana no lixo (que é o que está acontecendo, com corrupção, má administração, descaso)"!!

Ninguém quer uma guerra (guerra declarada mesmo) no Brasil, mas nenhum lugar do Planeta ao longo dessa história ficou isento de uma guerra (talvez pólo norte e Antártida) !!
 
  • Curtir
Reações: #36
Pois é, eu tb acredito isso muito difícil de acontecer, mas sempre há possibilidade de algo inimaginável ocorrer, e qnd acontecer, pessoal pensa "Vou ficar quietinho no meu canto", "Não vou lutar por isso", mas infelizmente, se nosso país já está problemático sem guerra, imagina em guerra? Te garanto, um desastre sem precedentes ocorreria aqui, pegue como exemplo o que aconteceu na China na guerra Sino-Japonesa às vésperas e na época da 2ª Guerra !! E isso que o povo chinês sempre foi um povo guerreiro e disciplinado, e olha o que aconteceu !!

Falo com toda certeza, baixar a guarda não deve ser uma opção e pensar "Pow, nunca vai acontecer guerra no Brasil, vamos esquecer esse lance de defesa nacional e bora jogar essa grana no lixo (que é o que está acontecendo, com corrupção, má administração, descaso)"!!

Ninguém quer uma guerra (guerra declarada mesmo) no Brasil, mas nenhum lugar do Planeta ao longo dessa história ficou isento de uma guerra (talvez pólo norte e Antártida) !!
Eu entendo o que vc disse, porém não tenho muito conhecimento sobre guerras. rs Mas, acho que uma grande parte da nossa população nem imagina guerra.
 
Eu entendo o que vc disse, porém não tenho muito conhecimento sobre guerras. rs Mas, acho que uma grande parte da nossa população nem imagina guerra.

Perfeitamente isso que vc falou, digamos que sempre gostei desse assunto (e não apenas em joguinhos :haha:), estudo muito por hobby mesmo as guerras ao longo da história, desde ensino médio já era fascinado por essa parte, e por ter pai que foi milico(aposentado hj), é uma coisa que sempre me fascinou, desde pirralho !!

Não sou expert nesses assuntos, afinal optei por não seguir carreira militar, mas uma coisa é impressionante, a guerra, lamentavelmente, faz parte da história da humanidade, e está presente no interior de cada indivíduo!! As guerras é que moldaram nosso planeta e a humanidade, podemos assim dizer !!

No Brasil mesmo não faz muito tempo, tivemos uma guerra interna (Revolução Constitucionalista), já contra outras nações, tirando missões da ONU que foram missões pacificadoras, a última foi Segunda Guerra Mundial, e a última vez que Brasil foi invadido foi na Guerra do Paraguai, mas uma guerra não depende do Brasil de ocorrer, pode muito bem ocorrer por mudanças nos cenários Políticos Mundiais, e fatores além de nossa alçada, e puff, de repente o Brasil acaba se tornando um alvo de conflitos e interesses, por isso o motivo de estar com o exército sempre em prontidão !! Se não tivermos um exército capaz, digamos assim, "A oportunidade faz o ladrão", especialmente nesse caso :haha:, algum país pode se sentir capaz, e simplesmente invadir o Brasil !!

Alguns falariam "Mas se não for os EUA ou algum outro bambambam da ONU, podemos pedir ajuda"(pensando do ponto de vista do inocente, e que os EUA e aliados são bonzinhos com a gente), sim de fato, mas até a ajuda formal ocorrer (ainda mais com os EUA e Europa preocupados mais com os conflitos no Oriente Médio), quem poderia nos ajudar? O Chapolim Colorado?:haha: Até a ajuda chegar, alguns bons estragos já terão sido feitos!!

Devemos estar sempre prevenidos, sempre!!

Um pequeno detalhe que esqueci, para que a população nunca pense em guerra, é que deve existir um exército pronto e preparado para defender nossa nação e nosso povo, é aquela velha história, muitos se perguntam para que? Até o dia que precisam e não tem !!

Afinal de contas, para que vou gastar dinheiro com revisão de meu carro? Ele ta ótimo, ta funfando de boa, até o dia que por um problema de falta de revisão, seu carro te deixa na mão e vc se acidenta, e vai para uma cadeira de rodas, ou morre !! Para que vou fazer um check-up se minha saúde está impecável, até que vc tem uma parada cardíaca fulminante, e... !! Esses são só 2 exemplos !!
 
Última edição:
Como o amigo Stronks disse tudo depende da vontade politica:haha:
Mas sério, com um bom equipamento, até os menos treinados conseguem dar uma boa conta em uma guerra.
 
Como o amigo Stronks disse tudo depende da vontade politica:haha:
Mas sério, com um bom equipamento, até os menos treinados conseguem dar uma boa conta em uma guerra.

Eu acho que não é nem a questão da guerra, se o governo investisse mais no exército poderia-se ter um efeito contrário: os milicos tomando o poder de novo pois ninguém aguenta mais a cara de pau dos políticos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo