Faculdade Federal tem peso na are de Tecnologia?

juleo

know-it-all Member
Registrado
Sendo bem direto, tenho 20 anos, hoje estou no 2º semestre de Sistemas de Informação em uma faculdade particular (UNIP), sou bolsista 100%, não pago nada pelo curso, e gosto bastante dele, porém estou com uma duvida.
Posso participar de um processo de transferência para uma Faculdade Federal daqui da cidade, porém teria que ir cursar BC&T (Bacharelado em Ciências e Tecnologia) e Ciência da computação.
Minha duvida é, na área de tecnologia, a Faculdade Federal pesa no currículo? Vale a pena? Pois com certeza sera bem mais puxado, e provavelmente prolongara meu período na faculdade até a formação, a média de anos para se formar nessa federal é de 6~7 anos, já na UNIP, 4 anos.
E não, ainda não sei que área pretendo seguir/especializar. E ainda não trabalho na área.
Cursando Federal, vocês acham que facilita ingressar na área com estágios?
 
Cara, sou aluno de universidade federal e estou pra terminar o curso de engenharia da computação, e recentemente até fiz um tópico sobre a dificuldade de se conseguir estágio, até recebo uma ou outra ligação ou e-mail, mas não passa disso.

As únicas vantagens que vejo numa federal é o nome que agrega no curriculo, e que na federal tu tem a oportunidade de fazer atividades extras, como equipe de extensão, iniciação científica, monitoria, liberdade de execução, que contam num currículo, se conseguir fazer algo disso na UNIP beleza, o que não dá é entregar um currículo com 5 anos de curso em que tu só "estudou".

Ciência da computação é 4 anos, no máximo tu demora uns 5 ou 6 anos..
 
Nenhuma.

Fiz uma das piores faculdades de SP, pois consegui bolsa integral na época.

Hoje tenho um salario alto e trabalho numa grande empresa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nosso caso é bem parecido, fiz uninove. Por incrível que pareça, todo mundo fala muito mal, mas tive alguns professores bem fora da curva e a estrutura técnologica era boa também.

O que ferrava mesmo era a turma, pessoal muuuuuuuuito fraco, isso atrasava muito as matérias.
 
Na área de TI o nome da faculdade não faz diferença nenhuma. Aliás, tem gente que nem faculdade fez ou cursou outra coisa e ta trabalhando em TI.

Fiz um concurso de TI que só pedia "pós em TI". O primeiro colocado foi um Engenheiro Civil. Muitos formados na área nem conseguiram classificar.

A área de TI não tem regulamentação e formação não importa. O importante é saber as linguagens de programação e frameworks que a vaga pede e saber resolver os problemas na prática.

Se for seguir carreira acadêmia, cursar Bacharelado em Ciência da Computação numa Federal pode abrir oportunidades de iniciação científica e outras coisas. Mas se for pro mercado faz um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD que já tá ótimo. Se não souber fazer as coisas na prática, vai vir um cara formado em Administração ou qualquer outra coisa e tirar sua vaga.
 
Agradeço as respostas.
Acho que irei continuar na UNIP, vendo as duas grades (S.I na UNIP e C.C na UFABC), acho que a da UNIP é muito mais focada no mercado de trabalho e pratica do que a Federal..


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nosso caso é bem parecido, fiz uninove. Por incrível que pareça, todo mundo fala muito mal, mas tive alguns professores bem fora da curva e a estrutura técnologica era boa também.

O que ferrava mesmo era a turma, pessoal muuuuuuuuito fraco, isso atrasava muito as matérias.

Eu vejo muito isso na minha sala! A galera tem MUITA dificuldade em acompanhar as matérias e o professor, e isso acaba fazer com que a aula seja muito repetitiva e meio rasa, porém os professores são muitos bons e sempre que tenho alguma duvida mais aprofundada sobre o assunto, eles conseguem me ajudar!

..
Enfim, vou continuar na UNIP e tentar ingressar na área, Amanha mesmo tenho uma entrevista marcada, mas ainda nao decidi se irei, é um estágio pra ganhar metade do que eu ganho hoje.
Mas pra mim não tem problema, só quero ver como irei fazer pra ir na entrevista no meu horario de trabalho aqui...
 
Eu também acho que não muda nada! Sou da área de TI (SAP Basis Security & Audit) e, como tenho facilidade de comunicação e gosto de ensinar, já treinei muito gente nova na área (Treinees e Juniores), dentre essas pessoas tem gente de todo tipo e com resultados diferentes: já treinei um ex cobrador de onibus recem saído da faculdade (primeiro emprego na área), que tava entrando com ZERO conhecimento e hoje a hora dele é mais cara que a minha (ele se deu muito bem por ter agarrado uma chance de conhecer o IDM, algo que eu não quis apostar), assim como já treinei gente formado em Federal Top e que a hora hoje é menor que a minha (sou formado em faculdade particular intermediária, nem top, nem vagabunda).

No final das contas, o que mais vale, no meu ponto de vista, são as chances que você tem no caminho e o quanto se empenha pra estudar e correr atras!
 
Eu também acho que não muda nada! Sou da área de TI (SAP Basis Security & Audit) e, como tenho facilidade de comunicação e gosto de ensinar, já treinei muito gente nova na área (Treinees e Juniores), dentre essas pessoas tem gente de todo tipo e com resultados diferentes: já treinei um ex cobrador de onibus recem saído da faculdade (primeiro emprego na área), que tava entrando com ZERO conhecimento e hoje a hora dele é mais cara que a minha (ele se deu muito bem por ter agarrado uma chance de conhecer o IDM, algo que eu não quis apostar), assim como já treinei gente formado em Federal Top e que a hora hoje é menor que a minha (sou formado em faculdade particular intermediária, nem top, nem vagabunda).

No final das contas, o que mais vale, no meu ponto de vista, são as chances que você tem no caminho e o quanto se empenha pra estudar e correr atras!

Concordo com você. Sou da mesma área (SAP Basis) e sou formado em Redes de Computadores.
O que importa mesmo hoje em dia, conforme você falou, são as oportunidades que a pessoa consegue durante a carreira.
Ressalto que o inglês é importantíssimo na área. Sem ele, possivelmente, ficará "a ver navios" em certos momentos.
 
Concordo com você. Sou da mesma área (SAP Basis) e sou formado em Redes de Computadores.
O que importa mesmo hoje em dia, conforme você falou, são as oportunidades que a pessoa consegue durante a carreira.
Ressalto que o inglês é importantíssimo na área. Sem ele, possivelmente, ficará "a ver navios" em certos momentos.
Que engraçado, sou formado em Redes também! kkkkkkkkkk

Você é de onde?

Inglês é essencial, sem dúvidas!
 
Eu acredito que a uns anos atrás isso possa impactar em algo, mas hoje em dia não.

Eu me dei bem na época dos processos seletivos em grupo pelo fato de ter feito Fatec na época. Acredito que no inicio TALVEZ isso possa fazer alguma diferença se você não tenha um diferencial, como um bom inglês. Analisando algumas vagas de inicio de carreira e acompanhando os estagiários/trainee das empresas que presto consultoria atualmente o inglês é mais importante do que muito conhecimento técnico.

Eu recomendaria ficar onde está já que você não paga nada, tentar buscar algo nas áreas que você curte na faculdade e focar no inglês e certificação, apesar de muitos dizerem que isso não é relevante para o conhecimento prático, o RH muitas vezes adora e querendo ou não eles muitas vezes são critério de contratação e alguns clientes exigem que para um projeto X, tenha número X de certificados nas ferramentas solicitadas.

Boa sorte!
 
A única coisa que diferencia é o nome que pesa no currículo, no mais é "tudo igual". Existem excelentes professores na federal, assim como tmb existe nas privadas. Eu por exemplo nos dois últimos semestres que fiz na privada que curso tive excelentes professores que não apenas eram professores como já tinham (ou trabalham) na área. Ou seja, eles entendem do que falam e sabem o que se pede.

Recentemente no semestre anterior tive a oportunidade de ter aula com um professor que é diretor de um dos SENAIs de SP e o que posso dizer é que foi um dos melhores professores que tive a oportunidade de aprender, pois a prova final foi um projeto que ele pediu para fazermos a livre escolha e não uma prova no papel. Infelizmente era o último semestre dele na facul, pois estaria dando uma pausa como professor tanto por conta da saúde quanto pelo próprio SENAI estar o exigindo bastante, mas isso prova que vc não precisa de federal para se dar bem. Ajudar, ajuda no nome, mas no seu saber é vc quem precisa correr atrás. Lembre-se, não é a faculdade que faz o aluno e sim o aluno quem faz a faculdade.

PS: Só um outro exemplo bom pra se comentar: Recentemente andei fazendo cursos extracurriculares no SENAI e uma das colegas que fiz amizade nesse curso estuda programação numa federal de SP e ela disse que a única vantagem é o nome no currículo quando se manda para as empresas, pois o ensino em si é igual ao da privada que ela fazia, tanto que ela disse que lá a faculdade está tendo problemas com verbas (pq será, né? A mamata acabou!) e faltam até papéis higiênicos lá, coisa que nem na que eu faço acontece, for que existe o famoso manto de uma área de maconheiros e surubas que ela evita passar.
 
Agradeço as respostas.
Acho que irei continuar na UNIP, vendo as duas grades (S.I na UNIP e C.C na UFABC), acho que a da UNIP é muito mais focada no mercado de trabalho e pratica do que a Federal..




Eu vejo muito isso na minha sala! A galera tem MUITA dificuldade em acompanhar as matérias e o professor, e isso acaba fazer com que a aula seja muito repetitiva e meio rasa, porém os professores são muitos bons e sempre que tenho alguma duvida mais aprofundada sobre o assunto, eles conseguem me ajudar!

..
Enfim, vou continuar na UNIP e tentar ingressar na área, Amanha mesmo tenho uma entrevista marcada, mas ainda nao decidi se irei, é um estágio pra ganhar metade do que eu ganho hoje.
Mas pra mim não tem problema, só quero ver como irei fazer pra ir na entrevista no meu horario de trabalho aqui...

Minha Dica: Vá

Você estára dando um passo para tras financeiramente de imediato, mas isso fará com que no futuro voce consiga dar 10 passos para frente financeiramente.

A maioria da minha sala cometeu esse erro, e varios nem conseguiram entrar na area.
 
Se vc tem alguma pretenção de seguir na área acadêmica ou fazer mestrado/doutorado, vai pra UF com certeza, só de conhecer os professores (normalmente com mais qualificações) ajuda muito na hora de conseguir cartas de recomendação.
 
Agradeço as respostas.
Acho que irei continuar na UNIP, vendo as duas grades (S.I na UNIP e C.C na UFABC), acho que a da UNIP é muito mais focada no mercado de trabalho e pratica do que a Federal..

Nenhuma faculdade de TI vai te preparar pro mercado, uma federal leva vantagem por te uma solida base de logica de programação.
Faculdade não importa, porem durante o tempo que esta cursando sua faculdade, aprenda em paralelo uma linguagem de programação usada no mercado e se possível aprenda também a se virar em algum BD. Alem disso, ingles é fundamental, quando você tem inglês fluente em TI, você não abre apenas vagas de emprego melhores, mas todo um mundo de informação, porque pode pegar uma video aula ou livro qualquer e aprender diretamente nas fontes.
 
Já fiz uma ou duas entrevistas onde falaram que ser de federal chamou a atenção.

Mas é raridade. Acho que na maioria dos casos não vai fazer grande diferença, no máximo uma cutucada no subconsciente do entrevistador, afinal tem aquela história de que federal é tudo top enfiada na cabeça de todo mundo.
 
Se vc tem alguma pretenção de seguir na área acadêmica ou fazer mestrado/doutorado, vai pra UF com certeza, só de conhecer os professores (normalmente com mais qualificações) ajuda muito na hora de conseguir cartas de recomendação.


Faz tempo que essa opção deixou de ser viavel.
 

Faz tempo que essa opção deixou de ser viavel.
Tem que filtrar essa informação.
1. A única crise na educação é a balbúrdia instaurada pelos governantes anteriores;

2. A Globo como sempre ensinando as pessoas a não investirem em formação intelectual por razões político ideológicas;


3.Um título de boa qualidade tem muito peso sim nesse país.

4. Agora, um título de meia tijela, a gente acha que as instituições não observam, mas elas sabem.
 
Tem que filtrar essa informação.
1. A única crise na educação é a balbúrdia instaurada pelos governantes anteriores;

2. A Globo como sempre ensinando as pessoas a não investirem em formação intelectual por razões político ideológicas;


3.Um título de boa qualidade tem muito peso sim nesse país.

4. Agora, um título de meia tijela, a gente acha que as instituições não observam, mas elas sabem.


Não é so a globo que esta falando isso, houve cortes agressivos em bolsas pra pesquisa, coisa que até pouco tempo atras era uma farra.
Se ele quer faz TI essa é a area mais arriscada pra investir tempo. Um cara solteiro, com algumas certificações em TI e ingles fluente, consegue vaga até fora do Bostil facil.

Estamos vivendo um momento onde o governo vai encolher, acho loucura apostar em qualquer coisa que envolva dinheiro do governo, isso inclui concursos publicos.
 
Se vc tem alguma pretenção de seguir na área acadêmica ou fazer mestrado/doutorado, vai pra UF com certeza, só de conhecer os professores (normalmente com mais qualificações) ajuda muito na hora de conseguir cartas de recomendação.

Exatamente. Apenas por isso mesmo que poderia valer a pena.

No mais, não sou especificamente da área de TI, mas deixo minha experiência pessoal: não caia nessa armadilha de achar que um diploma de ensino superior sozinho irá te garantir alguma coisa. É apenas um papel. As empresas querem experiência.

Eu cursei a graduação inteira com a mentalidade de terminar a faculdade rápido apenas por causa da porcaria desse papel, para então procurar emprego. Depois de formado veio a realidade: as empresas estavam cagando se eu terminei a faculdade antes do tempo e com honraria acadêmica. Eles queriam experiência. Reforço a parte de ter me formado com honraria acadêmica. Mesmo assim foi um parto para convencer uma empresa a acreditar em mim e me dar uma primeira oportunidade.

Eu lamento não der estudado o básico de economia até quase estar terminando a graduação. Entender de economia e como o mercado funciona ajuda imensamente as tomadas de decisão. Principalmente as que podem se tornar "erros crassos". Se eu fosse calouro hoje, estaria pouco preocupado em efetivamente me formar, arrumaria estágio logo no primeiro período e me manteria assim, adquirindo experiência e capital social, até o final da faculdade. Não importando muito exatamente quando seria esse final. Inclusive, no meu caso que é engenharia, como o piso salarial é altíssimo, ninguém recém-formado é contratado como engenheiro mesmo. Mostrando serviço no estágio, você pode ser efetivado como analista desde antes de se formar (e analista seria o seu primeiro emprego de qualquer maneira em 90% das empresas).
 
Brother ..Acho melhor tu ficar na privada mesmo .Numa federal séria a cobrança nas disciplinas de exatas vai ser bem maior ,o que pode te desanimar .Única vantagem de pública seria de conseguir ingressar em programas de mestrado/doutorado com remuneração (bolsas auxílio),pois levam como critério de seleção pontos como iniciação científica,artigos acadêmicos ,participação em congressos etc

Logo,se pensas em concurso público e vida acadêmica opte pela Federal ,caso contrário fique onde está !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo