• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fonte para Vega 64

Gynouss

Well-Known Member
Registrado
Pessoal,

Tenho uma fonte XFX XT500 (500W) atualmente, estou para fazer um upgrade no meu PC e trocar somente a VGA, uma AMD Vega 64...

Queria saber qual a fonte ideal para levar essa placa sem nenhuma preocupação ?
 
Como comentei noutro tópico, se voce não for em fazer nenhum cross de vega64, essa sua fonte atual até seguraria, mas bem no limite e por isso teria eficiência baixa (consumindo mais energia).

No entanto, uma fonte de qualidade, mas com potencia entre 650-700 seria mais recomendável, pois teria dimensionamento melhor pra essa vga com provável eficiência no pico de sua curva no full load.
 
Pessoal,

Tenho uma fonte XFX XT500 (500W) atualmente, estou para fazer um upgrade no meu PC e trocar somente a VGA, uma AMD Vega 64...

Queria saber qual a fonte ideal para levar essa placa sem nenhuma preocupação ?

O @farbus deu um bom palpite, mas se você quiser uma resposta precisa, coloque o resto do PC no post ou na sua assinatura.
 
O @farbus deu um bom palpite, mas se você quiser uma resposta precisa, coloque o resto do PC no post ou na sua assinatura.

Ryzen 5 1600
1 SSD
2 HDs
7 coolers 120mm
16gb ram Ddr4 2.400mhz
RX 480
Fonte xfx 500t
Mouse G502
Teclado strike 3 madcatz
Headset G602
As vezes controle PS4

Não sei se o consumo desses periféricos via usb puxam energia a ponto de influenciar em algo...
 
Ryzen 5 1600
1 SSD
2 HDs
7 coolers 120mm
16gb ram Ddr4 2.400mhz
RX 480
Fonte xfx 500t
Mouse G502
Teclado strike 3 madcatz
Headset G602
As vezes controle PS4

Não sei se o consumo desses periféricos via usb puxam energia a ponto de influenciar em algo...

Nada que consuma demais, esse R5 1600 é bem econômico sem over, então sua fonte deve aguentar muito perto do limite se não fizer over em nada, ideal seria no mínimo 650W pra ter alguma folga.
 
100W de folga já é mais que suficiente. Se o setup não consome nem 450W em full load, qual o motivo de 200W inutilizados?

Tem que levar em consideração também a eficiência que a fonte teria trabalhando no seu limite, pois justamente no full load, encostando na sua capacidade máxima, essa eficiência não estaria otimizada, e a economia inicial da compra de 100-200 reais não compensaria a medio-longo prazo com a conta de luz.
 
100W de folga já é mais que suficiente. Se o setup não consome nem 450W em full load, qual o motivo de 200W inutilizados?

Tem que levar em consideração também a eficiência que a fonte teria trabalhando no seu limite, pois justamente no full load, encostando na sua capacidade máxima, essa eficiência não estaria otimizada, e a economia inicial da compra de 100-200 reais não compensaria a medio-longo prazo com a conta de luz.

Além da eficiência energética, a potência extra dá margem para overclock, algo que compensa muito no R5 1600 e memórias.
 
Tem que levar em consideração também a eficiência que a fonte teria trabalhando no seu limite, pois justamente no full load, encostando na sua capacidade máxima, essa eficiência não estaria otimizada, e a economia inicial da compra de 100-200 reais não compensaria a medio-longo prazo com a conta de luz.

Full load é o consumo máximo que só é atingido em testes de estresse como OCCT, Furmark, LinX, etc. Vamos dizer que seja 100%.
Load é quando você está fazendo algo que gere carga moderada/alta no PC, como renderizando usando CPU e GPU, jogando um game pesado, etc. É uns 70-75%.
O consumo em idle (quando se está navegando, fazendo, etc) é ínfimo em plataformas modernas, chegando a 80-130W.

Se uma config pede ~450W em full load o correto dimensionamento de uma fonte é 550W, e isso já tem uma margem bastante "gorda" conforme mostrei acima. Colocar uma fonte de mais potência não somente é desnecessário como pior do ponto de vista de eficiência, visto que a maioria das fontes apresenta a melhor faixa dessa entre 60-80%.

Para calcular o total consumido, basta usar qualquer um dos sites de calculadora. Recomendo o outervision: https://outervision.com/power-supply-calculator
 
Última edição:
Se uma config pede ~450W em full load o correto dimensionamento de uma fonte é 550W, e isso já tem uma margem bastante "gorda" conforme mostrei acima. Colocar uma fonte de mais potência não somente é desnecessário como pior do ponto de vista de eficiência, visto que a maioria das fontes apresenta a melhor faixa dessa entre 60-80%.

Você diz que a fonte teria melhor eficiência trabalhando entre 60-80 % da sua capacidade? Então se o sistema dele tem uma demanda de 450W, o ideal seria uma fonte entre 750-560 Watts, que ficaria nessa faixa.

No caso do sistema em idle, mesmo tendo eficiencia pior, acredito que não impactaria tanto no bolso, considerando que o sistema demandaria no máximo por volta desses 120 Watts mesmo.
 
Quantas horas ele vai ter que usar o Pc para aprovietar o pequeno percentual que se ganha de eficiência até pagar o valor da fonte nova dele? O pessoal continua na mania de superdimensionar fonte? Achei que isso já fosse passado.

Quer trocar a fonte pode trocar, não vai ter problema nenhum com isso, mas não pense que tirará alguma vantagem prática desse upgrade.
 
Quantas horas ele vai ter que usar o Pc para aprovietar o pequeno percentual que se ganha de eficiência até pagar o valor da fonte nova dele? O pessoal continua na mania de superdimensionar fonte? Achei que isso já fosse passado.

Quer trocar a fonte pode trocar, não vai ter problema nenhum com isso, mas não pense que tirará alguma vantagem prática desse upgrade.

Mas ninguém aqui sugeriu superdimensionar. A margem de 60-80 % é razoável.
 
Mas ninguém aqui sugeriu superdimensionar. A margem de 60-80 % é razoável.
Se a fonte dele dá conta dentro das suas especificações uma nova mais potente seria um super dimensionamento
 
Quantas horas ele vai ter que usar o Pc para aprovietar o pequeno percentual que se ganha de eficiência até pagar o valor da fonte nova dele? O pessoal continua na mania de superdimensionar fonte? Achei que isso já fosse passado.

Quer trocar a fonte pode trocar, não vai ter problema nenhum com isso, mas não pense que tirará alguma vantagem prática desse upgrade.

Na verdade minha duvida era so se preciso troca-la ou se ela aguenta a bronca..,
 
Na verdade minha duvida era so se preciso troca-la ou se ela aguenta a bronca..,

Se seu objetivo fosse montar um pc do zero, eu recomendaria uma fonte trabalhando entre 60-80 % da demanda em full load (entre 550-750 watts), mas considerando que sua fonte atual não tem problema e aguenta o sistema, minha opinião é que não há necessidade de troca.
 
Como comentei noutro tópico, se voce não for em fazer nenhum cross de vega64, essa sua fonte atual até seguraria, mas bem no limite e por isso teria eficiência baixa (consumindo mais energia).

No entanto, uma fonte de qualidade, mas com potencia entre 650-700 seria mais recomendável, pois teria dimensionamento melhor pra essa vga com provável eficiência no pico de sua curva no full load.

amigo a diferença da fonte a 100% de sua capacidade e 50% é na casa dos 2% a 3%, uma fonte abaixo de 10% de uso uma fonte perde drasticamente a sua eficiencia.. além disso um PC não vai ficar consumindo 400W o tempo todo, o consumo do PC varia bastante e como temos de 2 a 3% de diferença de eficiencia entre 100% e 50% não vale a pena se preucupar com isso...

Tem que levar em consideração também a eficiência que a fonte teria trabalhando no seu limite, pois justamente no full load, encostando na sua capacidade máxima, essa eficiência não estaria otimizada, e a economia inicial da compra de 100-200 reais não compensaria a medio-longo prazo com a conta de luz.

pra você ter uma ideia chutando uns R$0,5 por kw, usando o PC full load consumindo 500W da tomada em uma fonte de 80% de eficiência a 100% durante 8h ( o que é bem irrealista ) daria um disperdicio de R$12 ao mês, com uma fonte de 800w a 50% de load (83% de eficiencia) daria um disperdicio de R$9,83 ou seja uma diferença de R$2,17 na pior das hipóteses com o PC em full load a todo momento.
 
Meu pc da assinatura aguenta uma vega 64 ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo