• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

EXPO (XMP) deixando inicialização do PC lenta.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Higor Muniz

New Member
Registrado
Hey guys, boa noite. Tudo bem?

To com um probleminha estranho aqui... Ao ativar o perfil EXPO da minhas memórias, o meu PC demora cerca de 20 à 30 segundos para dar vídeo...

Resumindo o problema...

Eu aperto o botão para ligar o PC no gabinete, até ai todos os coolers começam a girar em rotação máxima, o Q-LED da minha placa mãe fica aceso em laranja por cerca de 20 segundos, depois fica em vermelho e fica fixo por no máximo 3 segundos, e depois branco, assim que ele fica branco, a rotação dos coolers diminui e aparece o logo da placa mãe e inicia o windows normalmente.

Já tentei as seguintes soluções:

- Alterar o perfil de EXPO I para EXPO II ou EXPO Tweaker, ambos sem sucesso.
- Ativar ou desativar o Fast Boot, sem sucesso.
- Atualizar a BIOS da minha placa mãe para a última versão, sem sucesso.
- Deixar em um perfil só e reiniciar várias vezes o PC para verificar se a demora não é só no primeiro boot, porém, ela demora em TODOS os boots, tanto se eu reiniciar, ou desligar a máquina.

*Informação importante: Se eu desativar o EXPO o PC liga normalmente em coisa de 5 segundos.

Vale ressaltar que a máquina é nova, montei tem cerca de 5 dias. A configuração é a seguinte:

- Placa-Mãe: ASUS ROG STRIX B650 A-Gaming WIFI AM5
- Processador: Ryzen 7 7700X
- Memórias: 64GB - 2x Kingston Fury Beast 32GB 6000Mhz (Sem EXPO ela fica em 4800Mhz)
- Placa de vídeo: RTX 4070 Aero OC 12GB

Alguém tem ideia do que possa ser o problema?
 
Hey guys, boa noite. Tudo bem?

To com um probleminha estranho aqui... Ao ativar o perfil EXPO da minhas memórias, o meu PC demora cerca de 20 à 30 segundos para dar vídeo...

Resumindo o problema...

Eu aperto o botão para ligar o PC no gabinete, até ai todos os coolers começam a girar em rotação máxima, o Q-LED da minha placa mãe fica aceso em laranja por cerca de 20 segundos, depois fica em vermelho e fica fixo por no máximo 3 segundos, e depois branco, assim que ele fica branco, a rotação dos coolers diminui e aparece o logo da placa mãe e inicia o windows normalmente.

Já tentei as seguintes soluções:

- Alterar o perfil de EXPO I para EXPO II ou EXPO Tweaker, ambos sem sucesso.
- Ativar ou desativar o Fast Boot, sem sucesso.
- Atualizar a BIOS da minha placa mãe para a última versão, sem sucesso.
- Deixar em um perfil só e reiniciar várias vezes o PC para verificar se a demora não é só no primeiro boot, porém, ela demora em TODOS os boots, tanto se eu reiniciar, ou desligar a máquina.

*Informação importante: Se eu desativar o EXPO o PC liga normalmente em coisa de 5 segundos.

Vale ressaltar que a máquina é nova, montei tem cerca de 5 dias. A configuração é a seguinte:

- Placa-Mãe: ASUS ROG STRIX B650 A-Gaming WIFI AM5
- Processador: Ryzen 7 7700X
- Memórias: 64GB - 2x Kingston Fury Beast 32GB 6000Mhz (Sem EXPO ela fica em 4800Mhz)
- Placa de vídeo: RTX 4070 Aero OC 12GB

Alguém tem ideia do que possa ser o problema?

Demorar em todos os boots realmente é estranho e pode indicar alguma incompatibilidade com as memórias ou mesmo bug da Bios que está utilizando.

Colocou as memórias em quais slots? A2 e B2 (ou 2 e 4) são os recomendados, em último caso pode desativar o memory training pra ver se agiliza.

No topo da seção temos um tópico dedicado aos AM5 (link), lá mais pessoas podem te ajudar também.
 
Hey guys, boa noite. Tudo bem?

To com um probleminha estranho aqui... Ao ativar o perfil EXPO da minhas memórias, o meu PC demora cerca de 20 à 30 segundos para dar vídeo...

Resumindo o problema...

Eu aperto o botão para ligar o PC no gabinete, até ai todos os coolers começam a girar em rotação máxima, o Q-LED da minha placa mãe fica aceso em laranja por cerca de 20 segundos, depois fica em vermelho e fica fixo por no máximo 3 segundos, e depois branco, assim que ele fica branco, a rotação dos coolers diminui e aparece o logo da placa mãe e inicia o windows normalmente.

Já tentei as seguintes soluções:

- Alterar o perfil de EXPO I para EXPO II ou EXPO Tweaker, ambos sem sucesso.
- Ativar ou desativar o Fast Boot, sem sucesso.
- Atualizar a BIOS da minha placa mãe para a última versão, sem sucesso.
- Deixar em um perfil só e reiniciar várias vezes o PC para verificar se a demora não é só no primeiro boot, porém, ela demora em TODOS os boots, tanto se eu reiniciar, ou desligar a máquina.

*Informação importante: Se eu desativar o EXPO o PC liga normalmente em coisa de 5 segundos.

Vale ressaltar que a máquina é nova, montei tem cerca de 5 dias. A configuração é a seguinte:

- Placa-Mãe: ASUS ROG STRIX B650 A-Gaming WIFI AM5
- Processador: Ryzen 7 7700X
- Memórias: 64GB - 2x Kingston Fury Beast 32GB 6000Mhz (Sem EXPO ela fica em 4800Mhz)
- Placa de vídeo: RTX 4070 Aero OC 12GB

Alguém tem ideia do que possa ser o problema?

Como o neo666 mencionou acima, tem que mexer no memory training (no caso, o MCR (Memory Context Restore)), não sei por qual motivo a Asus não colocou pra deixar isso ligado por padrão até hoje (Nas Asrock o MCR fica ligado por padrão). Outra coisa também, nas Asus o MCR aparece em 2 locais na BIOS, você tem que manualmente ligar os 2 (Nas Gigabyte e Asrock basta ligar um que o outro liga automaticamente). Mas vamos lá 😄

- Escolha o perfil EXPO II (Esse perfil carrega todos os parâmetros do fabricante da memória, o EXPO I carrega apenas os timings principais, os outros parâmetros são definidos pela Asus);
- Ligue o Memory Context Restore (MCR) em AI Tweaker > DRAM Timing Control;
- Ligue o Memory Context Restore (MCR) em Advanced > AMD CBS > DDR Options > DDR Memory Features

Fazendo os passos acima o boot deve ficar rápido 👍
 
Hey guys!

Cara, era realmente isso, vocês resolveram o problema. Hahaha!
Isso tava me dando uma dor de cabeça tremenda, e concordo com o @diefen, não sei porque raios a Asus não ativa isso por padrão, usuários como eu, que está tendo a primeira experiência com placas das Asus, podem ter dificuldade (assim como eu tive) com esse problema das memórias. Sempre fui usuário de Gigabyte, esse PC que resolvi mudar pra Asus pois peguei essa placa em um excelente preço, na promoção.

Demorar em todos os boots realmente é estranho e pode indicar alguma incompatibilidade com as memórias ou mesmo bug da Bios que está utilizando.

Colocou as memórias em quais slots? A2 e B2 (ou 2 e 4) são os recomendados, em último caso pode desativar o memory training pra ver se agiliza.

No topo da seção temos um tópico dedicado aos AM5 (link), lá mais pessoas podem te ajudar também.

Como o neo666 mencionou acima, tem que mexer no memory training (no caso, o MCR (Memory Context Restore)), não sei por qual motivo a Asus não colocou pra deixar isso ligado por padrão até hoje (Nas Asrock o MCR fica ligado por padrão). Outra coisa também, nas Asus o MCR aparece em 2 locais na BIOS, você tem que manualmente ligar os 2 (Nas Gigabyte e Asrock basta ligar um que o outro liga automaticamente). Mas vamos lá 😄

- Escolha o perfil EXPO II (Esse perfil carrega todos os parâmetros do fabricante da memória, o EXPO I carrega apenas os timings principais, os outros parâmetros são definidos pela Asus);
- Ligue o Memory Context Restore (MCR) em AI Tweaker > DRAM Timing Control;
- Ligue o Memory Context Restore (MCR) em Advanced > AMD CBS > DDR Options > DDR Memory Features

Fazendo os passos acima o boot deve ficar rápido 👍

.

Mas tudo resolvido, agradeço imensamente a vocês dois, ajudaram demaaaais!
Um abraço!
 
Hey guys!

Cara, era realmente isso, vocês resolveram o problema. Hahaha!
Isso tava me dando uma dor de cabeça tremenda, e concordo com o @diefen, não sei porque raios a Asus não ativa isso por padrão, usuários como eu, que está tendo a primeira experiência com placas das Asus, podem ter dificuldade (assim como eu tive) com esse problema das memórias. Sempre fui usuário de Gigabyte, esse PC que resolvi mudar pra Asus pois peguei essa placa em um excelente preço, na promoção.





.

Mas tudo resolvido, agradeço imensamente a vocês dois, ajudaram demaaaais!
Um abraço!
Tenho a mesma placa mãe, você conseguiu usar sem problemas? ouvir relatos de tela azul e instabilidades. Aconteceu algo parecido com você? Estou tentando usar o máximo da velocidade das minhas memorias, mas após ativar o EXPO os tempos de post dobram, de 15 para 30, 35 segundos.
 
Tenho a mesma placa mãe, você conseguiu usar sem problemas? ouvir relatos de tela azul e instabilidades. Aconteceu algo parecido com você? Estou tentando usar o máximo da velocidade das minhas memorias, mas após ativar o EXPO os tempos de post dobram, de 15 para 30, 35 segundos.

Coloca no EXPO II resolve parte do problema mas o sistema fica um pouco instável costuma reiniciar do nada, o ideal mesmo para você não passar raiva é deixar as memorias em stock...
 
caramba pessoal, isso foi resolvido, leiam a resposta de quem abriu essa postagem.

@neo666 a minha sugestão é travar aqui.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo