Filtro de Linha e Aterramento....?

GTC

...
Registrado
Bom galera tô montando meu pc, e já tenho as peças da assinatura...

Todo mundo fala que estabilizador é ruim e estraga a fonte do pc (e também com uma fonte dessa nenhum iria aguentar)
Daí vem na cabeça um bom filtro de linha e aterramento junto, daí vem minhas dúvidas:

1- Se eu montar meu pc e não colocar aterramento, o fusível do filtro de linha não vai servir para nada, né? E a proteção já era?

2 - Alguém aí que já fez aterramento, é muito complicado? Tem que gastar uma nota para isso?:hmm:

valeu pela ajuda aí!
:joia:
 
Esqueça o estabilizador...
Respondendo as perguntas
1. Você está enganado, vai haver proteção, mas ela é minima mas vai existir. Não é como protetor de surto que tem uma velocidade de atuação muito maior que um fusivel, mas já ajuda no caso de uma descarga.
2. Sobre o aterramento, é importante voce ter um e não é muito difícil nem muito caro... aí vão algumas instruções (by wiki) Terra (eletricidade)

Uploaded with ImageShack.us

Sistemas de aterramento

Um sistema de aterramento é um conjunto de condutores enterrados, cujo objetivo é realizar o contato entre o circuito e o solo com a menor impedância possível. Os sistemas mais comuns são hastes de cobre cravadas verticalmente, condutores horizontais ou um conjunto de ambos.
A forma de aterramento mais completa é a malha de terra, composta de condutores horizontais formando um quadriculado, com hastes cravadas em pontos estratégicos.

Um aterramento bem projetado possui uma impedância típica entre 1 e 10 Ohm, encontrando-se em grandes subestações valores bem abaixo de 1 Ω.

A resistência de aterramento é muito dependente da constituição do solo, sua umidade e temperatura, pontanto pode apresentar grandes variações ao longo do ano.

No seu caso uma haste de cobre deve ser suficiente se somente seu PC ter uma tomada aterrada.

Espero ter ajudado!
 
Última edição:
Existe algumas idéias distorcidas nessa questão de aterramento e de proteção dos equipamentos. Vejamos:

1) A real função de um aterramento é a de proteger o ser humano, o operador que interage com uma máquina elétrica qualquer. Não é a de proteger a própria máquina..

2) Fusíveis e sua ação nada, absolutamente nada tem a ver com o aterramento, na proteção... O nome já diz.. Fusivel, o que se funde por passar por ele uma corrente maior que aquela que nominalmente seu equipamento demanda.. Ora amigo.. Se estiver passando uma corrente maior a ponto de fazer fundir o fusível, essa corrente estará passando pelo seu equipamento, e ai já era. Ele ja danificou a ponto de fazer com que a corrente aumentasse desse modo.. A questão da necessidade do fusível é que essa corrente, se continuar passando por ai, pode até mesmo aquecer a ponto de abrir fogo e ai o que se vai é sua casa.. O fusível portanto serve de proteção contra incêndio na sua casa. Não é desprezível portanto, é sim altamente indicado, mas não tem nada a ver com aterramento nem sequer vai proteger seu equipamento (claro, indiretamente vai proteger o mesmo de pegar fogo).

3) As proteções contra surtos de tensão, na maioria absoluta das vezes, não necessitam, não se valem do aterramento, e para tal é bom que saibamos dos dois principais modos como esses surtos de tensão atacam os equipamentos.
Inicialmente vale conceituar surto de tensão: É a incidência de uma tensão mais elevada, em curto intervalo de tempo (abaixo de milisegundos) que pode alcançar tensões mais altas que 1.000 Volts até.. São gerados em sua grande maioria pelo desligamento de cargas pesadas e de comportamento indutivo (motores elétricos). Descargas atmosféricas podem induzir na fiação surtos de tensão também.
A maioria das pessoas confunde surto de tensão com aquela oscilação do valor da tensão elétrica que faz brilhar mais ou menos as lâmpadas. Nada a ver. Surtos de tensão não se consegue perceber. Só com osciloscópio. Quer ver um??
Repare ai, com mais de 1000 Volts, sobreposto a tensão AC da rede:
12EspriosdealtatensoReduzido.jpg


Como eles chegam:
- Em modo diferencial, quando esses surtos aparecem entre fase e neutro da alimentação, resultado do desligamento do motor do elevador, de contatoras velhas e sem manutenção, que chispam ao abrir, da solda elétrica lá da serralheria da esquina ou do desligamento da máquina de bater massa da padaria defronte sua casa.. Tudo isso como exemplo... Para solução desse tipo de surto de tensão, o mais comum e que pode estar acontecendo agora mesmo sem que sequer o notes, o aterramento é completamente dispensável, pois é resolvido entre fase e neutro... Varistores de adequada capacidade de absorção de energia de exceção, entre fase e neutro, dão conta dessa tarefa. Os varistore stem tempo de atuação da ordem de 0,00000001 segundo e desse modo conseguem absorver os surtos antes deles danificar qualquer equipamento. Note que o fusivel nesse tempo não conseguirá ter sua temperatura elevada nem de 0,1 grau, quanto mais a 300 graus para poder fundir...

- Em modo comum, quando deriva de descarga atmosférica e pode induzir na fiação, seja ela da rede elétrica, de telefonia ou de TV a cabo. Ai vale muito a distância em que ocorre a indução. Se muito longe da sua casa (dezenas de kilômetros) chegará a sua casa tão amortecida que nenhum efeito terá. Se demasiadamente próxima, abaixo de 10 metros, corra, se puderes pois o raio conceitualmente caiu na sua casa.. Pode ocorrer alguma indução importante a ponto de danificar algum equipamento se a incidência dessa indução fique em uma distância intermediária. Nessa hora e somente nessa hora o aterramento pode ajudar na solução, na absorção dessa energa induzida. Pode ajudar se tiveres antecedendo seus equipamentos, em toda e qualquer fiação que nele chegue, direta ou indiretamente, uma proteção decente contra surtos. Digo decente pois essa proteção terá que prever varistores entre Fase e Neutro, entre Fase e Terra e entre Neutro e Terra. A maioria dos filtros de linha do mercado não tem essa topologia ai citada.. Sem um bom filtro, com a topologia adequada, de pouco ou nada adianta ter aterramento na tomada nessa hora.
Ai em cima falei em indução de energia de surto derivada de raio em toda e qualquer fiação, e isso é importante.. Cansei de ouvir relatos de perda de placa de rede, placa-mãe, e outras, por surtos de tensão vindos pela linha telefônica, adentrando via modem e chegando via cabo de rede ao PC. É por isso que alguns filtros de linha oferecem além da proteção contra surtos na rede elétruca, também para linha telefônica e para o cable.. Não é para proteger seu aparelho telefônico de R$12,70, do século passado...

Retirar o plug da tomada, desligar a rede telefônica do seu modem ou do cable, naquela hora em que o céu ameça a cair, que o dia vira noite e que se está com condições de tomar essa atitude, são ótrimos recursos para evitar dano por surto de tensão derivados de descargas elétricas.. Como isso, esse cenário, deve acontecer cerca de 1% do tempo se considerado todo um ano dariam mais de 80 Horas de intenso temporal com raios, note que a presença de aterramento, em função da proteção contra surtos derivados de descargas naturais é desejável mas não obrigatório..

Outro grande engano é a exigência de aterramento feito com a implementação de uma ou mais barras de cobre enterradas no piso.. Esse é um dos sistemas de aterramento, chamado Sistema TT de aterramento. Outros tão bons ou melhores podem ser usados
Procure saber sobre a topologia TN-S, ou TN-C-S e repare que com a implantação de alguns metros de fio podem conferir aterramento a sua tomada..
Sistema TN-S
AterramentopelosistemaTN-S.jpg


Sistema TN-C-S
AterramentoTN-C-S.jpg


Ou seja... Abaixo as falácias, aos mitos urbanos e apoio a decisão coerente. Por falar nisso, comece por eliminar completamente, caso use, o maldito estabilizador. É o maior matador de fontes..
 
Última edição:
Aqui utilizo somente um filto de linha da marca clone, pois moro em apartamento e não tem o tal aterramento, uso meus pcs assim há mais de 3 anos e nunca tive problemas, a rede daqui onde moro de certa forma é boa, dificilmente sofre quedas, para ser sincero, nem lembro da última fez que faltou força. Não estou dizendo que nunca terei problemas com isso, acho que estou é com sorte de não ter fritado meu equipamento ainda... :p
 
é... aqui em casa uso um no pc e no ps2.... o pc já é velho e não faz falta mesmo..:bwahaha::bwahaha::bwahaha:...

E toda vez que chove com raios minha mãe vem e grita: desliga o computador!!!!!

Mas, esse tipo de aterramento:

800pxhomeearthrodaustra.jpg


só precisa dessa barra de ferro, do conector e dos fios? e ele já funciona?
 
é... aqui em casa uso um no pc e no ps2....
E seu filtro é dos bons. Qual é ele, marca e modelo, quantidade de tomadas???

Mas, esse tipo de aterramento:

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting

só precisa dessa barra de ferro, do conector e dos fios? e ele já funciona?

Assim amigo fica difícil de te ajudar.. Qual a parte do meu post você não entendeu??? Me parece cerca de 98,7%..
Podes fazer aterramento sem colocar barra nenhuma enterrada no pátio...
Um fio desde sua tomada até a base do relógio de medida e lá, nesse ponto, interligado ao aterramento que lé existe, é suficiente.. É o sistema TN-S.
Mais simples ainda, pouco menos eficaz, mas mais simples, um fio desde a tomada até a caixa de distribuição de sua casa/apartamento e lá interligado ao terra/neutro da caixa, já serve como aterramento. É o sistema TN-C-S, ambos homologados...
 
Confesso que não li o tópico todo, mas a melhor maneira de proteger contra raios é tirar o aparelho da tomada. Nenhum filtro de linha ou aterramento vai te livrar de que uma bela descarga elétrica (raio) ferre com seus equipamentos.

Sua mãe está mais do que certa, se quer 100% de segurança que não queime nada, tire da tomada (não é só desligar o PC/PS2). Apenas desligar de nada impede. Melhor ficar usando então.
 
E seu filtro é dos bons. Qual é ele, marca e modelo, quantidade de tomadas???



Assim amigo fica difícil de te ajudar.. Qual a parte do meu post você não entendeu??? Me parece cerca de 98,7%..
Podes fazer aterramento sem colocar barra nenhuma enterrada no pátio...
Um fio desde sua tomada até a base do relógio de medida e lá, nesse ponto, interligado ao aterramento que lé existe, é suficiente.. É o sistema TN-S.
Mais simples ainda, pouco menos eficaz, mas mais simples, um fio desde a tomada até a caixa de distribuição de sua casa/apartamento e lá interligado ao terra/neutro da caixa, já serve como aterramento. É o sistema TN-C-S, ambos homologados...

ainda vou comprar, mas pretendo comprar o upsai 1200...
eu li seu tópico, porém sou muito ( repito MUITO ) leigo nesse assunto.

Confesso que não li o tópico todo, mas a melhor maneira de proteger contra raios é tirar o aparelho da tomada. Nenhum filtro de linha ou aterramento vai te livrar de que uma bela descarga elétrica (raio) ferre com seus equipamentos.

Sua mãe está mais do que certa, se quer 100% de segurança que não queime nada, tire da tomada (não é só desligar o PC/PS2). Apenas desligar de nada impede. Melhor ficar usando então.

e o pior, minha mãe mora a muito tempo nessa casa e disse que fazendo isso nunca queimou nda....

Ainda mais porque quando aqui acaba a energia ou dão os picos de luz agente desliga tudo...

quando não é isso, é a energia bem fraquinha, que fazemos a mesma coisa... acho que nada vai ser pior que agora usando um estabilizador
------------
é lfaller li seu texto outra vez e compreendi mais....

vou ver com um bom eletricista que eu conheço para fazer esse sistema TN - S

vou pesquisar mais afundo sobre isso!

Dúvida solucionada!:fovhappy:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo