• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fazer faculdade antes ou depois dos 30 anos?

andrew investidor

Member
Registrado
Visto que ainda tenho 16 anos acho que tenho muito para fazer, viver, aprender e conhecer e não estou "pronto" para faculdade, pelo menos é oque eu acho, mas vale a pena fazer faculdade depois dos 30? talvez aos 25?
 
Iniciei uma graduação logo depois que concluí o ensino médio, sem saber o que queria realmente fazer da vida. Frustrado, quanto mais o tempo passava menos me identificava com o curso, então resolvi trancar depois de cursar dois anos e meio jogando todo o dinheiro e tempo investidos no ralo. Não sei se sou a pessoa certa pra te dar esse conselho, mas baseado no pouco que vivi aparentemente sua situação é a mesma que a minha de três anos atrás. Viva mais, aprenda, descubra, leia MUITO sobre todos os assuntos possíveis, nem que isso demore algum tempo.
 
Iniciei uma graduação logo depois que concluí o ensino médio, sem saber o que queria realmente fazer da vida. Frustrado, quanto mais o tempo passava menos me identificava com o curso, então resolvi trancar depois de cursar dois anos e meio jogando todo o dinheiro e tempo investidos no ralo. Não sei se sou a pessoa certa pra te dar esse conselho, mas baseado no pouco que vivi aparentemente sua situação é a mesma que a minha de três anos atrás. Viva mais, aprenda, descubra, leia MUITO sobre todos os assuntos possíveis, nem que isso demore algum tempo.


é mais ou menos isso que eu penso, acho que vou me arrepender pois a cada dia que me informo, aprendo, pesquiso e descubro, também mudo minha personalidade, cada coisa que mudei em poucos dias que chega a ser monstruoso, por isso acho errado fazer faculdade em algo que nem sei se estou apto ou pronto, talvez ano que vem eu queira fazer medicina, talvez no próximo ano queira fazer administração ou talvez algo que eu nem conheça ainda, mais ou menos nesta situação que me encontro
 
Eu não aconselho ninguém a entrar na faculdade com 18 anos. Com 18 anos todos mundo ainda é idiota, e muito dificilmente vai fazer a escolha certa. Também tranquei minha faculdade depois de um ano e pouco. Se fosse hoje, não teria começado o curso, e se começasse, não teria parado no meio.

Viva um pouco, ande com suas próprias pernas, pense com cuidado com o que vai querer gastar seu tempo por quatro anos ou mais.
 
bom acho que já é o suficiente, o jeito é deixar a faculdade vir até mim daqui a uns anos rs, obrigado pelas respostas e até!
 
é mais ou menos isso que eu penso, acho que vou me arrepender pois a cada dia que me informo, aprendo, pesquiso e descubro, também mudo minha personalidade, cada coisa que mudei em poucos dias que chega a ser monstruoso, por isso acho errado fazer faculdade em algo que nem sei se estou apto ou pronto, talvez ano que vem eu queira fazer medicina, talvez no próximo ano queira fazer administração ou talvez algo que eu nem conheça ainda, mais ou menos nesta situação que me encontro
Tudo dentro da normalidade, infelizmente somos obrigados a decidir muito novos (sem vivência e experiência) o que queremos da vida.
 
Cara eu acho que depende muito, eu mesmo entrei na faculdade assim que sai do ensino médio, decidi seguir a área de tecnologia e não me arrependo nenhum pouco, consegui um emprego legal, estou me desenvolvendo ainda mais no quesito financeiro e profissional e todos a minha volta falam que fiz a decisão certa que com 26 anos onde eu estou tenho muito a aproveitar da vida, sem precisar pensar que preciso de um emprego, estabilidade e correr atrás das coisas com "desespero". Por exemplo minha esposa esta fazendo medicina (entrou assim que saiu do ensino médio também) e o meu sogro fala que se ela não gostar da área ao menos já tem algo estável pra poder se agarrar e traçar suas próximas metas. Com o mercado hoje querendo pessoas cada vez mais especializadas em alguma área e os panorama caótico do brasil, acho que quanto mais cedo vc traçar seu objetivo e o que precisa pra realizar ele, melhor.
 
Caso tenha condições financeiras e/ou estruturais para tanto, é melhor fazer o quanto antes, em se tratando de Brasil.
Concordo completamente com o @Mortega, ele resumiu muito bem o lado do usuário.

Entretanto, as empresas, principalmente as tradicionais, acham "estranho" um cara que fez faculdade com 32 anos vir pedir emprego/trainee/etc.

É claro que as coisas estão mudando com as empresas modernas e etc, mas novamente, na minha opinião pessoal: caso for possível, faça o quanto antes.

Mas é lógico que vai de cada pessoa. Tem cara que não faz faculdade e "brilha" na vida. Tem cara que estuda desde os 17 nas melhores universidades e fracassou completamente.
Vai mundo do individuo.. mas na média, não costuma ser uma decisão errada fazer faculdade cedo, sempre dá pra se especializar em outras áreas depois de formado.
(Exemplo -> TI pode migrar pras áreas correlatas, engenheiro pode migrar pra TI ou gestão, ADM pode migrar pra economia, etc.. mas se fez direito e quer virar médico, aí senta e chora)
 
Última edição:
Achei bacana as opiniões dos colegas. Gostaria de expor a minha, que é um pouco diferente:

Eu consegui entrar com 18 anos na faculdade federal. Escolhi a área que achei "menos pior" e estou fazendo. Eu não sou apaixonado pelo curso, mas gosto dele e acho bacana os assuntos e as opções de trabalho.
Já pensei em mudar pra outros da área da saúde, mas, sinceramente, acho que não valeria a pena, tem o risco de não conseguir passar no vestibular de novo, por exemplo. Sou a primeira pessoa da minha família que vai ter faculdade e quero me agarrar nessa oportunidade.

Tenho colegas que vão se formar com 22 anos e já têm emprego pra ganhar R$ 4-6mil por mês.

Acho que, dentro de alguns cursos, é bom porque tu tem umas opções de emprego bem variadas, também!
Isso, é claro, caso esteja decidido em fazer algo que goste. Nunca gostei de coisas muito diferentes tipo engenharia x administração... Fiquei em dúvida entre cursos da área da saúde, mesmo. Se fosse depender de mim pra tomar uma iniciativa e escolher algo, teria demorado muito pra me mobilizar e tomar uma decisão, então eu aproveitei quando estava empolgado (e o fato do meu pai ter condições de pagar um cursinho, também, hoje ele já não teria).

Eu acho que, com o país do jeito que está, muitas pessoas desempregadas, etc, o negócio é correr atrás das oportunidades, se qualificar de algum jeito e conseguir uma certa estabilidade financeira logo. Com as pessoas se aposentando cada vez mais tarde e muitos retrocessos nos direitos dos trabalhadores, não dá pra perder tempo...

Eu pretendo ir embora do país o mais rápido possível (ou da casa da minha mãe pelo menos, hahah). Uma coisa boa de algumas universidades é que têm bolsas de auxílio pra algumas funções ou pesquisa!
 
Última edição:
Com 18 ou 20 e poucos de idade, um investimento certeiro é o domínio do idioma inglês.

É não só um upgrade, mas abre muito os horizontes de qualquer curso universitário, especialmente em exatas; depois investir em um diploma universitário, não necessariamente uma universidade federal, se o caso for estar em grandes centros [Rio e Sp tem vários bons cursos fora das federais/estaduais como Puc, Mackenzie e Fgv].
 
Aconselho entrar na faculdade a partir dos 25, aos 18 geralmente a gente não sabe nem o que quer direito, não tem experiencias apenas sonhos que muitas vezes são facilmente perdidos devido a decepções sejam elas as mais diversas causas, eu por exemplo comecei 3 faculdades (biologia, ingles e economia) e não gostei de nenhuma somente após fazer um curso técnico me identifiquei e me graduei.
 
Eu recomendo tu fazer um técnico em alguma área que tenha algum interesse. Se ver que tem gosto pelo negócio, já corra atrás de emprego/estágio.

Como mencionado ai em cima, sair do EM e ir direto pra faculdade é uma grande besteira. Se eu pudesse voltar no tempo, teria feito Técnico>Emprego ou estágio>Tecnólogo>Emprego melhor>Engenharia.
 
Um curso técnico em um país onde uma CTPS com boas experiências vale tanto quanto um diploma universitário, de fato é uma ótima opção.
 
Curso técnico de fato é interessante, e te dá um retorno financeiro mais rápido, aqui por essas bandas o que tem de vagas pra mecânico e eletricista, o problema é tu conseguir o primeiro registro em carteira(a menos que tu tenha vontade de trabalhar por conta)...depois é só alegria.
 
Visto que ainda tenho 16 anos acho que tenho muito para fazer, viver, aprender e conhecer e não estou "pronto" para faculdade, pelo menos é oque eu acho, mas vale a pena fazer faculdade depois dos 30? talvez aos 25?

Vc está seriamente precisando de ajuda, tanto psicológica como também educacional. Não sabe que curso de graduação escolher? Faça então um teste vocacional, pqp que desculpa mais idiota essa de que tem muito o q viver e aprender antes da faculdade... Faculdade é uma das melhores fases da vida.
Hoje tem muitos concluíndo pós graduação ou doutorado com 25~28anos e vc pensando entrar na faculdade com 30 anos? Tu vai sair da graduação com 35 anos? No mercado de trabalho com essa idade e recém formado ninguém contrata, abre o olho e acorda pra realidade.
 
Vc está seriamente precisando de ajuda, tanto psicológica como também educacional. Não sabe que curso de graduação escolher? Faça então um teste vocacional, pqp que desculpa mais idiota essa de que tem muito o q viver e aprender antes da faculdade... Faculdade é uma das melhores fases da vida.
Hoje tem muitos concluíndo pós graduação ou doutorado com 25~28anos e vc pensando entrar na faculdade com 30 anos? Tu vai sair da graduação com 35 anos? No mercado de trabalho com essa idade e recém formado ninguém contrata, abre o olho e acorda pra realidade.

é, acho que lá para os 20-22 vou fazer, por enquanto vou ficar nos técnicos e cursinhos extracurriculares, obg pelas respostas
 
Cara, faz 18 anos e cai no mundo. Vai para algum outro país, aprende outros idiomas, culturas, trampos dos mais variados... Depois de alguns anos naturalmente vc vai escolher que caminho seguir.
O conselho acima só não vale pra quem já sabe certo o que quer fazer, neste caso vai direto pra isso, mas do contrário vai aprender sobre a vida antes de tomar uma decisão tão importante.
 
Vc está seriamente precisando de ajuda, tanto psicológica como também educacional. Não sabe que curso de graduação escolher? Faça então um teste vocacional, pqp que desculpa mais idiota essa de que tem muito o q viver e aprender antes da faculdade... Faculdade é uma das melhores fases da vida.
Hoje tem muitos concluíndo pós graduação ou doutorado com 25~28anos e vc pensando entrar na faculdade com 30 anos? Tu vai sair da graduação com 35 anos? No mercado de trabalho com essa idade e recém formado ninguém contrata, abre o olho e acorda pra realidade.

Quanta m****... Seguindo o seu raciocínio eu, com 28 anos, prestes a abandonar emprego e carreira pra começar do 0, devo ir direto para o manicômio?
 
Investe no inglês e em um curso técnico pra entrar logo no mercado, deixa a faculdade pra perto dos 25 anos.
tem tecnólogos de 2,5 anos que agora contam como nível superior, faz um desses e foca no inglês por enquanto.
 
Meu problema com teste vocacional, é que eu ainda acho que tem muitas discrepâncias entre trabalho / faculdade. Até os 16 anos eu tinha na cabeça que ia trabalhar com TI, até que consegui uma vaga de aprendiz e me colocaram no departamento de Engenharia de Processos ao invés de TI. E puts, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, logo em seguida fui para a Engenharia Química. Acho que eu não estaria feliz caso tivesse seguido na área de TI, principalmente depois que passei a ter mais conhecimento sobre o que estaria fazendo em uma rotina de 8hrs diárias. Eu acho que teria gostado muito de ter feito faculdade na área de TI, mas não trabalhar na área. No decorrer de emprego / faculdade, cansei de ouvir histórias parecidas.

A melhor recomendação do tópíco, na minha opinião, é a do RenanSa.
 
No meu caso, iniciei com 19 anos, me formei com 25 e foi perda de dinheiro que eu investiria muito melhor se tivesse aplicado em renda fixa/ações/fundos de investimento/etc...torrei 60k praticamente para fazer administração (isso foi em 2010 numa das melhores faculdades privadas do sul do país, hoje passa de 100k fácil) e não tive nem próximo o retorno que imaginava (já que a minha geração de anos 80 veio da geração anterior de 1950 que ninguém tinha faculdade e quem estudava era foda...ai incentivaram todo mundo da minha geração a fazer faculdade, inflou o mercado e pronto, se tornou apenas um ensino médio muito caro)...

Claro que tem os cursos específicos como medicina, odontologia, etc...que faculdade ainda é um item obrigatório para exercer a profissão, mas a maioria dos outros, um curso técnico que dura 1/3 do tempo e custa 20% do valor faz o mesmo efeito...

No seu lugar, se formaria no ensino médio e faria concurso público nivel médio...se não der certo, parte para curso tecnico e entre na área primeiro, ai decide o que quer fazer e se realmente vai fazer faculdade ou investir o dinheiro em algo melhor...
 
estou estudando inglês e japonês, português também pois sou horrível, em tempos l
No meu caso, iniciei com 19 anos, me formei com 25 e foi perda de dinheiro que eu investiria muito melhor se tivesse aplicado em renda fixa/ações/fundos de investimento/etc...torrei 60k praticamente para fazer administração (isso foi em 2010 numa das melhores faculdades privadas do sul do país, hoje passa de 100k fácil) e não tive nem próximo o retorno que imaginava (já que a minha geração de anos 80 veio da geração anterior de 1950 que ninguém tinha faculdade e quem estudava era foda...ai incentivaram todo mundo da minha geração a fazer faculdade, inflou o mercado e pronto, se tornou apenas um ensino médio muito caro)...

Claro que tem os cursos específicos como medicina, odontologia, etc...que faculdade ainda é um item obrigatório para exercer a profissão, mas a maioria dos outros, um curso técnico que dura 1/3 do tempo e custa 20% do valor faz o mesmo efeito...

No seu lugar, se formaria no ensino médio e faria concurso público nivel médio...se não der certo, parte para curso tecnico e entre na área primeiro, ai decide o que quer fazer e se realmente vai fazer faculdade ou investir o dinheiro em algo melhor...

eu ia fazer um concurso mas não acho que eu vá conseguir alguma coisa, não sou muito nerd nessas horas
 
eu ia fazer um concurso mas não acho que eu vá conseguir alguma coisa, não sou muito nerd nessas horas

Na verdade tudo é decoreba, não precisa necessariamente ser nerd...faz um curso para concurso e vê se você se adapta...faz simulados também na internet...se não se adequar, ai faz curso técnico mesmo...
 
Investe no inglês e em um curso técnico pra entrar logo no mercado, deixa a faculdade pra perto dos 25 anos.
tem tecnólogos de 2,5 anos que agora contam como nível superior, faz um desses e foca no inglês por enquanto.

Estou estudando inglês e japonês, português também pois sou horrível, em tempos livres eu melhoro meu português rs

estou pensando em ir no fim de 2018 morar por 1,5 ano em Maceió, apenas para me acertar, aprender a morar sozinho etc... ficar um tempo trabalhando lá e tals, depois fazer um curso técnico e logo depois, mais ou menos 22 anos, fazer a faculdade, que ainda não estou certo de qual fazer, é uma boa? a cidade parece interessante e com bom custo de vida, até porque quero fazer uns esportes, aproveitar que estou sozinho lá etc...
 
Caso tenha condições financeiras e/ou estruturais para tanto, é melhor fazer o quanto antes, em se tratando de Brasil.
Concordo completamente com o @Mortega, ele resumiu muito bem o lado do usuário.

Entretanto, as empresas, principalmente as tradicionais, acham "estranho" um cara que fez faculdade com 32 anos vir pedir emprego/trainee/etc.

É claro que as coisas estão mudando com as empresas modernas e etc, mas novamente, na minha opinião pessoal: caso for possível, faça o quanto antes.

Mas é lógico que vai de cada pessoa. Tem cara que não faz faculdade e "brilha" na vida. Tem cara que estuda desde os 17 nas melhores universidades e fracassou completamente.
Vai mundo do individuo.. mas na média, não costuma ser uma decisão errada fazer faculdade cedo, sempre dá pra se especializar em outras áreas depois de formado.
(Exemplo -> TI pode migrar pras áreas correlatas, engenheiro pode migrar pra TI ou gestão, ADM pode migrar pra economia, etc.. mas se fez direito e quer virar médico, aí senta e chora)

Minha esposa fez direito e agora começará Enfermagem. Só mais cinco anos de pura diversão. :vish:
 
Cara, faz 18 anos e cai no mundo. Vai para algum outro país, aprende outros idiomas, culturas, trampos dos mais variados... Depois de alguns anos naturalmente vc vai escolher que caminho seguir.
O conselho acima só não vale pra quem já sabe certo o que quer fazer, neste caso vai direto pra isso, mas do contrário vai aprender sobre a vida antes de tomar uma decisão tão importante.
 


Quanta m****... Seguindo o seu raciocínio eu, com 28 anos, prestes a abandonar emprego e carreira pra começar do 0, devo ir direto para o manicômio?

Hoje empresa nenhuma contrata estagiário, ou trainee recém formado sem experiência na área com mais de 30 anos, a não ser se for pra médico que é a media de idade pós residência. Com essa idade e sem experiência só se for por QI.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo