Faculdade De Design de Games, vale a pena?

Prince_nagato

.........
Registrado
Eu tenho 17 anos, estou querendo ingressar em um curso superior esse ano, porém, não tenho condições de fazer oque eu gosto que é Design de Games (jogos digitais). Esse curso, tem em varias faculdades com os mais diferenciados preços, entretanto, me informei e muito, afinal, já tenho que estar em uma faculdade mês que vem, e a unica faculdade que presta nessa areá em São Paulo é a Anhembi Morumbi (Design de Games), mas, os preços 1579,99 (mês) são muito elevados, e eu nem sequer estou trabalhando.

Sabem se essa faculdade garante estágios, ou empregos com certo tempo de curso (tipo uns 6 meses/1 ano), pois quero faze-la mas preciso saber se tenho chances de arrumar um emprego, ou estagio bem remunerado, não exatamente na areá e sim em algum tipo de estagio na grade curricular. Ou simplesmente, ficarei desempregado, pois o curso no fim dos 4 anos sai por 75839,52 r$:okay: (isso se não aumentar a cada 6 meses como dizem por ai), fora as passagens.

ED:
Penso em faze-lo através do FIES, onde o governo chega a pagar até 100% do curso, e no fim eu pago para ele (o banco que escolhi para financiar). Se no meio do curso eu arrumar um estagio que pague mais que a mensalidade, ta ótimo pra mim.
 
Última edição:
não acho que vale a pena, o mercado de produção de games no brasil é bem fraco...
Também gosto de fazer games, mas eu gosto de programa-los, então parti pra ciência da computação, que vai me dar o conhecimento necessário pra criar um do zero se eu quiser... outras partes do jogo como imagem e som dá pra fazer, mas posso contratar alguém pra fazer pra mim também :)

Depende de que você gosta mais, é da arte? roteiro? programar? TUDO ?
 
não acho que vale a pena, o mercado de produção de games no brasil é bem fraco...
Também gosto de fazer games, mas eu gosto de programa-los, então parti pra ciência da computação, que vai me dar o conhecimento necessário pra criar um do zero se eu quiser... outras partes do jogo como imagem e som dá pra fazer, mas posso contratar alguém pra fazer pra mim também :)

Depende de que você gosta mais, é da arte? roteiro? programar? TUDO ?

Bem eu gosto de tudo, desde quando entrei no ensino médio pensava em diversas possibilidades, e sempre a unica que me deixava animado era essa (Designer de Jogos), hoje parece meio inacessível para mim (e é), por isso pergunto, para o preço da faculdade ser tão elevado, existem estágios na área que cubram pelo menos a mensalidade?

E esse é outro ponto, sempre tive essa noção de que esse mercado no Brasil não da muito futuro, já li em sites me falando para cursar uma areá que sirva de ganha pão, e que tenha um pouco a ver com essa areá (Design), como é essa de Ciências da computação? Tem um bom retorno? Possibilidades de estagio?
 
Cara, se você for olhar à nível de mercado de trabalho..
Serão 75k jogados fora.
Mercado de games aqui no Brasil é abaixo de fraco. Quantas empresas de produção de games temos no Brasil? :forever:

Eu recomendo você fazer um teste vocacional, ir à feiras de emprego, feiras de cursos nas faculdades..
Afinal, você disse que você gosta de Design de games, porém, você ainda não cursou a faculdade. Seria basicamente eu dizer que gosto de Mocotó sem nunca ter esperimentado, só por ser 'simpatizante'. Você pode até gostar de video game, mas isso não significa que você vai ser bem sucedido num curso de Design de Games..
É a mesma coisa de uma parcela dos desistentes de Ciência da Computação/Engenharia da Computação/Análise de sistema/Sistemas da informação e as outras faculdades relacionadas à informática. A pessoa adora ficar na frente do computador no facebook e acha que vai ser 'agradável' e 'fácil' uma faculdade de informática.. Resultado: Larga antes do 2º semestre.
 
Cara, se você for olhar à nível de mercado de trabalho..
Serão 75k jogados fora.
Mercado de games aqui no Brasil é abaixo de fraco. Quantas empresas de produção de games temos no Brasil? :forever:

Eu recomendo você fazer um teste vocacional, ir à feiras de emprego, feiras de cursos nas faculdades..
Afinal, você disse que você gosta de Design de games, porém, você ainda não cursou a faculdade. Seria basicamente eu dizer que gosto de Mocotó sem nunca ter esperimentado, só por ser 'simpatizante'. Você pode até gostar de video game, mas isso não significa que você vai ser bem sucedido num curso de Design de Games..
É a mesma coisa de uma parcela dos desistentes de Ciência da Computação/Engenharia da Computação/Análise de sistema/Sistemas da informação e as outras faculdades relacionadas à informática. A pessoa adora ficar na frente do computador no facebook e acha que vai ser 'agradável' e 'fácil' uma faculdade de informática.. Resultado: Larga antes do 2º semestre.

Essa decisão não esta sendo tomada assim do nada, já fiz cursos online (pelo youtube), usando a ferramenta Blender, (consegui até fazer animaçãozinha) depois posso até postar, mas enfim, recentemente parei de usar essa ferramenta porque um amigo veio agitando para nós começarmos na faculdade esse ano (pra não perder tempo), estávamos combinando anteontem mesmo, de eu ir morar na casa dele pra fazer uma faculdade, que é perto (mensalidade 447,00), ontem comecei a aprofundar as pesquisar, pra ver a melhor, que tenha garantia, seja reconhecida e tals...

A resposta foi a Anhembi, li bastante sobre o crescimento desse mercado no Brasil (que é um mercado novo, esta aqui a uns 10 anos) e o salario inicial 2.000,00, mal tem profissionais por ai também (empresas tb), mas mal cobre a mensalidade (fico imaginando estágios)

Mas estou aqui, para pedir ajuda de vocês, me falaram para cursar outras como, Desenho Industrial, que não tem muito a ver com jogos digitais mas tem os mesmo conceitos.Ciências da Computação, a dica dos amigos acima.

O que ta me sufocando é decidir se eu ingresso nesta ou curso outra como garantia, lembrando que o governo, através do FIES, financiara 100% da faculdade que eu escolher (pelo menos até eu completar 18 e ter renda) e eu só pago após concluir, por isso quero saber uma que me de garantias (estágios por exemplos) para eu ir quitando a divida, minha vontade é fazer mais de uma faculdade.

Oque acham?
 
Última edição:
Cara, eu pensaria muito bem.
De uma forma geral, esses cursos de nível superior no ramo da informática são genéricos. Eu vejo muito mais vantagem você procurar um curso livre de design de games. Seria uma forma mais direta e rápida de adquirir conhecimento.

Você tem que ver que existe mercado pra isso, mas não é algo que possa retornar esse seu investimento tão cedo.
Seria meio difícil vc conseguir estagiar já nessa área, provavelmente conseguiria facilmente um estágio na área de design de produto, gráfico, essas coisas.
O que vc precisa realmente analisar é se vc está disposto a entrar nessa. Eu, sinceramente, acho que não vale o tempo nem o investimento, sendo que o melhor jeito de se aprender seria desenvolvendo na prática mesmo e completar o conhecimento com um bom curso livre e acompanhar livros e artigos da área.

Curso superior é algo muito relativo. Quando eu sai do médio também estava fascinado em entrar numa faculdade e tal... depois vi que não é bem assim que a banda toca. Muitas empresas grandes exigem nível superior para certos cargos, mas na área da informática a maioria preza mais pelo conhecimento em si. Você não ter diploma mas ter um bom portfólio é muito mais interessante para os empregadores. Não tirando o mérito de quem tem um curso superior, que realmente tem muitas vantagens, mas não se torna algo extremamente necessário.

Pense bem... reflita, não é uma decisão pro resto da vida... mas pode te enrolar bastante.

Mas, se vc está realmente disposto... além do FIES vc pode tentar o ProUni. Se vc fez o ENEM ano passado vc pode usar sua nota pra tentar uma bolsa em alguma instituição particular. As inscrições acho que vão abrir na semana que vem (são bolsas de 100% e 50%, sendo que as de 50% vc pode financiar o resto no FIES).
Se optar por procurar algum outro curso numa instituição pública, vc pode tentar entrar pelo SISU, também com a nota do ENEM (as inscrições no SISU vão até essa sexta 11).
 
Essa decisão não esta sendo tomada assim do nada, já fiz cursos online (pelo youtube), usando a ferramenta Blender, (consegui até fazer animaçãozinha) depois posso até postar, mas enfim, recentemente parei de usar essa ferramenta porque um amigo veio agitando para nós começarmos na faculdade esse ano (pra não perder tempo), estávamos combinando anteontem mesmo, de eu ir morar na casa dele pra fazer uma faculdade, que é perto (mensalidade 447,00), ontem comecei a aprofundar as pesquisar, pra ver a melhor, que tenha garantia, seja reconhecida e tals...

A resposta foi a Anhembi, li bastante sobre o crescimento desse mercado no Brasil (que é um mercado novo, esta aqui a uns 10 anos) e o salario inicial 2.000,00, mal tem profissionais por ai também (empresas tb), mas mal cobre a mensalidade (fico imaginando estágios)

Mas estou aqui, para pedir ajuda de vocês, me falaram para cursar outras como, Desenho Industrial, que não tem muito a ver com jogos digitais mas tem os mesmo conceitos.Ciências da Computação, a dica dos amigos acima.

O que ta me sufocando é decidir se eu ingresso nesta ou curso outra como garantia, lembrando que o governo, através do FIES, financiara 100% da faculdade que eu escolher (pelo menos até eu completar 18 e ter renda) e eu só pago após concluir, por isso quero saber uma que me de garantias (estágios por exemplos) para eu ir quitando a divida, minha vontade é fazer mais de uma faculdade.

Oque acham?

Se tu gosta de games e quer trabalhar com isso, então nem pensa no salário.

Essa área é muito boa, mas o Brasil esta bem atrasado em relação ao resto do mundo, mas não esquece que hj em dia tu só trabalha no Brasil se quiser, pois com boa vontade tu aprende uma outra língua e se joga pra qualquer outro pais.

Se quiser contnuar no Brasil tu pode seguir o caminho dos indies e tentar lançar algo que caia na graça do publico, e pra falar a verdade o mercado ta muito fácil pro produtor independente, pois tem muita empresa grande dando uma força pra desenvolvedor independente(Uma delas é o Steam).

Portanto se é isso que tu quer, basta então estudar e correr atras, depois vê o que é melhor pra ti, mas já tenha em mente que nem sempre um emprego de carteira assinada é a melhor coisa.
 
Mas, se vc está realmente disposto... além do FIES vc pode tentar o ProUni. Se vc fez o ENEM ano passado vc pode usar sua nota pra tentar uma bolsa em alguma instituição particular. As inscrições acho que vão abrir na semana que vem (são bolsas de 100% e 50%, sendo que as de 50% vc pode financiar o resto no FIES).
Se optar por procurar algum outro curso numa instituição pública, vc pode tentar entrar pelo SISU, também com a nota do ENEM (as inscrições no SISU vão até essa sexta 11).

Ótimo ponto, eu quero muito fazer essa faculdade, só que infelizmente não fiz o ENEM ano passado, viria a calhar e muito, pegar um desconto nessa facu, vou pesquisar mais sobre esse ProUni, se rolar um desconto, seria o paraíso. Só que andei pesquisando cursos por fora igual você falou, achei poucos bons e a maioria cara d+ (mil pra cima), o curso SAGA por exemplo.

Essa área é muito boa, mas o Brasil esta bem atrasado em relação ao resto do mundo, mas não esquece que hj em dia tu só trabalha no Brasil se quiser, pois com boa vontade tu aprende uma outra língua e se joga pra qualquer outro pais.

Exatamente, assim que terminasse o curso e tals, tentarei carreira no exterior, mas o meu medo é que o curso tem preço muito elevado, gostaria de saber de vocês, se é possível arrumar um emprego assim que terminar ou no meio do curso só pra cobrir as dividas, não necessariamente na área. É porque, assim, se eu escolher esse curso, tenho que ir até o fim, e tenho que ter alguma garantia de bom emprego para paga-lo assim que terminar.
 
Te recomendaria a seguir a uma carreira paralela ao mercado de jogos (Computação ou Programação, ou até mesmo Design) e depois procura-se algum curso de especialização na área de jogos. Existe alguns cursos de pós-graduação em jogos, mais barato e mais fácil de se encontrar.

Em relação ao mercado de jogos, um dos polos brasileiros para a área é a cidade de Florianópolis, não apenas pela Hoplon mas pelo mercado de aplicativos para celulares (entre estes, jogos).
Mas basicamente é isso, 99% do mercado brasileiro nesta área são jogos de Celular e muitos nem saem disso.


Em segundo lugar, eu sou a favor de você estudar para um universidade Federal ou correr atrás bolsa no ProUni. Este FIES é bonito no papel mas eu acho muito furado no futuro.
Francamente eu acabei de me formar e se eu tivesse que pagar meu curso agora eu estaria morando em baixo da ponte ou estaria endividado pelos próximos 10 anos. Você não vai começar a carreira ganhando 2 mil reais em uma área de futuro incerto como a área de games.

FIES é mais recomendado para cursos com profissões de necessidade mais imediata, como Medicina e engenharia.
Nenhuma outra profissão vai te tirar da faculdade com salário de 2 conto por mês.


Minha dica. Se quer trabalhar com games sem apostar muito no futuro, negocie com os pais para fazer cursinho mais um ano e tente uma federal ou estadual em uma área que pode te desviar para o mercado de jogos mais para frente (programador, por exemplo).
Se você ver que da para seguir, faça pós-graduação e alguns cursos rápidos de games e mande bala. Se não der, você tem um canudo de uma boa profissão "de verdade" na mão.
 
E o curso de Produção Multimídia: Design de Animação? Tava dando uma olhada nos cursos Anhembi Morumbi, esse é mais barato e tem duração de 2 anos, vocês acham que serve de base, vale a pena eu fazer esse primeiro e depois oque eu quero (por mim me cadastrava agora no Design de Games). É mais fácil uma colocação no mercado ou mesma coisa?

Descrição segundo site:

"O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE DESIGN DE ANIMAÇÃO
O mercado de trabalho para animadores não pára de crescer. Ações como o Programa Nacional de Desenvolvimento da Animação Brasileira – do Ministério da Cultura – e outras tantas impulsionam o mercado nacional.

O cenário brasileiro possui mais de 350 agências, que faturam de R$ 50 mil a R$ 300 mil por mês. Este profissional pode atuar em diversas áreas, como hipermídia, design digital, produções independentes, cinema, TV, publicidade, videoclipe, games e muitas outras.

AO FINAL DO CURSO VOCÊ ESTARÁ APTO A:
Produzir e dirigir projetos de animação;
Desenvolver argumentos e roteiros, storyboard e animatic;
Atuar em direção de arte, desenho e design de personagem;
Fazer edição de áudio e vídeo;
Trabalhar com modelagem, texturização e animação (3D);
Criar e desenvolver cenários e ambientes virtuais;
Trabalhar com stop motion, pós-produção e efeitos especiais;
Trabalhar com projetos de animação para áreas diversas como hipermídia, design digital, produções independentes, publicidade, vídeoclipe, games, entre outras."

O custo desta é R$ 1158,86 no final do curso acho que da no total uns 25mil.
ED: Esse a graduação é Tecnológica.
 
Última edição:
Em relação à mercado acredito que esse curso lhe ofereça um maior número de possibilidades.

Não sei se compensa vc fazer esse curso primeiro e depois o outro.
Você tem que ver que não é o curso que vai te fazer um profissional. Se você começar esse tecnólogo ai e conseguir um trampo na área logo em seguida, é só vc seguir evoluindo na profissão (em forma de trabalhos feitos, contatos, conhecimento) que vc vai ter uma melhor colocação no mercado.

Como o amigo disse aqui, talvez seja mais interessante vc buscar um curso mais geral e depois fazer uma especialização na área de games.
Se vc fizer Ciência da Computação ou Design por exemplo, além de vc conhecer outras áreas e possibilidades de carreira, vc poderá já ir pendendo pro lado de games logo no começo. Se vc pegar um trampo nesse ramo, por mais distante da produção de games que esteja, vc pode ir inserindo isso no seu cotidiano aos poucos. Ou tocar um freela... ou começar agora mesmo um projeto independente com os conhecimentos que vc tem e tentar a sorte.

Eu penso que se vc já tem algum conhecimento na área, procure trabalhar nisso desde já. Tenta algo inovador, algo independente... ou procure alguma empresa local e tenta entrar nela.

Mas cara, se vc quer mesmo cursos Design de Games... vai fundo. Só que tente bolsa de qualquer jeito.
Como vc ñ fez o ENEM ano passado... vc eh novo, faz esse ano e tenta ano que vem.Vai fazendo um cursinho esse ano...
Pagar ou financiar 1~1,5k por mês não é mole não.
 
Pagar ou financiar 1~1,5k por mês não é mole não

Com certeza, mas, isso creio não ser durante o curso todo não, digo, só no começo (esse ano), pois quando eu completar 18, já estarei a arrumar um trampo e arcar com metade do custo, e depois, e no final dos 4 anos (se eu ingressar nessa de Design de Games) Ficarei com uma divida de uns 20/25 mil. É muito mas, se eu estiver a receber 2mil/3mil da pra me livrar da divida em 1 ano no máximo 2. E com certeza vou seguir a dica de vocês e quero tentar o ENEM pelo ProUni ano que vem, se conseguir uma bolsa boa (tipo 50%) a divida ficaria menor ainda.

De todas as formas, tenho que me dedicar muito esse ano, pelas bolsas. Só que, to muito inseguro mesmo em relação a este curso, afinal, dizem e muito por ai, que não compensa, porque iria me ralar atoa, pra "chegar no final do curso e ver que não tem emprego".

Soube de um primo que tentou, Ciência da Computação,e segundo ele, é muito difícil, pela matemática super aplicada, e lhes pergunto, alem deste outro curso, que no futuro possa me desviar para área desejada.
 
Cara não li direito todo o topico estou viajando amanha e ja tive essa mesma duvida, tenho 18 anos, quero seguir carreira em games, porém não posso me limitar a um cursinho tão focado... a maioria dos grandes não fez isso =), cheguei a conclusão que se eu fizer Eng. da Computação tenho muito mais chances no mercado e como quero federal(alias tbm n posso pagar e fies n vale a pena) posso pegar diversas aulas de design e audio para completar meu curriculo =)


Edit:
Dei uma lida melhor =)

enfim eu mexo no 3ds max e ja integrei um grupo de dev. de games, os caras tinha uma engine cm tcc e fizeram eng. da comp. acredito q esse cursinho não sirva de base, parece mais um curso tecnico =/ mas se for pra dizer q tem superior vale... porque o mercado quem manda e quem conhece e nao quem tem diploma... se quiser conversar mais manda mp, ja tive mtas duvidas como essa e posso te ajudar ou tentar pq nem sempre o q vale p/ mim vale p/ ti.. Boa sorte... Alias estou viajando para ir atras deste meu sonho rs
 
Última edição:
Cara não li direito todo o topico estou viajando amanha e ja tive essa mesma duvida, tenho 18 anos, quero seguir carreira em games, porém não posso me limitar a um cursinho tão focado... a maioria dos grandes não fez isso =), cheguei a conclusão que se eu fizer Eng. da Computação tenho muito mais chances no mercado e como quero federal(alias tbm n posso pagar e fies n vale a pena) posso pegar diversas aulas de design e audio para completar meu curriculo =)


Edit:
Dei uma lida melhor =)

enfim eu mexo no 3ds max e ja integrei um grupo de dev. de games, os caras tinha uma engine cm tcc e fizeram eng. da comp. acredito q esse cursinho não sirva de base, parece mais um curso tecnico =/ mas se for pra dizer q tem superior vale... porque o mercado quem manda e quem conhece e nao quem tem diploma... se quiser conversar mais manda mp, ja tive mtas duvidas como essa e posso te ajudar ou tentar pq nem sempre o q vale p/ mim vale p/ ti.. Boa sorte... Alias estou viajando para ir atras deste meu sonho rs

Engenharia da computação? Pode me dar detalhes sobre essa areá, estou disposto a considerar outros cursos que sirvão de base, ou que eu possa me direcionar para a área que quero seguir.
Segundo o guiadoestudante.abril estamos em um "bom momento do mercado de games e aquecem a procura por bacharéis e tecnólogos.
"Essa é uma área nova no Brasil, surgiu há cerca de dez anos. a indústria ainda é pequena, mas tem potencial"
, diz delmar galisi, coordenador do bacharelado em design de games da Universidade Anhembi Morumbi".
Se tivesse condições, não pensaria duas vezes em cursar o Design de Games, mas como muitos dizem que não garante empregos, e no fim do curso eu vou precisar e muito de um, para quitar a minha divida. E de uma forma ou de outra, tenho que fazer através do FIES, afinal só final desse ano completo 18, então, seu eu quiser ingressar agora na faculdade, tem de ser assim (e no fim do ano, me esforço no ENEM, para tentar PROUNI), outra área que tenho interesse é Desenho, criação de personagem, etc, desconheço faculdade que possa ter ligação com Games.

Enfim, diga me mais sobre essa faculdade de Engenharia da Computação, ou outras áreas com boas oportunidades de emprego.
 
Engenharia da Computação <- vê aqui mais detalhes do curso no Guia do Estudante.

Você pode entrar num curso esse ano, fazer o enem no fim do ano e tentar bolsa ano que vem. Quem já está cursando também pode usar o SISU e o ProUni.
Eu esperaria ano que vem e tentaria só trabalhar e me preparar pra vestibulares em federais até lá.

Eu acho que design seria um curso legal, pelo menos vc teria uma base melhor estruturada em design (coisa que muitos acham que tem, e não tem nenhum pouco).
Um curso que eu achei legalzinho esses dias foi Design Digital, na IED-São Paulo. Não pesquisei o preço, mas acredito que também bata na casa dos $1,5k. Mas já eh um curso bem diferente, gostei bastante do proximidade que a instituição coloca os alunos das empresas locais. Mesmo pq conseguir estágio em agência publicitária em São Paulo não é coisa de outro mundo.
 
Lance de programador ou designer na parte de jogos é uma decisão difícil.

Programador é em geral.. mão de obra. Se você é programador e entende de programar jogos (nem que seja por autodidata) você tem grandes chances de achar um emprego na área. Times de desenvolvimento de jogos podem até tentar, mas não vão para frente sem um programador.

Designer de jogos, poderia brincar e dizer que são os que "dão as ordens" na área de jogos. Mas o problema é que tem muito designer já.
Diferente do programador, designer também não pode ser freelancer na área de games, porquê mesmo que ele projete um ótimo jogo, não vai conseguir programa-lo sem estudar programação antes.



Sobre a sua área de animação, você seria mão de obra também na parte de moldagem e criação de personagens (afinal, fazer os modelos 3D não é trabalho de programador e Game Designer por mais que possa, não está em sua praia).
Sem contar que você pode ganhar com animações.... você pode não participar na criação do jogo, mas o próximo trailer de WoW da Blizzard pode ter seu dedo no meio, quem sabe?



O lance da área de jogos é que é uma área muito abrangente.
Envolve designers, programadores, arte, sistemas de informação, administração, modelagem 3D, ilustradores, animadores e etc.

Seja lá qual caminho você vai seguir, pegue um caminho paralelo na área de games e vai seguindo. Se não der certo, pelo menos você garante uma profissão.
Mercado na área de jogos tem, mas profissionais que entendem de fazer jogos tem muito pouco. E aí que está o mercado.
 
Olha, primeiro de tudo, você tem certeza que quer perder tempo fazendo Game Design? Roteiro, Animação, Modelagem, texturização, Arte, Mapeamento, Particle Creator, Programação. Ninguém nesse mundo consegue se especializar em nivel especializado em todas as modalidades do game design e isso requer equipe, coisa que no Brasil você não encontrara fácil e que pague bem pior ainda.

Outro detalhe é, Cada modalidade do Game Design pode ser aprendido em outros cursos que você facilmente poderá entrar no mercado de trabalho, se você quiser mesmo um vaga em uma equipe, você precisara de pelo menos ter talento em alguma das modalidades.

Em quesito Arte e animação, você vai precisar ser um Artista mesmo se quiser um bom lugar no mercado de trabalho, se você tiver vocação com arte, o que requer criatividade, faça-o, se dará bem, se não tiver nem tente. Não é só por que os desenhos de jogos e comerciais de televisão são legais, você tem que fazer isso, se tem algo que eu digo é que se você não tem vocação, estará jogando tempo e dinheiro fora.

Pense bem em qual é sua vocação, Arte, Programação, Design, Calculo, Animação, comunicação, psicologia, pedagogia, medicina entre outros.
Pois saber usar uma ferramenta qualquer um pode aprender, mas ter talento para tal é outra história. E te garanto que pode ser qualquer cursinho tanto de nivel técnico á universitário, eles só ensinarão conceitos básicos e a utilização das ferramentas, o fluxo quem cria é você, se bem que não conheço essa parte de cursos, pois tudo que aprendi foi de livre desenvolvimento.

Estou querendo entrar na Saga, e pelo que sei, você faz uma prova que se você acertar 75%+ você ganha desconto, o material didático é mil reais, se você for bem na prova se não me engano, a mensalidade fica entre $250 a $500 tenho certeza que não passa disso, pois conheço muita gente que entrou lá, mas sei lá, é como eu disse, eles só ensinam conceitos básicos e a dominar as ferramentas, não espere muita coisa a mais que isso, só estava interessado no curso mesmo para ter mais influencia com pessoas do ramo de arte, pois aqui onde eu moro e região me sinto um Deus condenado no meio dos pobres sem cultura ;-;

Por inquanto trabalho como aprendiz em Administração, ganho pouco e tals, mas assim que eu terminar meu PC para trabalhar com maior fluxo em 3D e Animação, vou logo sair daqui e fazer o que gosto de fazer.
 
Última edição:
Bem, eu gosto da Arte, da animação, design, tenho vontade de desenhar personagens, escrever a história, e dar vida a tudo isso. Quero me tornar profissional nessa área Games, segundo O Criador de jogos
Para quem quer programar, sugiro que faça ciências da computação. Para quem quer ser artista, recomendo artes plásticas, animação digital ou outro curso de artes. Para quem quer ser projetista de jogos, só existe um curso para falantes de língua portuguesa, que é o curso de Design de Games na universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Para trabalho com música, o curso de música é a escolha lógica, igualmente para trabalho com animação o curso de animação. Tem também o trabalho de roteirista, recomendo o curso de cinema, teatro ou letras, e para os que querem ser produtores um curso de administração é recomendável...Como podem ver, exceto o curso de “Game Design” da Anhembi Morumbi eu não citei nenhum outro curso de jogos, os motivos são o seguinte:

Primeiro, apenas a profissão de Projetista de Jogos não tem nada muito parecido, portanto é a única que exige uma área acadêmica nova e separada. Segundo, a maior parte dos cursos são de pós-graduação (portanto creio que irrelevantes para os que estão lendo esse artigo) ou são cursos de 2 anos.

Portanto eu meio que dispenso pós-graduações por enquanto, ser projetista deve ser bem legal, e com uma equipe claro tiraria o game do papel. Segundo guia do estudante, esse é o profissional em falta no mercado, seguido de programadores, etc. (Nessa areá claro)

Mas a opinião de vocês esta sendo muito importante para mim, vocês não tem ideia de como aprendi sobre essas profissões nesses 3 dias. Pelo que eu entendi, Designer não anda sem Programador e etc...

Estou considerando e muito outras profissões como engenharia da computação, pelo que eu entendi ele desensolve Software e Hardware (me corrijam se estiver errado), oque na minha opinião é bem legal. Depois de fazer essa faria Design de jogos, assim criaria minha propiá maquina, e pelo que diz no Guia do Estudante, o salario inicial é 3,5 mil, oque seria suficiente para mim cursar a areá desejada.

No momento estou dispensando Ciências da Computação, por ter matemática muito avançada.
Me digam, ta valendo ingressar na Engenharia da Computação, como são as matérias? Muita matemática?

Como já disse, faria sem pensar Design de Games, mas, a questão de garantir uma profissão é muito decisiva, porém considero áreas ao redor que possam me encaixar em equipes e que garantam emprego na areá do curso mesmo. Quero que seja pelo menos um pouco relacionada, igual os amigos disseram :
O lance da área de jogos é que é uma área muito abrangente.
Envolve designers, programadores, arte, sistemas de informação, administração, modelagem 3D, ilustradores, animadores e etc.

Cada modalidade do Game Design pode ser aprendido em outros cursos que você facilmente poderá entrar no mercado de trabalho

E eu preciso muito de sua ajuda para decidir.
 
Última edição:
Bem, eu gosto da Arte, da animação, design, tenho vontade de desenhar personagens, escrever a história, e dar vida a tudo isso. Quero me tornar profissional nessa área Games, segundo O Criador de jogos

Portanto eu meio que dispenso pós-graduações por enquanto, ser projetista deve ser bem legal, e com uma equipe claro tiraria o game do papel. Segundo guia do estudante, esse é o profissional em falta no mercado, seguido de programadores, etc. (Nessa areá claro)

Mas a opinião de vocês esta sendo muito importante para mim, vocês não tem ideia de como aprendi sobre essas profissões nesses 3 dias. Pelo que eu entendi, Designer não anda sem Programador e etc...

Estou considerando e muito outras profissões como engenharia da computação, pelo que eu entendi ele desensolve Software e Hardware (me corrijam se estiver errado), oque na minha opinião é bem legal. Depois de fazer essa faria Design de jogos, assim criaria minha propiá maquina, e pelo que diz no Guia do Estudante, o salario inicial é 3,5 mil, oque seria suficiente para mim cursar a areá desejada.

No momento estou dispensando Ciências da Computação, por ter matemática muito avançada.
Me digam, ta valendo ingressar na Engenharia da Computação, como são as matérias? Muita matemática?

Como já disse, faria sem pensar Design de Games, mas, a questão de garantir uma profissão é muito decisiva, porém considero áreas ao redor que possam me encaixar em equipes e que garantam emprego na areá do curso mesmo. Quero que seja pelo menos um pouco relacionada, igual os amigos disseram :



E eu preciso muito de sua ajuda para decidir.

Cara, você dispensou CC porcausa da matemática.. Mas considera Engenharia da Computação ? :facepalm: :facepalm:
EC tem Física III, Cálculo IV, Resistência dos materiais..
Ciencia da Computação vai até Cálculo II.. E tem 4 anos, ao invés de 5.
O único problema é que no Brasil, o mercado de trabalho ainda 'não aprendeu' o que é um Engenheiro da Computação.
Seria, basicamente um cara que saiba projetar hardware e software para algum fim. Mas a maioria que faz EC, quando sai para o mercado de trabalho, cai para desenvolvimento (programação)
 
Cara, você dispensou CC porcausa da matemática.. Mas considera Engenharia da Computação ? :facepalm: :facepalm:
EC tem Física III, Cálculo IV, Resistência dos materiais..
Ciencia da Computação vai até Cálculo II.. E tem 4 anos, ao invés de 5.
O único problema é que no Brasil, o mercado de trabalho ainda 'não aprendeu' o que é um Engenheiro da Computação.
Seria, basicamente um cara que saiba projetar hardware e software para algum fim. Mas a maioria que faz EC, quando sai para o mercado de trabalho, cai para desenvolvimento (programação)
:poker:
rsrsrsrsrs
Dispensei Ciência da Computação, mais pelos parentes avisando que era muito difícil, tenho um primo que cursou e largou no primeiro semestre alegando cálculos muito complicados. Se houver mais cursos, ou explicações estou aberto a opções.
 
:poker:
rsrsrsrsrs
Dispensei Ciência da Computação, mais pelos parentes avisando que era muito difícil, tenho um primo que cursou e largou no primeiro semestre alegando cálculos muito complicados. Se houver mais cursos, ou explicações estou aberto a opções.

Você quer algo fácil ? Algo fácil não te diferencia no mercado de trabalho.
Se é fácil, qualquer um pode fazer.
Mas se realmente quer uma carreira 'fácil'.. Você já tem o EF que é exigido, boa sorte ! :pirata:
Concurso para lixeiro tem mais vagas que candidatos » Blog do Linjardi
:facepalm:

Cara, você é novo, 17 anos.. Bora arregaçar as mangas e estudar, topar desafios sem olhar o tamanho deles.
Tenho a mesma idade que você, mas tenho mentalidade totalmente contrária a sua.. Ano que vem vou partir para Engenharia Elétrica.
Não tive uma base tão boa nesses últimos 2 anos (colegial técnico) e agora no terceirão tô mudando de escola.
Mas estou pronto para os desafios da vida profissional.
 
Você quer algo fácil ? Algo fácil não te diferencia no mercado de trabalho.
Se é fácil, qualquer um pode fazer.
Mas se realmente quer uma carreira 'fácil'.. Você já tem o EF que é exigido, boa sorte ! :pirata:
Concurso para lixeiro tem mais vagas que candidatos » Blog do Linjardi
:facepalm:

Cara, você é novo, 17 anos.. Bora arregaçar as mangas e estudar, topar desafios sem olhar o tamanho deles.
Tenho a mesma idade que você, mas tenho mentalidade totalmente contrária a sua.. Ano que vem vou partir para Engenharia Elétrica.
Não tive uma base tão boa nesses últimos 2 anos (colegial técnico) e agora no terceirão tô mudando de escola.
Mas estou pronto para os desafios da vida profissional.

Velho, em momento algum disse que queria algo fácil, disse que estava me desviando dessa área pois pessoas próximas me indicaram a não fazer por ser muito difícil, e como eu não tenho condições, se eu escolher uma faculdade, indiferentemente de ser fácil ou difícil, não posse me dar ao luxo de desistir no meio. Por isso estou aqui, para pedir conselhos a vocês que tem interesse nessa área (games)e cursam algo que sirva para essa areá, e também saber mais sobre essa faculdade Design de Games.
-----------------

Enfim, continuei minha busca, agora que estou mais ciente, Estou na duvida entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação. (Se tiver outras relacionadas, podem falar)
Segundo g1.globo
"Alguma formação acadêmica é importante, embora não necessariamente específica na área de games. Isso porque os cursos dirigidos especificamente ao desenvolvimento de jogos foram abertos só recentemente, e é muito comum os profissionais serem formados em áreas correlatas. Os desenvolvedores, por exemplo, geralmente são formados em Engenharia ou Ciência da Computação"......."a área de programação é a que tem mais necessidade de profissionais."
CC parece ter, como disseram, "vagas a rodo", e uma ótima opção considerada por mim agora.
EC ao meu ver, parece muito legal, mas CC parece ter mais espaça no mercado aqui no Brasil, e principalmente na areá de games, oque esta em falta.
 
Como eu disse, é tudo uma questão de se focar paralelamente em sua área.
Ciências da Computação não vai te ensinar a programar um jogo. Mas você pode usar o conhecimento de CC para fazer jogos.



Agora sobre a parte de estudar e dificuldade isso não existe. Toda faculdade é difícil, mas é necessário lembrar que a faculdade são 4 ou 5 longos anos.
Quando você leva a vida semestre por semestre, você vai ver que no fim não é tão difícil assim.

A primeira metade de qualquer curso de faculdade é considerado a "base do curso". Estudante de Engenheiro não vai conseguir trabalhar como engenheiro já fazendo 1 ano de faculdade.

Você normalmente só consegue ter uma base de sua profissão nos últimos 2 ou 3 semestres. Este é, alias, o motivo que muita gente desiste da faculdade no ultimo ano, pois quando o aluno finalmente tem uma ideia de sua profissão, eles tomam a decisão de continuar ou não.


Só precisa estudar.... primeira metade do curso de faculdade é como se fizesse um vestibular por semestre. Mas a segunda metade de duas uma: ou você não vai precisar de tudo que você aprendeu ou você estará tão acostumado que nem se importará mais.



Ou desiste de tudo e faz um curso que da dinheiro (medicina, TI, Direito, Engenharia) e estuda para fazer jogos nos bastidores. Também funciona :problemo:
 
Cara, uma coisa importante: Tudo é matemática.

Uma coisa que vc precisa fazer é não levar tão em conta essas descrições de curso q vc acha nos sites das faculdades, nos grandes portais ... se vc for parar pra ver, tem mercado pra todas as áreas... tem salário bom pra todas as áreas... a sensação que passa é que vc acaba a faculdade e tá feito na vida.

Acho que pelas sugestões e depoimentos que o pessoal deu aqui já dá pra vc ter uma boa noção do que fazer.
O principal é não meter o pé pelas mãos.

Se vc quer seguir no mundo dos games, procura um 'lynda.com' de game design ae, compra uns livros na amazon... e vai por vc mesmo. O importante é ter iniciativa, vontade e criatividade.
A maioria dos designers e programadores que conheço também não tem faculdade.
A maioria brincou de autodidata no começo, se lançou no mercado assim mesmo... e depois busca um curso superior mais pela 'segurança' de ter um diploma (vai que é preso, né? xD)
Se vc quer trabalhar com games na área de modelagem, criação... o q vc precisa é criatividade.
Se vc tem isso, faça algumas modelagens, uns personagens...sei lá, monta um portfólio online, participe de fóruns específicos dessa área, se faça ativo dentro dessa comunidade e corra atrás de trampo assim mesmo.
 
Valeu ai pessoal, como disseram acima, aqui consegui uma boa base dessa áreas próximas a área de game(que sirvam), qual profissão escolher, aprendi muito nesses dias de conversa aqui com vocês. Eu realmente estava desnorteado quando cheguei aqui perguntando. Minha conclusão é fazer alguma faculdade em torno da que eu realmente quero fazer, estou meio a meio entre CC e EC, mas isso é o de menos, afinal, pensei e muito, e como terminei o médio com 17 anos, vou dedicar esse ano a algum cursinho e me preparar para tentar ano que vem uma dessa duas faculdades,através de uma bolsa e cursar, quando tiver uma profissão base, cursarei alguma de faculdade de artes (provavelmente Design de Games).

Valeu ai pessoal, me ajudaram muito mesmo, espero que este tópico sirva de base para muitos que estejam com a mesma duvidá e queiram ingressar na área de Games profissionalmente.

Flws, até a próxima...
Abraços.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo