Fonte Redragon 500W RGPS segura?

Emanuel(qqcoisapda)

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Atualmente tenho um ryzen 5600g, uma b450mh da biostar e 32GB da Asgard, pretendo colocar uma 4070 TI, precisarei mudar de fonte, se sim, que placa recomendam que não precisaria? Será que uma RX 7600 OC também precisaria?
 
Apesar de eu confiar em alguns produtos da mamãe Redragon, não sei quanto a resistência máxima e da geração da sua RGPS600W, mas de acordo com o Teclab, a fonte de 500W segura até 750W e depois explode, mas isso em muito stress, pode até conferir o vídeo se precisar. Geralmente recomendam fontes mais confiáveis quando o quesito é consumo elevado e grana gasta com produto vital. No Outervision o consumo seria aproximadamente 535W, então uma de 600W faria o serviço, considerando que eu exagerei nos cálculos e coloquei especificações que podem ultrapassar o que você realmente tem aí no setup. Então eu iria de 600W pra cima e se for de Redragon, pega um 80Plus Gold por gentileza.
 
Pra essa fonte o recomendado seria uma placa de video de até uns 200w de tdp. Acima disso até aguentaria mas ficaria fora da sobra recomendada. Ainda mas pra uma fonte de entrada dessas, o ideal é não passar dos 60-70% de carga.
 
Pra sua fonte acredito que a RX 7600 atenderia com relativa segurança assim como uma RTX 4060 Ti.
 
Então posso por uma RX 7600 ou uma 4060 TI sem problemas com fonte?
Pra sua fonte acredito que a RX 7600 atenderia com relativa segurança assim como uma RTX 4060 Ti.
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Pra essa fonte o recomendado seria uma placa de video de até uns 200w de tdp. Acima disso até aguentaria mas ficaria fora da sobra recomendada. Ainda mas pra uma fonte de entrada dessas, o ideal é não passar dos 60-70% de carga.
Desculpa se parecer muito leigo, mas pra que serve o selo 80 Plus então?
 
Então posso por uma RX 7600 ou uma 4060 TI sem problemas com fonte?

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Desculpa se parecer muito leigo, mas pra que serve o selo 80 Plus então?
Pode sim, um PC com Ryzen 5600g e 4060ti/7600 vai consumir na casa dos 280w em jogos.

O 80 plus indica a eficiência mínima que a fonte promete entregar. Por exemplo, 80 plus bronze indica que a fonte deve entregar pelo menos 82% de eficiência até 100% de carga, 80 plus gold pelo menos 87% e assim por diante. Porém eficiência não é algo fixo e varia dependendo da carga na fonte. Na maioria dos casos o pico de eficiência fica na casa dos 40 a 50% de carga, e a eficiência varia entre uns 2 a 4% dependendo da carga. Uma boa fonte 80 plus bronze atinge os 85% de eficiência, e uma boa plus gold atinge uns 91% por exemplo. Usar a fonte na rede 220v também garante uma eficiência levemente melhor que na rede 127v, e a temperatura ambiente também afeta isso.

Existem alguns pequenos benefícios na eficiência da fonte. Se a eficiência é melhor, a fonte gera menos calor e os componentes da fonte irão se desgastar menos a longo prazo. Porém a qualidade dos capacitores é muito mais relevante pra durabilidade do que a eficiência em si, então não basta apenas ter eficiência alta.
Além de você economizar energia, pois se seu PC está consumindo 280w por exemplo, uma fonte com 82% de eficiência vai puxar 341w da tomada, enquanto uma fonte de 87% de eficiência puxaria 321w da tomada.

Mas como você pode ver, a eficiência não tem nada a ver com a performance da fonte si. O mais importante em uma fonte é a regulagem das tensões, e ter o 80 plus não significa que a fonte regula bem as tensões. Os principais componentes puxam da linha 12v, porém fontes não entregam os 12v perfeitos 100% do tempo, pois sempre existe ruído e oscilações na energia.

A fonte boa é a que vai manter as tensões estáveis e o mais próximo possível do valor nominal, seja em baixa, alta carga ou picos rápidos/transientes. Fontes ruins geralmente são mais lentas pra regular as tensões, aí você vê coisas como 11.9 e 11.8v, que até aí não é problema, mas se a fonte for muito ruim pode cair pra 11.6v ou até menos, que entra na faixa do sistema ficar instável, podendo congelar o PC, e se a fonte não tiver uma boa proteção contra under voltage, pode chegar a danificar alguma coisa.

E as fontes baratas são as piores em questão de proteção, geralmente o PC crasha antes da fonte ativar alguma proteção, o que não é o ideal. Então nunca confie que uma fonte custo-benefício vai ativar as proteções no momento certo.
 
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Pode sim, um PC com Ryzen 5600g e 4060ti/7600 vai consumir na casa dos 280w em jogos.

O 80 plus indica a eficiência mínima que a fonte promete entregar. Por exemplo, 80 plus bronze indica que a fonte deve entregar pelo menos 82% de eficiência até 100% de carga, 80 plus gold pelo menos 87% e assim por diante. Porém eficiência não é algo fixo e varia dependendo da carga na fonte. Na maioria dos casos o pico de eficiência fica na casa dos 40 a 50% de carga, e a eficiência varia entre uns 2 a 4% dependendo da carga. Uma boa fonte 80 plus bronze atinge os 85% de eficiência, e uma boa plus gold atinge uns 91% por exemplo. Usar a fonte na rede 220v também garante uma eficiência levemente melhor que na rede 127v, e a temperatura ambiente também afeta isso.

Existem alguns pequenos benefícios na eficiência da fonte. Se a eficiência é melhor, a fonte gera menos calor e os componentes da fonte irão se desgastar menos a longo prazo. Porém a qualidade dos capacitores é muito mais relevante pra durabilidade do que a eficiência em si, então não basta apenas ter eficiência alta.
Além de você economizar energia, pois se seu PC está consumindo 280w por exemplo, uma fonte com 82% de eficiência vai puxar 341w da tomada, enquanto uma fonte de 87% de eficiência puxaria 321w da tomada.

Mas como você pode ver, a eficiência não tem nada a ver com a performance da fonte si. O mais importante em uma fonte é a regulagem das tensões, e ter o 80 plus não significa que a fonte regula bem as tensões. Os principais componentes puxam da linha 12v, porém fontes não entregam os 12v perfeitos 100% do tempo, pois sempre existe ruído e oscilações na energia.

A fonte boa é a que vai manter as tensões estáveis e o mais próximo possível do valor nominal, seja em baixa, alta carga ou picos rápidos/transientes. Fontes ruins geralmente são mais lentas pra regular as tensões, aí você vê coisas como 11.9 e 11.8v, que até aí não é problema, mas se a fonte for muito ruim pode cair pra 11.6v ou até menos, que entra na faixa do sistema ficar instável, podendo congelar o PC, e se a fonte não tiver uma boa proteção contra under voltage, pode chegar a danificar alguma coisa.

E as fontes baratas são as piores em questão de proteção, geralmente o PC crasha antes da fonte ativar alguma proteção, o que não é o ideal. Então nunca confie que uma fonte custo-benefício vai ativar as proteções no momento certo.
Então eu comprei uma dobte com 80% de eficiencia e ela entrega so 40?
 
Então eu comprei uma dobte com 80% de eficiencia e ela entrega so 40?
Não jovem, ele ta falando que normalmente a eficiência é melhor, quando a carga to deu PC ta consumindo apenas 40% à 50% de potência dela. Ou seja, o ideal seria sempre trabalhar nessa margem. Se tu sabe que tu vai consumir 250W, o ideal mesmo seria uma fonte de 450/500w. Mas não é via de regra.
 
Pode sim, um PC com Ryzen 5600g e 4060ti/7600 vai consumir na casa dos 280w em jogos.

O 80 plus indica a eficiência mínima que a fonte promete entregar. Por exemplo, 80 plus bronze indica que a fonte deve entregar pelo menos 82% de eficiência até 100% de carga, 80 plus gold pelo menos 87% e assim por diante. Porém eficiência não é algo fixo e varia dependendo da carga na fonte. Na maioria dos casos o pico de eficiência fica na casa dos 40 a 50% de carga, e a eficiência varia entre uns 2 a 4% dependendo da carga. Uma boa fonte 80 plus bronze atinge os 85% de eficiência, e uma boa plus gold atinge uns 91% por exemplo. Usar a fonte na rede 220v também garante uma eficiência levemente melhor que na rede 127v, e a temperatura ambiente também afeta isso.

Existem alguns pequenos benefícios na eficiência da fonte. Se a eficiência é melhor, a fonte gera menos calor e os componentes da fonte irão se desgastar menos a longo prazo. Porém a qualidade dos capacitores é muito mais relevante pra durabilidade do que a eficiência em si, então não basta apenas ter eficiência alta.
Além de você economizar energia, pois se seu PC está consumindo 280w por exemplo, uma fonte com 82% de eficiência vai puxar 341w da tomada, enquanto uma fonte de 87% de eficiência puxaria 321w da tomada.

Mas como você pode ver, a eficiência não tem nada a ver com a performance da fonte si. O mais importante em uma fonte é a regulagem das tensões, e ter o 80 plus não significa que a fonte regula bem as tensões. Os principais componentes puxam da linha 12v, porém fontes não entregam os 12v perfeitos 100% do tempo, pois sempre existe ruído e oscilações na energia.

A fonte boa é a que vai manter as tensões estáveis e o mais próximo possível do valor nominal, seja em baixa, alta carga ou picos rápidos/transientes. Fontes ruins geralmente são mais lentas pra regular as tensões, aí você vê coisas como 11.9 e 11.8v, que até aí não é problema, mas se a fonte for muito ruim pode cair pra 11.6v ou até menos, que entra na faixa do sistema ficar instável, podendo congelar o PC, e se a fonte não tiver uma boa proteção contra under voltage, pode chegar a danificar alguma coisa.

E as fontes baratas são as piores em questão de proteção, geralmente o PC crasha antes da fonte ativar alguma proteção, o que não é o ideal. Então nunca confie que uma fonte custo-benefício vai ativar as proteções no momento certo.
Concordo com tudo dito... exceto sobre maior eficiência em rede 220V, pois existem casos (sei que são minoria) onde algumas fontes atingem eficiência maior em redes de 127V...
Por exemplo: Eu tenho uma Super Flower Leadex Titanium 1600W que tem eficiência de 96% (Titanium) quando em rede 127V e de 88% (Silver) quando em rede de 220V.
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Então eu comprei uma dobte com 80% de eficiencia e ela entrega so 40?
O ideal é que vc consuma algo entre 40 e 60% da potência nominal da sua fonte...
Vemos muita gente com sistemas que consomem 500W querendo pegar fonte de 500W... vai funcionar sim, mas vai fazer a fonte trabalhar sempre na capacidade máxima dela, sem margem de segurança, estressando os componentes e fora da faixa ótima de operação (40 a 60%)... Quem consome 500W tem que pegar fonte é de 1000W pra ficar ali nos 50% ou no mínimo de 850W... não se economiza em fonte, vc pode ter memória genérica, ssd genérico e até placa de vídeo e placa-mãe chinesas, mas a fonte precisa ser de qualidade... não entendo a neura da galera querendo economizar cada centavo na Fonte.

Se traçarmos um paralelo com carros: Pegar uma fonte de 500 ou 600W pra um sistema que consome os 500W é como comprar um carro e andar nele somente na velocidade máxima que ele suportar... se o carro chega até 300Km/h vc só vai andar a 300Km/h mesmo que esteja indo apenas na farmácia ou no mercado. Isso vai fazer o motor se desgastar mais rápido, consumir mais e ter uma vida útil menor...
 
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O consumo do meu desktop gira em torno de 696W, então uma Fonte de 700 ou 750W já atenderia... mas ficaria no talo, sem margem de toler6ancia ou segurança e sabendo que uma fonte possui sua melhor curva de eficiência girando em torno de 40 a 60% de sua carga... hoje eu uso uma de 1000W, mas o ideal para o meu caso seria algo em torno de 1100W.
 
Concordo com tudo dito... exceto sobre maior eficiência em rede 220V, pois existem casos (sei que são minoria) onde algumas fontes atingem eficiência maior em redes de 127V...
Por exemplo: Eu tenho uma Super Flower Leadex Titanium 1600W que tem eficiência de 96% (Titanium) quando em rede 127V e de 88% (Silver) quando em rede de 220V.
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O ideal é que vc consuma algo entre 40 e 60% da potência nominal da sua fonte...
Vemos muita gente com sistemas que consomem 500W querendo pegar fonte de 500W... vai funcionar sim, mas vai fazer a fonte trabalhar sempre na capacidade máxima dela, sem margem de segurança, estressando os componentes e fora da faixa ótima de operação (40 a 60%)... Quem consome 500W tem que pegar fonte é de 1000W pra ficar ali nos 50% ou no mínimo de 850W... não se economiza em fonte, vc pode ter memória genérica, ssd genérico e até placa de vídeo e placa-mãe chinesas, mas a fonte precisa ser de qualidade... não entendo a neura da galera querendo economizar cada centavo na Fonte.
Mas o que muda de uma fonte pra outra sem ser a eficiencia que puxa da tomada e os watts? Pq tipo qual a diferença de eu pegar uma fonte daquelas genericas lá do ML/Shoppe de por exemplo 1000W que puxa 1500W da tomada e uma da corsair por exemplo que vai puxar menos? Apenas o consumo da rede? Até hoje não consegui entender isso, eu peguei essa por que como comprei pré montado já veio junto, acho que foi 150 e poucos na época.
 
Mas o que muda de uma fonte pra outra sem ser a eficiencia que puxa da tomada e os watts? Pq tipo qual a diferença de eu pegar uma fonte daquelas genericas lá do ML/Shoppe de por exemplo 1000W que puxa 1500W da tomada e uma da corsair por exemplo que vai puxar menos? Apenas o consumo da rede? Até hoje não consegui entender isso, eu peguei essa por que como comprei pré montado já veio junto, acho que foi 150 e poucos na época.
Fontes não servem apenas para "puxar" energia da rede para o hardware... elas também devem entregar eficiência, estabilidade e segurança.
Existem fontes porcaria e baratas de 1000W que não garantem eficiência, são construídas com componentes de baixa qualidade e não atendem aos requisitos de performance e principalmente de segurança. Já vi fontes de 750W queimarem e explodirem ao atingir 500W de potência, ou seja, não entregou nem aquilo que promete na embalagem.
Existem fontes boas e certificadas (80 plus, Cybernetics) que garantem operação com qualidade e segurança dentro de determinados ranges de parâmetros. Já vi fontes de 1600W entregarem 2300W estáveis, sem qualquer problema e quando ultrapassava esse valor ela "desarmava" e desligava, protegendo ela própria e todo o seu hardware (com isso nada queima no PC, basta religar e voltar a funcionar).
Uma fonte boa, tem que ter reserva de segurança acima do valor nominal da embalagem, tem que ter certificação, tem que ter garantia, tem que ter dispositivos que estabilizam, filtram e protegem seu circuito... fazendo que ela se desligue em caso de surto e não queime ou exploda.
Não existe almoço grátis... se a fonte é barata, ela ainda vai te ferrar!

Entre um R5 5600X + RTX 3060 com fonte certificada ou um R7 7800X + RTX 4070 com fonte genérica... eu escolho sempre gastar mais na fonte do que na GPU... mas isso é questão de prioridades. Eu preciso ter a garantia de que meu PC vai funcionar hoje, amanhã e depois de amanhã, não vai travar, não vai reiniciar do nada, não vai queimar... prefiro ter míseros FPS a menos que a incerteza!
Eu não uso NoBreak, mas já aconteceu aqui de acabar a energia por segundos (desligar tudo da casa) e o PC continuar funcionando como se a energia jamais tivesse acabado... isso é a demonstração de equipamento excelente... a fonte segurou o PC ligado sem energia, não perdi meu trabalho, não tive arquivos ou sistema corrompidos... mas a maioria só pensa em joguinhos e PFS.
 
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Fontes não servem apenas para "puxar" energia da rede para o hardware... elas também devem entregar eficiência, estabilidade e segurança.
Existem fontes porcaria e baratas de 1000W que não garantem eficiência, são construídas com componentes de baixa qualidade e não atendem aos requisitos de performance e principalmente de segurança. Já vi fontes de 750W queimarem e explodirem ao atingir 500W de potência, ou seja, não entregou nem aquilo que promete na embalagem.
Existem fontes boas e certificadas (80 plus, Cybernetics) que garantem operação com qualidade e segurança dentro de determinados ranges de parâmetros. Já vi fontes de 1600W entregarem 2300W estáveis, sem qualquer problema e quando ultrapassava esse valor ela "desarmava" e desligava, protegendo ela própria e todo o seu hardware (com isso nada queima no PC, basta religar e voltar a funcionar).
Uma fonte boa, tem que ter reserva de segurança acima do valor nominal da embalagem, tem que ter certificação, tem que ter garantia, tem que ter dispositivos que estabilizam, filtram e protegem seu circuito... fazendo que ela se desligue em caso de surto e não queime ou exploda.
Não existe almoço grátis... se a fonte é barata, ela ainda vai te ferrar!

Entre um R5 5600X + RTX 3060 com fonte certificada ou um R7 7800X + RTX 4070 com fonte genérica... eu escolho sempre gastar mais na fonte do que na GPU... mas isso é questão de prioridades. Eu preciso ter a garantia de que meu PC vai funcionar hoje, amanhã e depois de amanhã, não vai travar, não vai reiniciar do nada, não vai queimar... prefiro ter míseros FPS a menos que a incerteza!
Eu não uso NoBreak, mas já aconteceu aqui de acabar a energia por segundos (desligar tudo da casa) e o PC continuar funcionando como se a energia jamais tivesse acabado... isso é a demonstração de equipamento excelente... a fonte segurou o PC ligado sem energia, não perdi meu trabalho, não tive arquivos ou sistema corrompidos... mas a maioria só pensa em joguinhos e PFS.
Bom, eu penso que Fonte é sim um componente que merece atenção, você tem que comprar uma que seja razoável e que te atenda, não mais que isso. Não acho que exista a necessidade de priorizar tanto. Meu PC antigo (que hoje está com meu irmão) está com uma fonte que comprei de 550W 80 plus bronze genérica. Pelos cálculos que eu fiz, quando em jogo deve ta puxando uns 400W, ficando com folga de 150W, ou seja, pelo menos 70% dela está em uso constantemente. A fonte vai fazer 7 anos de uso e nunca tive problemas.

EU penso que que, você deve procurar um fonte confiável com custo benefício e que te atenda. Se sobrar uma grana, talvez comprar uma de maior potência pra segurar um futuro upgrade, mas sem esse exagero todo. Claro, falo isso pensando em um custo benefício, mas se tu estiver montando um PC de 10k, porr*, vamos investir em uma fonte top né.
 
Mas o que muda de uma fonte pra outra sem ser a eficiencia que puxa da tomada e os watts? Pq tipo qual a diferença de eu pegar uma fonte daquelas genericas lá do ML/Shoppe de por exemplo 1000W que puxa 1500W da tomada e uma da corsair por exemplo que vai puxar menos? Apenas o consumo da rede? Até hoje não consegui entender isso, eu peguei essa por que como comprei pré montado já veio junto, acho que foi 150 e poucos na época.
Regulagem das tensões 12v/5v/3.3v até 110% de carga e transientes; ripples; grossura dos cabos importantes; temperatura dos componentes e cabos; proteções pro sistema (UVP, OVP, OPP, etc.); ruído; hold-up time; vampire power.

Duas fontes com a mesma potência não vão entregar a energia com a mesma estabilidade. A função de um teste de fonte é ver como que ela entrega a energia prometida. Só porque uma fonte de 1000w entrega 1000w, não que dizer que essa energia será entregue de forma boa e segura.

E isso estou falando de fontes minimamente decentes com pfc ativo, fontes genéricas distribuem a potência de maneira completamente irrealista. Uma fonte genérica porcaria de 1000w dificilmente vai chegar perto de entregar 1000w antes de queimar ou crashar o sistema.
 
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