[video=youtube;17SALXAfkqE]https://www.youtube.com/watch?v=17SALXAfkqE[/video]
Bom, galera, estou trazendo em primeira mão um comparativo/review de desempenho do Windows 10 para jogos. como base de avaliação, compararei com o melhor sistema da microsoft, segundo seus usuários.
O teste foi feito com os sistemas recém formatados, com os aplicativos básicos instalados, simulando o uso doméstico do sistema. O driver de vídeo é o mais atual da Nvidia, o 353.62.
O teste foi efetuado da seguinte maneira:
- Os jogos com benchmarks foram rodados usando o FRAPS no modo benchmark.
- Os jogos sem benchmarks, foram escolhidas cenas utilizadas em testes da DF e feito o bench com o FRAPS com tempo limite de 80 segundos.
- baseado na média que o FRAPS determina, foi criado o gráfico de FPS.
Os vídeos gravados, foram gravados com o ShadowPlay da Nvidia, porém, como ele usa recursos, não é considerado na medição, ou seja, todos os testes foram realizados pelo menos duas vezes, uma com ShadowPlay e a outra sem.
Os vídeos do The Witcher 3 foram gravados separados, e feito benchmark separados, depois foi feito uma média em cima dos 3 resultados, por isso, não tem um gráfico 2 de FPS.
O equipamento usado foi o seguinte:
Intel core i5 2500K Stock 3.4GHz 3.7Ghz boost
Gigabyte GTX 970 4GB (3,5GB) Stock
Corsair Value 1333Mhz 8GB (2X4G)
Gigabyte B75-EM
Gabinete Coolermaster Advanced II Nvidia
Watercooler H60 Corsair
Comentários sobre o teste:
- Em the Witcher 3 o ganho de desempenho não foi só em FPS e sim também em estabilidade e frametime, se tornando mais fluido. No Windows 7, na cidade era quase insuportável os sttuters e quedas de frame.
- Em F1 2015 há um ganho perceptível em todos os sentidos, tanto em média, mínimo e máximo FPS.
- Em Hitman Absolution, nota-se pouca ou nenhuma variação de desempenho, o benchmark se mostra extremamente estável em todos os testes.
- Em Metro Last Light Redux, há um ganho pequeno de desempenho em frames, porém estáveis.
- Ryse há um ganho pequeno, porém fixo, não existindo oscilações de desempenho.
- Em Tomb Raider há um ganho expressivo de frames em todos os sentidos.
Agora, vamos aos gráficos:
The Witcher 3
F1 2015
Hitman Absolution
Metro LL redux
Ryse: Son of Rome
Tomb Raider
Considerações Finais:
O ganho de desempenho é bom na maioria dos jogos, porém o principal é o consumo menor de memória e a maior fluidez dos jogos, como notado em The Witcher 3. Vale a pena o upgrade, pois o sistema ainda deve ganhar mais desempenho com as próximas atualizações.
Bom, galera, estou trazendo em primeira mão um comparativo/review de desempenho do Windows 10 para jogos. como base de avaliação, compararei com o melhor sistema da microsoft, segundo seus usuários.
O teste foi feito com os sistemas recém formatados, com os aplicativos básicos instalados, simulando o uso doméstico do sistema. O driver de vídeo é o mais atual da Nvidia, o 353.62.
O teste foi efetuado da seguinte maneira:
- Os jogos com benchmarks foram rodados usando o FRAPS no modo benchmark.
- Os jogos sem benchmarks, foram escolhidas cenas utilizadas em testes da DF e feito o bench com o FRAPS com tempo limite de 80 segundos.
- baseado na média que o FRAPS determina, foi criado o gráfico de FPS.
Os vídeos gravados, foram gravados com o ShadowPlay da Nvidia, porém, como ele usa recursos, não é considerado na medição, ou seja, todos os testes foram realizados pelo menos duas vezes, uma com ShadowPlay e a outra sem.
Os vídeos do The Witcher 3 foram gravados separados, e feito benchmark separados, depois foi feito uma média em cima dos 3 resultados, por isso, não tem um gráfico 2 de FPS.
O equipamento usado foi o seguinte:
Intel core i5 2500K Stock 3.4GHz 3.7Ghz boost
Gigabyte GTX 970 4GB (3,5GB) Stock
Corsair Value 1333Mhz 8GB (2X4G)
Gigabyte B75-EM
Gabinete Coolermaster Advanced II Nvidia
Watercooler H60 Corsair
Comentários sobre o teste:
- Em the Witcher 3 o ganho de desempenho não foi só em FPS e sim também em estabilidade e frametime, se tornando mais fluido. No Windows 7, na cidade era quase insuportável os sttuters e quedas de frame.
- Em F1 2015 há um ganho perceptível em todos os sentidos, tanto em média, mínimo e máximo FPS.
- Em Hitman Absolution, nota-se pouca ou nenhuma variação de desempenho, o benchmark se mostra extremamente estável em todos os testes.
- Em Metro Last Light Redux, há um ganho pequeno de desempenho em frames, porém estáveis.
- Ryse há um ganho pequeno, porém fixo, não existindo oscilações de desempenho.
- Em Tomb Raider há um ganho expressivo de frames em todos os sentidos.
Agora, vamos aos gráficos:
The Witcher 3
F1 2015
Hitman Absolution
Metro LL redux
Ryse: Son of Rome
Tomb Raider
Considerações Finais:
O ganho de desempenho é bom na maioria dos jogos, porém o principal é o consumo menor de memória e a maior fluidez dos jogos, como notado em The Witcher 3. Vale a pena o upgrade, pois o sistema ainda deve ganhar mais desempenho com as próximas atualizações.