Explicação sobre "Sata 3", "M.2" e "NVMe"

O Boot vai depender da bios da placa mãe, se for uma placa com EFI, é bem provável que dê boot por ela sim.

Obs.: disco rígido? Que disco rígido é esse que vocês estão falando? Só vejo anúncios com drives de estado sólido aqui nesse tópico.
 
pelo que entendi então posso usar um ssd m2 nvme em um adaptador pci-e pega a velocidade boa mas não da boot no windows é isso?

As taxas de velocidade/transferência serão limitadas à geração de PCIe e às "Lanes" usadas pelo disco rígido. Geralmente os discos rígidos M.2 usam 4x lanes e funcionam com PCIe gen x3.0, o que significa que a taxa de transferência deve ser de 3,94 GB/s

Se o adaptador PCIe estiver conectado a um slot que ofereça mais pistas, x8 ou x16 lanes por exemplo, as taxas de transferência serão limitadas às taxas máximas que o disco pode oferecer (x4 lanes), Mas se o adaptador PCIe estiver conectado a um slot com menos lanes, as taxas serão limitadas pelo slot, reduzindo assim as taxas de transferência do que o disco pode oferecer.

Em outras palavras, as velocidades/taxas de transferência serão limitadas pelo dispositivo mais lento na conexão. Depende dos lanes e da geração do PCIe, segue o link para PCIe:
E apenas para restabelecer o que bcorreia afirmou, o boot depende da placa-mãe, então você pode ou não inicializar a partir do adaptador. Para suportar inicialização segura a partir de uma unidade PCIe NVME, o firmware do seu sistema deve ser baseado no UEFI 2.3.1 ou posterior e o sistema operacional deve suportar drivers NVME, o Windows 10 é recomendado devido ao seu driver NVME integrado.
 
O Boot vai depender da bios da placa mãe, se for uma placa com EFI, é bem provável que dê boot por ela sim.

Obs.: disco rígido? Que disco rígido é esse que vocês estão falando? Só vejo anúncios com drives de estado sólido aqui nesse tópico.

No final, um SSD também é um disco rígido, mas é apenas que as pessoas não acostuman fazer diferença entre o hard drive e o disco de estado sólido.
 
Última edição:
No final, um SSD também é um disco rígido, mas é apenas que as pessoas não acostuman fazer diferença entre o hard drive e o disco de estado sólido.

Você está num fórum de informática, acredite, todos os que estão aqui sabem a diferença, e os que não sabem, deveriam aprender. SSD e Discos Rígidos são coisas muito diferentes, apesar de ambos serem formas de armazenamento de médio ou longo prazo, ou então drives de sistema, dizer que um SSD é um disco rígido só contribui para abaixar o nível do tópico e confundir quem não sabe a diferença de um ou de outro, pior ainda quando se fala em disco rígido msata ou m.2, ou então tentar empurrar em um leigo um disco rígido on invés de um SSD dizendo que é "tudo a mesma coisa".
 
Tenho uma dpuvida.. Tem o SSD NVME M.2 1.2 da Patriot de 120Gb com preço bom no ML
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1065625670-hd-ssd-m2-patriot-scorch-nvme-128gb-1700-mbps-_JM

Sei que não transfere o máximo por não ser NVME puro, mas a interface de encaixe possuem dois cortes, diferentes dos tradicionais,
https://produto.mercadolivre.com.br...-m2-samsung-evo-970-v-nand-pcnote-m2-nvme-_JM

funciona normalmente em PC com encaixe para 1 fenda?

Olá Vavah14,

O chanfro desses dois discos é diferente, mas ambos são PCIe Gen 3 NVME. E agora, se você olhar para as especificações desse padrão o "M.2" na Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/M.2#Form_factors_and_keying) será capaz de ver que existe uma combinação de PIN nesses tipos de discos que são M.2 PCIe NVMe. Abaixo vou colar uma imagem, e respectivamente seria assim 1630 Key E, 2230 Key E, 3030 Key A, 2242 Key B+M, 3042 Key A, 2260 Key M, 2280 Key B+M:
formfaktoren-vergleich.jpg


Aqui outras imagens para você ter uma ideia melhor de como funciona:

keys-b-m_engl.jpg


keys-a-e_engl.jpg



O que acontece? Se o slot da placa-mãe é capaz de receber unidades com a combinação de teclas "B + M", você poderá conectar unidades com "B + M" e também unidades que sejam apenas "M" como o Evo 970. Mas não o contrário, ou seja se a placa-mãe só puder receber unidades com a chave "M", você só poderá conectar única e exclusivamente esse tipo de unidade e não unidades com combinação "B + M" como o SSD Patriot Scorch que você colou acima.
 
Olá Vavah14,

O chanfro desses dois discos é diferente, mas ambos são PCIe Gen 3 NVME. E agora, se você olhar para as especificações desse padrão o "M.2" na Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/M.2#Form_factors_and_keying) será capaz de ver que existe uma combinação de PIN nesses tipos de discos que são M.2 PCIe NVMe. Abaixo vou colar uma imagem, e respectivamente seria assim 1630 Key E, 2230 Key E, 3030 Key A, 2242 Key B+M, 3042 Key A, 2260 Key M, 2280 Key B+M:
formfaktoren-vergleich.jpg


Aqui outras imagens para você ter uma ideia melhor de como funciona:

keys-b-m_engl.jpg


keys-a-e_engl.jpg



O que acontece? Se o slot da placa-mãe é capaz de receber unidades com a combinação de teclas "B + M", você poderá conectar unidades com "B + M" e também unidades que sejam apenas "M" como o Evo 970. Mas não o contrário, ou seja se a placa-mãe só puder receber unidades com a chave "M", você só poderá conectar única e exclusivamente esse tipo de unidade e não unidades com combinação "B + M" como o SSD Patriot Scorch que você colou acima.

Mto boa a explicação, eu vi meio por cima e estranhei, se tinha diferença na pinagem. Então se o slot da placa mãe for padrão M funciona tanto o que for M e o B + M(nesse caso com a fenda sem contato em um lado. Caso seja slot padrão só B + M pois tendo os dois divisores nele só serve M.2 com as duas fendas e não o M.
 
Lendo de volta vou te dar a razão e gostaria de adicionar mais fotos para esclarecer o assunto. Eu não encontrei uma imagem boa/clara para um slot B + M infelizmente mas acho que podemos fazer o so com uma foto de um slot B e uma foto de um slot M:

Slot M:

locate-m2-slot-1280x853.jpg


Slot B (Ignore o slot E no lado esquerdo, não estamos falando sobre ele ainda):

slot_m_2.jpg


Não tenho foto de B+M como eu falei antes, mas olhando para as fotos, podemos dizer o seguinte:

Um slot B+M pode receber: Drives B+M, Drives B e Drives M.
Um slot B pode receber: Apenas Drives B e Drives B+M.
Um slot M pode receber: Apenas Drives M e Drives B+M.
*(Um slot E apenas pode receber Drives E)

Fisicamente eles podem se encaixar, mas há algo que precisa ser levado em consideração e é a interface. O padrão M nos SSDs é para SSDs PCIe NVME de x4 lanes (mais rápido que 2 ne!). A combinação B+M é para SSDs PCIe NVME de 2 lanes e SATA 3 também, e finalemnte o padrão B nos SSDs não sei para que é porque para dizer a verdade, nunca vi um SSD com o padrão B.

Se você conectar um SSD que deve operar em 4 lanes em um slot que opera somente em 2, reduzirá a velocidade do SSD para 2 lanes, portanto, se você conectar um SSD com a tecla M em um B+M as taxas de transferência serão afetadas.

E também se o slot for somente para SSDs M.2 SATA, os SSDs com uma interface NVMe não serão detectados. Portanto, você deve sempre verificar a documentação da placa-mãe para saber o fator de forma (Form factor) e a interface dos slots.


81Ydz8YYbcL._SL1500_.jpg
 
Já esclareceu mais ainda, o equipamento seria um Dell Optiplex SFF, que tem Slot M, vou optar por um b + m por custo mesmo, vai ser instalado na empresa. Te aviso quanto a funcionamento e testes. Em outro modelo aqui eu coloquei um M.2 WD Green e pela explicação agora que vi que ele era b + m num slot m. Vlww
 
Já esclareceu mais ainda, o equipamento seria um Dell Optiplex SFF, que tem Slot M, vou optar por um b + m por custo mesmo, vai ser instalado na empresa. Te aviso quanto a funcionamento e testes. Em outro modelo aqui eu coloquei um M.2 WD Green e pela explicação agora que vi que ele era b + m num slot m. Vlww

Esses green geralmente são m.2 sata, a diferença do slot m para o b+m é que o m é um pcie 4x, enquanto o b+m pode funcionar como pcie 2x/1x dependendo da placa mãe ou então como sata, algumas placas mãe possuem sata no slot tipo m, não são todas, olhe o manual antes de por um ssd m.2 sata nesse tipo de slot, pois pode não funcionar.
 
Já esclareceu mais ainda, o equipamento seria um Dell Optiplex SFF, que tem Slot M, vou optar por um b + m por custo mesmo, vai ser instalado na empresa. Te aviso quanto a funcionamento e testes. Em outro modelo aqui eu coloquei um M.2 WD Green e pela explicação agora que vi que ele era b + m num slot m. Vlww

Sem problema! Vlw
 
Boa tarde a todos. Começo agradecendo a aula de vocês sobre o assunto. O melhor conteúdo que encontrei. Mas tenho duas dúvidas que gostaria que vocês me ajudassem: Tenho um note Acer, modelo A515-52G-57NL que tem um slot M, que suporta um SSD de tamanho 2280. No manual fala que posso usar um SSD de até 480GB. Tenho a intenção de colocar um SSD maior, de 1TB. Enviei um e-mail pra Acer perguntando se a placa suportaria, já que nunca encontrei uma explicação pra essa possível limitação. Eles responderam que é testada (e aprovada) até 512GB, mas não disseram que funcionaria ou não com a de 1TB. Mas, prá piorar, na resposta veio a seguinte frase: "A placa mãe deste equipamento A515-52G dispõe do socket M.2 SSD tamanho 2280, PCIE 3.0 x4, interface SATA III, com capacidade testada de até 512 GB e não é compatível com NVMe". Isso existe? Não é justamente essa configuração que caracteriza um slot para um SSD NVMe? Vocês poderiam me ajudar nessas dúvidas? (Limite de capacidade apenas até 512GB e se um SSD NVMe funcionaria)? Grato.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo