filtro de linha para geladeira

brunofranco

know-it-all Member
Na minha casa vem ocorrendo muitas quedas de energia. Gostaria de adquirir um bom filtro de linha para a Geladeira. Alguem poderia me indicar um modelo bom e que suporte um equipamento desse porte?

Nem é muito comum de se ver filtros de linha em geladeiras, mas não é proibido de colocar não.. Que tal um desses dai: http://www.clamperlojavirtual.com.b...e-use/eletrica/iclamper-pocket-2p-branco.html

É que atualmente a companhia elétrica na minha região, a Light está muito ruim no meu bairro. Toda semana, vem ocorrendo quedas aqui. Há umas 2 semanas a luz foi e voltou umas 6 vezes seguidas. Meu pai correu, mas não conseguiu desligar a geladeira a tempo e ela quebrou. Consertamos e já está funcionando, mas agora queria garantir uma proteção. Será que um estabilizador não seria uma opção melhor? Será que esse adaptador aí que você indicou vai servir mesmo? Esse produto me pareceu bom: http://www.eletronicasantana.com.br...co-Preto-110-V-1000VA-Pro-Gel---Upsai-06365/p . Será que existe alguma forma, de na primeira queda de energia, o estabilizador ou o aparelho que seja usado, bloquear a energia por pelo menos uns 5 minutos? Pois e a luz for e voltar umas 5 vezes seguidas num curto intervalo de tempo, a geladeira vai sofrer apenas com a primeira queda, pois depois a energia estaria cessada.

Aqui em casa temos apenas 2 fases. Acho que o terra que não é usado, aquela que é usada para aterrar se não me engano. Aqui a rede elétrica é antiga.

Última edição:
Estabilizador não é*bom para equipamento nenhum... A sua idéia de ter um dispositivo temporizador para retorno da energia no refrigerador é muito boa, deveria existir (se é que não existe). Refrigeradores e ou condicionadores de ar (compressores) quando desligados e religados em seguida sofrem demais para partir pela pressão do gás... O correto nesses casos, de desligamento e religamento em seguida, é esperar alguns minutos para que o gás da parte de alta pressão, se evapore e equalize as pressões e assim libere o compressor de tamanha carga para partir..
Se ele tentar partir logo após ter sido desligado com certeza terá de fazer operar seu relé térmico para que não queime o motor.. (esse relé sente o aquecimento das bobinas do motor, que alimentadas sem conseguir fazer girar o motor representam quase um curto e não raramente drenam dez vezes mais corrente que quando o refrigerador está em regime, funcionando)..

Estabilizador não é*bom para equipamento nenhum... A sua idéia de ter um dispositivo temporizador para retorno da energia no refrigerador é muito boa, deveria existir (se é que não existe). Refrigeradores e ou condicionadores de ar (compressores) quando desligados e religados em seguida sofrem demais para partir pela pressão do gás... O correto nesses casos, de desligamento e religamento em seguida, é esperar alguns minutos para que o gás da parte de alta pressão, se evapore e equalize as pressões e assim libere o compressor de tamanha carga para partir..
Se ele tentar partir logo após ter sido desligado com certeza terá de fazer operar seu relé térmico para que não queime o motor.. (esse relé sente o aquecimento das bobinas do motor, que alimentadas sem conseguir fazer girar o motor representam quase um curto e não raramente drenam dez vezes mais corrente que quando o refrigerador está em regime, funcionando)..

Eu encontrei esse dispositivo que diz ser um "protetor eletrônico". Ele tem duas opções de rearme, em 15 ou 5 minutos. Será que seria numa boa opção? Preciso resolver isso logo pois nao quero deixar a geladeira desprotegida por muito tempo. A qualquer momento pode ocorrer outra queda brusca de energia, como a última que danificou o meu refrigerador.

Eis o aparelho:http://www.indeletra.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78&Itemid=98

Outro detalhe é que o refrigerador tem o consumo de 480.0 kW-h.Quantos VA seriam necessários para um dispositivo ter para suportar? 1000 va daria?

No caso, nobreak seria uma solução?

Última edição:
Sabia, teria de existir.. Esse tipo de dispositivo protege seus equipamentos com compressor (refrigerador e ar condicionado) pois se sabe de larga data que uma vez desligados não se deve religá-los imediatamente, o correto é dar um tempo de minutos, para depois ligar. É o tempo para equilibrar as pressões do gás do circuito de refrigeração dos mesmos..
Fosse você adotava ele mesmo e setaria o tempo para 5 minutos..

Sabia, teria de existir.. Esse tipo de dispositivo protege seus equipamentos com compressor (refrigerador e ar condicionado) pois se sabe de larga data que uma vez desligados não se deve religá-los imediatamente, o correto é dar um tempo de minutos, para depois ligar. É o tempo para equilibrar as pressões do gás do circuito de refrigeração dos mesmos..
Pegando carona aqui no tópico do amigo, direcionando a pergunta pro grande mestre faller, cara, esse filtro de linha que você indicou aí, eu também poderia usá-lo em um computador (o da assinatura, no caso)? Venho tendo alguns problemas pra achar uma opção boa e viável da Clamper. Não queria pagar 100 reais naquelas réguas com várias entradas se não fosse necessário.

Pegando carona aqui no tópico do amigo, direcionando a pergunta pro grande mestre faller, cara, esse filtro de linha que você indicou aí, eu também poderia usá-lo em um computador (o da assinatura, no caso)? Venho tendo alguns problemas pra achar uma opção boa e viável da Clamper. Não queria pagar 100 reais naquelas réguas com várias entradas se não fosse necessário.
E quanto imaginas poder custar esse dispositivo ai da Indeletra??? o PROT-X ??? É possível que custe igual ou mais que aqueles da Clamper. Tente descobrir o custo dele e dai conversamos..
Você está iludido pensando que o numero de tomadas do Clamper é que o encarece. Esse grande numero de tomadas nada mais é do que um largo barramento de contatos, veja ai:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Barramentoeprotees.jpg

E quanto imaginas poder custar esse dispositivo ai da Indeletra??? o PROT-X ??? É possível que custe igual ou mais que aqueles da Clamper. Tente descobrir o custo dele e dai conversamos..
Você está iludido pensando que o numero de tomadas do Clamper é que o encarece. Esse grande numero de tomadas nada mais é do que um largo barramento de contatos, veja ai:
http://i137.photobucket.com/albums/...ltiProteoContadorSurto-Barramentoeprotees.jpg
Não não, citei o post errado. Quis dizer em relação ao Clamper 2P, esse mais baratinho, de 27 reais.

Pena que esse prot-x não estou encontrando em lugar nenhum. Vou mandar um e-mail para o fabricante e perguntar em quais lojas do Rio está sendo comercializado este produto.

Faller, não era comum, mas com a adoção de conversores para controle dos motores de alguns equipamentos de uso doméstico, passará a ser um tendencia.

Pena que esse prot-x não estou encontrando em lugar nenhum. Vou mandar um e-mail para o fabricante e perguntar em quais lojas do Rio está sendo comercializado este produto.

Lojas do Rio de Janeiro????
Duvido muito que tenha alguma a distribuir o produto. Tente comprar da empresa mesmo.. No site deles tem um link para onde encontrar e só dá comércios de Brasília (próximos a fábrica)

Lojas do Rio de Janeiro????
Duvido muito que tenha alguma a distribuir o produto. Tente comprar da empresa mesmo.. No site deles tem um link para onde encontrar e só dá comércios de Brasília (próximos a fábrica)

Poxa, uma empresa grande como essa, deveria ter distribuidoras nas principais capitais do país. Eu vou para brasília no dia 23/06 assistir o jogo do Brasil contra Camarões, mas acho que vai ficar complicado ir em uma loja e comprar, ainda mais que vou visitar o Planalto antes de ir ao jogo.

atualizado: Fui no site e fora Brasília, só tem uma loja em São Paulo na SANTA EFIGÊNIA. Se pela empresa não tiver como vender, vou tentar nessa loja mesmo. De SP para o Rio deve ser mais barato o frete.

Última edição:
O fabricante do prot-x respondeu meu e-mail e informaram que o produto não é comercializado em nenhuma loja do Rio. Mas posso comprar direto deles. Fica 134 reais com frete incluso.

O fabricante do prot-x respondeu meu e-mail e informaram que o produto não é comercializado em nenhuma loja do Rio. Mas posso comprar direto deles. Fica 134 reais com frete incluso.

Se comprar, veja se ele é fácil de abrir e bate umas fotos dele por dentro para nós vermos :awesome: (acho que vai ter que abrir de qualquer forma por causa do "Rearme automático de 15 seg ou 5 min (Configurado por jumper interno).")

Desculpem pela demora, mas agora finalmente consegui comprar e instalar o prot-x aqui em casa. As fotos seguem:

0hjDFCD.jpg

fU76opv.jpg

vlUDlPw.jpg

BLPa09V.jpg

jfaB84A.jpg

9D7ISYQ.jpg

xsUQWws.jpg

7ZfUvd3.jpg

VYxEHdF.jpg

gY1tFVY.jpg

Esses são os dois jumpers do produto. Um para definir o tempo para a energia ser restabelecida após um surto e o outro a tolerância de tensão. Por padrão vem 15 segundos e 15% respectivamente. Eu só alterei o tempo de restabelecimento de 15 segundos para 5 minutos.

aGtzQuG.jpg

Zps8Zkt.jpg

MfaRQiE.jpg

Porém fiquei com umas dúvidas. Ocorre que minha geladeira possui o plug antigo de 2 pinos e a entrada do Prot-x são de 3. A tomada da geladeira entrou, mas um furo ficou de fora, acho que é o Terra. Neste caso pode ocorrer algum problema? Será que deveria usar um adaptador do padrão antigo para o padrão novo como esse da foto abaixo para ligar a geladeira no prot-x?
1300968496_2.jpg

E por fim, outra coisa que notei ao abrir o aparelho para mudar o jumper, foi que tem alguns fios que parecem estar ligeiramente cortados na parte plástica, mas notei que o fio metálico interno está intacto. Será que isso é normal?

XnxrQvX.jpg

O que você acha [CITAR]lfaller[/CITAR]?

Última edição:
Que interessante este protetor eletrônico prot-x, vou aguardar a análise do Faller, para mim parece excelente, mas nada como a apreciação de alguém com conhecimento de causa.

A proposito deste assunto, fui contratado por um parceiro para ver porque queimavam no-break´s em determinado cliente, o qual já esta gerando prejuízos na garantia, com troca de equipamento.
Vejam o protetor caseiro que fiz para solucionar o problema;
http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/529511-sobretensao-danificando-no-breaks.html
Um dia outro amigo disse que uma sobrecarga na linha que alimenta a quadra, causou a queima do transformador da rua e ficaram um dia inteiro de energia elétrica até chegar o novo transformador e ter ocorrido a troca já a noite.
A surpresa dele foi que o ar condicionado do seu escritório não funcionou mais. Ficou quase um mês no calor do verão. Quando a fornecedora do Split conseguiu atender disse que o defeito foi no acionamento eletrônico.
Portanto, acho que para o futuro vamos ter que nos preocupara sim, com proteção para coisas que nunca precisamos. Trata-se das novas geladeiras e ar condicionados acionados por pequenos conversores de frequência e, como todo equipamento eletrônico, tem suas sensibilidades limitadas.

É um bom filtro de linha, com capacitor e indutor, tem boas proteções (varistores entre F-N, N-T e F-T), tem um disjuntor para proteção contra sobre corrente, desliga se a tensão estiver acima ou abaixo da nominal, em 10 a 15%, selecionáveis e tem o principal, em se tratando de equipamentos com compressor (geladeiras e ar condicionado) um temporizador para religamento após a queda de energia..
Esse tipo de equipamento se desalimentado dentro do ciclo de compressão, ao se tentar ligar o mesmo a inércia ou a força a fazer para partir o motor será imensamente maior a ponto de poder queimar esse motor se sua proteção térmica não funcionar..
O fato de esperar algum tempo para poder religar o refrigerador e/ou o ar condicionado faz com que as pressões venham a se equalizar, dentro do circuito do gás desses equipamentos e, desse modo, liberar o motor/compressor para uma partida normal..

É um excelente proteção para esse tipo de equipamento, mas só para esses dai.. Não tem o menor sentido ter de esperar 5 minutos para religar um PC, por exemplo, nem tampouco desligar o mesmo se a rede subir ou descer 10%. Saiba que modernas fontes para PC toleram muito bem e operam em sobre tensões e sub tensões bem maiores

É um bom filtro de linha, com capacitor e indutor, tem boas proteções (varistores entre F-N, N-T e F-T), tem um disjuntor para proteção contra sobre corrente, desliga se a tensão estiver acima ou abaixo da nominal, em 10 a 15%, selecionáveis e tem o principal, em se tratando de equipamentos com compressor (geladeiras e ar condicionado) um temporizador para religamento após a queda de energia..
Esse tipo de equipamento se desalimentado dentro do ciclo de compressão, ao se tentar ligar o mesmo a inércia ou a força a fazer para partir o motor será imensamente maior a ponto de poder queimar esse motor se sua proteção térmica não funcionar..
O fato de esperar algum tempo para poder religar o refrigerador e/ou o ar condicionado faz com que as pressões venham a se equalizar, dentro do circuito do gás desses equipamentos e, desse modo, liberar o motor/compressor para uma partida normal..

É um excelente proteção para esse tipo de equipamento, mas só para esses dai.. Não tem o menor sentido ter de esperar 5 minutos para religar um PC, por exemplo, nem tampouco desligar o mesmo se a rede subir ou descer 10%. Saiba que modernas fontes para PC toleram muito bem e operam em sobre tensões e sub tensões bem maiores

Obrigado Mestre! hehe. Agora minha geladeira possui o plug de 2 pinos e a entrada do prot-x é de 3. Faz diferença utilizar algum adaptador ou posso ligar direto? Pois é aquele plug onde os 2 pinos são arredondados e então dá para entrar nesse plug de 3 pinos, sendo que a entrada do meio (acho que é o Terra) fica vazio. E o prot-x também possui um plug de 3 pinos, mas o plug na parede é de 2. Aí eu usei um adaptador do padrão novo para o antigo. Neste caso, teria alguma problema? Aqui em casa alguns plugs já foram trocados pelo do novo padrão, na qual tem as 3 entradas. Só que o prédio onde moro é muito antigo e acho que não tem aterramento, então não sei se esses plugs de 3 entradas fazem diferença. Bem assim que ficou:

TUknMzA.jpg

Sobre usar o prot-x no PC, se você acredita que não faria diferença então acho que o ideal seria usar o Upsai fht-1200 não? Sabe se esse Upsai fht-1200 tem rearme automático? Se a luz for e voltar várias vezes seguidas ele corta a energia? Atualmente uso no meu PC um Upsai mas não é esse modelo. No site da Upsai encontrei o modelo que estou usando atualmente no meu PC nesse folheto: http://upsai.com.br/Imagens/PDFs/filtros/filtros_linha.pdf e lá diz que é do modelo FL. A foto dele aparece logo na primeira página do documento. Eu abri e tirei umas fotos dele:

EET5sHA.jpg

G3r9Vp4.jpg

os1u9zF.jpg

s6CcK8z.jpg

AVhHSjS.jpg

FgYp32K.jpg

fdKKIov.jpg

ujk7nGo.jpg

X30ODco.jpg

KnCb8Ay.jpg

pC7S00c.jpg

LyBCLD7.jpg

KI9mtcS.jpg

D95jS8N.jpg

7abcJvV.jpg

dVKeHgL.jpg

3iuHVOp.jpg

Fyrrv5w.jpg

Obrigado por toda a ajuda Mestre. Sua sabedoria ajuda a todos nós!

Última edição:
Obrigado Mestre! hehe. Agora minha geladeira possui o plug de 2 pinos e a entrada do prot-x é de 3. Faz diferença utilizar algum adaptador ou posso ligar direto? Pois é aquele plug onde os 2 pinos são arredondados e então dá para entrar nesse plug de 3 pinos, sendo que a entrada do meio (acho que é o Terra) fica vazio. E o prot-x também possui um plug de 3 pinos, mas o plug na parede é de 2. Aí eu usei um adaptador do padrão novo para o antigo. Neste caso, teria alguma problema? Aqui em casa alguns plugs já foram trocados pelo do novo padrão, na qual tem as 3 entradas. Só que o prédio onde moro é muito antigo e acho que não tem aterramento, então não sei se esses plugs de 3 entradas fazem diferença. Bem assim que ficou:

TUknMzA.jpg
O uso desse adaptador que ai tens, na parede, é o final da picada. Esse adaptador deveria ser banido do mercado e seu inventor deveria ser preso..
O que me refiro é sua área de contato.. Veja ai se me entendes.. Ao juntares dois cilindros o contato entre eles se dá com uma área muito pequena e consequentemente com uma resistência elétrica muito alta, um péssimo contato. Ele, esse adaptador, deverá aquecer, amolecer com o calor de um contato elétrico mal feito, perder a força de contato, piorar tudo faiscar e derreter.. Livre se dele..

Olhe ai a geometria de contatos dele, para entender o que falo:
Ana3010lisedoadaptadorultravagabundo_zpse43d96de.jpg

Tire também aquele adaptador sobre o filtro de linha e plugue o refrigerador direto na tomada de 3 furos desse filtro/proteção Os plugues de 2 pinos são totalmente compatíveis com tomadas de 3 vias..

Sobre usar o prot-x no PC, se você acredita que não faria diferença então acho que o ideal seria usar o Upsai fht-1200 não? Sabe se esse Upsai fht-1200 tem rearme automático? Se a luz for e voltar várias vezes seguidas ele corta a energia? Atualmente uso no meu PC um Upsai mas não é esse modelo. No site da Upsai encontrei o modelo que estou usando atualmente no meu PC nesse folheto: http://upsai.com.br/Imagens/PDFs/filtros/filtros_linha.pdf e lá diz que é do modelo FL. A foto dele aparece logo na primeira página do documento. Eu abri e tirei umas fotos dele:
Sua chave é um mini disjuntor, por isso nele está escrito reset, que é para você pressionar se ele entrar em proteção por sobre corrente. Seu rearme é manual portanto..
Se a energia vai e volta muitas vezes não tem porque ele desligar. Somente se esse vai e vem da energia também fizer que a corrente extrapole os 10 Amperes do limite da chave para desarmar..

Última edição:
O uso desse adaptador que ai tens, na parede, é o final da picada. Esse adaptador deveria ser banido do mercado e seu inventor deveria ser preso..
O que me refiro é sua área de contato.. Veja ai se me entendes.. Ao juntares dois cilindros o contato entre eles se dá com uma área muito pequena e consequentemente com uma resistência elétrica muito alta, um péssimo contato. Ele, esse adaptador, deverá aquecer, amolecer com o calor de um contato elétrico mal feito, perder a força de contato, piorar tudo faiscar e derreter.. Livre se dele..

Olhe ai a geometria de contatos dele, para entender o que falo:
http://i137.photobucket.com/albums/...lisedoadaptadorultravagabundo_zpse43d96de.jpg

Tire também aquele adaptador sobre o filtro de linha e plugue o refrigerador direto na tomada de 3 furos desse filtro/proteção Os plugues de 2 pinos são totalmente compatíveis com tomadas de 3 vias..

Sua chave é um mini disjuntor, por isso nele está escrito reset, que é para você pressionar se ele entrar em proteção por sobre corrente. Seu rearme é manual portanto..
Se a energia vai e volta muitas vezes não tem porque ele desligar. Somente se esse vai e vem da energia também fizer que a corrente extrapole os 10 Amperes do limite da chave para desarmar..

Entendi. Então para minha geladeira devo usar qual adaptador? Você saberia me dizer se esse da SMS é melhor: http://www.submarino.com.br/produto...00_go_G22006&gclid=CL6c6KOLhcACFSbl7Aod53wA8w ? Enquanto não chamo um eletricista para trocar o plug da parede para o modelo de 3 pinos, vou usar o adaptador mesmo. Achei esse também: http://produto.mercadolivre.com.br/...omada-novo-padro-2p-t-3-pinos-daneva-1633-_JM

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar