Fonte pode ter causado a morte da placa?

CMSiega

Mi preciosssssa!
Registrado
Seguinte galera, no dia 13/dez minha EVGA GTX1070Ti havia falecido. Quando isso aconteceu, o funcionamento do computador foi interrompido bruscamente, porém os leds de tudo ainda havia permanecido ligado. Não havia ocorrido nenhuma queda de energia, o computador fica ligado ao filtro de linha dps (clamper 5 tomadas) e o mesmo não havia desarmado, indicando que possívelmente não houve surto na rede elétrica. Tentei ligar o pc novamente e nada, simplesmente não funcionava. Após alguns testes constatei que a placa de vídeo estava em curto, porque sem ela ou com outra placa de vídeo o pc ligava normalmente. Quanto ao problema da placa de vídeo eu já resolvi com a garantia da loja, estou esperando chegar a nova (MSI 1070Ti Titanium).

A minha dúvida é se foi azar ou se algo nisso aí (fonte, filtro de linha,...) teve culpa nisso, pois tenho receio de ligar a nova placa e ela ir pro espaço também. Antes desse acontecimento, nunca havia ocorrido nada de anormal e eu usava uma GTX970 Windforce.

Até penso em trocar de fonte também por precaução, mas estou meio sem grana :haha:

Minha configuração atual está na assinatura.
 
Muito esquisito até pelo fato da 970 tem um consumo superior ao da 1070 Ti.

A fonte é de um modelo bem conceituado, mas bastante antigo e que já teve diversas "mortes" prematuras relatadas aqui no fórum (modelos de 520W e 620W). Eu trocaria a mesma por desencargo de consciência.
 
Estou no celular da qual o fórum pelo modo "Mobile" não mostra a assinatura aqui.

Quanto a sua VGA as vezes é a falta de sorte mesmo, como acontece com pessoas que compra a VGA ou mesmo uma fonte e com menos de um mês eles param de funcionar.

Para saber se é a fonte, só com um multímetro para conferir as tensões de cada linha, mas isso deve ser feito com o PC ligado de uma forma que ele puxe o máximo que puder da fonte, assim com o multímetro você pega um plug Molex e confere o valores das tensões de 5v(fio preto + fio vermelho) e 12v(fio preto + fio amarelo).

Se ver que a tensão está 10% abaixo ou acima do valor ideal como a linha de 12v está mostrando 11v ou mais de 13v, a de 5v mostrando 4.5v ou mais de 5.5v, saiba que isso prejudica os componentes tanto da placa mãe quanto da VGA.

A tolerância é de até 3% de diferença onde isso não afeta nos componentes, então se a diferença for maior que isso ela já passa a ameaçar o hardware, então é bom trocar de fonte.

A questão de fazer o teste com a fonte em uso, e se possível no maior consumo que o PC puder fazer é que se a fonte for testada fora do PC, é qir o baixo consumo dificilmente vai mostrar essa falha na diferença das tensões, pois o consumo da fonte testada fora apenas om ela ligada um um fan, não vai fazer a fonte se esforçar.
 
Estou no celular da qual o fórum pelo modo "Mobile" não mostra a assinatura aqui.
PC: Ryzen 7 1700 | 16GB XPG Gammix D10 2666mhz | Biostar X370GT5 | Sem VGA no momento | Seasonic S12II 520W + Clamper 5 | SSD Kingston UV400 240GB + 1TB HDD Seagate | Flatron E2241 @72hz | Sharkoon TG5 | Windows 10 Pro
mas isso deve ser feito com o PC ligado de uma forma que ele puxe o máximo que puder da fonte.
Então deu ruim, porque ryzen não tem gpu integrada e não tenho onde arrumar placa de vídeo que não use conector de alimentação extra para testar. O jeito vai ser esperar a placa nova chegar, ligar e torcer pra dar bom :haha:

Eu acredito mais na probabilidade da falta de sorte, mas como não leio muito a respeito de problemas semelhantes ao meu, fico meio perdido sobre causas mais prováveis.

Muito esquisito até pelo fato da 970 tem um consumo superior ao da 1070 Ti.

A fonte é de um modelo bem conceituado, mas bastante antigo e que já teve diversas "mortes" prematuras relatadas aqui no fórum (modelos de 520W e 620W). Eu trocaria a mesma por desencargo de consciência.

Vish, dessas mortes aí eu estava por fora, essas mortes estavam relacionadas apenas à fonte ou a algum componente do pc? Vou ver se faço um esforço pra trocar esse trem.
 
Última edição:
Não tem como precisar. Mas tu pode dar uma pesquisa que vai achar relatos aqui mesmo na seção Energia.

Valeu, vou ver se consigo uma fonte nova, já estava na intenção de colocar uma nova mesmo.

Outra coisa: o fato da fonte possuir apenas um trilho 12v e o computador funcionar normalmente mesmo sem haver uma VGA que demande alimentação extra já seria um indicativo de que a fonte está normal? Ou há a possibilidade de haver algum problema na alimentação dos cabos PCI-E que não afete o funcionamento da fonte caso estes conectores não estejam sendo utilizados?

EDIT: Que tal esta fonte? https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96366
 
Última edição:
Valeu, vou ver se consigo uma fonte nova, já estava na intenção de colocar uma nova mesmo.

Outra coisa: o fato da fonte possuir apenas um trilho 12v e o computador funcionar normalmente mesmo sem haver uma VGA que demande alimentação extra já seria um indicativo de que a fonte está normal? Ou há a possibilidade de haver algum problema na alimentação dos cabos PCI-E que não afete o funcionamento da fonte caso estes conectores não estejam sendo utilizados?

EDIT: Que tal esta fonte? https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96366

O consumo médio do PC, sem VGA, não passa de 120W (considerando todos os rails e o PC inteiro). A VGA tem uma demanda na linha 12V que joga esse valor pros 250-400W, dependendo do modelo.
 
Comprei uma Corsair CX650 (versão grey, dos modelos com projeto mais novo). Decidi pegar ela me baseando em uma tier list (link) e também lendo várias threads em fóruns gringos elogiando essa versão, enquanto que a green pelo que pude ver é meio porquinha.
 
Eu sugiro que vc faça o que foi sugerido pelo Snake Plissken, pq o problema pode não estar na fonte e sim na placa mãe.
Eu tenho uma placa mãe que foi aposentada depois de matar 2 placas de vídeo, uma delas de ponta.
E o problema talvez esteja num VRM da sua placa mãe que entrou em curto e parou de fornecer a voltagem adequada e com isso, de quebra. levou junto a VGA.
 
Eu sugiro que vc faça o que foi sugerido pelo Snake Plissken, pq o problema pode não estar na fonte e sim na placa mãe.
Eu tenho uma placa mãe que foi aposentada depois de matar 2 placas de vídeo, uma delas de ponta.
E o problema talvez esteja num VRM da sua placa mãe que entrou em curto e parou de fornecer a voltagem adequada e com isso, de quebra. levou junto a VGA.

Para fazer o teste da forma que ele sugeriu eu precisaria de uma placa de vídeo emprestada para poder rodar algum stress test, pois meu pc não tem vídeo integrado. Quando a minha placa queimou, eu havia pegado uma RX560 emprestada (não usa conector de alimentação), coloquei no meu pc e ele funcionou e deu vídeo normalmente. Porém não tenho mais como pegar essa placa de vídeo emprestada novamente e não conheço outras pessoas aqui na cidade que poderiam ceder uma placa simples para fazer esse teste. O único amigo que tenho por perto que possui placa de vídeo usa uma GTX1070Ti Amp Extreme, aí não dá pra arriscar ferrar essa placa no meu pc.

Outro detalhe é que quando o problema aconteceu, eu estava jogando Factorio (jogo bem leve, não usava praticamente nada do hardware).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo