• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fonte Seasonic S12 II 620W para I5-6400 e RX 470. Boa?

Megas

know-it-all Member
Registrado
Pessoal tudo bom?

Fiz recentemente um upgrade do meu PC e agora está como o da assinatura. Sobrou somente a fonte que é uma CX430 da Corsair com 1 ano e meio de uso (usava com um FX-6300, GTX 750Ti e Gigabyte GA-970A-D3P). Nunca tive qualquer tipo de problema.

Depois que coloquei a RX 470 OC da Asus nessa config (i5-6400, RX-470 OC Strix e Gigabyte G1.Sniper B7), tive problema do PC desligar e ligar do nada, no meio de um jogo (estava jogando a algumas horas), e fiquei achando que poderia ser a fonte, pelo tempo de uso e de usar o computador quase 16 horas por dia (não somente para jogar).

Só pra saberem, antes de colocar a 470, eu estava com uma HD 7750 temporária pra quebrar o galho, tudo funcionando 100%.

O que acham dessa Seasonic S12 II 620W? Segura bem minha config com folga? Estou usando tudo stock, a VGA já vem com um leve OC pela própria ASUS.

Valeu!
 
Pode ser temperatura, pode ser drivers ou coisa do tipo, menos potência. Até mesmo uma boa fonte de 400 W dá conta dessa configuração com folga (250, 260 W).

E se for o caso de consumo alto, o problema provavelmente vai estar em algum mal contato nos fios entre o PC e a tomada, o que seria bem arriscado por sinal.
 
Cara, tenho essa mesma fonte e estou com o mesmo problema, aqui só funciona em modo de eficiência energética, acredito que o problema seja pela amperagem dos +12V.
No seu caso essa fonte seria mais que suficiente, embora existam outras mais baratas de 500W.
 
Estou pensando em formatar e fazer uma instalação do zero do Windows 10, só pra tirar a prova. Mas nunca tive esse tipo de problema, nunca. Nem com a GTX 750ti e nem com a HD 7750.

Temperatura será que pode ser? Olhei na BIOS e no Windows 10 pelo Aida64 e estava tudo normal. Não medi enquanto estava jogando.
Tem 4 ventiladores de 12cm no gabinete, mais o da cpu e da fonte, e ainda tem espaço pra mais 1 de 12cm.

A única coisa que eu fiz por enquanto, foi alterar a config na BIOS ("Power Loading" de "auto" pra "Ligado" e configurar a VGA pro cooler ficar ligado o tempo todo (antes estava em "auto"). E fiz upgrade de BIOS pra última versão.

Por isso como faltava atualizar a fonte, pensei que poderia ser ela a causa do problema e essa Seasonic parece que é de boa qualidade.

---------------

@flamenguistak Qual fonte? A CX430 ou a Seasonic?
 
Estou pensando em formatar e fazer uma instalação do zero do Windows 10, só pra tirar a prova. Mas nunca tive esse tipo de problema, nunca. Nem com a GTX 750ti e nem com a HD 7750.

Temperatura será que pode ser? Olhei na BIOS e no Windows 10 pelo Aida64 e estava tudo normal. Não medi enquanto estava jogando.
Tem 4 ventiladores de 12cm no gabinete, mais o da cpu e da fonte, e ainda tem espaço pra mais 1 de 12cm.

A única coisa que eu fiz por enquanto, foi alterar a config na BIOS ("Power Loading" de "auto" pra "Ligado" e configurar a VGA pro cooler ficar ligado o tempo todo (antes estava em "auto"). E fiz upgrade de BIOS pra última versão.

Por isso como faltava atualizar a fonte, pensei que poderia ser ela a causa do problema e essa Seasonic parece que é de boa qualidade.

Alguns outros relatos desse mesmo problema que vi aqui no fórum eram usuários da Corsair CX430 e Windows 10, coincidência?
 
Pode ser mesmo. Mas só comecei a ter problema quando botei a RX 470 OC da ASUS pra funcionar. No último ano e meio com essa CX430 nunca tive problema. Mesmo usando o PC pra jogar por horas e horas sem parar.

Como eu falei, com a HD 7750 nessa mesma placa mãe e o mesmo i5-6400, zero problemas. Foi botar a 470 e deu ruim.
 
Pode ser mesmo. Mas só comecei a ter problema quando botei a RX 470 OC da ASUS pra funcionar. No último ano e meio com essa CX430 nunca tive problema. Mesmo usando o PC pra jogar por horas e horas sem parar.

Como eu falei, com a HD 7750 nessa mesma placa mãe e o mesmo i5-6400, zero problemas. Foi botar a 470 e deu ruim.



mesma coisa aqui, quando comprei a XFX RX470, no meu caso usava antes a R7 260X.
 
Boa fonte sim amigo, não tem um projeto dos mais modernos, mas com certeza não faz feio, vai levar sua máquina muito bem e com segurança.
 
Acabei pegando uma EVGA 750BQ. Comprei na Blue Sky Info. Não conhecia essa loja, muito bom o atendimento. Comprei agora de manhã no ML e já entregaram aqui (via motoboy) no RJ.

O link dela no site deles é esse (R$ 411,70):
http://www.blueskyinfo.com.br/fonte...0w-semi-modular-80-plus-bronze-110-bq-0750-v0

Hoje a noite vou ligar ela e vamos ver se resolve todos os problemas. Vou aproveitar e formatar o Win10 também, por que ele já passou por vários upgrades. Vai saber né. :)
 
Última edição:
Acabei pegando uma EVGA 750BQ. Comprei na Blue Sky Info. Não conhecia essa loja, muito bom o atendimento. Comprei agora de manhã no ML e já entregaram aqui (via motoboy) no RJ.

Hoje a noite vou ligar ela e vamos ver se resolve todos os problemas. :)
Boa, vou aguardar o resultado.
 
Amanhã com certeza já saberei se gastei dinheiro a toa ou não. Mas eu acho que é fonte mesmo. :)
 
Provavelmente é a fonte mesmo. Creio que não seja por ser "mal dimensionada" pro seu setup e sim por algum defeito dela. Eu tive exatamente os mesmos sintomas com uma Seasonic 750W Gold recentemente. Uma maneira de você verificar se é a fonte é ver o erro do seu visualizador de eventos. Se for do tipo "power loss" e bugcheckcode 0 então a chance de ser a fonte é altíssima.

Por enquanto, comprei uma bronze deles de 520W e está tranquilo aqui. i5 4690k e uma R9 390X. Só esquenta um pouco mais devido à eficiência um bocado menor.

Aliás, fica o recado para os amigos fãs da Seasonic. O RMA está um lixo absoluto. Estou a quase um mês tentando finalizar... A fonte já foi entregue para eles 14 dias atrás e até agora nada... Parecem estar passando por um processo aí de mudança mas está um verdadeiro inferno. 72 horas de RMA é o meu OVO.
 
Já troquei a fonte e está tudo funcionando por enquanto ok. Hoje a noite vou jogar por algumas horas (similar quando deu o problema da última vez) e ver se resolveu de vez. Daí posto ou edito mais tarde aqui.

Só não formatei o Win10 ainda e não troquei o filtro de linha (uso um vagabundo mesmo com 6 tomadas) com quase 2 anos de uso (mas nunca deu problema). Mas comprei um Upsai fht-1200 hoje chega semana que vem.
 
Bobagem formatar o Windows. É quase certeza que trata-se de um problema de hardware... Eu não formato minha máquina desde a instalação do Windows 8.1 e atualização para o 10. Nunca tive nenhum problema de performance, bugs ou mal funcionamento. Se você toma cuidado com malwares e mantém a máquina atualizada não precisa ficar formatando.

O problema maior é a possível fragmentação da galera que utiliza HDD para o sistema.
 
Provavelmente é a fonte mesmo. Creio que não seja por ser "mal dimensionada" pro seu setup e sim por algum defeito dela. Eu tive exatamente os mesmos sintomas com uma Seasonic 750W Gold recentemente. Uma maneira de você verificar se é a fonte é ver o erro do seu visualizador de eventos. Se for do tipo "power loss" e bugcheckcode 0 então a chance de ser a fonte é altíssima.

Por enquanto, comprei uma bronze deles de 520W e está tranquilo aqui. i5 4690k e uma R9 390X. Só esquenta um pouco mais devido à eficiência um bocado menor.

Aliás, fica o recado para os amigos fãs da Seasonic. O RMA está um lixo absoluto. Estou a quase um mês tentando finalizar... A fonte já foi entregue para eles 14 dias atrás e até agora nada... Parecem estar passando por um processo aí de mudança mas está um verdadeiro inferno. 72 horas de RMA é o meu OVO.
Vou fazer essa verificação nos logs.
 
Segue o log de eventos:
Nome do Log: System
Fonte: Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data: 08/12/2016 22:46:03
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa: (63)
Nível: Nível Crítico
Palavras-chave: (70368744177664),(2)
Usuário: SISTEMA
Computador:
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}" />
<EventID>41</EventID>
<Version>4</Version>
<Level>1</Level>
<Task>63</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2016-12-09T00:46:03.196387600Z" />
<EventRecordID>11953</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>ENIAC-2016</Computer>
<Security UserID="S-1-5-18" />
</System>
<EventData>
<Data Name="BugcheckCode">0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
<Data Name="SleepInProgress">0</Data>
<Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
<Data Name="BootAppStatus">0</Data>
<Data Name="Checkpoint">0</Data>
<Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
<Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>
<Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
</EventData>
</Event>
 
Resolvido. Com a troca da fonte, não deu mais problema. Joguei por algumas horas e nada demais aconteceu.

Mesmo assim, no fim de semana vou fazer uma instalação limpa do Windows 10, já que ele passou por várias atualizações do Windows e troca de hardware do PC praticamente completa recentemente.
 
Provavelmente é a fonte mesmo. Creio que não seja por ser "mal dimensionada" pro seu setup e sim por algum defeito dela. Eu tive exatamente os mesmos sintomas com uma Seasonic 750W Gold recentemente. Uma maneira de você verificar se é a fonte é ver o erro do seu visualizador de eventos. Se for do tipo "power loss" e bugcheckcode 0 então a chance de ser a fonte é altíssima.

Por enquanto, comprei uma bronze deles de 520W e está tranquilo aqui. i5 4690k e uma R9 390X. Só esquenta um pouco mais devido à eficiência um bocado menor.

Comentei isso por alto em outro tópico recentemente. Muita gente acha que isso tem a ver com subdimensionamento de fonte, mas na verdade tem a ver se ela consegue ou não reagir a variações de carga. Se você olhar a parte de consumo de qualquer review recente de placas de vídeo no Tom's Hardware (http://www.tomshardware.com/t/graphics/review/) vai notar que o consumo da placa de vídeo é qualquer coisa, exceto um consumo linear, O negócio pode saltar de 50 W para 150, depois voltar para 100, depois vai para 160, depois cai para 110, tudo isso em menos de um segundo. Se a fonte não estiver boa, ela não vai conseguir manter as tensões dentro das faixas permitidas e daí vão os reboots. Tenho até a impressão que essa variação acaba ocorrendo mais com jogos do que com benchs... Talvez a forma como certos benchs como o Furmark rodam ficaram "manjadas"...

Infelizmente muita gente quando se trata de fontes dá mais atenção a testes de carga estática. ripple e marca de capacitor, e isso passa longe do que ocorre na prática.


Aliás, fica o recado para os amigos fãs da Seasonic. O RMA está um lixo absoluto. Estou a quase um mês tentando finalizar... A fonte já foi entregue para eles 14 dias atrás e até agora nada... Parecem estar passando por um processo aí de mudança mas está um verdadeiro inferno. 72 horas de RMA é o meu OVO.

Isso é realmente ridículo, prometem uma coisa que não podem cumprir.
 
Última edição:
Comentei isso por alto em outro tópico recentemente. Muita gente acha que isso tem a ver com subdimensionamento de fonte, mas na verdade tem a ver se ela consegue ou não reagir a variações de carga. Se você olhar a parte de consumo de qualquer review recente de placas de vídeo no Tom's Hardware (http://www.tomshardware.com/t/graphics/review/) vai notar que o consumo da placa de vídeo é qualquer coisa, exceto um consumo linear, O negócio pode saltar de 50 W para 150, depois voltar para 100, depois vai para 160, depois cai para 110, tudo isso em menos de um segundo. Se a fonte não estiver boa, ela não vai conseguir manter as tensões dentro das faixas permitidas e daí vão os reboots. Tenho até a impressão que essa variação acaba ocorrendo mais com jogos do que com benchs... Talvez a forma como certos benchs como o Furmark acabou ficando "manjada"...

Infelizmente muita gente quando se trata de fontes dá mais atenção a testes de carga estática. ripple e marca de capacitor, e isso passa longe do que ocorre na prática.




Isso é realmente ridículo, prometem uma coisa que não podem cumprir.

Estou com esse problema, minha duvida é se uma outra fonte CX430 nova já seria o suficiente pra resolver o problema.
 
Vou fazer essa verificação nos logs.
 
Segue o log de eventos:
Nome do Log: System
Fonte: Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data: 08/12/2016 22:46:03
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa: (63)
Nível: Nível Crítico
Palavras-chave: (70368744177664),(2)
Usuário: SISTEMA
Computador:
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}" />
<EventID>41</EventID>
<Version>4</Version>
<Level>1</Level>
<Task>63</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2016-12-09T00:46:03.196387600Z" />
<EventRecordID>11953</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>ENIAC-2016</Computer>
<Security UserID="S-1-5-18" />
</System>
<EventData>
<Data Name="BugcheckCode">0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
<Data Name="SleepInProgress">0</Data>
<Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
<Data Name="BootAppStatus">0</Data>
<Data Name="Checkpoint">0</Data>
<Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
<Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>
<Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
</EventData>
</Event>
Exatamente o mesmo problema aqui. Categoria de tarefa (63) , id do evento 41, nível crítico.. No furmark ele não reinicia nem a pau, jogando star wars battlefront, watch dogs 2 também não, já overwatch reinicia, watch dogs 1 que baixei dnv pra testar na minha 1070 reinicia com poucos minutos, e o unigine heaven 4.0 reinicia tbm, não sempre, mas reinicia.
Enquanto eu não troco a fonte, nos jogos que não reinicia eu posso jogar sem problemas? Não vai ter '' riscos '' para o hardware?
 
Última edição:
Exatamente o mesmo problema aqui. Categoria de tarefa (63) , id do evento 41, nível crítico.. No furmark ele não reinicia nem a pau, jogando star wars battlefront, watch dogs 2 também não, já overwatch reinicia, watch dogs 1 que baixei dnv pra testar na minha 1070 reinicia com poucos minutos, e o unigine heaven 4.0 reinicia tbm, não sempre, mas reinicia.
Enquanto eu não troco a fonte, nos jogos que não reinicia eu posso jogar sem problemas? Não vai ter '' riscos '' para o hardware?
Aqui eu consigo jogar mas tive que habilitar o modo de eficiência energética, mas perco desempenho. Se no Driver da Nvidia tiver alguma coisa semelhante é melhor ativar e perder um pouco de desempenho sem resets do que ficar reiniciando toda hora e correr o risco de queimar alguma coisa.
 
Minha Corsair 600GS segura 3x 470 4GB (Bios Moded)
Então creio q a sua segure tranquila
 
Aqui eu consigo jogar mas tive que habilitar o modo de eficiência energética, mas perco desempenho. Se no Driver da Nvidia tiver alguma coisa semelhante é melhor ativar e perder um pouco de desempenho sem resets do que ficar reiniciando toda hora e correr o risco de queimar alguma coisa.
Vo usar a economia de energia do próprio windows, mas não sei se vai ajudar a não reiniciar.
 
Aqui resolveu 100% a troca da fonte. Também deixei marcada a opção na BIOS da G1.Sniper B7 para ativar a "corrente falsa" (power loading):
Power Loading
Enables or disables dummy load. When the power supply is at low load, a self-protection will activate causing
it to shutdown or fail. If this occurs, please set to Enabled. Auto lets the BIOS automatically configure this
setting. (Default: Auto)

Continuo usando o filtro de linha da Forceline:
http://www.kalunga.com.br/prod/filtro-de-linha-10-tomadas-10a-bivolt-preta-nt-673-force-line/283120

Mas o UPSAI FHT-1200 chega semana que vem. For isso não fiz mais nada no computador, talvez eu formate a máquina no fim de semana, faz anos que não faço isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo