Faça perguntas pro Oldman! [ATENÇÃO: Tópico moderado, leia as regras na primeira msg]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Mp3 so arranca as frequencias inaudiveis para o ser humano... com uso da transformada de wavelet. Ja existem novas codificacoes experimentais mais eficientes(nao tem nome oficial ainda)

nenhuma placa de video para uso domestico tem ray tracer (nao tem nada a ver com T&L).. ray tracer nao pode ter sua complexidade diminuida.. eh uma simulacao do mundo real.


Doom3 eh OpenGL.

O que tem de novo no DOOM3 eh o uso extensivo de bump mapping gerado em tempo real e soft shadows unificado (o mesmo algoritmo usado para elementos estaticos eh usado para elementos dinamicos, como personagens)
 
oldman , realmente as placas , da ATI tem melhor imagem do que as NVídia ??


O pessoal do CVA vive falando isso , no olhometro o pessoal diz que tem (eu inclusive) mas e tecnicamente ? Existe alguma coisa no projeto da ATI que realmente consegue imagens mais bonitas , mais vibrantes que das NVídia ?????
 
Nada.... Na verdade os r200 tem mais pixels errados por polegada quadrada que os NV25... Mas a regulagem de gamma correction deles vem bem forçada pra fazer as cores se ressalatrem... isso vc pode fazer no menu de setup de cores da placa da NVIDIA também.

o que a ATI tem de vantagem é uma perda de desempenho menor quando utilizando de recursos como Filtro anisotrópico. Isso pq as placas da ATI diminuem a filtragem anisotrópica quando um objeto se move (nao se percebe tantos detalhes em um polígono que se move rapidamente pela tela).
 
E a burra da NV num consegue fazer isso, ela tem que colocar 1kg de silicio numa gpu, colocar força auxiliar, e pior se a ventoinha não guentar a gpu perde performace automaticamente.. isso se chama FX huhauhauahua
 
Isso também existe nos P4.. e vc chinga eles por isso ? Só estao evitando que tua placa torre.. criticar por isso é besteira.


sobre o FA....Nao eh questao de nao consegue.. isso é uma extensao proprietária da ATI... a NVIDIA nao conhecia isso quando o NV25 ficou pronto.

A nvidia so pode usar esta tecnologia depois que a ATI publicou ela na ARB do OpenGL (isso é pro povo que defende o DX.. se nao fosse OpenGL isso ainda seria proprietario).

Como a ATI só publicou a extensão quando o NV25 tava pra sair, a NVIDIA nao pode jogar tudo pro alto e refazer tudo. tentaram simualr algo semelhante nos drivers.. e era tudo que podiam fazer.

Do mesmo modo a ATI so pode implementar pixel shaders depois que a NVIDIA publicou na ARB da OpenGL...


Só aconteceu da ATI mostrar as cartas na hora certa.

Detalhe... no LINUX o filtro anisotrópico da ATI simplesmente NAO FUNCIONA! E isso nao fui eu quem disse foi o Humus (herói do deker) quando conversava comigo sobre o desempenho dos drivers do r300 pra linux.

E ai? Entao quem que é incompetente?.. ninguém... isso sao coisas da vida...
 
Oldman , então é uma questão de gama ??? Só uma ajeitadinha na corzinha ?????????? Caracas , o pessoal do CVA se gaba tanto por causa disso !!!!!!!!

Intaum se eu pegar o Omega Driver para NVÍdia e escolher a opção qualidade (ele tem duas opções de instalação qualidade e performance) e se ele faz essa calibração nas cores , e se , ainda eu tiver uma Geforce 4 , vou poder contar com imagens da "ATI"
e ainda por cima poder usar filtro anisotrópico ?????
 
nao 'e tao simples.. a filtragem anisotropica eh uma questao a parte.. as ATI sao mais rapidas quando usando o AF.

As cores vc mesmo tem que ajustar... acontece que as ATI detectam qual 'e a curva de gamma do seu monitor e compensam ela automaticamente.. muito massa.. mas da pra fazer em 5 min nos controles de qquer placa.
 
Sendo que não é qualquer que sabe fazer e nem chegar aos pontos desse ajuste não é mesmo?
 
nada eh so ir movendo as barras de ajuste ate ficar legal. Existe sim uma funcao matematica que te diria de imediato qual e o valor perfeito... mas calcular ela leva mais tempo que ir no chute.

E tem o gosto pessoal.. eu prefiro as coisa um pouco mais foscas que o setup matematicamente otimo..depende de cada um.
 
Ae oldman blz cara?

apos ter decidido a comprar a R9500Pro fui dar uma ronda nuns sites pra ver o preço e ver se jah tinha lançado. E no site Portal do Pc (www.portaldopc.com.br) a encontrei pelo preço de R$1001,72. Naum tah muito caro? O preço naum era em torno de 800 pila? Me explique isso...:(
 
Deveria.. mas a ATI nao esta conseguindo produzir 9500 o suficiente... por isso ta chegando caro. Isso so deve melhorar depois do natal.
 
OldMan, me tire essas dúvidas:

Pelo que entendo, quando se ativa o V-Sinc (Sincronização Vertical), a placa de vídeo (no caso de games) sincroniza os frames gerados no jogo com a atualização vertical da tela do monitor (Refresh Rate), ok? ;)

Tendo em vista que tenho um monitor (Samsung DynaFlat 753DFx) de 17" e que na resolução que uso, 1152x864 pixels, ele suporta um Refresh Rate de 75Hz, quer dizer então que, se eu puder rodar um jogo a 120fps em minha máquina com V-Sinc desligado, significa que se eu ligá-lo vou ter meus frames/segundo reduzidos a 75, pois meu refresh rate está em 75Hz???

E se o jogo só puder rodar aqui a 45fps com o V-Sinc desligado, quando eu ligá-lo o que deve acontecer??? Visto que, com certeza o V-Sinc não poderá aumentar os frames/segundo no jogo para poder sincronizá-los com o Refresh Rate (pois neste caso existe uma limitação do meu hardware). O que vai acontecer nesta situação???:confused: :eek:

Se o V-Sinc não traz aparentemente nenhum benefício, por que então ele existe e para qual finalidade ele foi desenvolvido? Já que todo mundo recomenda desligá-lo para poder dar liberdade aos frames/segundo. :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Desde já, muito obrigado... :)
 
tanto com Vsync ligado ou desligado seus FPS se limitam ao refresh do monitor. Com o Vsync desligado apenas o contador do software que se engana e mede acima do refresh rate... nao adianta sua placa fazer 300 FPs.. o seu monitor so muda o que esta na tela 75 vezes por segundo. Se seu FPS for menor que o refresh do monitor.. prevalece o FPS.
 
Minha vez! Minha vez!

Aí OldMan, seguinte:

Me falaram uma vez que somente as placas da 3dFx (as Vooooooodoooooooo) seriam placas realmente aceleradoras, e que as placas que temos no mercado são simples placas de efeitos 3D...
Esse lance eh verde? Se for, como funfa o bagulho??

[]s
 
Bom..
muitas curiosidades aqui foram resolvidas...
Eu sou novo neste forum e gostaria de saber do Oldman oq ele faz da vida? oq ele eh? tendo em vista q ele saca bastante de programaçao e area 3D...(pelo menos foi oq eu percebi com as respostas dele...)

Diz ai cara....estou curioso
 
Originally posted by Fenris
Minha vez! Minha vez!

Aí OldMan, seguinte:

Me falaram uma vez que somente as placas da 3dFx (as Vooooooodoooooooo) seriam placas realmente aceleradoras, e que as placas que temos no mercado são simples placas de efeitos 3D...
Esse lance eh verde? Se for, como funfa o bagulho??

[]s

pura besteira.. as 3DFX eh que tinham placas que eram so aceleradoras.. mas nao placas de video.

Eu sou estudante.. trabalho no laboratorio de Integracao software Hardware da UFSC, como pesquisador no projeto EPOS(embedded Parallel Operating System) e coordenador do projeto SPLINE(scalable platform independent Engine), e desenvolvedor (por pouco tempo espero) de Aplicativos 3D no projeto CYCLOPS de informatica medica.
 
Oldman,já perguntei aki sobre a IBM,masssss....
E a XEROX???
Ainda tá desenvolvendo algo na área de hardware?
Vc sabe tbm se ela está desenvolvendo ultimamente alguma coisa para usuários domésticos?
 
Ué.... pergunta pra eles.. não posso ficar gastando tempo decorando o que cada empresa diz estar desenvolvendo.. ainda por cima quando deve ser secreto :) ta me achando com cara de James Bond?
 
Ei old... tava pensando uma coisa aqui e resolvi aproveitar o tópico pra te perguntar: como vc acha que uma empresa que tah desenvolvendo um jogo novo deve pensar na hora de escolher o que colocar no jogo na parte de programação voltada a placas novas... por exemplo, um jogo novo não pode exigir placa com vertex shader pois vai excluir muitos possíveis consumidores que possuem placas mais antigas... então como vc acha que um desenvolvedor deve trabalhar com tecnologias novas? É possível um jogo aproveitar bem uma tecnologia nova e ao mesmo tempo possuir a opção de desabilita-las?
[]´s

Flávio
 
E as Xabre?

Xadre
OBA !!
Gostei do tópico.
Aqui vai a minha pergunta:

O que você acha desse "novo" sistema da placa SIS XABRE?

Me refiro ao cpu ter que processar as parte de rederização ao invés da própria placa.

Me parece uma solução boa para baratear a placa, mas até que ponto isso pode ser bom?

Não sobrecarregaria mais a cpu com isso?

Ou apesar das máquinas que temos hoje, isso não seria tão impróprio assim?

Os testes que andei vendo dizem que ela é melhor que a GF4 mx440 e meio pau-a-pau com a mx460, além do fato dela vir com "shade" (não me lembro o nome correto), coisa que só as modelos TI possuem.

Não comento sobre os testes com as placas da ATI, por que não quero perder o meu tempo....

Desculpem qualquer erro. Só não desculpo a ATI (he he he).

PS - Se você puder, delete meu topico XABRE que ei criei, apertei o botão errado.... isso que dá fazer coisas com sono.

Valeu.
 
Originally posted by Fla3DMadness
Ei old... tava pensando uma coisa aqui e resolvi aproveitar o tópico pra te perguntar: como vc acha que uma empresa que tah desenvolvendo um jogo novo deve pensar na hora de escolher o que colocar no jogo na parte de programação voltada a placas novas... por exemplo, um jogo novo não pode exigir placa com vertex shader pois vai excluir muitos possíveis consumidores que possuem placas mais antigas... então como vc acha que um desenvolvedor deve trabalhar com tecnologias novas? É possível um jogo aproveitar bem uma tecnologia nova e ao mesmo tempo possuir a opção de desabilita-las?
[]´s

Flávio


So agora os jogos estao sendo desenvolvidos para usar vertex shaders e versoes limitadas de pixel shaders como bump Map.. ou seja. O DOOM3 sera o 1 jogo a usar todas as capacidades das placas da era DX7.... o DX 8 ainda vai levar mais ano e meio antes de ser padrao.. e o DX9 uns tres anos.

Como os jogos levam de 2 a tres anos para ficarem prontos, tecnologias da era DX9 e OpenGl 1.4 podem comecar a ser usadas em novos projetos.
 
Originally posted by OldMan
tanto com Vsync ligado ou desligado seus FPS se limitam ao refresh do monitor. Com o Vsync desligado apenas o contador do software que se engana e mede acima do refresh rate... nao adianta sua placa fazer 300 FPs.. o seu monitor so muda o que esta na tela 75 vezes por segundo. Se seu FPS for menor que o refresh do monitor.. prevalece o FPS.

Foi mal explicado isso hein... Tem que deixar bem claro que com o Vsync desligado a imagem corrompe horizontalmente, e que o monitor mostra meia imagem de um frame e meia imagem de outro se a quantidade de fps supera a sincronia horizontal...
blz?
e alias, adianta a placa fazer 300 fps sim pela simples "fluidez gráfica"... Pode até corromper o gráfico, mas a sensação de continuidade fica bem mais perfeita com uma alta taxa de FPS...
 
eh minha vez de fazer uma pergunta pro Old :D

Naum sei se vc costuma mexer com MAC, mas acho q vc pode esclarecer minhas dúvidas... Tem a ver com OpenGL, então vc deve saber...
É fato q o novo sistema operacional da Apple, o Jaguar, ganhou muito em performance por causa de uma tecnologia da Adobe q usa o OpenGL para transformar uma Janela em textura e mostrá-la na tela e talz... Isso foi oq eu li a respeito... E eh realmente impressionante como algumas maguinas se beneficiam com isso, dizem q alguns G3 mais antigos conseguem uma performance cerca de 40% maior graças a isso... Dai eu tenho algumas perguntas, A primeira pergunta q eu kero fazer eh: A interface gráfica do Jaguar eh inteiramente OpenGL? já naum existiam sistemas antes dele q usam do OpenGL pra desenhar janelas e icones, como o linux por exemplo... o X eh baseado em OpenGL, naum eh? ou eu estou equivocado? Eu sei q o Open GL pode ser usado pra renderizaçao 3D, em Jogos, aplicativos profissionais, mas ele pode ser usando tambem para desenhar interfaces gráficas de Sistemas Operacionais? Voltando ao assunto do Jaguar, antes desse metodo q eu falei ali no começo, como era feito esse processo de desenhar janelas na tela? pode explicar como isso funciona? e a utima e naum menos importante, sera q eu to fazendo perguntas de mais? :D
 
Não é bem assim.. com os triple buffer da MAIORIA das placas atuais isso não acontece mais.

Sobre o jaguar.. ele não usa exatamente o OpenGL.. mas uma conversão para que o OpenGL aceite entradas de gráficos vetoriasi (post script), e realmente é muito rápido. No linux também tem um sistema de janela (enlighnment) que usa o OpenGL para desenhar tudo (mesmo 2D) com aceleração gráfica
 
mas Old, seria possivel fazer uma interface gráfica totalmente baseada em OpenGL? eh algo viável?
Tipo eu imagino no futuro interfaces gráficas em 3d, com botoes icones em 3d etc... :D Esse tipo de coisa eh algo possivel de se fazer hj em dia?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo