Faculdade De Design de Games, vale a pena?

Se ainda te ajudar:

Fiz essa facul que vc pretende entrar.
Me formei no fim de 2010 (com apenas 3 dps, visto que tem cerca de 55 matérias, ao longo do curso).

O que posso te dizer:

1) O valor sobe a cada semestre.
2) NÃO garante emprego/estágio algum. (alguns profs trabalham com animação, tinha um que trabalhava no mkt da EA, então DE VEZ EM QDO, aparecia alguma vaguinha).
3) Decida-se sobre qual área vc gosta mais: Arte ou Programação.
4) Logo no começo da facul aprenda a diferenciar os alunos prestativos dos inúteis e faça um grupo com os prestativos. Os grupos podem ter no máximo 7 pessoas. DICA: Pegue integrantes com habilidades diferentes. (Ex: não pegue só pessoas q façam 3d. Tente pegar um programador, um artista 3d, um desenhista, etc.)
5) Trabalhar e fazer essa facul = a adeus vida. Eu, desde a segunda semana de facul comecei a estagiar para ajudar a paga-la. Sua frequência em bares e baladas cairá em 92%. rsrsrs... (Isso é, se vc pretende ser um bom aluno)
6) Jogar será a última coisa que vc fará ao ingressar nesse curso.


É importante vc saber que fazer essa facul, não significa necessariamente trabalhar com games.
E caso vc trabalhe com games no BR, provavelmente será para mobile ou portáteis. A facul sabe disso e meio q orienta o curso nessa direção.

A Anhembi tem um sistema de ensino que a cada semestre, além de todos os trabalhos individuais pra cada matéria, vc tem que fazer como se fosse um TCC em grupo (chamado de Interdisciplinar). Esse Inter contribui para 50% da sua nota individual de cada matéria.
Ou seja: Vamos supor que vc vá bem nas matérias individuais e seu grupo de inter foi mal. Sua média individual cairá mto por conta dessa nota baixa do Inter.
O mesmo pode acontecer ao contrário.. se vc foi mal individualmente e seu grupo de Inter foi bem, vc poderá ser salvo em suas notas individuais.

Mas calma.. nem tudo é desespero.
Como disse no começo, tem em média 55 disciplinas, portanto, aborda mtas coisas.
Então, vc pode trabalhar em diversas áreas. As mais comuns são agências de publicidade ou como programador (programadores geralmente ganham mais e tem mais procura no mercado).

Atualmente, eu, trabalho como Motion designer em uma agencia de publicidade em SP, também sou integrante da banda do cantor e locutor da 89fm Eric Santos e faço trilha sonoras/sound design pra games/comerciais/motion (estou engrenando nisso ainda).

Se vc curtir programação, estude mais em paralelo da facul que certamente conseguira um trampo.
Se vc curtir arte, dedique-se que vc tb conseguirá trampar em alguma agência ou estúdio.

Como disseram por ai, o importante é se dedicar e correr atrás. Se tiver boca e talento, não passará fome.
 
Faço Tecnologia em Jogos Digitais na PUCPR

posso dizer que o curso é bem puxado, estou no 3 periodo, já com algumas dependencias, o primeiro periodo já separa os homens dos meninos, algo que um professor me disse e faz muito sentido é..

nem todo Gamer, é um bom desenvolvedor, mas todo desenvolvedor de games, tem que ser Gamer.

trabalho 8horas por dia, e estudo a noite, é um curso bem puxado, e como o pessoal falou, o que voce vai menos fazer é jogar no curso, salvo situacoes que voce precisa testar seu proprio game, e pasmem, nao é divertido :bwahaha:
 
Tem esse curso na Fatec de São Bernardo...
 
Se quer emprego garantido, o melhor seria procurar uma engenharia, no caso engenharia da computação. Muita matemática, física, e até química, e depois você pode ser especializar em área de jogos, mas pelo menos poderá trabalhar com outras coisas caso não existam vagas, desde programador até analista de sistemas.
 
É um curso que me atrai tbm.

Cheguei a passar esse ano nele pelo Enem, fui chamado na primeira chamada para Jogos Digitais na Unisinos e na Segunda para Engenharia da Computação, optei por engenharia para "garantir" um emprego no futuro, mas pretendo depois de me formar fazer Jogos Digitais e tudo mais:challenge:
 
jpaulo16 Bem detalhado ein cara. Mas o esquema é eu fazer algum curso esse ano, penso na Sequencial, Senac ou Senai. E final do ano o ENEM, pra conseguir um desconto....:haha:
 
Se você quer ser um desenvolvedor de uma grande empresa, ir para outros países, fazer Engenharia de Computação ou Ciência da Computação numa facu top seria o melhor caminho, ainda mais com o Ciências sem Fronteiras, onde você poderia passar 1 ano fora, Reino Unido ou Canadá seriam ótimas opções.
 
na real mesmo, conheço muito cara formado em ciência da computação ou engenharia, que não manja nada de programação mas isso existe em toda profissão, grande parte de empresas exige experiencia acima de formação, moro com 2 amigos, e um deles tem um curso de programação web, feito em um cursinho desses da vida, e manja mais de Java e PHP que muito cara que tem faculdade, e pegou vaga em um trampo massa, de carinha formado.
 
jpaulo16 Bem detalhado ein cara. Mas o esquema é eu fazer algum curso esse ano, penso na Sequencial, Senac ou Senai. E final do ano o ENEM, pra conseguir um desconto....:haha:

O mais importante é ter sustento. Você tem que ter um salário suficiente para não passar fome rsrsrs.

Cara, não pense em não fazer algo porque é difícil.

Eu garanto que as pessoas desviam de cálculo sem conhecer. Se o ENEM é no final do ano, estude para passar.
 
Up aqui. Usando 2015 como parâmetro e projeções futuras/especulações do pessoal, e aí, vale a pena?
 
Eu fiz esse curso na faculdade Unicsul, era tecnólogo, mas depois acabei trancando por motivos financeiro.
Mas te digo que é um curso mais pra desenvolvedor do que pra artista, talvez você aprenda só coisas sobre Autodesk Maya ou 3DS Max pra parte voltada a arte, de resto é física pra jogos, matemática e muita programação.
E já no começo do curso presta atenção na galera zueira e os que querem aprender, porque já precisar de ajuda pelo menos em algumas parte de programação e o que vi é muita gente achando que ai ser um curso simples e nem terminou o primeiro semestre e já trancaram, precisa gostar ou entender de programação pra passar tranquilo pelas matérias :haha:
O mercado tá mais voltado pra desenvolvedor mobile, fazer joguinhos e aplicativos é mais fácil de entrar em alguma empresa.
 
Eu fiz esse curso na faculdade Unicsul, era tecnólogo, mas depois acabei trancando por motivos financeiro.
Mas te digo que é um curso mais pra desenvolvedor do que pra artista, talvez você aprenda só coisas sobre Autodesk Maya ou 3DS Max pra parte voltada a arte, de resto é física pra jogos, matemática e muita programação.
E já no começo do curso presta atenção na galera zueira e os que querem aprender, porque já precisar de ajuda pelo menos em algumas parte de programação e o que vi é muita gente achando que ai ser um curso simples e nem terminou o primeiro semestre e já trancaram, precisa gostar ou entender de programação pra passar tranquilo pelas matérias :haha:
O mercado tá mais voltado pra desenvolvedor mobile, fazer joguinhos e aplicativos é mais fácil de entrar em alguma empresa.
Sinceramente não entendo por que fizeram isso no curso. Quiseram colocar programação complicada, sendo que no Brasil isso não é necessário, já que jogos menores, jogos indie e
projetos educacionais são bem mais simples, e não requerem esse tipo de programação ou uso de cálculos.

Só por isso não me passa confiança um curso desses, pois parece que os caras não sabem o que estão fazendo, além do preço absurdo. Com certeza não compensa cursar
pagando essa mensalidade ali.

Eu trabalho como freelancer e no último ano investi maior parte do meu tempo pra desenvolver meu primeiro jogo comercial individualmente. É uma área bem difícil de começar no
Brasil, mas a vantagem é que se o cara souber fazer coisa boa, não ficará dependente das empresas, pois poderá trabalhar como freelancer também.
 
Vou começar uma pós graduação em game design no INFNET no RJ vamos ver no que dá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo