• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Faculdade na Rússia ou no Brasil?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

EiTaa

Hungry Member
Registrado
Fala galera, tranquilo?

Peço a opinião de vocês, principalmente daqueles que têm experiência morando no exterior, para que ajudar a sair do dilema em que me encontro. Pois bem, recentemente vi matéria na UOL sobre vagas que foram abertas a estudantes brasileiros para estudar na Rússia, procurei me informar sobre o assunto, enviei documentos, entrevistas, liguei para alguns lugares, e a oportunidade realmente se firmou.

Para não me delongar: graduação em Medicina, ministrado em Inglês, em uma faculdade muito bem reconhecida - após o curso, posso exercer medicina em toda União Européia. Para mim, esta opção se resume em uma experiência extraordinária, tanto pessoal quanto profissionalmente: contato com uma cultura completamente diferente; fluência, ao final da graduação, da língua Inglesa e da língua Russa; possibilidade de conhecer a Europa além de praticar medicina por lá, caso isto eu deseje.

Muito bem, se tudo parece tão bom, por quê da dúvida? Apesar da experiência extraordinária sabemos da dificuldade em viver em uma sociedade com cultura tão diferente da nossa, ainda mais falando RUSSO! Imaginem só, pelo menos no primeiro ano não vou entender PORRA nenhuma fora da faculdade - onde se fala Inglês e eu me viro bem -, dependendo da ajuda dos brasileiros que lá estão para entender qualquer coisa fora da classe de aula.

Mas isto não passa de empecilhos que, com certo esforço, devo transpor. Mas veja só qual é minha segunda alternativa: cursar Medicina na UFRJ, aqui no Brasil, como todo o conforto de estar em meu país natal, possibilidade de ter um carro, etc, etc etc... em suma: aqui também terei uma ótima formação, mas com conforto.

Pois é, é isto! O que acham?
 
Quem decide teu futuro é você.

Na Rússia você tem a possibilidade de ampliar a bagagem cultural, entretanto, a sua terra é a sua terra né ? A não ser que adote o lema "Meu lar é onde deixo meu chapéu repousar" ou algo assim rs.
 
Se vc está se referindo a Academia Médica Sechenov pode ir sem dúvidas! É uma pusta instituição reconhecida mundialmente!
Quanto ao idioma, eu sempre soube que rola 1 ano de preparatório antes da universidade... então acho que não é problema.
Como é o custo??
 
Quem decide teu futuro é você.

Na Rússia você tem a possibilidade de ampliar a bagagem cultural, entretanto, a sua terra é a sua terra né ? A não ser que adote o lema "Meu lar é onde deixo meu chapéu repousar" ou algo assim rs.

Né? Dúvida cruel hehe...

Se vc está se referindo a Academia Médica Sechenov pode ir sem dúvidas! É uma pusta instituição reconhecida mundialmente!
Quanto ao idioma, eu sempre soube que rola 1 ano de preparatório antes da universidade... então acho que não é problema.
Como é o custo??

Se fosse a Academia Médica Sechenov eu já me teria decidido, afinal, é considerada a segunda melhor faculdade de Medicina do mundo. Porém, lá as aulas são ministradas em Russo além de não ter vagas abertas no momento. Sim, há um ano de curso preparatório. A faculdade que abriu vagas qual me referia trata-se da Kursk Medical University. Apesar de menos prestigiada os cursos são em Inglês e, atualmente, é a que tem vagas abertas. O custo é quase que simbólico, considerando que é subsidiado pelo governo Russo e Brasileiro - ao que me parece. Fica algo em torno de 10 mil reais por ano.
 
Última edição:
Se fosse a Academia Médica Sechenov eu já me teria decidido, afinal, é considerada a segunda melhor faculdade de Medicina do mundo. Porém, lá as aulas são ministradas em Russo além de não ter vagas abertas no momento. Sim, há um ano de curso preparatório. A faculdade que abriu vagas qual me referia trata-se da Kursk Medical University. Apesar de menos prestigiada os cursos são em Inglês e, atualmente, é a que tem vagas abertas. O custo é quase que simbólico, considerando que é subsidiado pelo governo Russo e Brasileiro - ao que me parece. Fica algo em torno de 10 mil reais por ano.

Aí tem que pesquisar muito bem sobre a qualidade e renome dessa faculdade...
Da mesma forma que aqui tem instituição "caça-niquel" lá fora também tem!
E na área da saúde a formação acadêmica diz muito!!!!!!!!

Uma dúvida: vc está comparando com a UFRJ. O que te faz pensar que vai entrar na UFRJ?
 
Aí tem que pesquisar muito bem sobre a qualidade e renome dessa faculdade...
Da mesma forma que aqui tem instituição "caça-niquel" lá fora também tem!
E na área da saúde a formação acadêmica diz muito!!!!!!!!

Uma dúvida: vc está comparando com a UFRJ. O que te faz pensar que vai entrar na UFRJ?

Bem, dois anos seguidos acertando mais de 160 no ENEM, e tirando 6,5 na redação porcamente corrigida - com meus acertos eu preciso apenas de 8 para passar-, sendo que na redação da própria UFRJ eu tirei 9,5. Estou partindo do princípio que não irão me sacanear uma terceira vez. Mas é lógico, pode dar *****...
 
Você faz medicina, ou é fã de Spartacus? Pergunto por causa do nick.. hehehe
 
Cara, se você tem cacife pra isso ($$$), eu não pensaria duas vezes não.. Iria para Rússia.
Lá a sociedade é outra, pessoal bem mais educado que brasileiro e lá você tem melhores chances para subir na vida.
Aqui no brasil, tudo vai indo de mal à pior.. Em breve virará um GTA, mas na vida real.
 
Eu não iria pra russia nem fodendo... leste europeu não eras...

Amenos que eu fosse algum físico de renome, ai tudo bem.
 
Faz na UFRJ mesmo. Depois que entrar, se ainda ter interesse, procura os programas de intercambio, que melhoraram muuuito nos últimos anos. Ao menos na federal em que eu cursava.
Só depende dos teus boletins durante o curso, devem estar entre os melhores da sua turma. Se for pra lá, fica um ano e ao terminar o curso ganha direito de fazer um mestrado ou doutorado lá também. Automaticamente vc tem sua licença.
Tenho uma grande amiga que é coordenadora na universidade federal da minha cidade. Ela diz apoiar o ENEM pq satisfaz os padrões internacionais de seleção. Disse também que a próxima jogada do Ministério da Educação é adequar o calendário das universidades com o calendário das do exterior, assim os alunos brasileiros que vão para lá não ficarão um mês ociosos, como andam ficando. O jeito é aproveitar tudo que oferecem.

edit: vc que está mais familiarizado, me diz: se for pra escolher, medicina UFRJ ou medicina UERJ?
 
Cara, se você tem cacife pra isso ($$$), eu não pensaria duas vezes não.. Iria para Rússia.
Lá a sociedade é outra, pessoal bem mais educado que brasileiro e lá você tem melhores chances para subir na vida.
Aqui no brasil, tudo vai indo de mal à pior.. Em breve virará um GTA, mas na vida real.

Opa! Obrigado pela opinião!

Eu não iria pra russia nem fodendo... leste europeu não eras...

Amenos que eu fosse algum físico de renome, ai tudo bem.

Mas, por que desta opinião? Não entendi.

Faz na UFRJ mesmo. Depois que entrar, se ainda ter interesse, procura os programas de intercambio, que melhoraram muuuito nos últimos anos. Ao menos na federal em que eu cursava.
Só depende dos teus boletins durante o curso, devem estar entre os melhores da sua turma. Se for pra lá, fica um ano e ao terminar o curso ganha direito de fazer um mestrado ou doutorado lá também. Automaticamente vc tem sua licença.
Tenho uma grande amiga que é coordenadora na universidade federal da minha cidade. Ela diz apoiar o ENEM pq satisfaz os padrões internacionais de seleção. Disse também que a próxima jogada do Ministério da Educação é adequar o calendário das universidades com o calendário das do exterior, assim os alunos brasileiros que vão para lá não ficarão um mês ociosos, como andam ficando. O jeito é aproveitar tudo que oferecem.

edit: vc que está mais familiarizado, me diz: se for pra escolher, medicina UFRJ ou medicina UERJ?

Cara, eu realmente não sei lhe dizer qual das duas é mais reconhecida, até porque a UERJ tem uma estrutura de cair o queixo. Só sei que as duas são mais aclamadas que a UFF, isso eu posso dizer.

Então, também já tinha pensado nessa possibilidade de intercâmbio pela faculdade. Uma amiga minha, que faz Engenharia Biomédica (algo assim), pela UFU, foi para França ficar um ou dois anos por lá, prosseguindo os estudos em uma faculdade de lá. Legal né? É uma opção também!
 
Se eu fosse voce iria para a Russia sim, vai te dar uma **** bagagem cultural e experiencia de vida e voce ainda vai ter a possibilidade de praticar medicina na Europa depois de formado, se vc quiser voltar para o Brasil depois de formado acredito que tambem conseguira um emprego legal entao vc vai ganhar muita vivencia e experiencia com esse estudo na Russia e vai ter a possibilidade de escolher entre ficar por la, ir morar na Europa ou entao voltar pro Brasil.

Soh falo para voce pesquisar bastante sobre as referencias e credibilidade da faculdade la, se for boa mesmo eu recomendo vc ir sim. Eh uma oportunidade unica que a maioria das pessoas nao tem, acredito que vc tera mais chances de crescer mais rapido na carreira e ganhar mais dinheiro se for para la.
Sei que deve ser complicado morar na Russia mas na minha opiniao com certeza o sofrimento inicial vai valer a pena mais pra frente.

Abs
 
Rússia sem dúvida alguma.
 
Gostaria de saber mais sobre isso de cursar fora. Como conseguiu a vaga?
 
Só confirme antes se o diploma que você receber lá será reconhecido aqui no Brasil, caso tenha interesse em praticar a medicina aqui também... existem vários cursos no exterior que não são reconhecidos no Brasil.
 
Só confirme antes se o diploma que você receber lá será reconhecido aqui no Brasil, caso tenha interesse em praticar a medicina aqui também... existem vários cursos no exterior que não são reconhecidos no Brasil.

Tem essa questão bem levantada pelo colega.
Sei de faculdades na Bolívia, Peru, etc... que não são reconhecidas, e quando o formado faz a prova do conselho aqui no Brasil não consegue passar!

---------------------------

Fonte: http://webmais.com/os-pseudo-medicos-charlatoes-e-os-estudantes-brasileiros-de-medicina-na-bolivia/

No fim dos anos 70, um acordo de cooperação acadêmica firmado entre países latino-americanos e caribenhos previa que os diplomas obtidos num país seriam automaticamente revalidados por outro.

Em 1999 o Brasil deixou de participar do acordo. Hoje, para ter seu diploma reconhecido no Brasil, o formando que vem do exterior deve prestar exames específicos em universidades públicas. A taxa de reprovação é altíssima, a maioria não consegue passar nos exames por falta de instrução mínima.

Em média de cada 150 revalidações de diplomas de alunos de medicina que estudaram na Bolívia, apenas 1 passa no teste, os outros que não conseguem a nota mínima, entram na Justiça.

Alguns que gastam bastante com advogados ganham a causa em primeira instância e receberam registros provisórios para exercer a profissão de médico, outros que não conseguem vão trabalhar como “charlatões” em cidades pequenas do interior.

As revalidações feitas judicialmente, ou seja, a maioria é a maior prova de que os alunos estão despreparados e que estudaram em universidades muito ruins.
 
Última edição:
Como não conheço a Rússia, nao posso opinar com conhecimento de causa, vai então o chutômetro:

1. Ser estrangeiro. VocÊ já pensou viver sendo um estrangeiro? Outra língua, cultura, história, inclusive outro alfabeto. Pусский алфaвит, Киpиллица. Nunca esqueço quando perguntaram ao Nélson Piquet "qual o melhor país pra se viver?" e ele respondeu "O Brasil", e reperguntaram "e o pior?" e ele: "todos os outros, a pior coisa do mundo é ser estrangeiro".

2. Você fala (pelo visto, bem) português e fala inglês (muito provavelmente num nível bem inferior ao seu português). Você vai ter que estudar em inglês, pensar em inglês, enfim, vai ser médico em inglês. Será que em outra língua vai ser tão bom nisso tudo como em sua língua natal? Estudar em outra língua não pode fazer de você um médico inferior ao que seria se estudasse medicina em português?

3. Preconceitos, violência, racismo, ultra-direita.... russo adora isso tudo.

4. Clima. Você mora no Rio. Quer ir pra Rússia. Dispensa comentários.

5. Solidão, depressão, saudade, distância, carência afetiva...

São coisas que você tem que avaliar, em minha opinião, e que são bem importantes.
 
Então galera, estive falando com alguns brasileiros que lá estão e o que dizem é isto mesmo, apesar de ser difícil a princípio - o choque cultural, o idioma, etc - eles aprenderam a gostar muito de lá e a maioria realmente foi para estudar - e também se divertir, nesta ordem - e realmente não se arrependem da decisão que tomaram.

Se eu fosse voce iria para a Russia sim, vai te dar uma **** bagagem cultural e experiencia de vida e voce ainda vai ter a possibilidade de praticar medicina na Europa depois de formado, se vc quiser voltar para o Brasil depois de formado acredito que tambem conseguira um emprego legal entao vc vai ganhar muita vivencia e experiencia com esse estudo na Russia e vai ter a possibilidade de escolher entre ficar por la, ir morar na Europa ou entao voltar pro Brasil.

Soh falo para voce pesquisar bastante sobre as referencias e credibilidade da faculdade la, se for boa mesmo eu recomendo vc ir sim. Eh uma oportunidade unica que a maioria das pessoas nao tem, acredito que vc tera mais chances de crescer mais rapido na carreira e ganhar mais dinheiro se for para la.
Sei que deve ser complicado morar na Russia mas na minha opiniao com certeza o sofrimento inicial vai valer a pena mais pra frente.

Abs

Opa! Valeu! Exatamente o que penso!

Gostaria de saber mais sobre isso de cursar fora. Como conseguiu a vaga?

Quanto às vagas que abriram para este ano, já expirou o período de inscrições e entrevistas. Mas já há uma turma programada para Abril do ano que vem, entre em contato com eles! http://www.aliancarussa.com/

Só confirme antes se o diploma que você receber lá será reconhecido aqui no Brasil, caso tenha interesse em praticar a medicina aqui também... existem vários cursos no exterior que não são reconhecidos no Brasil.

Tem essa questão bem levantada pelo colega.
Sei de faculdades na Bolívia, Peru, etc... que não são reconhecidas, e quando o formado faz a prova do conselho aqui no Brasil não consegue passar!

---------------------------

Fonte: http://webmais.com/os-pseudo-medicos-charlatoes-e-os-estudantes-brasileiros-de-medicina-na-bolivia/

No fim dos anos 70, um acordo de cooperação acadêmica firmado entre países latino-americanos e caribenhos previa que os diplomas obtidos num país seriam automaticamente revalidados por outro.

Em 1999 o Brasil deixou de participar do acordo. Hoje, para ter seu diploma reconhecido no Brasil, o formando que vem do exterior deve prestar exames específicos em universidades públicas. A taxa de reprovação é altíssima, a maioria não consegue passar nos exames por falta de instrução mínima.

Em média de cada 150 revalidações de diplomas de alunos de medicina que estudaram na Bolívia, apenas 1 passa no teste, os outros que não conseguem a nota mínima, entram na Justiça.

Alguns que gastam bastante com advogados ganham a causa em primeira instância e receberam registros provisórios para exercer a profissão de médico, outros que não conseguem vão trabalhar como “charlatões” em cidades pequenas do interior.

As revalidações feitas judicialmente, ou seja, a maioria é a maior prova de que os alunos estão despreparados e que estudaram em universidades muito ruins.

Então galera, o fato de ser necessário a revalidação do diploma aqui é notícia antiga como todos sabemos. E é assim que deve ser feito mesmo, é assim nos EUA e em muitos outros países. A alta taxa de reprovação é porque, como a matéria deixa explícito, muitos alunos vão estudar Medicina no exterior - principalmente na América do Sul - somente pelo fator econômico: escolhem o curso visando o salário e são atraídos pelo baixo custo do curso neste países. Escolhem faculdades ruins e baratas. Em suma: vão sem preparo, voltam sem preparo.

É o mesmo caso da carteira da OAB. Há faculdades em toda esquina, logo, deve-se haver um controle de qualidade.

No ambiente de cursinho - que 80% da sala são candidatos ao curso de Medicina - ouvimos muitas histórias a respeito. Com base nessas histórias e no que leio, o que é cobrado nestas provas é o básico MESMO (como descrito na matéria que você enviou). Mesmo assim muitas pessoas reprovam. Mas eu conheço algumas pessoas que se formaram em Cuba e, ao fazerem a prova, acharam até fácil.

Como eu disse, se eu for para a Rússia é por opção mesmo. Não acho que eu vá ter problemas para revalidar o diploma não. Mas continuo pesquisando, se achar qualquer coisa eu passo por aqui.
 
Última edição:
Como não conheço a Rússia, nao posso opinar com conhecimento de causa, vai então o chutômetro:

1. Ser estrangeiro. VocÊ já pensou viver sendo um estrangeiro? Outra língua, cultura, história, inclusive outro alfabeto. Pусский алфaвит, Киpиллица. Nunca esqueço quando perguntaram ao Nélson Piquet "qual o melhor país pra se viver?" e ele respondeu "O Brasil", e reperguntaram "e o pior?" e ele: "todos os outros, a pior coisa do mundo é ser estrangeiro".

2. Você fala (pelo visto, bem) português e fala inglês (muito provavelmente num nível bem inferior ao seu português). Você vai ter que estudar em inglês, pensar em inglês, enfim, vai ser médico em inglês. Será que em outra língua vai ser tão bom nisso tudo como em sua língua natal? Estudar em outra língua não pode fazer de você um médico inferior ao que seria se estudasse medicina em português?

3. Preconceitos, violência, racismo, ultra-direita.... russo adora isso tudo.

4. Clima. Você mora no Rio. Quer ir pra Rússia. Dispensa comentários.

5. Solidão, depressão, saudade, distância, carência afetiva...

São coisas que você tem que avaliar, em minha opinião, e que são bem importantes.

Olá Decio! É aquele velho ditado, "cada um é cada qual". Eu não me vejo tão apegado ao Brasil ou mesmo à família - apesar de nunca ter colocado isto a prova. Sempre fiz minhas coisas "sozinho" e meu país nunca fez nada por mim, muito pelo contrário. Terei férias dois meses por ano onde poderei ver a família e amigos. Muito me espantaria se eu ficasse deprimido pela ausência dos meus pais, apesar de não duvidar que existam pessoas que começariam a chorar após passadas duas semanas. "Cada um é cada qual".

Agora, o que gosto? Gosto de viajar, história, artes, rock. Enfim, gosto de muitas coisas que não me faltariam quando estivesse fora do país.

Clima. Em Kursk a temperatura varia de -10 à 20 ºC. Realmente, bem diferente de Goiânia, onde a temperatura anual média é de 23 ºC, chegando a 10 ºC ou menos.

Preconceito. Realmente, um problema a ser contornado para quem vai à Rússia onde a maioria da população é meio rude. Por exemplo, é de se esperar que, a ir em uma loja, você agradeça o atendimento ao sair, e não o contrário.

Violência. Temos muito a ensinar para eles, não? Acredito que a violência lá (não em Kursk onde os índices são baixos, mas em Moscow ou Saint Petersburg) se resume à batedores de carteira, talvez assaltos. Muito pior é o tipo de violência praticada aqui, onde você está exposto à violência gratuita, sequestros, etc...

Quanto ao idioma e "ser estrangeiro", é uma experiência a se experimentar. Com certeza não quero passar minha vida sem ter convivido alguns anos fora do Brasil, fora da minha zona de conforto. Estou tendo a chance agora. E pelo que me conheço, arrisco a dizer que vou gostar.

Algo que li em um artigo (7 Reasons You Haven’t Found Your Passion Yet, Lifehack), há uma semana, se enquadra bem aqui: "The feeling of passion will come after you’ve had an experience, not before."

Abraço!
 
russo é uma lingua muito legal


tava aprendendo mas acabei dando uma parada... quero voltar a ver isso
 
Cara, se você tem cacife pra isso ($$$), eu não pensaria duas vezes não.. Iria para Rússia.
Lá a sociedade é outra, pessoal bem mais educado que brasileiro e lá você tem melhores chances para subir na vida.
Aqui no brasil, tudo vai indo de mal à pior.. Em breve virará um GTA, mas na vida real.

Concordo plenamente.
 
Sugiro primeiro procurar entrar em contato com alguém que já tenha ido, esse negócio de entrada garantida na faculdade depois dos 18 meses de curso preparatório é balela, você entra se conseguir passar (ae já não sei se é vestibular ou o que)...procure se informar bem inclusive com o consulado russo aqui no brasil para ter certeza que não está entrando numa fria...
 
Eu faria no Brasil, Russia pelo menos no meu livrinho nao desperta interesse ja que o pais ja passou do seu prime faz tempo.
 
Eu iria Russia, sem dúvida.
Ainda mais se a universidade for uma reconhecida mundialmente.

Mas eu digo uma coisa...
não espere que os professores tenham um bom inglês, a menos que eles sejam nativos ou tiveram uma longa experiência em países que utilizam a língua inglesa.

Digo isso porque de alguns anos para cá... várias universidades famosas estão incluindo programas de aulas do curso X (medicina, direito,etc) em inglês, porém os alunos ficam meio indignados com a qualidade do inglês dos professores.
Seria interessante você tentar achar alguma informação sobre a universidade em questão.

E sobre o "medo" e a "incerteza" de viver lá fora.
Se você tiver 18 anos, ainda terá no mínimo 40 anos pela frente, estudando e/ou trabalhando.
Existe uma grande probabilidade (de acordo com o seu breve perfil) de aparecer uma chance de ir lá fora para estudar ou trabalhar novamente... e quando chegar essa hora, principalmente quando for trabalhar, tendo uma experiência passada ajudará MUITO.

Agora a pergunta poderia ser... é melhor passar por essa "incerteza" agora ou depois?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo