Na minha casa vem ocorrendo muitas quedas de energia. Gostaria de adquirir um bom filtro de linha para a Geladeira. Alguem poderia me indicar um modelo bom e que suporte um equipamento desse porte?
Nem é muito comum de se ver filtros de linha em geladeiras, mas não é proibido de colocar não.. Que tal um desses dai: http://www.clamperlojavirtual.com.b...e-use/eletrica/iclamper-pocket-2p-branco.html
Estabilizador não é*bom para equipamento nenhum... A sua idéia de ter um dispositivo temporizador para retorno da energia no refrigerador é muito boa, deveria existir (se é que não existe). Refrigeradores e ou condicionadores de ar (compressores) quando desligados e religados em seguida sofrem demais para partir pela pressão do gás... O correto nesses casos, de desligamento e religamento em seguida, é esperar alguns minutos para que o gás da parte de alta pressão, se evapore e equalize as pressões e assim libere o compressor de tamanha carga para partir..
Se ele tentar partir logo após ter sido desligado com certeza terá de fazer operar seu relé térmico para que não queime o motor.. (esse relé sente o aquecimento das bobinas do motor, que alimentadas sem conseguir fazer girar o motor representam quase um curto e não raramente drenam dez vezes mais corrente que quando o refrigerador está em regime, funcionando)..
Pegando carona aqui no tópico do amigo, direcionando a pergunta pro grande mestre faller, cara, esse filtro de linha que você indicou aí, eu também poderia usá-lo em um computador (o da assinatura, no caso)? Venho tendo alguns problemas pra achar uma opção boa e viável da Clamper. Não queria pagar 100 reais naquelas réguas com várias entradas se não fosse necessário.Sabia, teria de existir.. Esse tipo de dispositivo protege seus equipamentos com compressor (refrigerador e ar condicionado) pois se sabe de larga data que uma vez desligados não se deve religá-los imediatamente, o correto é dar um tempo de minutos, para depois ligar. É o tempo para equilibrar as pressões do gás do circuito de refrigeração dos mesmos..
Fosse você adotava ele mesmo e setaria o tempo para 5 minutos..
E quanto imaginas poder custar esse dispositivo ai da Indeletra??? o PROT-X ??? É possível que custe igual ou mais que aqueles da Clamper. Tente descobrir o custo dele e dai conversamos..Pegando carona aqui no tópico do amigo, direcionando a pergunta pro grande mestre faller, cara, esse filtro de linha que você indicou aí, eu também poderia usá-lo em um computador (o da assinatura, no caso)? Venho tendo alguns problemas pra achar uma opção boa e viável da Clamper. Não queria pagar 100 reais naquelas réguas com várias entradas se não fosse necessário.
Não não, citei o post errado. Quis dizer em relação ao Clamper 2P, esse mais baratinho, de 27 reais.E quanto imaginas poder custar esse dispositivo ai da Indeletra??? o PROT-X ??? É possível que custe igual ou mais que aqueles da Clamper. Tente descobrir o custo dele e dai conversamos..
Você está iludido pensando que o numero de tomadas do Clamper é que o encarece. Esse grande numero de tomadas nada mais é do que um largo barramento de contatos, veja ai:
http://i137.photobucket.com/albums/...ltiProteoContadorSurto-Barramentoeprotees.jpg
Sabia, teria de existir.. Esse tipo de dispositivo protege seus equipamentos com compressor (refrigerador e ar condicionado) pois se sabe de larga data que uma vez desligados não se deve religá-los imediatamente, o correto é dar um tempo de minutos, para depois ligar. É o tempo para equilibrar as pressões do gás do circuito de refrigeração dos mesmos..
Fosse você adotava ele mesmo e setaria o tempo para 5 minutos..
Pena que esse prot-x não estou encontrando em lugar nenhum. Vou mandar um e-mail para o fabricante e perguntar em quais lojas do Rio está sendo comercializado este produto.
Lojas do Rio de Janeiro????
Duvido muito que tenha alguma a distribuir o produto. Tente comprar da empresa mesmo.. No site deles tem um link para onde encontrar e só dá comércios de Brasília (próximos a fábrica)
O fabricante do prot-x respondeu meu e-mail e informaram que o produto não é comercializado em nenhuma loja do Rio. Mas posso comprar direto deles. Fica 134 reais com frete incluso.
Que interessante este protetor eletrônico prot-x, vou aguardar a análise do Faller, para mim parece excelente, mas nada como a apreciação de alguém com conhecimento de causa.
É um bom filtro de linha, com capacitor e indutor, tem boas proteções (varistores entre F-N, N-T e F-T), tem um disjuntor para proteção contra sobre corrente, desliga se a tensão estiver acima ou abaixo da nominal, em 10 a 15%, selecionáveis e tem o principal, em se tratando de equipamentos com compressor (geladeiras e ar condicionado) um temporizador para religamento após a queda de energia..
Esse tipo de equipamento se desalimentado dentro do ciclo de compressão, ao se tentar ligar o mesmo a inércia ou a força a fazer para partir o motor será imensamente maior a ponto de poder queimar esse motor se sua proteção térmica não funcionar..
O fato de esperar algum tempo para poder religar o refrigerador e/ou o ar condicionado faz com que as pressões venham a se equalizar, dentro do circuito do gás desses equipamentos e, desse modo, liberar o motor/compressor para uma partida normal..
É um excelente proteção para esse tipo de equipamento, mas só para esses dai.. Não tem o menor sentido ter de esperar 5 minutos para religar um PC, por exemplo, nem tampouco desligar o mesmo se a rede subir ou descer 10%. Saiba que modernas fontes para PC toleram muito bem e operam em sobre tensões e sub tensões bem maiores
O uso desse adaptador que ai tens, na parede, é o final da picada. Esse adaptador deveria ser banido do mercado e seu inventor deveria ser preso..Obrigado Mestre! hehe. Agora minha geladeira possui o plug de 2 pinos e a entrada do prot-x é de 3. Faz diferença utilizar algum adaptador ou posso ligar direto? Pois é aquele plug onde os 2 pinos são arredondados e então dá para entrar nesse plug de 3 pinos, sendo que a entrada do meio (acho que é o Terra) fica vazio. E o prot-x também possui um plug de 3 pinos, mas o plug na parede é de 2. Aí eu usei um adaptador do padrão novo para o antigo. Neste caso, teria alguma problema? Aqui em casa alguns plugs já foram trocados pelo do novo padrão, na qual tem as 3 entradas. Só que o prédio onde moro é muito antigo e acho que não tem aterramento, então não sei se esses plugs de 3 entradas fazem diferença. Bem assim que ficou:
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Sua chave é um mini disjuntor, por isso nele está escrito reset, que é para você pressionar se ele entrar em proteção por sobre corrente. Seu rearme é manual portanto..Sobre usar o prot-x no PC, se você acredita que não faria diferença então acho que o ideal seria usar o Upsai fht-1200 não? Sabe se esse Upsai fht-1200 tem rearme automático? Se a luz for e voltar várias vezes seguidas ele corta a energia? Atualmente uso no meu PC um Upsai mas não é esse modelo. No site da Upsai encontrei o modelo que estou usando atualmente no meu PC nesse folheto: http://upsai.com.br/Imagens/PDFs/filtros/filtros_linha.pdf e lá diz que é do modelo FL. A foto dele aparece logo na primeira página do documento. Eu abri e tirei umas fotos dele:
O uso desse adaptador que ai tens, na parede, é o final da picada. Esse adaptador deveria ser banido do mercado e seu inventor deveria ser preso..
O que me refiro é sua área de contato.. Veja ai se me entendes.. Ao juntares dois cilindros o contato entre eles se dá com uma área muito pequena e consequentemente com uma resistência elétrica muito alta, um péssimo contato. Ele, esse adaptador, deverá aquecer, amolecer com o calor de um contato elétrico mal feito, perder a força de contato, piorar tudo faiscar e derreter.. Livre se dele..
Olhe ai a geometria de contatos dele, para entender o que falo:
http://i137.photobucket.com/albums/...lisedoadaptadorultravagabundo_zpse43d96de.jpg
Tire também aquele adaptador sobre o filtro de linha e plugue o refrigerador direto na tomada de 3 furos desse filtro/proteção Os plugues de 2 pinos são totalmente compatíveis com tomadas de 3 vias..
Sua chave é um mini disjuntor, por isso nele está escrito reset, que é para você pressionar se ele entrar em proteção por sobre corrente. Seu rearme é manual portanto..
Se a energia vai e volta muitas vezes não tem porque ele desligar. Somente se esse vai e vem da energia também fizer que a corrente extrapole os 10 Amperes do limite da chave para desarmar..