Folha de Dados completa HDS Seagate - Onde acho isso ?

Frango Jones

know-it-all Member
Registrado
Olá Pessoal, beleza ?

Estou em duvida na compra de 2 HDs externos da Seagate um de 8 TB Backup Plus e um outro de 6 TB Expansion e não consigo achar uma folha de dados com todas as especificações...

Estou precisando saber dados de Buffer, RPM e tudo mais ...

Já imagino que sejam 5400 ou 5900 rpm e muitos podem dizer que sim , mas gostaria de verificar as informações oficiais...

Se alguém tiver alguma fonte e puder indicar, agradeço.

Já verifiquei nos sites da Seagate, mas só acho informações muito superficiais, mesmo na folha de especificações.

Obrigado.
 
Como você disse, as informações oficiais não mostram tantos dados em níveis tão profundos quanto você gostaria:
Mas isso tem várias explicações, talvez eu esteja especulando um pouco, mas o seguinte acontece. Se você revisar as especificações dos Discos rígidos internos BarraCuda e BarraCuda Pro | Seagate Brasil de 2.5, notará que os motores dos modelos de 500GB e 1TB são fornecidos em 7200 e 5400RPM, mas tamanhos maiores que 1TB não possuem velocidades superiores a 5400RPM, é provável então que, se o seu disco rígido externo for um portable (pequenos), o RPM possa ser 5400RPM. Os discos rígidos de 3.5 podem variar, mas os maiores tamanhos do BarraCuda também atingem apenas 5400 RPM. Portanto, se o seu disco rígido for maior que 3 TB, é provável que o HDD que possui dentro dele tenha 5400 RPM, pois eu não vi nas especificações que acabei de revisar, HDDs com mais de 3 TB com 7200 RPM. Mas do outro lado da moeda, isso é um pouco irrelevante porque você está se conectando via USB, e os RPMs por USB não farão realmente uma diferença significativa.

Também gostaria de dizer que uso o BarraCuda como referência, mas na verdade ninguém sabe qual modelo de HDD os HDDs externos trarão dentro. Vi que muitas pessoas compram HDDs externos para abri-los e usam dito HDD como se fosse um modelo interno, mas isso é contraproducente. Sem saber qual modelo o HDD externo possui dentro, sempre haverá a incerteza de saber em qual disco você aleatoriamente terá; quando você o abre pode ver a etiqueta e o modelo, mas isso provavelmente fará com que você não consiga reivindicar sua garantia em caso de falhar, é provável que se você fizer a remoção do hardware, o fabricante rejeite a solicitação, então não faça isso caso você ja tivesse em mente, os discos rígidos externos são menos robustos ou têm menos resistência do que os discos rígidos internos. Bottom line, informações de HDDs externos não são publicadas. Se você quiser ler um pouco mais sobre o assunto, sugiro os dois links a seguir:
 
Como você disse, as informações oficiais não mostram tantos dados em níveis tão profundos quanto você gostaria:
Realmente, em se tratando de USB 3.0 os RPM se tornam irrelevantes ainda mais no meu uso que seria somente utilizar o disco quando fosse jogar os dados para dentro deles.
Sobre a folha de dados, sinceramente a SEAGATE poderia colocar todos os dados técnicos sim, não vejo problemas nisso... gostaria de dados como buffer entre outros ...
Não tenho intenção de abrir nenhum para colocar como disco interno .. ai sim, compraria logo um 7200 RPM diretamente.

Agora ainda estou em duvidas entre o mais antigo 6TB Expansion ou o mais novo 8TB Backup Plus ... Não uso as USB do HUB frontal nos de 8TB que possuo aqui então pra mim é irrelevante.
No local onde pesquisei, o preço por Terabyte está mais barato na versão Expansion de 6TB do que na Versão Backup Plus de 8 TB (proporcionalmente falando, lógico)...
Estou mais propenso ao de 6 TB ainda que com menos capacidade, mas por um valor agregado maior. No Valor de 2 de 8TB, consigo comprar 3 de 6TB..
Por tudo isso que estava verificando a folha de dados para verificar se este de 6TB é tão inferior o de 8TB que vem no backup plus.
 
sinceramente a SEAGATE poderia colocar todos os dados técnicos sim, não vejo problemas nisso... gostaria de dados como buffer entre outros ...
Em algum momento da história foi feito dessa maneira, mas por alguma razão no mercado de discos rígidos externos, um tipo de HDD é usado algumas vezes chamado SMR e outras vezes outro tipo chamdo PMR é usado. Por quê? Não me pergunte por que não sei, mas acredito que durante o processo de montagem eles usem os HDs que já estão prontos imediatamente e isso pode variar. E é por isso que acredito que os dados não são publicados, porque depende da demanda e com base nisso eles os constroem com o que têm disponível, principalmente SMR e se eles acabarem, eles instalam PMR.

Não tenho intenção de abrir nenhum para colocar como disco interno .. ai sim, compraria logo um 7200 RPM diretamente.
Perfeito!

Agora ainda estou em duvidas entre o mais antigo 6TB Expansion ou o mais novo 8TB Backup Plus ... Não uso as USB do HUB frontal nos de 8TB que possuo aqui então pra mim é irrelevante.
No local onde pesquisei, o preço por Terabyte está mais barato na versão Expansion de 6TB do que na Versão Backup Plus de 8 TB (proporcionalmente falando, lógico)...
Estou mais propenso ao de 6 TB ainda que com menos capacidade, mas por um valor agregado maior. No Valor de 2 de 8TB, consigo comprar 3 de 6TB..
Por tudo isso que estava verificando a folha de dados para verificar se este de 6TB é tão inferior o de 8TB que vem no backup plus.
O preço pode variar por vários motivos, mas também nas versões anteriores, geralmente a tendência é que o preço caia. Mas, para dizer a verdade, a qualidade de um disco rígido é literalmente a mesma, a tecnologia nesses dispositivos não é marcada tão drasticamente entre uma versão e outra como por exemplo, as GPUs que literalmente a cada 2 anos dão um passo gigantesco e aumentam seu desempenho em um %50. A interface SATA dos HDDs foi introduzida pela primeira vez em 2000. Foi revisada em 2003 e novamente em 2004 e 2008, trazendo o SATA para a versão três - geralmente chamada de SATA III ou 3.0. E desde então ainda continuamos a usar as mesmas velocidades do SATA 3 (6 Gbit/s, 600 MB/s, Serial ATA-600).
Outra coisa que pode ajudar é que os HDDs SMR (Shingled Magnetic Recording) armazenam suas informações em camadas, uma sobre a outra, como sobrepostas, basicamente, os dados na unidade são gravados sobrepostos como telhas no telhado.
smr-hdd-technology-1.jpg

Isso significa que você pode obter mais dados em cada prato de disco, portanto, menos pratos para um determinado tamanho e, portanto, a unidade é mais barata porque menos material é usado para construir. O problema é que isso diminui a velocidade de gravação para gravações sequenciais longas. Ele pode ficar atolado e se tornar lento durante gravações grandes. Dito isto, a tecnologia SMR possibilita que HDDs desse tipo tenham um dos melhores US$/TB no mercado, apenas não espere um desempenho incrível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se você quiser, pode ler este outro documento que explica o assunto com muito mais profundidade. Cole o link do documento no google translate se você tiver problemas com o inglês e aí gerará outro link do inglês para o português com a tradução: Hard Drive Buying Tips: Figuring Out What Hard Drive You Should Buy
 
Em algum momento da história foi feito.....

Muito elucidativa sua explicação amigo.. Não tinha conhecimento a fundo sobre este tema.. Muito obrigado mesmo..
Aproveito para tirar mais algumas dúvidas se puder me ajudar, lógico...

1) possuo 4 x 4tb e 2x8tb todos externos com fonte de alimentação e estou pensando em migrar tudo para hds 4tb portáteis por conta do menor volume e facilidade no uso.. Acha que compensa a troca? Sei q os portáteis são um pouco mais lentos mas fiz um teste com um WD Elements de 4TB q possuo aqui e a diferença foi bem pequena...

2) li muitos comentários de que os portáteis são menos suscetíveis a problemas e tudo mais.. Independente por qual motivo isso possa ocorrer, será que são mesmo?

3) como identificar discos com tecnologia PMR e SMR? Meus hds de 4 TB tem 5900 rpm, ja os backup plus de 8 TB rodam a 5400 rpm...

4) no caso da migração de todo meu material para hds portáteis, em se tratando de hds que vão ficar parados/desligados a maior parte do tempo, por questões de menor espaço fisico para armazenamento será que não são mais negócio?

5) vi comentários isolados que por conta dos hds portáteis serem na sua maioria alimentados somente pela USB q são mais suscetíveis a falhas ja que a corrente nas usbs pode variar causando problemas no disco.. Será que procede a informação?

Se puder me ajudar eu agradeço.. Estou pra fechar negócio entre hoje e amanhã e tenho a opção de pegar 4x4TB portáteis ou 2x8TB externos de 3.5 (não faço questão do hub usb contido nas unidades de 8TB). Serão discos somente para armazenar e guardar.. Sempre 1 master + 1 Backup.

Obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo